Oito meses depois de fazer seu retorno chocante à Fórmula 1, Kevin Magnussen conquistou uma impressionante pole position na qualificação para o São Paulo Sprint 2022.
Embora o Q1 tenha começado em uma pista úmida, logo foram colocados slicks e foi Lando Norris quem liderou a sessão de abertura, antes de Max Verstappen assumir o comando em um Q2 seco. O tiroteio top-10 foi uma história diferente.
Com dois minutos do Q3 concluídos, Kevin Magnussen estava no topo da tabela de tempos, e foi então que George Russell trancou e encalhou sua Mercedes na curva 5, trazendo uma bandeira vermelha para deixar o dinamarquês incrédulo. Uma pequena paralisação depois, e a chuva começou a cair: o tempo de Magnussen ficaria parado e ele teria sua primeira pole position na Fórmula 1.
Verstappen terminou em segundo, a 0,203s do ritmo, enquanto Russell ficou em terceiro no Sprint. Norris terminou em quarto para a McLaren, enquanto Carlos Sainz – que tem uma penalidade de cinco lugares no domingo – completou os cinco primeiros.
FÓRMULA 1 HEINEKEN GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO 2022
Resultados de qualificação
POSIÇÃO | TEMPO |
---|---|
1 Kevin MAGNUSSEN Haas | 1:11.674 |
2 Max VERSTAPPEN Red Bull Racing | 1:11.877 |
3 George RUSSEL Mercedes | 1:12.059 |
4 Lando NORRIS McLaren | 1:12.263 |
5 Carlos SAINZ Ferrari | 1:12.357 |
Esteban Ocon, da Alpine, se classificou em sexto à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso, deixando Lewis Hamilton em oitavo para a Mercedes, Sergio Perez em nono para a Red Bull e Charles Leclerc em 10º para a Ferrari.
Lando Norris liderou um Q1 molhado e seco depois que as chuvas atingiram o circuito antes da qualificação, antes que a pista secasse rapidamente.
O Q2 foi rodado em condições secas – embora a chuva tenha começado a cair assim que o quadriculado voou – com Alex Albon perdendo a segurança por 0,044s ao se classificar em 11º. Pierre Gasly foi 12º para AlphaTauri, à frente de Sebastian Vettel, da Aston Martin, e Daniel Ricciardo, da McLaren, enquanto um erro fez com que o companheiro de equipe de Vettel, Lance Stroll, se classificasse em 15º para o Sprint.
Os tempos caíram drasticamente no Q1, mas todos os pilotos conseguiram rodar com pneus macios depois que Gasly provocou a troca. Nicholas Latifi, da Williams, ficou em 16º à frente de Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, em 17º, e seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, 18º colocado – que lamentou uma segunda corrida em novos intermediários – enquanto Yuki Tsunoda e Mick Schumacher devem ocupar a fila final para o início de o Sprint.Reproduzir vídeoDestaques da qualificação: GP de São Paulo 2022
COMO ACONTECEU?
Q1 – Norris marca o ritmo em um frenético início seco e molhado para a qualificação
Uma chuva forte fez uma superfície escorregadia para o início do Q1 no Brasil – com um vento contrário empurrando os pilotos para a curva 1. Esse trio de segmentos definiria o grid para o Sprint de sábado, que por sua vez definiria o grid para o São Paulo de domingo Grande Prêmio.
Com mais nuvens de chuva se aproximando, os pilotos rapidamente emergiram para dar voltas nos intermediários e, com 10 minutos restantes, foi Alonso quem estabeleceu a marca de 1m 18,412s à frente de Verstappen da Red Bull e depois Perez – com tempos caindo rapidamente à medida que a pista secava. Tsunoda, os pilotos da Haas e a dupla da Williams se encontraram na zona de queda logo no início.
O companheiro de equipe AlphaTauri de Tsunoda, Gasly, aproveitou a oportunidade para trocar por pneus macios, seguido pelos pilotos da Williams e Ricciardo. Isso deu o tom para o resto do campo – Gasly foi o mais rápido com um tempo de 1m 16.557s com cinco minutos restantes – quando uma corrida louca começou a capitalizar as condições de secagem.
Em uma conclusão frenética do Q1, foi Norris quem foi o mais rápido com um tempo de 1m 13,106s, que foi 0,297s mais rápido que o tempo do vice-campeão Hamilton e outros 0,15s mais rápido que a corrida de Alonso. Vettel terminou em quarto, meio segundo abaixo do ritmo, enquanto o líder do TL1 Perez completou os cinco primeiros à frente de Verstappen.
Magnussen ficou em segundo enquanto Albon passou em P8, Gasly acabou caindo para nono e Stroll em 10º. Russell terminou em 11º à frente de Leclerc – que chamou Tsunoda de “piada” por impedir sua corrida – enquanto Ocon ficou em 13º e Sainz em 14º.
