Pular para o conteúdo

Morre Wilsinho Fittipaldi aos 80 Anos: Uma Lenda do Automobilismo Brasileiro

O automobilismo brasileiro chora a perda de Wilson Fittipaldi Jr., fundador da Copersucar-Fittipaldi e ícone da Fórmula 1, falecido aos 80 anos.

Wilsinho Fittipaldi: Uma Vida Dedicada ao Automobilismo

Internado desde 25 de dezembro, Wilsinho enfrentou complicações após se engasgar com um pedaço de carne durante as celebrações de seu 80º aniversário. Levado às pressas ao PS do Hospital Prevent Senior, sofreu uma parada cardíaca e permaneceu hospitalizado por quase dois meses.

Filho do ‘Barão’ Wilson Fittipaldi e irmão de Emerson Fittipaldi, Wilsinho marcou seu nome no automobilismo brasileiro. Nascido em São Paulo, destacou-se em várias categorias, incluindo monopostos e turismo nos anos 1960, especialmente na Fórmula Vê.

Passagem pela Fórmula 1 do Wilsinho Fittipaldi

Em 1972, ingressou na F1 como piloto da Brabham, competindo por duas temporadas. Seus feitos incluem um quinto lugar no GP da Alemanha de 1973 e uma terceira posição no GP do Brasil de 1972, embora este último não tenha valido pontos para o campeonato.

Copersucar-Fittipaldi: Um Projeto Nacional

Após a passagem como piloto, Wilsinho dedicou-se à Copersucar, equipe que competiu na F1 até 1982. Mesmo com as dificuldades financeiras, a equipe foi pioneira e acumulou 44 pontos em 104 GPs, alcançando um notável pódio no GP do Brasil de 1978.

Legado e Família

Além do legado no automobilismo, Wilsinho deixa sua esposa Rita, o irmão Emerson, o filho Christian Fittipaldi, que também brilhou na F1 e no automobilismo americano, e a filha Roberta. Ele era tio de Emmo Fittipaldi e tio-avô de Pietro e Enzo Fittipaldi, pilotos em destaque na F1 e F2.

Emoção e Lembranças

Seu filho, Christian Fittipaldi, emocionou-se ao lembrar as lições do pai. Em suas palavras, Wilsinho não foi apenas um ícone profissional, mas, acima de tudo, um pai. Recordou as broncas nos momentos de travessura e afirmou que Wilsinho sempre buscou a excelência em tudo que fez.

O automobilismo brasileiro perde não apenas um grande nome, mas um visionário que contribuiu significativamente para a história da Fórmula 1 no país. Sua marca permanecerá não apenas nas pistas, mas também nos corações daqueles que admiram o esporte a motor.