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Perez lidera a dobradinha da Red Bull no dramático GP do Azerbaijão para cortar a liderança do campeonato de Verstappen

Sergio Perez dobrou nas ruas de Baku, adicionando ao seu triunfo na corrida Sprint com a vitória no dramático Grande Prêmio do Azerbaijão de domingo, liderando o companheiro de equipe Red Bull Max Verstappen e Charles Leclerc da Ferrari em casa para impulsionar sua disputa pelo título.

Verstappen e Perez revisaram o pole Leclerc nos estágios iniciais e passaram a trocar os tempos de volta mais rápidos na frente do pelotão, com o momento decisivo da corrida chegando quando um Safety Car foi acionado de cada lado dos pilotos da Red Bull parando.

Com Verstappen parando sob bandeiras amarelas quando Nyck de Vries parou na pista, e Perez entrando sob um Safety Car que se seguiu, o mexicano liberou seu companheiro de equipe e voltou à liderança.

Verstappen caiu para terceiro, o que significa que teve que ultrapassar Leclerc pela segunda vez. Embora isso fosse uma formalidade quando a corrida recomeçou, ele não conseguiu ultrapassar Perez durante a corrida para a bandeira quadriculada e teve que se contentar com o segundo lugar.

GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO DE FÓRMULA 1 2023

Resultados da corrida

POSIÇÃOTEMPOPONTOS
1  Sergio PÉREZ Red Bull Racing1:32:42.43625
2  Max VERSTAPPENRED Bull Racing+2.137s18
3  Charles LECLERC Ferrari+21.217s15
4  Fernando ALONSO Aston Martin+22.024s12
5  Carlos SAINZ Ferrari+45.491s10

VER RESULTADOS COMPLETOS

Leclerc segurou uma investida tardia de Fernando Alonso para ficar em terceiro, o que significa que o pódio do bicampeão em 2023 chegou ao fim – embora o quarto lugar ainda representasse outra forte conquista de pontos para o piloto da Aston Martin.

Carlos Sainz cruzou a linha em quinto na outra Ferrari, afastando-se da Mercedes de Lewis Hamilton nos estágios finais, com o Aston Martin de Lance Stroll e o Silver Arrow de George Russell conquistando pontos menores após uma disputa apertada nos boxes no início.

Esteban Ocon e Nico Hulkenberg subiram do pit lane para manter posições de pontuação durante grande parte da corrida, enquanto estenderam suas primeiras passagens com pneus duros, mas paradas tardias obrigatórias significavam que eles estavam apostando em mais drama do Safety Car que nunca chegou.

Lando Norris, da McLaren, chegou aos pontos com uma jogada tardia em Hulkenberg, antes de ganhar outra vaga quando Ocon parou nas boxes, enquanto Yuki Tsunoda fechou o top 10 para salvar um resultado para AlphaTauri.

Oscar Piastri, Alex Albon, Kevin Magnussen e Pierre Gasly perderam pontos por pouco ao completarem um pelotão de meio-campo apertado, à frente dos finalistas Ocon, Logan Sargeant, Hulkenberg e Valtteri Bottas – o último fazendo três viagens ao pit lane em meio a pneus problemas.

O companheiro de equipe de Bottas na Alfa Romeo, Zhou Guanyu, entrou nos boxes no final com um problema técnico não especificado, com De Vries o outro abandono após sua já mencionada visita à parede na Curva 5 nos estágios iniciais, o que causou danos terminais.

Com vitórias consecutivas em Baku, que se somam à sua vitória no Grande Prêmio de 2021 no local, Perez reduz a liderança do campeonato de Verstappen para um dígito indo para a próxima rodada da temporada em Miami, que segue em uma semana.

Perez, que também levou para casa o prêmio de Piloto do Dia, poderia ter ganhado mais terreno na classificação dos pilotos se não fosse por uma parada tardia de Russell, que acertou um conjunto de macios para ganhar o ponto de bônus da volta mais rápida.Reproduzir vídeoDestaques da corrida: Grande Prêmio do Azerbaijão de 2023

COMO ACONTECEU

Com um Sprint autônomo cheio de ação atrás deles, as equipes se reagruparam, interrogaram e se prepararam para o evento principal de 51 voltas de domingo, usando o grid que havia sido definido durante a sessão de qualificação da noite de sexta-feira – Leclerc conquistando a pole de Verstappen e Perez.

Dois pilotos ausentes do grid foram Ocon e Hulkenberg, cujas respectivas equipes Alpine e Haas fizeram alterações na configuração da suspensão em condições de parque fechado, enviando os dois para o pit lane para o início da corrida.

