Pular para o conteúdo

Hamilton Revela: “Sabia desde o início que W14 precisaria de trabalho”

Não é segredo que a Mercedes não ficou satisfeita com sua performance no Bahrein, mas o heptacampeão Lewis Hamilton revelou que já sabia que o W14 não estaria à altura bem antes da corrida.

Hamilton terminou em quinto lugar na abertura da temporada, atrás de Carlos Sainz, da Ferrari, enquanto Fernando Alonso chamou a atenção com um pódio para a Aston Martin em sua primeira corrida pela equipe que ficou em sétimo lugar no campeonato do ano passado.

Mas o heptacampeão, que passou por sua primeira temporada sem vitórias na F1 em 2022, disse que o W14 se mostrou abaixo do esperado nos testes de pré-temporada.

“Sim, eu sabia desde o momento em que dirigi o carro onde estávamos e os desafios que enfrentaríamos. Em uma nota positiva, não ter o bouncing (saltos) este ano é um grande ponto positivo e tentar entender quais eram os problemas enquanto se tem bouncing realmente mascarava muitos dos problemas – tornava difícil descobrir quais são”, disse ele.

“Agora não temos mais isso, então podemos nos concentrar no desempenho puro, então estou encorajado em ver o foco e a coragem de todos na equipe, eles estão tão focados em nos levar de volta ao topo. Não estamos onde queríamos começar naturalmente, mas esta ainda é uma equipe multicampeã…”

“Mais importante, precisamos entender o carro, entender as áreas em que podemos melhorar e realmente trabalhar nisso. Ainda há muito trabalho a ser feito para voltarmos à posição de liderança e estou confiante de que podemos fazer isso”, disse Hamilton.

Hamilton afirmou que a Mercedes, que venceu oito títulos de construtores de 2014-21 e sete títulos de pilotos de 2014-20, ainda está em um caminho produtivo enquanto busca transformar o W14 em uma máquina mais competitiva.

“Acho que naturalmente para todos que passaram por esses três dias saberão onde estão e quais ferramentas têm para trabalhar… Acho que tivemos alguns dias realmente bons de digestão de dados, passando por tudo, estive em ligações com a equipe todos os dias, realmente, mergulhando fundo, todos têm trabalhado muito para garantir que chegamos aqui da melhor forma preparados possível com as informações que temos, então ainda temos um bom desafio pela frente”, disse ele.

Quanto aos problemas que assolam o W14, Hamilton explicou: “Estamos com falta de downforce (força aerodinâmica) e temos muito trabalho a fazer para adicionar mais ao carro. Assim que colocarmos mais carga na frente e atrás, seremos capazes de aumentar nosso ritmo.

“Ainda temos muito trabalho a fazer para voltarmos a lutar pela liderança, mas estamos todos focados e determinados a fazer isso. Temos que manter a cabeça baixa e continuar trabalhando, porque sabemos que ainda não estamos onde precisamos estar. Vou ser uma luz positiva para a equipe e conseguir os melhores pontos que puder”.

Fonte: F1.com