Pular para o conteúdo

Leclerc bate Verstappen no thriller de qualificação para a terceira pole consecutiva no GP do Azerbaijão

Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Azerbaijão depois de levar a melhor sobre Max Verstappen em uma emocionante e disputada sessão de qualificação na noite de sexta-feira, conquistando três poles no circuito da cidade de Baku.

Com a Red Bull mais rápida em linha reta, mas a Ferrari mais rápida nas curvas, uma batalha fascinante se desenvolveu ao longo de uma hora de qualificação repleta de incidentes nas margens do Mar Cáspio – e foi Leclerc quem acabou vencendo .

Incrivelmente, Verstappen e Leclerc registraram tempos de volta idênticos de 1m 40,445s durante suas primeiras corridas no Q3, apenas para Leclerc dar um passo à frente com 1m 40,203s nas voltas finais decisivas, colocando-o 0,188s à frente de Verstappen.

Com Leclerc somando suas poles em 2021 e 2022 no local, Verstappen se contentando com o segundo lugar e Sergio Perez garantindo o terceiro no outro Red Bull, foi Carlos Sainz quem conquistou o lugar de ‘melhor do resto’, cerca de oito décimos do ritmo de seu companheiro de equipe na Ferrari.

Lewis Hamilton e Fernando Alonso foram quinto e sexto, respectivamente, para Mercedes e Aston Martin, Lando Norris, da McLaren, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, ocuparam as atraentes posições P7 e P8, com Lance Stroll e Oscar Piastri completando as 10 primeiras posições.

GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO DE FÓRMULA 1 2023

resultados de qualificação

POSIÇÃOTEMPO
1  Charles LECLERC Ferrari1:40.203
2  Max VERSTAPPENRED Bull Racing1:40.391
3  Sergio PÉREZ Red Bull Racing1:40.495
4  Carlos SAINZ Ferrari1:41.016
5  Lewis HAMILTONMERCEDES _1:41.177

VER RESULTADOS COMPLETOS

Enquanto Hamilton disputava o top 10, foi um banho de qualificação antecipado para seu companheiro de equipe, George Russell, que teve que se contentar com o 11º lugar do grid, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, e da Williams, de Alex Albon, que rodou firme dentro do grid. top 10 no Q1, mas lamentou o tráfego em sua última volta no Q2.

Valtteri Bottas foi o líder da Alfa Romeo em 14º lugar, com Logan Sargeant garantindo a primeira aparição no segundo trimestre de sua crescente carreira na F1 a caminho do 15º – compensando sessões cheias de drama no Bahrein, Arábia Saudita e Austrália.

Zhou Guanyu perdeu o corte do Q2 por apenas 0,020s após se recuperar de um giro e um quase acidente com as barreiras, deixando-o em 16º, enquanto Haas perdeu Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen no primeiro obstáculo – o último prejudicado por problemas técnicos ao longo do Q1 .

Pierre Gasly e Nyck de Vries formarão a linha final do grid para a corrida de domingo, com os pilotos Alpine e AlphaTauri caindo separadamente na Curva 3 na fase de abertura – ambos os incidentes trazendo as bandeiras vermelhas e interrompendo a ação.

COMO ACONTECEU

Q1 – Leclerc lidera uma primeira fase dramática

Houve muita intriga na sessão de qualificação da noite de sábado nas ruas de alta velocidade de Baku, com o primeiro treino anterior apresentando uma série de incidentes e custando a vários pilotos um valioso tempo de pista em meio ao formato revisado do F1 Sprint.

A Alpine foi uma equipe particularmente apressada entre as sessões, enquanto pressionavam para realizar uma troca de unidade de potência e caixa de câmbio para Gasly após sua paralisação no FP1, e conseguiram preparar o carro do francês de forma impressionante, graças aos mecânicos de Ocon também desempenhando seu papel.