A maior parte do pelotão escolheu pneus médios para os primeiros stints, com apenas De Vries, Ocon e Hulkenberg adotando uma rota estratégica diferente nos duros – a degradação da borracha macia provou ser particularmente alta nas 17 voltas e 100 quilômetros de sábado.

Quando as luzes se apagaram, o pole Leclerc fez uma fuga tranquila para manter a liderança na curva 1, com a dupla da Red Bull Verstappen e Perez ficando em segundo e terceiro, seguidos por Sainz, Hamilton e Alonso.

Mais atrás, o gargalo da curva 2 levou Piastri – fazendo o possível para se livrar de uma intoxicação alimentar neste fim de semana – sendo pego em um sanduíche Albon/Magnussen, com Bottas também atrasado na saída e perdendo algumas posições.Reproduzir vídeoGrande Prêmio do Azerbaijão de 2023: o pole Leclerc lidera à frente de Verstappen no início da corrida em Baku.

Verstappen abraçou a traseira do carro de Leclerc nas primeiras voltas, ameaçando fazer uma corrida na longa reta principal, mas o bicampeão mundial em título deu tempo e esperou que o DRS fosse ativado no início da terceira volta.

Indo para a volta 4, Leclerc foi um alvo fácil e devidamente Verstappen passou na reta de largada/chegada, com Perez imediatamente agarrando a traseira da Ferrari e quase fazendo um movimento semelhante na próxima vez.

Perez teve que esperar mais uma volta antes de passar à frente, apertando o botão DRS, puxando para dentro na corrida para a curva 1 e forçando sua passagem no ápice, os dois pilotos deixando espaço suficiente para evitar o contato roda a roda .

A essa altura, Verstappen estava à frente de Perez por quase um segundo e meio, com Leclerc e Sainz continuando a formação de equipe dois a dois, à frente de Hamilton, Alonso e Stroll, que jurou “não atacar” seu companheiro de equipe. e continuar a se beneficiar do DRS.

Apenas sete voltas, Gasly e Bottas abandonaram seus conjuntos iniciais de médios para ir para os duros, com muito mais corredores do meio-campo fazendo a jogada logo depois, mas os Red Bulls e Ferraris continuaram pressionando na frente e estendendo suas primeiras passagens.

Hamilton foi o primeiro dos primeiros a entrar nas boxes para pneus novos da quinta posição na volta 10, liberando o Aston Martins de Alonso e Stroll que se aproximava rapidamente, com as atenções voltadas para quando Verstappen, Perez e Leclerc fariam o mesmo.

Na frente, depois de despachar Leclerc, Perez passou a se aproximar do líder Verstappen e bater na porta da faixa DRS, bombando em uma sequência de voltas mais rápidas enquanto seu companheiro de equipe reclamava pelo rádio que “estou escorregando” por toda a pista. acompanhar.

Na volta 11, com De Vries cortando a parede na curva 5, parando pouco antes das barreiras da curva 6 e trazendo as bandeiras amarelas, Verstappen saltou para os boxes para trocar de médios para duros – o Safety Car então sendo acionado para cobrir o AlphaTauri afastado.

Essas circunstâncias funcionaram lindamente para Perez, que conseguiu fazer sua parada uma volta depois com cautela – e com todos os pilotos correndo em velocidades muito mais lentas – para voltar à pista na liderança.

Após uma enxurrada de atividades no pit lane, Perez manteve o P1 de Leclerc, Verstappen, Sainz, Alonso, Russell, Stroll, o ainda não parado Ocon e Hulkenberg, e Hamilton – o sete vezes campeão mundial, como Verstappen, perdendo de sua parada antes do Safety Car.

Enquanto o trem corria atrás de Bernd Maylander, os replays mostraram uma briga entre Russell e Stroll na entrada dos boxes, com o homem da Mercedes tirando vantagem de seu rival lento, que se preparava para uma pilha dupla na garagem da Aston Martin. .

No final da volta 13, Maylander parou para liberar o campo mais uma vez, com Perez executando um reinício manual para subir no ar, enquanto Verstappen atacou Leclerc para o segundo lugar na corrida para a curva 3, após o que Alonso saltou Sainz com um oportunista mover na curva 4.

Com suas travessuras no pit lane ainda causando alvoroço, Russell perdeu lugares para Stroll e Hamilton em voltas sucessivas, o que o levou a falar pelo rádio com o muro do box da Mercedes e se desculpar por seus esforços ao volante: “Bem, isso foi um reinício estúpido, desculpe. pessoal.”

