Foto do Circuito de Formula 1 da Áustria, Spielberg - foto By Facebook, Red Bull Ring

País sede da Fórmula 1

Grande Prêmio da Austria de Formula 1

FORMULA 1 QATAR AIRWAYS GROSSER PREIS VON ÖSTERREICH 2024

Mapa do circuito de Formula 1 do Áustria, Spielberg
Data da Corrida 30 de Junho
Nome do Circuito Red Bull Ring
Ano que entrou no calendário da F1 1970
Quantidade de voltas 71
Extensão do circuito 4,326 km
Extensão da Corrida 307,02 km
Recorde da pista 1:05.619 Carlos Sainz (2020)
Recorde de pole positions Max Verstappen 4
Recorde de Pódios Bottas e Verstappen
Recorde de vitórias Max Verstappen 4
Recorde de pontos Lewis Hamilton 179
Recorde de voltas rápidas Coulthard, Hamilton e Verstappen 3
Equipe que mais venceu McLaren e Mercedes 6
Site Oficial: www.projekt-spielberg.com
Pos. Piloto Equipe
1 País Representante na Fórmula 1 George Russell Mercedes
2 País Representante na Fórmula 1 Oscar Piastri McLaren
3 País Representante na Fórmula 1 Carlos Sainz Jr. Ferrari
4 País Representante na Fórmula 1 Lewis Hamilton Mercedes
5 País Representante na Fórmula 1 Max Verstappen Red Bull Racing
6 País Representante na Fórmula 1 Nico Hulkenberg Haas
7 País Representante na Fórmula 1 Sérgio Perez Red Bull
8 País Representante na Fórmula 1 Kevin Magnussen Haas
9 País Representante na Fórmula 1 Pierre Gasly Alpine
10 País Representante na Fórmula 1 Charles Leclerc Ferrari
11 País Representante na Fórmula 1 Esteban Ocon Alphine
12 País Representante na Fórmula 1 Lance Stroll Aston Matin
13 País Representante na Fórmula 1 Yuki Tsunoda Alpha Tauri
14 País Representante na Fórmula 1 Alexander Albon Williams
15 País Representante na Fórmula 1 Valtteri Bottas Alfa Romeo
16 País Representante na Fórmula 1 Zhou Guanyu Alfa Romeo
17 País Representante na Fórmula 1 Fernando Alonso Aston Martin
18 País Representante na Fórmula 1 Lando Norris McLaren
.

Ano Piloto Equipe Volta
2005 País que representa o piloto Fernando Alonso Renault 63

Próxima Corrida

GP de Las Vegas, 1 de Novembro de 2024

Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h Band Esportes - Emissora que irá apresentar o GP de Las Vegas de F1
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h Band Esportes - Emissora que irá apresentar o GP de Las Vegas de F1
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h Band Esportes - Emissora que irá apresentar o GP de Las Vegas de F1
Classificação - Sábado - 3:00 h Band - Emissora que irá apresentar o GP de Las Vegas
Corrida - Domingo - 3:00 h Band - Emissora que irá apresentar o GP de Las Vegas
Clique e veja onde você pode assistir a F1 pela Internet

Resultado da Última Corrida
GP do Brasil

3 de novembro de 2024

Pos. Piloto Equipe
1 País Representante na Fórmula 1 Max Verstappen Red Bull Racing
2 País Representante na Fórmula 1 Esteban Ocon Alphine
3 País Representante na Fórmula 1 Pierre Gasly Alpine
4 País Representante na Fórmula 1 George Russell Mercedes
5 País Representante na Fórmula 1 Charles Leclerc Ferrari

Ver Resultado Completo

Histórico do GP da Áustria, Spielberg

Fundado sob o nome de Osterreichring e rebatizado posteriormente como A1 Ring e por último como Red Bull Ring, a Áustria voltou a ser incluído no calendário da Fórmula 1.

Aliás a última vitória no circuito, como A1-Ring, foi de Michael Schumacher, pilotando a Ferrari.

De acordo com a história, o primeiro Grande Prêmio sediado na Áustria foi em 1964 num antigo circuito misto o qual utilizava-se a pista de um aeroporto em Zeltweg.

Pois bem, o traçado original de 5,911 km, possuía grandes reta e curvas de alta velocidade com poucas áreas de escape, fazendo deste, um circuito muito perigoso. Foi nesse ínterim que em 1975, o piloto dos Estados Unidos, Mark Donohue morreu após bater na curva Vöest-Hügel.

Todavia, para conter um pouco a velocidade foi a partir de 1977 que foi feita uma chincane no local e esta curva passou a ser conhecida como Hella-Licht.

Mesmo com esta medida, os organizadores ainda estava muito preocupado com a segurança e assim, o circuito deixou o calendário da Fórmula 1 em 1987, sendo Nelson Piquet o pole-position e Nigel Mansell o último vitorioso.

Por outro lado, foi apenas em 1970 que as corridas passaram a ser em Osterreichring, Spielberg.

O Retorno do GP da Áustria – A1 Ring

Como resultado, em meados da década de 90, o circuito sofreu uma drástica reforma. As mãos do projetista Hermann Tilllke, o circuito foi reduzido para 4,323 km. Dessa forma, as curvas passaram a serem mais travadas e toda a estrutura do autódromo foi modernizada.

Assim, foi em 1997 que a Fórmula 1 voltou para Spielberg e desde então o circuito passou a ser chamado de A1-Ring (A1 é o nome de um patrocinador de telefonia).