Com o vento sendo um desafio sempre presente e a natureza do traçado da pista fornecendo um dos maiores testes do calendário da F1, não demorou muito para que o drama acontecesse quando o Q1 começou – Zhou dando uma volta na curva 1 e então sobrevivendo a um momento selvagem na curva 15.

Pouco depois, De Vries trouxe as bandeiras vermelhas travando pesadamente e correndo direto para as barreiras na curva 3. “Oh meu Deus”, foi a mensagem angustiada do novato pelo rádio, com suas esperanças de melhorar sua encorajadora primeira sessão de treinos. tracejadas.

Neste ponto, Verstappen – apesar de um apoio de cabeça inicialmente frouxo – liderou o caminho com o tempo de 1m 41.887s, alguns décimos à frente de Leclerc, com Alonso segurando o terceiro de Norris, Hamilton e Hulkenberg. Perez foi um distante oitavo lugar, não tendo conseguido uma volta limpa, enquanto Sainz abandonou sua primeira corrida e sentou-se no final da ordem.

BAKU, AZERBAIJÃO - 28 DE ABRIL: Charles Leclerc de Mônaco dirigindo o (16) Ferrari SF-23 na pista
Leclerc declarou suas intenções de pole-sitting ao liderar o segmento Q1

Depois que os comissários removeram o carro de De Vries e liberaram a pista, o Q1 recomeçou faltando pouco mais de 10 minutos para o fim do relógio, mas quase assim que a ação reiniciou, as bandeiras vermelhas foram hasteadas novamente quando Gasly pegou muita velocidade na curva 3, deu outra pancada na parede externa e espalhou detritos por toda a pista.

Sainz teve a sorte de não se juntar a Gasly e De Vries nas laterais, evitando por pouco as barreiras com um giro de sua própria saída da Curva 1, antes de recuperar a compostura para voltar aos boxes e se preparar para o segundo reinício – sete- minutos e meio restantes para correr.

Houve muitas mudanças no topo durante as corridas finais para a bandeira quadriculada, com Leclerc terminando em P1 com 1m 41.269s, pouco mais de um décimo à frente do líder de longa data Verstappen, e outro pedaço à frente de Alonso e Perez, que abandonou uma volta muito mais rápida quando ficou claro que ele iria passar.

Russell e Hamilton terminaram o Q1 em quinto e sexto nas máquinas Mercedes, enquanto Norris e Albon colocaram seus respectivos carros McLaren e Williams à frente da Ferrari de Sainz e AlphaTauri de Tsunoda, que completaram as 10 primeiras posições.

Sargeant passou do Q1 pela primeira vez em sua carreira na F1 com uma forte corrida até o 11º lugar, ficando à frente do também novato Piastri, o outro Aston Martin de Stroll, Bottas e Ocon. Isso significou Zhou, Hulkenberg, Magnussen – que lutou contra um problema técnico não especificado do início ao fim – e os afastados Gasly e De Vries desistiram.

Eliminados: Zhou, Hulkenberg, Magnussen, Gasly, De Vries

BAKU, AZERBAIJÃO - 28 DE ABRIL: Nyck de Vries da Holanda e Scuderia AlphaTauri se preparam para dirigir
De Vries teve que assistir do lado de fora depois de cair no primeiro trimestre

Q2 – Verstappen é o mais rápido quando um Mercedes perde o corte

Após uma pequena pausa nos boxes, os 15 pilotos restantes voltaram para a pista para o segmento Q2, com o sol começando a se pôr e lançando sombras crescentes na pista, apenas aumentando o desafio ao volante.

Perez aproveitou sua volta abortada no final do Q1 para ser o mais rápido em 1m 41,131s, 0,062s à frente de Verstappen, com Leclerc também dentro de um décimo do ritmo em terceiro. A próxima volta de Leclerc – 1m 41,037s – o colocou de volta em P1, enquanto os esforços do companheiro de equipe Sainz para fazer uma melhoria semelhante o levaram a correr muito fundo na Curva 3 e fugir.

