Data da Corrida | 24 de Abril |
Nome do Circuito | Albert Park Circuit |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1996 |
Quantidade de voltas | 58 |
Extensão do circuito | 5,303 km |
Extensão da Corrida | 307,574 km |
Recorde da pista | 1:20.235 Sergio Perez(2023) |
Recorde de pole positions | Lewis Hamilton 8 |
Recorde de Pódios | Lewis Hamilton 10 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher 4 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 194 |
Recorde de voltas rápidas | Kimi Raikkonen 6 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 9 |
Site Oficial: www.grandprix.com.au |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
2 | Charles Leclerc | Ferrari |
3 | Lando Norris | McLaren |
4 | Oscar Piastri | McLaren |
5 | Sérgio Perez | Red Bull |
6 | Lance Stroll | Aston Matin |
7 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
8 | Fernando Alonso | Aston Martin |
9 | Nico Hulkenberg | Haas |
10 | Kevin Magnussen | Haas |
11 | Alexander Albon | Williams |
12 | Pierre Gasly | Alpine |
13 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
14 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
15 | Esteban Ocon | Alphine |
16 | George Russell | Mercedes |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1996 | Damon Hill | Williams FW18 | 58 |
1997 | David Coulthard | McLaren MP4-12 | 58 |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-13 | 58 |
1999 | Eddie Irvine | Ferrari F399 | 57 |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari F1-2000 | 58 |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari F2001 | 58 |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari F2002 | 58 |
2003 | David Coulthard | McLaren Mercedes | 58 |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari | 58 |
2005 | Gian Carlo Fisichella | Renault | 57 |
2006 | Fernando Alonso | Renault | 57 |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 58 |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren Mercedes | 58 |
2009 | Jenson Button | Brawn GP Mercedes | 58 |
2010 | Jenson Button | McLaren Mercedes | 58 |
2011 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing Renault | 58 |
2012 | Jenson Button | McLaren Mercedes | 58 |
2013 | Kimi Raikkonen | Lotus E21 | 58 |
2014 | Nico Rosberg | Mercedes | 57 |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | 56 |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | 56 |
2017 | Sebastian Vettel | Ferrari | 57 |
2018 | Sebastian Vettel | Ferrari | 58 |
2018 | Sebastian Vettel | Ferrari | 57 |
2019 | Valtteri Bottas | Mercedes | 58 |
2022 | Charles Leclerc | Ferrari | 58 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 58 |
2024 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | 50 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
O circuito do GP Austrália de F1, fica dentro de um belo parque conhecido como Albert Park, na cidade de Melbourne .
O circuito de de 5,303 km de extensão possui caracteristicas de pista fixa e pista de rua que sempre reserva fortes emoções a cada ano.
Além do mais, um vídeo fala mais do que mil palavras. Veja abaixo a veloz volta virtual que preparamos exclusivamente para você, no ponto de vista do piloto. Veja o quão desafiador é Albert Park, agora:
Até 1995 o GP Austrália de F1 era realizado no circuito de rua em Adelaide. Esse GP é um dos mais importantes da temporada. Melbourne sempre reserva grandes emoções e surpresas. Emoções por ser um circuito muito rápido e ao mesmo tempo com curvas difíceis e fechadas.
Normalmente, quando chegamos à Austrália, a verdade aparece e muitas promessas passam a ser desculpas.
O GP da Austrália nos trás boas a más recordações. Entre as boas, a última vitória de Senna, em 93, ainda quando fechava a temporada.
Em 1997, a McLaren iniciava sua "nova geração". A antiga patrocinadora havia deixado a equipe. Por isso, a pintura que predominara a escuderia por décadas, foi alterada e desde então ela ficou conhecida como "flechas de prata".
Em 1998, David Coulthard venceria pela segunda vez consecutiva, em Albert Park, no GP da Austrália de F1, porém, uma ordem da equipe pelo rádio, forçou o piloto a entregar sua vitória para seu colega Mika Hakkinen. Mais tarde, ele revelou que aceitou esta ordem, porque houve uma falha na comunicação que prejudicou Hakkinen.
Outra boa lembrança do GP da Austrália, foi quando Rubens Barrichello estreou na Ferrari em 2000. Corrida na qual, diga-se de passagem, fez a melhor volta da prova.
Sem dúvida, foi de muita emoção para os torcedores do Brasil e de Senna, quando Rubens liderou algumas voltas, após Schumacher entrar nos boxes para o reabastecimento e troca de pneus.
Entre as más lembranças do GP da Austrália de F1, foi o impressionante acidente com Mark Brundell com sua Jordan em 1996. Com o impacto, o carro ficou todo retorcido. O piloto sobreviveu.
Outra lembrança infeliz do GP da Austrália, foi a edição de 2001, quando Villeneuve bateu forte em Ralf Schumacher. Os destroços de um dos carros atingiu em cheio um dos comissários de pista, causando sua morte.
