Desvende os mistérios do GP de Las Vegas F1 2023: traçado peculiar, desafios únicos, e a incerteza do sucesso ou fracasso e onde assistir a F1! A emoção está no ar. Não perca!”
A Fórmula 1 voltará esta semana para o deserto americano (ou estadunidense, conforme preferir) no GP de Las Vegas de F1.
Como você provavelmente já sabe, a Fórmula 1 esteve em Las Vegas nos anos 80, precisamente em 1981 e 1982, em um circuito improvisado no estacionamento de um cassino, o antigo Caesar’s Palace.
Segundo Reginaldo Leme, foi, no mínimo, um dos piores circuitos da história da Fórmula 1.
No entanto, a F1 encontrou um novo caminho e criou um novo traçado bem no coração da Cidade do Pecado, que estreará em 2023. Sendo assim, o que podemos esperar desse novo GP de Las Vegas? Coisas estranhas podem acontecer; vejamos porquê:
O GP de Las Vegas F1 2023 possui um traçado de pista incomum!

Primeiramente, vale lembrar que o traçado lembra muito a silhueta de um porquinho. Isso foi tema de milhares de memes na internet. Realmente, é um tanto bizarro mesmo o desenho da pista.
A ideia dos organizadores era criar um traçado onde os carros passassem pelos pontos mais importantes e glamourosos de Las Vegas, resultando em um dos mais longos da Fórmula 1 moderna, com 6,12 km, cerca de 14 curvas e 2 longas retas.

Dessa forma, na realidade, transformou-se em um circuito muito simples comparado aos outros circuitos modernos da Fórmula 1. Será que tudo isso é a fórmula do fracasso?
Por dentro do traçado de Las Vegas F1 2023:
Para conhecer o circuito, baixei um mod no simulador Assetto Corsa e pilotei por cerca de 330 quilômetros entre a Ferrari F2004 e o Fórmula Hybrid de 2023.
Talvez não seja uma representação perfeita como no F1 2023, mas dá para ter uma excelente base de como é o circuito. Enquanto eu pilotava, percebi algumas coisas interessantes:
Longas Retas e poucas curvas

A primeira coisa que notei é que fazia muitos anos que a Fórmula 1 não tinha uma pista fora do padrão, como a antiga Silverstone ou Hockenheimring na Alemanha.
O circuito de Las Vegas Strips possui longas retas e pouquíssimas curvas. Isso quer dizer que os pilotos terão que abusar do downforce no mínimo possível, tornando a corrida e as estratégias bem interessantes.
Não sei se isso proporcionará ultrapassagens, pois, ao final da longa reta entre o setor 2 e 3, ao invés de um grampo ou um hairpin, os organizadores optaram por uma curva que parece uma chincane (as patinhas do porquinho).
A segunda coisa interessante que notei é que, com as poucas curvas do circuito, dificultará o recarregamento das baterias, que depende das frenagens.
Acredito que o melhor ponto de recarga seria o final da reta dos boxes e o retão que mencionei anteriormente.
Reta dos boxes e pitlane muito curtos

O terceiro aspecto notável e diferenciado foi a reta dos boxes super curta.
Acredito que pode ser interessante na largada, mas em tomadas de volta rápida, acredito que vários pilotos vão passar reto, já que a linha de chegada está a poucos metros de uma curva de baixíssima velocidade.
Será que isso tornará a situação perigosa? Existe essa possibilidade!
E, por fim, o quarto aspecto notável é a terrível saída dos boxes. Lembro muito do antigo pitlane de SPA, que era uma baita curva fechada e completamente cega.
Depois de pensar nessas coisas, vi algumas reportagens que os pilotos que testaram a pista no simulador disseram a mesma coisa sobre o pitlane!
O que mais os pilotos disseram sobre a pista do GP de Las Vegas?
Para ele, a única coisa que a F1 propôs para esse evento é mero espetáculo e glamour, deixando de lado a parte competitiva do Grande Prêmio!
A temperatura do clima durante o GP de Las Vegas F1 2023:
Outra preocupação em torno da corrida será a baixa temperatura! Apesar de isso ser bom para os motores suportarem as longas retas, a baixa temperatura irá atrapalhar a aderência dos pneus e o aquecimento dos freios.
O que isso significa? Significa que os carros terão mais dificuldades em fazer as curvas, e os freios poderão “travar as rodas” com mais facilidade, o que, junto com os muros, tornará a corrida possivelmente perigosa.
Mas, juntando o glamour da cidade do pecado e da Fórmula 1, além de ser algo novo, será que isso será a fórmula do sucesso?
Pista cara, ingresso “barato”

Apesar de toda propaganda da equipe de marketing da Fórmula 1, de acordo com o site AutoEsporte.globo.com, os organizadores se viram obrigados a dar um desconto de até 30%, visto que o público não estava muito interessado em investir 2000 dólares em um ingresso para assistir à corrida ao vivo.
De acordo com o site, um dos motivos foi o título de Max Verstappen, que foi campeão por antecipação!
Mesmo assim, as corridas no México o estádio ficou lotado, e no Brasil houve um recorde de público de 267 mil pessoas, com um impacto de 1,64 milhões de reais para a cidade de São Paulo!
Entretanto, apesar de Las Vegas ser um lugar cobiçado, os Estados Unidos não têm a mesma tradição e paixão que os brasileiros têm pela Fórmula 1.
Além do mais, este seria o terceiro Grande Prêmio dos Estados Unidos no ano (algo que é proibido pela FIA). Seja o americano ou não, além de ter que desembolsar mais de 1000 dólares para assistir à corrida, imagine o preço das instalações para o “cara” dormir e comer?
Pesquisei aqui, e tem hotéis que são mais caros que o próprio ingresso da corrida. Será que corrida em Las Vegas é um evento para a família?
Sendo assim, com tudo o que eu falei, será que o GP de Las Vegas será um fiasco?
Conclusão: GP de Las Vegas F1 2023 será um sucesso ou não?

Eu sinceramente acho que poderão acontecer coisas diferentes nessa corrida, mas existe a possibilidade sim de ser um fracasso.
A ideia da F1 era fazer uma corrida nos Estados Unidos tão glamourosa como seria em Mônaco. O traçado é diferente, ao mesmo tempo estranho, o que acho que será muito desafiador para os pilotos, especialmente no aspecto de recarga das baterias.
Além disso, tem o problema da temperatura e do frio de até 8 graus e ventos de cerca de 43 km/h.
O clima pode tornar a corrida diferente, mas poderá ser muito perigosa.
Assim, é óbvio que apenas quando começarem os treinos livres que poderemos ter alguma noção do que o GP de Las Vegas reserva para os pilotos.
Mas, se juntar o estranho traçado, o glamour de Las Vegas, o clima, pitlane mal projetado, uma reta dos boxes perigosamente curta, longas retas, poucas áreas de escape e um público na pista abaixo do esperado, será a combinação perfeita de um desastre? Fica a incógnita: será que esta mistura peculiar resultará em um desastre durante o GP de Las Vegas?
Resta-nos aguardar até o dia da corrida para descobrir se essa combinação única culminará em um evento desastroso ou se, contra todas as probabilidades, nos surpreenderá de maneira positiva.
A resposta permanece incerta, e somente quando as luzes se apagarem para a corrida em Las Vegas teremos a resposta. E qual é a sua opinião?
Onde assistir o GP de Las Vegas de Fórmula 1?
Para assistir ao evento pela televisão, a corrida será transmitida pela Band e pela Band Esportes.
Os treinos livres começarão na madrugada de sexta-feira, às 1h30, e a corrida às 3h da madrugada na noite de sábado para domingo.
Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.