A Red Bull não terminou, no entanto, com Verstappen iluminando as telas de cronometragem em sua volta final – o bicampeão mundial reinando em 1m 40,822s para recuperar o primeiro lugar à frente de Leclerc, com Perez segurando o P3 de Sainz e Alonso.

Norris continuou a impressionar a bordo de sua McLaren atualizada a caminho do sexto lugar, na frente de Tsunoda, Stroll e Piastri, enquanto Hamilton conquistou a vaga final no Q3 às custas do companheiro de equipe Russell, que xingou pelo rádio ao ser informado de sua eliminação na qualificação.

Ocon teve que se contentar com o 12º em um dia difícil para a Alpine, enquanto Albon lamentou o que poderia ter sido em 13º depois que o tráfego afetou sua última volta. Bottas ficou em 14º para a Alfa Romeo, com a outra Williams de Sargeant completando a ordem do Q2 em 15º.

Eliminados: Russell, Ocon, Albon, Bottas, Sargeant

Verstappen-Baku-Practice.png
Verstappen foi o mais rápido no Q2, estabelecendo uma disputa de pole position intrigante

Q3 – Leclerc bate Verstappen em uma conclusão pulsante

Quando os pilotos emergiram para a disputa da pole position, uma notável troca de abertura viu Verstappen e Leclerc postarem tempos de volta de 1m 40,445s – o homem da Red Bull ficou na frente devido a ele cruzar a linha antes de seu rival da Ferrari.

Mas quando as segundas corridas começaram, Leclerc pegou o ritmo novamente para marcar 1m 40.203s, com Verstappen conseguindo apenas 1m 40.391s e Perez 1m40.495s, dando ao monegasco a terceira pole consecutiva na pista de Baku.

Também marcou uma mudança muito necessária na sorte de Leclerc, que conquistou a última pole no Grande Prêmio de Cingapura de 2022 há seis meses e sofreu aposentadorias dolorosas em duas das três primeiras corridas desta temporada.

Sainz estava muito longe do companheiro de equipe Leclerc e dos Red Bulls, terminando cerca de oito décimos atrás em quarto, seguido pela Mercedes de Hamilton e Aston Martin de Alonso, que agora enfrenta uma tarefa difícil para continuar sua sequência de pódios em 2023 .

Norris e Tsunoda foram duas das estrelas da qualificação em seu caminho para o sétimo e oitavo lugar, marcando uma melhora no desempenho da McLaren e AlphaTauri, com Stroll e Piastri os últimos dos corredores do Q3.

BAKU, AZERBAIJÃO - 28 DE ABRIL: O qualificador da pole position Charles Leclerc de Mônaco e Ferrari
Apesar dos melhores esforços de Verstappen, a pole foi de Leclerc e Ferrari

Citação chave

“Com certeza estou surpreso”, disse o pole Leclerc. “Chegamos ao fim de semana pensando que seria um ótimo fim de semana se estivéssemos à frente da Aston e da Mercedes na classificação e, no final, estivéssemos na pole. Então, é uma surpresa muito boa. Não devemos esquecer que nosso carro de corrida talvez ainda esteja atrás dos Red Bulls, então vai ser difícil manter a liderança, mas esse é o objetivo.

“Estou muito, muito feliz com a volta. É um fim de semana muito desafiador para todos nós [como] pilotos, porque [há] muito pouco tempo para praticar. Tivemos apenas um TL1 e então você precisa estar direto [na classificação]. Mas a sensação foi boa desde o início, então estou muito, muito feliz.”

Fonte: F1.com

Veja também:

F1 confirma reformulação no formato de fim de semana e corrida sprint ganha classificação própria

O que motivou a demissão de Schumacher pela equipe Haas?
Pérez e Verstappen trabalham em harmonia e respeito – Será?
Descubra as possíveis mudanças no formato do GP do Azerbaijão de F1


Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.