De acordo com os especialistas, naquela época, o circuito de A1-Ring foi considerado um dos circuitos mais modernos do calendário da Fórmula 1. Então, em sua reestreia no calendário, Jaques Villeneuve, da Williams, venceu a corrida de ponta a ponta, tendo também a melhor volta da corrida.

Posteriormente, em 1998, a corrida do GP da Áustria foi marcada pelo incrível duelo entre Mika Hakkinen, McLaren contra Michael Schumacher, Ferrari. Hakkinen, no entanto, foi o vencedor do GP.

Apesar de certificarem que todas as medidas de segurança na época fossem aplicadas, o circuito foi palco de um dos acidentes mais espetaculares dos anos 2000!

Em 2002, a saber, o piloto Nick Heidfeld, Sauber inesperadamente perdeu o controle de seu carro, ao fim da reta que antecede a curva Remus, atingindo em cheio o piloto Takuma Sato, Jordan, que contornava a curva. Para os dois, felizmente, o carro de ambos absorveu bem o impacto e nada mais grave aconteceu com ambos os pilotos!

“Hoje não, Hoje não, Hoje sim, Hoje sim...”

GP da Austria de 2002 - foto by wikipaedia

Também no GP da Áustria em 2002, a Fórmula 1 presenciou um dos jogos de equipe mais famosos de sua história.

Simultaneamente, foi também no GP da Áustria em 2002 que a Fórmula 1 presenciou um dos jogos de equipe mais famosos de sua história.

Primeiramente, foi Rubens Barrichello, Ferrari, havia feito a pole-position e foi ele que dominava a corrida. Michael Schumacher, por outro lado, não conseguia um ritmo de corrida tão bom quanto o de Barrichello.

Visto que Schumacher estava disputando o título de campeão daquele ano, a Ferrari dava prioridade absoluta para o alemão. Assim, quando finalmente Schumacher conseguiu se firmar em segundo, a equipe ordenou a troca de posições entre os pilotos.

Contudo, Barrichello se sentiu injustiçado e de início, relutou e desobedeceu a ordem. Segundo ele próprio contou mais tarde, a equipe o pressionou durante boa parte da corrida. Mesmo assim, incrivelmente ele não se desconcentrou e conseguiu se manter na liderança com uma boa vantagem sobre Schumacher.

Contudo, ao final da corrida ele cedeu a pressão e fez com que todo mundo ficasse sabendo da trama, quando “tirou o pé” nos metros finais antes da bandeirada, permitindo, portanto, que Schumacher o ultrapasse e vencesse.

Como resultado desse jogo de equipe, este momento ficou bem conhecido com a narração de Cléber Machado quando disse: “Hoje não, Hoje não, Hoje sim, Hoje sim…”.

Mesmo com tudo isso, Schumacher comemorou a vitória como nada tivesse acontecido, mas foi totalmente vaiado pelos torcedores no autódromo.

Todavia, percebendo o mal-estar que ele e a Ferrari causaram, durante a festa do pódio Schumacher trocou sua posição com o Barrichello e ainda lhe entregou seu troféu de vencedor. Contudo, isso lhe rendeu uma multa por quebra de protocolo.

Sendo assim, a atitude da Ferrari fez a FIA implementar um regulamento que bania o jogo de equipe e obrigou que todas as equipes manter o rádio aberto. Desde então, podemos acompanhar algumas das falas entre equipes e pilotos pela TV até hoje!

O GP da Áustria de F1 - Red Bull Ring

Contudo, foi em 2003 que o circuito sediou a última corrida da F1 e como resultado, ele deixou novamente deixou de fazer parte do calendário da Fórmula 1 nos anos posteriores e por causa disso, o circuito ficou em estado de abandono.

Porém, a Red Bull viu no circuito um bom negócio e nos anos seguintes a empresa comprou as instalações do circuito e no início dos anos 2010 o autódromo foi todo reformado e este reestreou na Fórmula 1 em 2014.

Apesar das reformas nas instalações e modernizações, o traçado continuou o mesmo. Portanto, assista abaixo a volta virtual do ponto de vista do piloto e veja o tremendo desafio que é pilotar nesse magnifico circuito:

A edição de 2014 foi marcada pela supreendente pole de Felipe Massa nos instantes finais do Q3.

No entanto o brasileiro amargou o 4º lugar na corrida, atrás de seu colega, na época na Williams, Valtteri Bottas, que terminou em 3º, completando o pódio e a dobradinha da Mercedes.

Nos anos seguintes, as corridas ficaram marcadas pelos duelos e brigas entre Hamilton e Rosberg, pilotos da mesma equipe e pelas belas vitórias de Max Verstappen da equipe Red Bull e a toda sua torcida laranja.

Já em 2020, por causa da pandemia mundial do Novo Corona Vírus, a Fórmula 1 se viu obrigada a cancelar ou adiar todas as corridas iniciais da temporada, fazendo com que o GP da Áustria fosse o GP de abertura da temporada. Além do mais, o GP da Áustria terá duas etapas, algo inédito na Fórmula 1!

Mais Informações sobre o GP da Áustria

No site oficial da F1, você poderá encontrar mais informações sobre turismo, história, programação e compras de ingressos para o GP de 2020.

No site oficial do autodromo da Red Bull Ring, você poderá também encontrar informações sobre ingressos, hoteis entre outros produtos e serviços.

Veja também as estatísticas completas sobre o GP da Áustria no site no site Stats F1.