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Verstappen defende dupla da Mercedes na primeira pole na Cidade do México

Max Verstappen, da Red Bull, conquistou a pole position sobre a dupla da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, em uma sessão de qualificação na Cidade do México.

Hamilton liderou o Q1 e repetiu o feito no Q2, mas sua primeira corrida no Q3 foi anulada por limites de pista, o que significou que Verstappen manteve a pole provisória sobre Russell. As corridas finais viram Verstappen melhorar novamente, desta vez para uma marca de 1m 17,775s, deixando Russell em segundo por 0,304s – pois ele teve sua corrida final anulada por limites de pista – e Hamilton mais 0,005s na P3.

O favorito da casa, Sergio Perez, qualificou-se em quarto, a 0,353s do ritmo, e Carlos Sainz ficou em quinto – a mais de meio segundo da pole.

Valtteri Bottas dividiu as Ferraris, com o piloto da Alfa Romeo em sexto à frente de Charles Leclerc, enquanto Lando Norris se classificou em oitavo para a McLaren. Os Alpines alinharam em nono e 10º, Fernando Alonso à frente de Esteban Ocon para selar a batalha de qualificação intra-equipe.

FORMULA 1 GRAN PREMIO DE LA CIUDAD DE MÉXICO 2022

Resultados de qualificação

POSIÇÃOTEMPO
1  Max VERSTAPPEN Red Bull Racing1:17.775
2  George RUSSEL Mercedes1:18.079
3  Lewis HAMILTON Mercedes1:18.084
4  Sergio PÉREZ Red Bull Racing1:18.128
5  Carlos SAINZ Ferrari1:18.351

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Daniel Ricciardo, da McLaren, perdeu o Q3 ao se classificar em 11º, à frente de Zhou Guanyu e depois dos AlphaTauris de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly. Kevin Magnussen se classificou em 15º para a Haas, mas largará em 19º, pois tem uma penalidade de cinco lugares por levar seu sexto motor da temporada.

Mick Schumacher teve um tempo deletado no Q1 e terminou em 16º, com o mesmo tempo de Sebastian Vettel, da Aston Martin, no P17 – tendo marcado seu tempo depois da Haas. Lance Stroll, que se classificou em 18º para a Aston Martin, deve largar em 20º, pois tem uma penalidade de três lugares após uma colisão com Alonso em Austin.

Alex Albon e Nicholas Latifi, que completaram a classificação nessa ordem para a Williams, serão promovidos com dois lugares cada para a corrida de domingo.Reproduzir vídeoDestaques da qualificação: GP da Cidade do México 2022.

Q1 – Hamilton mais rápido sobre Verstappen

Embora houvesse um risco de chuva de 60% para a qualificação, as temperaturas estavam altas e as nuvens se espalharam sobre o Autódromo Hermanos Rodriguez no primeiro trimestre. Williams e Haas – cujo piloto Magnussen tem uma penalidade de cinco posições no grid depois de pegar seu sexto motor – começaram suas corridas primeiro, o resto do pelotão esperando um minuto ou dois para entrar na pista.

A primeira corrida de Verstappen foi comprometida por oversteer nas curvas 1 e 2, mas ele estabeleceu a marca inicial com um tempo de 1m 19,222s, o mais rápido no setor 3, para ir 0,283s mais rápido que Leclerc, que foi mais 0,018s mais rápido que Bottas – o finlandês por sua vez 0,004s mais rápido que Hamilton, que perdeu tempo no Setor 3.

Na zona de queda provisória estava Schumacher em 16º, liderando Albon, depois Vettel, Magnussen e Latifi. Schumacher melhorou com três minutos restantes, mas sua volta foi marcada por limites de pista na curva 2.

Havia muita margem na mesa, mas nenhuma das Ferraris emergiu para uma corrida final, enquanto Verstappen e Perez – que tiveram que fazer uma segunda volta rápida com quatro minutos restantes – também recusaram outra tentativa.

Hamilton chegou ao topo depois disso, superando Verstappen para segundo por 0,053s, enquanto Leclerc terminou em terceiro à frente de Bottas. Sainz completou os cinco primeiros à frente de Russell e Perez ficou em sétimo, quase meio segundo atrás de seu companheiro de equipe.

Com um grande impacto na curva 10, Norris ficou em oitavo, Tsunoda em nono, e então Ocon completou o top 10 à frente do companheiro de equipe Alpine Alonso. Gasly, Ricciardo, Zhou e Magnussen chegaram ao Q2 – mas Schumacher perdeu seu companheiro de equipe em 15º lugar por 0,126s.

Vettel marcou o mesmo tempo de Schumacher, pouco depois de seu compatriota, em 17º, enquanto o companheiro de equipe do Aston Martin Stroll – que tem uma penalidade de três posições por sua colisão em Austin com Alonso – ficou em 18º. Um Albon perplexo ficou em 19º para a Williams, e Latifi completou a classificação.

