Data da Corrida | 30 de Junho |
Nome do Circuito | Red Bull Ring |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1970 |
Quantidade de voltas | 71 |
Extensão do circuito | 4,326 km |
Extensão da Corrida | 307,02 km |
Recorde da pista | 1:05.619 Carlos Sainz (2020) |
Recorde de pole positions | Max Verstappen 4 |
Recorde de Pódios | Bottas e Verstappen |
Recorde de vitórias | Max Verstappen 4 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 179 |
Recorde de voltas rápidas | Coulthard, Hamilton e Verstappen 3 |
Equipe que mais venceu | McLaren e Mercedes 6 |
Site Oficial: www.projekt-spielberg.com |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | George Russell | Mercedes |
2 | Oscar Piastri | McLaren |
3 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes |
5 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
6 | Nico Hulkenberg | Haas |
7 | Sérgio Perez | Red Bull |
8 | Kevin Magnussen | Haas |
9 | Pierre Gasly | Alpine |
10 | Charles Leclerc | Ferrari |
11 | Esteban Ocon | Alphine |
12 | Lance Stroll | Aston Matin |
13 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
14 | Alexander Albon | Williams |
15 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
16 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
17 | Fernando Alonso | Aston Martin |
18 | Lando Norris | McLaren |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
2005 | Fernando Alonso | Renault | 63 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
Fundado sob o nome de Osterreichring e rebatizado posteriormente como A1 Ring e por último como Red Bull Ring, a Áustria voltou a ser incluído no calendário da Fórmula 1.
Aliás a última vitória no circuito, como A1-Ring, foi de Michael Schumacher, pilotando a Ferrari.
De acordo com a história, o primeiro Grande Prêmio sediado na Áustria foi em 1964 num antigo circuito misto o qual utilizava-se a pista de um aeroporto em Zeltweg.
Pois bem, o traçado original de 5,911 km, possuía grandes reta e curvas de alta velocidade com poucas áreas de escape, fazendo deste, um circuito muito perigoso. Foi nesse ínterim que em 1975, o piloto dos Estados Unidos, Mark Donohue morreu após bater na curva Vöest-Hügel.
Todavia, para conter um pouco a velocidade foi a partir de 1977 que foi feita uma chincane no local e esta curva passou a ser conhecida como Hella-Licht.
Mesmo com esta medida, os organizadores ainda estava muito preocupado com a segurança e assim, o circuito deixou o calendário da Fórmula 1 em 1987, sendo Nelson Piquet o pole-position e Nigel Mansell o último vitorioso.
Por outro lado, foi apenas em 1970 que as corridas passaram a ser em Osterreichring, Spielberg.
Como resultado, em meados da década de 90, o circuito sofreu uma drástica reforma. As mãos do projetista Hermann Tilllke, o circuito foi reduzido para 4,323 km. Dessa forma, as curvas passaram a serem mais travadas e toda a estrutura do autódromo foi modernizada.
Assim, foi em 1997 que a Fórmula 1 voltou para Spielberg e desde então o circuito passou a ser chamado de A1-Ring (A1 é o nome de um patrocinador de telefonia).
De acordo com os especialistas, naquela época, o circuito de A1-Ring foi considerado um dos circuitos mais modernos do calendário da Fórmula 1. Então, em sua reestreia no calendário, Jaques Villeneuve, da Williams, venceu a corrida de ponta a ponta, tendo também a melhor volta da corrida.
Posteriormente, em 1998, a corrida do GP da Áustria foi marcada pelo incrível duelo entre Mika Hakkinen, McLaren contra Michael Schumacher, Ferrari. Hakkinen, no entanto, foi o vencedor do GP.
Apesar de certificarem que todas as medidas de segurança na época fossem aplicadas, o circuito foi palco de um dos acidentes mais espetaculares dos anos 2000!
Em 2002, a saber, o piloto Nick Heidfeld, Sauber inesperadamente perdeu o controle de seu carro, ao fim da reta que antecede a curva Remus, atingindo em cheio o piloto Takuma Sato, Jordan, que contornava a curva. Para os dois, felizmente, o carro de ambos absorveu bem o impacto e nada mais grave aconteceu com ambos os pilotos!