Assim que Perez estabeleceu um ritmo, um possível lançamento inseguro do pit lane foi notado pelos comissários, mas o medo de uma penalidade durou pouco, pois o painel confirmou que nenhuma ação adicional era necessária, permitindo que o mexicano se concentrasse na tarefa em mão.

Momentos depois, Stroll teve a sorte de não seguir De Vries na aposentadoria, já que ele também bateu na parede do lado de dentro da Curva 5, mas evitou sérios danos e continuou seu caminho, com Hamilton se aproximando e aplicando alguma pressão.

Tendo inocentado Perez e Red Bull de qualquer irregularidade, os comissários notaram o incidente envolvendo Russell e Stroll na frenagem para a entrada do pit lane, mas rapidamente chegaram à mesma conclusão de que uma investigação completa não era necessária.

Com a corrida chegando a um terço da distância, Perez liderava Verstappen por pouco mais de um segundo, enquanto Leclerc havia caído cerca de cinco segundos em terceiro, seguido por Alonso, Sainz, Stroll, os dois pilotos da Mercedes, e Ocon e Hulkenberg, que ainda estavam ainda para parar.

A corrida errática de Stroll continuou com um erro na saída da Curva 16, permitindo que Hamilton entrasse em seu turbilhão na corrida para a Curva 1 e reivindicasse a P6, com o Aston Martin prontamente caindo nas garras de Russell, que estava ansioso para compensar perdeu terreno no reinício.

Depois de algumas voltas correndo logo atrás do colega Stroll com motor Mercedes, Russell comunicou seu engenheiro por rádio para sugerir uma mudança para o “Plano B”, prevendo que o Aston Martin à frente estava definido para uma luta relacionada aos pneus – o equilíbrio entre uma e duas paradas finamente equilibrado.

Seguiu-se uma fase de relativa calma à medida que as voltas passavam, com Ocon e Hulkenberg roçando a parede na saída da complicada Curva 15, os momentos mais dramáticos a serem relatados, visto que seus jogos iniciais de pneus estavam começando a desaparecer.

“O equilíbrio entre a diferença e a frenagem do motor não é bom”, relatou Verstappen pelo rádio quando a corrida chegou à volta 30, com replays mostrando alguns momentos difíceis enquanto ele forçava o limite para manter Perez à vista.

Algumas voltas depois, Verstappen foi alguns centímetros mais longe e beijou a barreira na curva 15, com Perez conseguindo estender sua vantagem para dois segundos e meio – a vitória parecia cada vez mais provável para o #11 Red Bull .

Depois de suas lutas no Sprint, Bottas fez uma terceira parada para pneus novos na volta 36, ​​deixando-o no final do pelotão e quase uma volta atrás do líder Perez, com o dia difícil da Alfa Romeo agravado por uma aposentadoria de Zhou em breve. após.

Com as duas primeiras posições parecendo resolvidas, Sainz e Hamilton chamaram mais atenção nos estágios finais, quando a Mercedes ficou dentro do alcance do DRS e pressionou para fazer uma ultrapassagem em várias ocasiões, mas ele não conseguiu chegar perto o suficiente.

A poucas voltas do final, Norris abriu caminho para os pontos com uma passagem sobre Hulkenberg na saída da chicane da Curva 5/6, com os pneus do alemão parecendo cada vez mais desgastados antes de sua troca obrigatória para médios. A promoção para P9 veio quando Ocon parou na última volta.

Perez sobreviveu a um momento próprio na curva 15 para receber a bandeira quadriculada e completar uma vitória de comando, com Verstappen a pouco mais de dois segundos atrás no segundo lugar e vendo sua vantagem de título reduzida para seis pontos.

O ritmo de Leclerc diminuiu no final, enquanto o de Alonso aumentou, mas não foi o suficiente para mudar as posições do pódio, já que Sainz, Hamilton, Stroll e Russell garantiram que todos os carros da Ferrari, Mercedes e Aston Martin também marcassem pontos – Russell conquistando mais um para o mais rápido colo.

Norris e Tsunoda foram os artilheiros finais em P9 e P10, respectivamente, com Hulkenberg caindo para 17º e Ocon caindo para 15º, quando pararam pouco antes do final da corrida.

Piastri, Albon, Magnussen e Gasly ganharam vaga na parada de Ocon, enquanto Sargeant foi o último piloto na primeira volta em 16º, à frente de Hulkenberg, uma volta de Bottas e os dois abandonos do dia: Zhou e De Vries.