Pular para o conteúdo

Felipe Massa realmente foi injustiçado?

A história da Fórmula 1 de 2008 vem ganhando muita repercussão nos últimos dias, quando Bernie Ecclestone,  o ex-chefão da Fórmula 1, disse que sabia das maracutaias que aconteceu naquele ano e ficou.

Se na época ele tivesse levado ao público, pelo menos até o dia 31 de dezembro, a história da Fórmula 1 poderia ser totalmente diferente. Como assim?

O que poderia ter acontecido se Massa tivesse sido campeão em 2008?

Se Felipe Massa fosse o campeão de 2008, será que a Fórmula 1 seria exatamente como conhecemos hoje? Será que Massa não teria sido posteriormente bicampeão ou até tricampeão? Hamilton sendo vice, teria depois conquistado tantos títulos como aconteceu?

Será que Hamilton teria todo o sucesso que tem hoje? Ao invés do Hamilton, será que Felipe Massa seria o sucessor de Michael Schumacher na Mercedes? E podemos até ir mais além… será que Felipe Massa teria levado aquela molada em 2009? Será que Alonso mesmo indo para a Ferrari teria toda aquela moral?

Como eu disse em outro a artigo “E se…” sobre o Ayrton Senna, uma pequena ação ou decisão por menor e mais inofensiva que seja poderia alterar totalmente os caminhos para o futuro, talvez o que aconteceu em 2008 na Fórmula 1 poderia ter alterado muitas coisas que conhecemos hoje. Mas será que vale a pena o Massa correr atrás disso depois de tanto tempo ou será que ele poderia ser bem-sucedido?

Antes vamos apenas resumir o que aconteceu na temporada de 2008 da F1…

Um breve resumo sobre a temporada de 2008

A temporada de 2008 da Fórmula 1 foi uma das mais emocionantes e disputadas da história da categoria. E a corrida final em Interlagos foi um dos momentos mais dramáticos que já se viu no esporte.

Naquela temporada, Felipe Massa venceu seis corridas e conquistou 11 pódios, enquanto Lewis Hamilton venceu cinco corridas e conquistou 10 pódios. No GP do Brasil, Massa cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, mas o título ficou com Hamilton, que terminou em quinto.

O que poucos lembram é que a decisão do título foi influenciada por um erro da Ferrari nos boxes durante a corrida.

Quando Massa fez seu último pit stop, sua equipe liberou-o antes de o bico da mangueira de combustível ser retirado.

Ele teve que parar e esperar que a equipe completasse o trabalho, perdendo tempo precioso.

E no GP do Brasil, a última da temporada, Massa fez uma corrida perfeita largando em P1 e vencendo a corrida mesmo com chuva.

Mas a mesma chuva no final da corrida, aliada uma boa estratégia da McLaren permitiu que Hamilton ultrapassasse Timo Glock nos metros finais da corrida e garantisse o título por apenas um ponto.

Assim, se o erro nos boxes da Ferrari não tivesse acontecido, Massa teria vencido a corrida e o título mundial, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato desde Ayrton Senna em 1991.

Mas será que foi apenas isso que “tirou” o título das mãos do Felipe Massa?

Alguns tropeços

Felipe Massa fez uma temporada histórica em 2008, mas comentando brevemente, ele tropeço algumas vezes como no GP de Mônaco que por conta de um pequeno erro na pista molhada perdeu a liderança da corrida e no GP da Inglaterra ele não conseguia manter o carro na pista por conta também de uma forte chuva.

Além disso, o Felipe perdeu pontos importantes por conta de confusões da Ferrari no GP do Canadá e o motor do GP da Hungria que lhe tirou uma vitória histórica.

Por outro lado, Hamilton se fez ótimas corridas em todas essas ocasiões, conquistando para sí pontos muito importantes que Massa perdeu por assim dizer.

Se também teve esses tropeços, por que parece injusto o que aconteceu em 2008?

A resposta é até simples: Apesar dos pesares, a maracutaia que aconteceu no GP de Singapura alterou totalmente as variaveis. Pode até ser que os resultados das corridas seguintes seriam ou mais benéficas ou não para Massa ou para Hamilton.

Contudo, se até 31 de dezembro daquele ano, conforme as regras as da Fórmula 1, mesmo após o término do campeonato, aquela corrida em Singapura teria sido anulada e realmente Massa teria sido campeão.

Mas depois dessa discussão toda será que Massa tem alguma chance de reverter o caso?

De acordo com várias fontes especializadas, a resposta é “dificilmente”!

Isso porquê, como já dissemos anteriormente, as regras da FIA só permitem contestação de resultado até o final do ano, ou seja, até o fim de 2008 naquele caso.

Além do mais, não existem precedentes para Massa se apoiar, exceto no esporte olímpico que contém regras bem diferentes do esporte automobilisticos.

Assim, para muitos torcedores brasileiros, seria muito legal ter o Felipe Massa como o campeão oficial de 2008, mas isso dificilmente seria possível.

Conclusão: Felipe Massa realmente foi injustiçado?

Realmente, o ocorrido na corrida do GP de Singapura em 2008 foi uma mancha na história da Fórmula 1.

Felipe Massa acabou sendo prejudicado pela situação. Vale destacar que apenas os “peões” desse jogo foram realmente punidos de alguma forma: Felipe Massa e Nelson Piquet Junior.

Se não fosse pelo “Crashgate”, Massa poderia ter se tornado campeão mundial daquela temporada.

E mesmo procurando (o que ele afirma ser) seus direitos por cutucar essas feridas na justiça, ele poderia conseguir alguma coisa.

De qualquer forma, se Massa tivesse sido coroado campeão, talvez Hamilton não teria se tornado o grande nome que é hoje. Seria um escândalo para a FIA e mancharia ainda mais a história da Fórmula 1.

Mas isso não significa que Massa não merecesse o título. Ele venceu a maioria das corridas e foi campeão por alguns segundos. Seria justo para ele e para a torcida brasileira.

Mas será que Hamilton não podia dar algum apoio já que ele diz que ama tanto a torcida brasileira e se declara um homem justo?

De qualquer forma, mesmo não sendo oficial, sabemos que Massa foi o virtual campeão de 2008 e para enorme parte da torcida brasileira, Felipe Massa foi sim o verdadeiro campeão da Fórmula 1 de 2008!

Veja também:
Felipe Massa deverá recorrer pelo título de campeão de 2008 de F1 – Entenda o caso
Verstappen conquista a primeira vitória no GP da Austrália em 2023
FIA proíbe festa de mecânicos na grade do pit wall na F1 em 2023