Também no GP da Áustria em 2002, a Fórmula 1 presenciou um dos jogos de equipe mais famosos de sua história.
Simultaneamente, foi também no GP da Áustria em 2002 que a Fórmula 1 presenciou um dos jogos de equipe mais famosos de sua história.
Primeiramente, foi Rubens Barrichello, Ferrari, havia feito a pole-position e foi ele que dominava a corrida. Michael Schumacher, por outro lado, não conseguia um ritmo de corrida tão bom quanto o de Barrichello.
Visto que Schumacher estava disputando o título de campeão daquele ano, a Ferrari dava prioridade absoluta para o alemão. Assim, quando finalmente Schumacher conseguiu se firmar em segundo, a equipe ordenou a troca de posições entre os pilotos.
Contudo, Barrichello se sentiu injustiçado e de início, relutou e desobedeceu a ordem. Segundo ele próprio contou mais tarde, a equipe o pressionou durante boa parte da corrida. Mesmo assim, incrivelmente ele não se desconcentrou e conseguiu se manter na liderança com uma boa vantagem sobre Schumacher.
Contudo, ao final da corrida ele cedeu a pressão e fez com que todo mundo ficasse sabendo da trama, quando “tirou o pé” nos metros finais antes da bandeirada, permitindo, portanto, que Schumacher o ultrapasse e vencesse.
Como resultado desse jogo de equipe, este momento ficou bem conhecido com a narração de Cléber Machado quando disse: “Hoje não, Hoje não, Hoje sim, Hoje sim…”.
Mesmo com tudo isso, Schumacher comemorou a vitória como nada tivesse acontecido, mas foi totalmente vaiado pelos torcedores no autódromo.
Todavia, percebendo o mal-estar que ele e a Ferrari causaram, durante a festa do pódio Schumacher trocou sua posição com o Barrichello e ainda lhe entregou seu troféu de vencedor. Contudo, isso lhe rendeu uma multa por quebra de protocolo.
Sendo assim, a atitude da Ferrari fez a FIA implementar um regulamento que bania o jogo de equipe e obrigou que todas as equipes manter o rádio aberto. Desde então, podemos acompanhar algumas das falas entre equipes e pilotos pela TV até hoje!
Contudo, foi em 2003 que o circuito sediou a última corrida da F1 e como resultado, ele deixou novamente deixou de fazer parte do calendário da Fórmula 1 nos anos posteriores e por causa disso, o circuito ficou em estado de abandono.
Porém, a Red Bull viu no circuito um bom negócio e nos anos seguintes a empresa comprou as instalações do circuito e no início dos anos 2010 o autódromo foi todo reformado e este reestreou na Fórmula 1 em 2014.
Apesar das reformas nas instalações e modernizações, o traçado continuou o mesmo. Portanto, assista abaixo a volta virtual do ponto de vista do piloto e veja o tremendo desafio que é pilotar nesse magnifico circuito:
A edição de 2014 foi marcada pela supreendente pole de Felipe Massa nos instantes finais do Q3.
No entanto o brasileiro amargou o 4º lugar na corrida, atrás de seu colega, na época na Williams, Valtteri Bottas, que terminou em 3º, completando o pódio e a dobradinha da Mercedes.
Nos anos seguintes, as corridas ficaram marcadas pelos duelos e brigas entre Hamilton e Rosberg, pilotos da mesma equipe e pelas belas vitórias de Max Verstappen da equipe Red Bull e a toda sua torcida laranja.
Já em 2020, por causa da pandemia mundial do Novo Corona Vírus, a Fórmula 1 se viu obrigada a cancelar ou adiar todas as corridas iniciais da temporada, fazendo com que o GP da Áustria fosse o GP de abertura da temporada. Além do mais, o GP da Áustria terá duas etapas, algo inédito na Fórmula 1!
No site oficial da F1, você poderá encontrar mais informações sobre turismo, história, programação e compras de ingressos para o GP de 2020.
No site oficial do autodromo da Red Bull Ring, você poderá também encontrar informações sobre ingressos, hoteis entre outros produtos e serviços.
Veja também as estatísticas completas sobre o GP da Áustria no site no site Stats F1.