Pular para o conteúdo

Verstappen supera Norris e conquista a pole em emocionante qualificação no molhado e seco em Silverstone

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, conseguiu cinco poles consecutivas, e sete para a temporada de 2023 até agora, durante a sessão de qualificação de sábado cheia de ação, molhada para seca no Circuito de Silverstone, batendo a dupla da McLaren Lando Norris e Oscar Piastri para o topo ver.

Verstappen superou as condições mutáveis ​​– e um momento no pit lane que o viu danificar sua asa dianteira – para emergir com a pole marcante, terminando dois décimos à frente do animado favorito da casa, Norris, e mais um décimo à frente de Piastri.

Ferrari e Mercedes seguiram a linha de ré nas posições quatro a sete, com Charles Leclerc superando Carlos Sainz e George Russell levando a melhor sobre Lewis Hamilton, que sobreviveu a um grande giro no início da qualificação.

Depois de flertar com uma saída do Q1 em uma pista escorregadia, Alex Albon converteu seu forte ritmo de treinos e o de Williams conforme a sessão se desenvolvia, emergindo com o oitavo lugar à frente do piloto da Aston Martin Fernando Alonso e do Alpine de Pierre Gasly.

Nico Hulkenberg terminou a classificação como o mais rápido dos pilotos da Haas em 11º, na frente de Lance Stroll e Esteban Ocon, que não conseguiram fazer dois Aston Martins e Alpines na disputa dos 10 primeiros depois de se atrapalharem no final do Q2 .

FÓRMULA 1 ARAMCO BRITISH GRAND PRIX 2023

Resultados de qualificação

1  Max VERSTAPPENRED Bull Racing1:26.720
2  Lando NORRIS McLaren1:26.961
3  Oscar PIASTRI McLaren1:27.092
4  Charles LECLERC Ferrari1:27.136
5  Carlos SAINZ Ferrari1:27.148

VER RESULTADOS COMPLETOS

O estreante da Williams, Logan Sargeant, teve vários tempos de volta excluídos a caminho da 14ª posição, o que significa que ele também teve que assistir enquanto o companheiro de equipe Albon estrelou, com Valtteri Bottas passando para a segunda fase, mas incapaz de contestá-la devido à parada de seu Alfa Romeo em pista no Q1.

Depois de uma saída do Q1 em Mônaco e do Q2 na Espanha, Canadá e Áustria, o outro Red Bull de Sergio Perez não conseguiu passar do primeiro segmento de qualificação, perdendo o corte por dois centésimos de segundo nas condições complicadas.

A dupla AlphaTauri Yuki Tsunoda e Nyck de Vries também caiu no primeiro obstáculo em 17º e 19º respectivamente, imprensando o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, que será investigado após a sessão depois de parecer atrapalhar Ocon na alta velocidade Maggots Complexo de /Beckett.

Kevin Magnussen fechou a retaguarda na 20ª posição, o piloto da Haas perdeu potência e parou na saída de Stowe em um momento que trouxe bandeiras vermelhas e levou a uma série de melhorias quando a ação recomeçou.

COMO ACONTECEU

Q1 – Norris dança na chuva enquanto Perez volta a ter problemas

Depois de uma sessão de treinos final chuvosa, as condições adversas continuaram na preparação para a qualificação, com mais chuvas caindo e produzindo uma corrida de F2 molhada, mas outra quebra no tempo significou que a pista estava úmida apenas no início do Q1.

Com mais chuva no ar, os pilotos foram rápidos em sair e dar algumas voltas quando a primeira fase começou, trazendo uma mistura intrigante de escolhas de pneus, já que os pilotos da Ferrari, os carros da Haas e o novato da Williams, Sargeant, optaram pelos intermediários, enquanto o resto da o campo foi para slicks macios.

Leclerc imediatamente pediu uma mudança para pneus secos e o quinteto voltou aos boxes para usar os macios, embora Hamilton tenha mostrado como as condições ainda eram precárias com uma derrapagem selvagem e girou no cascalho em Stowe – o sete vezes campeão mundial conseguindo recuperar e continuar.

Seguiu-se uma enxurrada de tempos de volta, com Alonso e Stroll formando brevemente uma dobradinha do Aston Martin depois que o primeiro esforço de Verstappen foi excluído nos limites da pista, apenas para o holandês bombear em outro e dividir as máquinas verdes, assim como relatos de mais chuva veio em.

Alonso e Verstappen continuaram a negociar os tempos mais rápidos nos minutos seguintes, com o homem da Red Bull marcando 1m30s719s para ficar 0s011s à frente, com Leclerc em terceiro na frente de Russell e Ocon. Na outra ponta da ordem, Magnussen, Zhou, Sargeant, Bottas e Albon (perdendo um tempo nos limites da pista) estavam na zona de queda.

“Está chovendo em todos os lugares no momento”, veio a próxima atualização do clima de Russell, enquanto os replays mostravam Sargeant fazendo uma viagem pelo cascalho, Ocon quase colidindo com um Zhou lento em Maggots e De Vries sendo lançado no caminho de Piastri em o pit lane – os dois últimos incidentes a serem analisados ​​após a sessão.

Momentos depois, as bandeiras vermelhas foram lançadas quando Magnussen parou na saída de Stowe. Isso significou uma troca de tiros de três minutos quando a sessão recomeçou em meio a novas gotas de chuva, com Verstappen precisando de uma nova asa dianteira para sua corrida final depois de cortar a parede do box.