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Vettel marcou o mesmo tempo que Schumacher no Q1 – mas ambos os pilotos foram eliminados

Q2 – Apenas 0,014s divide os quatro primeiros, enquanto Hamilton lidera novamente

Tendo liderado a sessão anterior, Hamilton liderou Russell no Q2 quando a Mercedes começou a sessão. Com um tempo de 1m 18,552s, Hamilton estabeleceu o melhor tempo logo no início com Russell – que transmitiu no rádio que estava preocupado com seus freios – 0,013s atrás e Bottas outros dois décimos na P3.

Enquanto isso, Verstappen ficou 0,382s abaixo do ritmo em sua primeira corrida, ficando em P4 à frente de Ocon. Um grande reboque na reta da frente viu Leclerc começar a volta com vantagem, mas perdeu tempo no Setor 2 e terminou a 0,557s do ritmo no P6.

A três minutos do final, Perez – que estava em 12º – mais uma vez emergiu em uma pista limpa e desta vez encontrou mais de um segundo. Ricciardo, Tsunoda, Zhou, Gasly e Magnussen estavam na zona de rebaixamento, mas as corridas finais estavam chegando.

Hamilton manteve o primeiro lugar, mas Sainz melhorou para ficar a 0,008s da Mercedes, Russell mantendo-se em terceiro ao sofrer um bloqueio frontal direito em sua última corrida, e Verstappen indo 0,001s atrás do britânico em P4, deixando Perez em quinto – apenas 0,063s. está fora do ritmo.

Bottas, portanto, terminou em sexto, à frente de Ocon e Leclerc, que havia abortado sua última corrida, apesar de ter sido o mais rápido do Setor 2. Em nono foi Norris e em 10º foi Alonso – deixando Ricciardo em 11º por uma margem de 0,053s para o bicampeão. campeão à frente.

Zhou se classificou em 12º à frente dos pilotos da AlphaTauri, Tsunoda – descontente com sua posição na pista – e Gasly, enquanto Magnussen se classificou em 15º antes de sua penalidade de cinco lugares.

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Verstappen não estava muito longe do ritmo no Q2 – mas Hamilton foi o mais rápido

Q3 – Verstappen avança para a pole enquanto a Mercedes se atrapalha

A Mercedes segurou as cartas no Q3, mas evidentemente houve uma luta de três equipes pela pole na mesa. Perez começou o tiroteio, as arquibancadas lotadas do Foro Sol emitindo um rugido de arrepio para o piloto da casa enquanto ele marcava um tempo de 1m 18.153s.

Perez cairia para terceiro depois que Verstappen o eclipsou por dois décimos, Russell conseguindo um segundo provisório por 0,132s e Hamilton P3 por 0,147s – antes que os limites da pista na curva 3 lhe custassem aquela volta rápida. As preocupações aumentaram para Hamilton quando ele relatou problemas de dirigibilidade logo depois. Sainz, depois Bottas, completaram os cinco primeiros.

O piloto mexicano saiu mais uma vez em primeiro, seguido de perto por seus rivais, mas não conseguiu melhorar além do P3. Ele teve tempo para outra corrida. Enquanto isso, Verstappen melhorou para 1m 17,775s, e Russell teve seu tempo final adiado para terminar a 0,304s do ritmo do campeão.

Hamilton não conseguiu varrer as sessões e pelo 11º ano consecutivo, haveria um pole diferente no GP do México: o tempo de Verstappen não seria derrubado. Mais tarde, admitindo que seu esforço final foi uma “volta terrível”, Russell acabou em segundo no grid, e Hamilton em terceiro – apenas 0,005s atrás de seu companheiro de equipe.

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Bottas protagonizou ao longo da qualificação

Perez ficou em quarto lugar, mas foi apoiado por seu companheiro de equipe enquanto a torcida torcia pelo mexicano muito depois que a bandeira quadriculada tremulou, enquanto Sainz completou os cinco primeiros, mais de meio segundo abaixo do ritmo.

Bottas ficou em P6 para dividir as Ferraris em um desempenho impressionante para a Alfa Romeo, enquanto Leclerc ficou em sétimo, a 0,780s da pole. Isso deixou Norris em oitavo, com Alonso da Alpine em nono e Ocon completando o top 10.

Verstappen agora tem a vantagem, mas desde 2016 o pole position não vence na Cidade do México.

CITAÇÃO CHAVE

“Foi uma boa qualificação. Acho que foi apertada, mas acho que depois do TL3 fizemos alguns ajustes e o carro entrou em um ritmo melhor. Estar na pole aqui é incrível. É uma corrida muito longa. até a curva 1, então precisamos de uma boa largada, mas de qualquer maneira acho que temos um carro rápido e isso é o mais importante” – Max Verstappen, Red Bull.

Fonte: F1.com

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