Pular para o conteúdo

As estatísticas incríveis por trás da campanha vencedora do título de Verstappen em 2022

Em seu caminho para garantir seu segundo campeonato mundial, Max Verstappen montou uma das temporadas mais dominantes da história da Fórmula 1. O holandês voador da Red Bull esteve em excelente forma durante todo o ano, tornando-se apenas o 11º piloto a conquistar títulos mundiais consecutivos. Mas o que dizem os números sobre seu desempenho em 2022?

15 Vitórias

Verstappen venceu um recorde de 15 corridas este ano – incluindo nove das últimas 11 corridas – estabelecendo a nova referência para o maior número de vitórias em uma temporada, ao superar o recorde anterior de 13, que era detido por Michael Schumacher e Sebastian Vettel.

ASSISTA: A história da performance vencedora do título de Max Verstappen no Grande Prêmio do Japão de 2022

68.2% Aproveitamento

As 15 vitórias de Verstappen ocorreram em 22 Grandes Prêmios, o que significa que ele ficou no degrau mais alto do pódio em 68,2% das corridas nesta temporada. Esta é a quinta melhor porcentagem de vitórias em uma temporada de F1 e a segunda melhor desde 2005 – superada apenas pela taxa de vitórias de 68,4% de Vettel em 2013.

17 Pódios

Verstappen terminou no pódio 17 vezes no total este ano – um terceiro lugar em Mônaco e um segundo lugar na Áustria junto com suas 15 vitórias. Infelizmente para o piloto holandês, isso não igualou o recorde de mais pódios em uma temporada – que é 18 – embora Verstappen durma bem sabendo que estabeleceu esse marco em 2021.

GettyImages-1437772418.jpg
Verstappen terminou no pódio 17 vezes nesta temporada, incluindo suas 15 vitórias

454 Pontos

O que foi um recorde para Verstappen foi sua contagem de pontos nesta temporada. O bicampeão mundial somou 454 pontos nesta temporada, superando o total anterior estabelecido por Lewis Hamilton – que era de 413 – em 2019.

Vantagem de 146 Pontos

Esta foi a diferença de Verstappen para o segundo colocado Charles Leclerc no campeonato de pilotos. Esta foi a maior margem de vitória na era híbrida – superando a vitória de 124 pontos de Hamilton sobre Valtteri Bottas em 2020 – e a segunda melhor na história da F1 – atrás da diferença de 155 pontos de Vettel para Fernando Alonso em 2013.

LEIA MAIS: ‘Sempre acreditei no projeto’ – Max Verstappen na Red Bull, seu bicampeonato e quanto tempo pretende correr na F1

8 Poles

Verstappen conquistou oito prêmios de pole position da DHL nesta temporada, mas só começou em P1 sete vezes porque recebeu uma penalidade no grid no Grande Prêmio da Bélgica, depois de ter sido o mais rápido na classificação. A contagem de Verstappen foi a segunda melhor atrás de Leclerc, que teve nove.

13….

Ele pode nem sempre ter começado na frente, mas Verstappen garantiu que tivesse uma linha clara para a primeira curva com mais frequência, já que largou da primeira linha 13 vezes nesta temporada.

1407544573
Verstappen terminou a temporada com 146 pontos à frente do segundo colocado Charles Leclerc

5 voltas mais rápidas

Verstappen fez a volta mais rápida em cinco ocasiões neste ano, embora não tenha conseguido esse feito nas últimas sete corridas da temporada. No entanto, isso ainda foi bom o suficiente para ganhar o prêmio DHL pelas voltas mais rápidas em uma temporada.

BUXTON: Por que as comparações com Schumacher são inevitáveis ​​após a corrida imperiosa de Verstappen ao seu segundo título

Liderança por 616 Voltas

Verstappen liderou 616 voltas nesta temporada – 305 a mais que o segundo piloto, que foi Leclerc. Este número ocupa o sétimo lugar na lista de todos os tempos com mais voltas lideradas em uma temporada. No entanto, a contagem de 652 voltas lideradas por Verstappen em 2021 é a quinta na lista de todos os tempos.

3.164 Km na frente

Essas 616 voltas à frente significam que Verstappen liderou por 3.164 km nesta temporada. Com a circunferência da Holanda sendo de 1.478 km, parece que Verstappen deu a volta em seu país natal duas vezes e depois algumas como líder de uma corrida de F1 nesta temporada.

Fonte: F1.com por Nadim Bart-Williams