No final de mais um período frenético, com melhorias vindo à esquerda, direita e centro, foi um inspirado Norris quem liderou em 1m 28.917s, à frente de Leclerc, Russell, Hamilton e Verstappen, com Stroll, Albon, Gasly, Hulkenberg e Ocon também entrando no top 10.

Bottas trouxe as bandeiras amarelas após a bandeira quadriculada ao parar no setor intermediário com “sem força”, o que significa que ele não poderia participar do Q2 apesar de ter passado em 11º, seguido por Sainz, Sargeant, Piastri e Alonso, que se espremeu por apenas alguns centésimos.

A progressão de Alonso veio às custas de Perez, que sofreu mais um banho de qualificação inicial, tendo agora falhado em chegar ao Q3 por cinco corridas consecutivas, com Tsunoda, Zhou, De Vries e Magnussen se juntando a ele nas laterais.

Nocauteado: Perez, Tsunoda, Zhou, De Vries, Magnussen

Q2 – Verstappen mais rápido da McLarens e Albon

Quando o Q2 começou, com o sol rompendo as nuvens, os pilotos foram informados de que não haveria mais chuva a caminho – todos os 14 (menos Bottas) apostando em pneus mais macios enquanto procuravam uma vaga na pole position tiroteio.

Norris continuou de onde parou no Q1 com um benchmark no início do Q2 de 1m 29.427s, liderando Gasly por pouco menos de meio décimo, com Verstappen, Piastri, Sainz e Ocon também na mistura enquanto o sol iluminava a pista e um claro seco linha surgiu.

Uma série de pilotos passou fases no P1 nos minutos que se seguiram, com Norris baixando a meta novamente para 1m 28.042s, liderando Hamilton, companheiro de equipe Piastri e Verstappen por meio segundo. Enquanto isso, Sargeant perdeu duas voltas nos limites da pista e Stroll perdeu uma, deixando-os na zona de rebaixamento ao lado de Ocon, Hulkenberg e o afastado Bottas.

Quando o relógio parou, foi Verstappen quem manteve o tempo mais rápido em 1m 27.702s, quando ele e a Red Bull começaram a mostrar suas mãos, seguidos pelas máquinas McLarens e Williams de Norris (que teve um tempo de volta deletado) , Piastri e Albon respectivamente, com os pilotos da Ferrari, pilotos da Mercedes, Aston Martin de Alonso e Alpine de Gasly os outros para chegar ao Q3.

A sessão de qualificação de Hulkenberg terminou em 11º, com Stroll e Ocon terminando em 12º e 13º, depois que os replays os mostraram brigando pela posição na pista. Sargeant não conseguiu replicar o ritmo do companheiro de equipe Albon ao terminar em 14º, tendo perdido as voltas anteriores nos limites da pista, com Bottas fechando a ordem do Q2.

Nocauteado: Hulkenberg, Stroll, Ocon, Sargento, Bottas

Q3 – Norris chega perto, mas a pole vai para Verstappen

Com dois novos conjuntos de macios à sua disposição, Verstappen estabeleceu o marcador no início do Q3 em 1m 27.084s, seis décimos à frente do rival mais próximo, Hamilton, seguido por Piastri, as Ferraris de Leclerc e Sainz, Alonso, Albon e Gasly , com Russell e Norris em nono e 10º.

Depois de um breve período nos boxes, todo o pelotão emergiu com borracha nova e proporcionou mais um período emocionante de melhorias no tempo da volta – a pista tão seca quanto antes e as temperaturas tão altas quanto antes, desde o início do qualificação uma hora antes.

Norris provocou rugidos nas arquibancadas e nas margens da grama que ladeavam o circuito ao marcar 1m 26,961s para conquistar a pole provisória e ameaçar a primeira largada em P1 desde a Rússia em 2021, mas Verstappen também estava melhorando e recuperou com seu 1m 26,720 s.

O P2, no entanto, marcou um excelente retorno para a McLaren e seus MCL60s atualizados, com Piastri se juntando à festa para terminar em terceiro, à frente das Ferraris de Leclerc e Sainz, e dos carros Mercedes de Russell e Hamilton.

Embora não tenha sido outro dos três primeiros, tendo estado dentro dessa chave no FP1, FP2 e FP2, Albon e Williams garantiram um bom oitavo lugar para a corrida de domingo, com Alonso e Gasly completando as 10 primeiras posições no grid.

Citação chave

“Tem sido uma classificação bastante louca, bastante agitada, também bastante escorregadia em alguns lugares”, disse o pole position Verstappen depois de pular do carro. “Fizemos nossas voltas e então, no Q3, fiquei bastante surpreso ao ver [Norris e Piastri] lá, mas é ótimo para a McLaren também estar aqui. Da nossa parte, muito feliz, claro, por estar na pole!

“Especialmente no Q1 e no Q2, ainda havia alguns pontos úmidos, então você tinha que ter um pouco de cuidado. Claro que você chega perto do limite, mas sabendo que temos um carro rápido, você não precisa ir até o limite de 100%. Acho que é por isso que no Q3, quando você realmente tenta, é aí que diminuímos um pouco a diferença, mas ainda assim, não foi uma diferença muito grande para eles. Para nós, é um grande dia e já estou ansioso por amanhã.”

Fonte: F1.com


Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.