Pular para o conteúdo

Daniil Kvyat afirma ter sido traído. Mas por quem?

Daniil Kvyat é um piloto de automobilismo russo que já atuou na Fórmula 1 pelas equipes Toro Rosso, Red Bull e AlphaTauri.

Atualmente, ele disputa o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) na classe LMP2 com a Prema Racing e se prepara para ser piloto oficial da Lamborghini na principal categoria do mundial e do campeonato norte-americano de endurance em 2023.

No entanto, ele não esquece a sua trajetória na Fórmula 1 e os altos e baixos que viveu na categoria.

Em 2015, Kvyat foi promovido à Red Bull, fazendo dupla com Daniel Ricciardo depois da saída de Sebastian Vettel para a Ferrari.

Em 2016, ele subiu ao pódio na China, mas depois de alguns incidentes polêmicos, foi rebaixado à Toro Rosso, tendo visto Max Verstappen tomar o seu lugar na Red Bull.

Nessa época, Kvyat disse no podcast ‘Track Limits’ que se sentiu “traído” e “apunhalado pelas costas” pela equipe. Ele também afirmou que antes de ser “despromovido” à Toro Rosso, teria recebido uma proposta da Ferrari para substituir Kimi Räikkönen.

Apesar de demonstrar um bom desempenho nas classificações em 2017, sua temporada foi marcada por vários problemas, incluindo algumas abandonos em corridas onde ele poderia ter pontuado.

Depois do GP dos Estados Unidos de 2017, Kvyat e a Red Bull se separaram, encerrando seu contrato.

Kvyat passou 2018 como piloto de desenvolvimento da Scuderia Ferrari, antes de ser recontratado pela Toro Rosso para a temporada de 2019.

No GP da Alemanha de 2019, Kvyat conquistou o terceiro pódio de sua carreira ao terminar em terceiro; este foi também o segundo pódio da Scuderia Toro Rosso depois que eles venceram o GP da Itália de 2008 com Sebastian Vettel.

Em 2021, ele foi piloto reserva da Alpine F1 Team. Em 2022, Kvyat foi inscrito para competir no FIA World Endurance Championship pela G-Drive Racing, mas esta equipe desistiu em 6 de março 1 em resposta às condições impostas pela FIA após a invasão russa da Ucrânia em 2022.

Veja também:
O que motivou a demissão de Schumacher pela equipe Haas?
Pérez e Verstappen trabalham em harmonia e respeito – Será?
Descubra as possíveis mudanças no formato do GP do Azerbaijão de F1