Williams revela pintura para 2023 antes da apresentação do FW45
A Williams exibiu a atraente pintura fosca que adornará seu FW45 durante a temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2023.
Em uma cerimônia especial de inauguração na sede da empresa em Grove, no Reino Unido, a Williams revelou seu novo visual na presença da nova formação de pilotos do novato americano Logan Sargeant e do atual piloto Alex Albon – com a equipe também anunciando a petrolífera Gulf como um novo patrocinador, juntamente com vários novos parceiros.
GALERIA: Confira as novas cores da Williams para a temporada 2023
A equipe entra em 2023 não apenas com um piloto novato para dormir, mas também com um chefe de equipe novato, com James Vowles saindo de seu cargo de Diretor de Estratégia de Esportes Motorizados na Mercedes para assumir as rédeas da Williams, após a saída de Jost Capito e Técnico Diretor FX Demaison durante o inverno.
Vowles deve começar a trabalhar em Grove em 20 de fevereiro, três dias antes de os pilotos começarem os testes de pré-temporada de 2023 no Circuito Internacional do Bahrein.
Com o Williams FW45 físico pronto para entrar na pista em um shakedown de Silverstone em 13 de fevereiro, a equipe confirmou que “aproveitou a oportunidade para evoluir fortemente o conceito de sidepod” no novo carro graças à “otimização do layout de refrigeração da unidade de potência” – Williams continua com o poder da Mercedes pela 10ª temporada consecutiva.
A equipe também prometeu que o FW45 seria mais aerodinamicamente eficiente do que seu antecessor FW44, com modificações no layout da suspensão dianteira e nas principais superfícies aerodinâmicas externas também incorporadas ao design da nova máquina.
Albon – um dos destaques de 2022 em sua primeira temporada com a Williams – disse: “A equipe trabalhou muito no ano passado e durante o inverno para abordar algumas áreas-chave em nosso carro, trabalhando para tentar maximizar o que saia do carro para 2023, então estou ansioso para ver o que o FW45 pode fazer. Também damos as boas-vindas a novos parceiros na equipe este ano, por isso é ótimo tê-los a bordo.”
O piloto norte-americano Sargeant – que conseguiu o segundo lugar na Williams após uma impressionante campanha de estreante na Fórmula 2 no ano passado, e que deve ser o primeiro americano a competir na F1 desde Alexander Rossi em 2015 – acrescentou: “Estou realmente animado para a temporada começar depois do que, para mim, parece um longo inverno!
“Estou super motivado e trabalhamos muito duro. O carro está incrível e mostra o enorme esforço que a equipe fez na entressafra, então estou ansioso para começar em Silverstone antes indo para o Bahrein.
O presidente do conselho da Williams Racing, Matthew Savage, acrescentou: “Enquanto a Williams Racing continua sua transformação, estamos orgulhosos de apresentar a pintura deste ano. Estamos entusiasmados com o carro deste ano e não posso agradecer a toda a equipe de Grove o suficiente por seu trabalho árduo para se preparar para a temporada.
ANÁLISE: Por que a Williams fez de James Vowles, da Mercedes, seu novo chefe de equipe
“Estou muito feliz em receber parceiros novos e existentes em nossa jornada. Com nosso novo chefe de equipe, James Vowles, se juntando a nós no final deste mês, bem como nossa empolgante formação de pilotos de Alex e Logan, a Williams Racing dará tudo de si em 2023”.
Albon e Sargeant estão prontos para sacudir o FW45 em Silverstone em 13 de fevereiro sob o olhar atento do embaixador da Williams e campeão mundial de 2009, Jenson Button, antes da equipe partir para o Bahrein para testes de pré-temporada em 23 e 25 de fevereiro.
Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.