Ricciardo chegou ao Q2 no P15 às custas do piloto da Williams, Latifi – 0,164s atrás da segurança. Os Alfa Romeos foram os próximos, com Bottas, 18º colocado, lamentando uma segunda corrida nos intermediários, enquanto Tsunoda e Schumacher também foram eliminados em 19º e 20º, respectivamente.
Eliminados: Latifi, Zhou, Bottas, Tsunoda, Schumacher
Q2 – Verstappen lidera Sainz por 0,009s à medida que a chuva se aproxima
A ameaça de chuva não se dissipou no início do Q2, embora o DRS estivesse habilitado para a sessão. No meio da sessão, Verstappen liderou com um tempo de 1m 11,318s, com Alonso 0,078s atrás e Leclerc outros 0,15s atrás do piloto da Alpine.
As ondas de rádio se iluminaram com relatos de chuvisco com seis minutos restantes, quando Vettel, Ricciardo, Russell, Stroll e Hamilton corriam o risco de serem eliminados. Apesar desses relatos, houve melhorias em geral: Verstappen consolidou sua posição com 1m 10.881s.
Sainz foi vice-campeão no Q2, a 0,009s da Red Bull, enquanto Leclerc ficou a 0,060s no P3. Russell alcançou a segurança com P4 e Norris completou os cinco primeiros à frente de Alonso.
Para aplausos na garagem da Haas, Magnussen conquistou um excelente sétimo, Perez conquistou o oitavo e Hamilton o nono – com Ocon completando o top 10 em sua primeira aparição no Q3 em Interlagos.
Isso deixou Albon em 11º, a 0,044s da segurança, enquanto Gasly ficou em 12º e Vettel em 13º. Ricciardo foi eliminado em 14º e, com um lock-up em sua volta rápida, Stroll terminou em 15º – com a chuva retornando assim que a bandeira quadriculada voou para o Q2.
Eliminados: Albon, Gasly, Vettel, Ricciardo, Stroll
Q3 – Magnussen traz para casa sua primeira pole
Enquanto um trem de carros fazia fila no final do pit lane para iniciar os procedimentos para o Q3, Leclerc jogava os dados para intermediários enquanto o resto escolhia slicks, com os olhos nos céus. O piloto monegasco rastejou em sua volta de saída, mas, em uma curva inesperada, ficou de fora para dar uma volta nos pneus com banda de rodagem.
Perez, que estava logo atrás da asa traseira de Leclerc, viu sua primeira volta comprometida pela rebelde Ferrari; ficou claro que este era território de pneus macios, e Leclerc parou para slicks após 90 segundos de luta.
Logo após Leclerc parar, Russell trouxe uma bandeira vermelha depois de travar e encalhar seu Mercedes no cascalho na curva 5. Com oito minutos e 10 segundos no relógio, Magnussen estava em primeiro lugar com um tempo de 1m 11,674s, Verstappen 0,203s atrás . A garagem da Haas foi um retrato da ansiedade durante a paralisação.
“Você está brincando”, disse Magnussen quando foi informado de sua posição provisória. “Não comemore ainda!” ele implorou.
A sessão foi retomada em 1959, horário local, e Perez surgiu para testar as condições nos inters – embora 1m 11,6s fosse praticamente impossível nesses compostos. Leclerc quase desistiu quando voltou ao pit wall para falar com o diretor de corrida da Ferrari, Laurent Mekies. Verstappen estava fora do carro logo depois.
À medida que os pilotos gradualmente saíam de seus cockpits, ponchos desfraldados, o relógio correndo, uma coisa estava clara: Magnussen teria sua primeira pole position na carreira. Ele estava balançando a cabeça, rindo, no cockpit de seu VF-22, enquanto multidões em êxtase se aproximavam para aplaudir o dinamarquês – que por sua vez foi abraçado com toda a força do chefe de equipe Guenther Steiner, uma vez que ele finalmente escalou o carro.
Verstappen teve que se contentar com o segundo, a 0,203s do ritmo, enquanto Russell terminou em terceiro antes da curva 5, o britânico a 0,385s do benchmark de Magnussen. Norris se classificou em quarto e Sainz – que tem uma penalidade de cinco lugares para o GP de São Paulo de domingo – completou os cinco primeiros.
Depois foram os Alpines, Ocon em sexto e Alonso em sétimo, enquanto Hamilton ficou em oitavo – o heptacampeão presenteando os fãs com uma última corrida intermediária no final do Q3. Perez conseguiu o nono no Q3, enquanto um furioso Leclerc completou o top 10.Reproduzir vídeoQualificação GP de São Paulo 2022: Kevin Magnussen provoca comemorações selvagens com primeira pole na F1!
Citação chave
“Eu não sei o que dizer. A equipe me colocou na pista exatamente no momento certo. Quero dizer, fomos os primeiros no pit lane, fizemos uma volta bastante decente. Na pole, isso é incrível. Obrigado a Gene Haas, Guenther [Steiner] e toda a equipe por esta oportunidade. Voltei este ano depois de um ano fora e tem sido uma jornada incrível. Então, obrigado” – Kevin Magnussen, Haas.
Fonte: F1.com
Veja também:
Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.