Em 2002, outro acidente impressionante marcou a largada do GP da Austrália. Mesmo assim, Schumacher venceu a corrida.
Uma lembrança interessante, foi a de 2004, quando a Williams BMW surpreendeu a todos, com um desenho inovador de seu carro. Desenho que não deu muito certo.
Em 2005, estreava a equipe Red Bull. Mesmo sendo na época uma equipe "média", Coulthard fez um excelente trabalho, terminando a corrida em 4º.
Em 2006, pela primeira vez, desde sua estreia em 1996, Albert Park não foi o palco de abertura do campeonato de Fórmula 1. Barrichello ainda estreava na recém-formada equipe Honda, antiga BAR. Felipe Massa, tentara sua estréia na Ferrari, visto que não terminou a corrida anterior, após rodopiar e bater sozinho.
Em 2007, o GP da Austrália, voltou a ser o primeiro GP do calendário da F1. Massa tinha muitas chances de conquistar sua primeira vitória na temporada da Fórmula 1, porém, um problema no câmbio o tirou da Sessão de Classificação, terminado a corrida num expressivo 6º lugar. Isso com certeza, facilitou a vida de seu colega Kimi Raikkonen que venceu facilmente a corrida, com a "nova geração" da Ferrari.
Em 2008, Massa sofreu diversos problemas novamente durante o GP da Austrália. Entre eles aconteceu logo na primeira curva. Seu carro foi tocado e ele abandonou a corrida. Raikkonen também não conseguiu um bom desempenho, terminando em 8º. Estas combinações de problemas resultaram na primeira vitória do ano de Lewis Hamilton.
O ano de 2009, muitas coisas mudaram na Fórmula 1 e todas elas foram apresentadas oficialmente no GP da Austrália. Quem mais se benefíciou com isso foi a novata equipe Brawn GP.
Jenson Button vencia pela 2ª vez na carreira. Barrichello contou com a infelicidade de outros participantes, junto a um desempenho equilibrado. O resultado foi um excelente 2º lugar. Estas combinações tornou possível a primeira dobradinha da equipe.
Em 2010, o GP da Austrália novamente não foi o de abertura, sendo este GP o segundo do calendário da F1. Uma chuva inesperada, momentos antes da largada, causou muita bagunça e muita emoção na corrida.
Jenson Button soube aproveitar muito bem a situação e assim foi o vencedor do GP da Austrália, tendo sua segunda vitória consecutiva em Melbourne. Felipe Massa, pela primeira vez em sua carreira, subiu ao pódio neste GP, terminando em 3º. Este resultado fez com que assumisse a liderança do campeonato da F1, por algum tempo.
Em 2013 a vitória precisa de Kimi Raikkonen, impressionou a todos. Já a corrida do GP da Austrália de 2014 foi marcada pela estréia de um pacote de mudanças sem precendente na Fórmula 1 e a vitória de Rosberg da Mercedes.
Em 2016 embora a vitória tenha ficado novamente com Nico Rosberg (assim como em anos anteriores), o destaque ficou para o impressionante acidente envolvendo Gutierrez (Hass) e Fernando Alonso (McLaren). O acidente foi tão impressionante que, Alonso disse em entrevista, posteriormente, que sair ileso daquele acidente é como que tivesse nascido de novo.
Em 2017, a abertura foi muita aguardada devido aos novos regulamentos que estreiou naquele ano. A corrida mostrou que os pilotos não teriam mais a moleza que tinham no passado, visto que os carros seriam mais velozes e agressivos. Também, a vitória de Vettel mostrou que nesta temporada a equipe Mercedes não teria a mesma "vida fácil".
Em 2018, a FIA decidiu incluir um 3º ponto de DRS, visando o aumento de ultrapassagens e assim deixar a corrida mais interessante. Além do mais, com este novo ponto de DRS a pista certamente ficará ainda mais veloz!
Já em 2020 a 2021 por conta da pandemia mundial da Covid-19, o GP da Austrália foi cancelado. Por outro lado em 2021 os organizadores até tentou manter o evento por tentar trocar as datas, mas realmente não funcionou.
Contudo, em 2022 o GP da Austrália foi confirmado com diversas novidades!
Para 2022 algumas mudanças foram realizadas no circuito Albert Park, com o objetivo de deixar a pista mais rápida e aumentar as disputas, o novo layout deve reduzir o tempo de volta em aproximadamente 5s!
Basicamente, foram removidas as curvas 9 e 10 e naquele trecho foi incluído mais uma zona de DRS até a chincane seguida. Após a chincane, a reta foi aumentada em alguns metros (junto com a zona de DRS) e a curva seguinte o seu ângulo foi diminuida.
Informações sobre ingressos, programação do evento e informações históricas sobre a cidade, consulte o site oficial da Fórmula 1, sobre o GP da Austrália. Você poderá obter também informações sobre compra de ingressos no site oficial do GP da Austrália. Estatísticas completas sobre o GP da Austrália, você poderá acompanhar no site Stats F1.