Data da Corrida | 28 de julho |
Nome do Circuito | Circuit de Spa-Francorchamps |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1950 |
Quantidade de voltas | 44 |
Extensão do circuito | 7,004 km |
Extensão da Corrida | 308,052 km |
Recorde da pista | 1:46.286 Valtteri Bottas (2018) |
Recorde de pole positions | Lewis Hamilton 6 |
Recorde de Pódios | Lewis Hamilton 12 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher 6 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 202 |
Recorde de voltas rápidas | Alain Prost 6 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 17 |
Site Oficial: www.spa-francorchamps.be |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2 | Oscar Piastri | McLaren |
3 | Charles Leclerc | Ferrari |
4 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
5 | Lando Norris | McLaren |
6 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
7 | Sérgio Perez | Red Bull |
8 | Fernando Alonso | Aston Martin |
9 | Esteban Ocon | Alphine |
10 | Lance Stroll | Aston Matin |
11 | Alexander Albon | Williams |
12 | Pierre Gasly | Alpine |
13 | Kevin Magnussen | Haas |
14 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
15 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
16 | Nico Hulkenberg | Haas |
17 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1950 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo 158 | 35 |
1951 | Nino Farina | Alfa Romeo 159 | 36 |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari | 36 |
1953 | Alberto Ascari | Ferrari | 36 |
1954 | Juan Manuel Fangio | Maserati 250F | 36 |
1955 | Juan Manuel Fangio | Mercedes W196 | 36 |
1956 | Peter Collins | Ferrari D50 | 36 |
1958 | Tony Brooks | Vanwall | 24 |
1960 | Jack Brabham | Cooper T53 | 36 |
1961 | Phil Hill | Ferrari 156 | 30 |
1962 | Jim Clark | Lotus 25 | 32 |
1963 | Jim Clark | Lotus 25 | 32 |
1964 | Jim Clark | Lotus 25 | 32 |
1965 | Jim Clark | Lotus 33 | 32 |
1966 | John Surtees | Ferrari 312 | 28 |
1967 | Dan Gurney | Eagle T1G | 28 |
1968 | Bruce McLaren | McLaren M7A | 28 |
1970 | Pedro Rodriguez | BRM P153 | 40 |
1983 | Alain Prost | Renault RE40 | 43 |
1985 | Ayrton Senna | Lotus 97T | 43 |
1986 | Nigel Mansell | Williams FW11 | 43 |
1987 | Alain Prost | McLaren MP4-3 | 43 |
1988 | Ayrton Senna | McLaren MP4-4 | 44 |
1989 | Ayrton Senna | McLaren MP4-5 | 44 |
1990 | Ayrton Senna | McLaren MP4-5B | 44 |
1991 | Ayrton Senna | McLaren MP4-6 | 44 |
1992 | Michael Schumacher | Benetton B192 | 44 |
1993 | Damon Hill | Williams FW15C | 44 |
1994 | Damon Hill | Williams FW16B | 44 |
1995 | Michael Schumacher | Benetton B195 | 44 |
1996 | Michael Schumacher | Ferrari F310 | 44 |
1997 | Michael Schumacher | Ferrari F310B | 44 |
1998 | Damon Hill | Jordan 198 | 44 |
1999 | David Coulthard | McLaren MP4-14 | 44 |
2000 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-15 | 44 |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari F2001 | 36 |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari F2002 | 44 |
2004 | Kimi Raikkonen | McLaren | 44 |
2005 | Kimi Raikkonen | McLaren | 44 |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 44 |
2008 | Felipe Massa | Ferrari | 44 |
2009 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 44 |
2010 | Lewis Hamilton | McLaren | 44 |
2011 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 44 |
2012 | Jenson Button | McLaren | 44 |
2013 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 44 |
2014 | Daniel Ricciardo | Red Bull Racing | 44 |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | 44 |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | 44 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes | 44 |
2018 | Sebastian Vettel | Ferrari | 44 |
2019 | Charles Lerclec | Ferrari | 44 |
2019 | Sebastian Vettel | Ferrari | 61 |
2021 | Max Verstappen | Red Bull | 3 |
2022 | Max Verstappen | Red Bull | 44 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 44 |
2024 | George Russell | Mercedes | 44 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
O GP da Bélgica de F1, Spa-Francorchamps: é um dos circuitos mais velozes e mais completo da Fórmula 1 moderna!
O circuito de Spa-Francorchamps, possui uma extensão de 7 km sendo este um dos mais longos da temporada. O circuito possui longas retas em decidas e subidas, curvas de alta e baixa velocidade. Entre elas, a famosa curva Eau Rouge, o qual o piloto a contorna a mais de 300 km/h! (Veja o vídeo)
Além do mais, o circuito de Spa-Francorchamps é um dos poucos do mundo que podemos dizer que é um circuito intermunicipal, visto que seu traçado passa por duas cidades belgas: Spa e Francorchamps.
Assim, por suas curiosidades e por seus desafios, o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps é um dos eventos mais aguardandos de toda a temporada de da Fórmula 1, tanto pelos pilotos como para os torcedores apaixonados pela categoria!
Uma imagem valem mais do que mil palavras! Por isso, a melhor forma de você conhecer o traçado do circuito de Spa-Francorchamps é por meio de um vídeo. Veja abaixo um vídeo especial, do ponto de vista do piloto, como é o circuito do GP da Bélgica:
Entre 1985 a 2003, O GP da Bélgica fez parte do calendário da F1 sem interrupções. Mas nos anos 2000, o circuito de Spa-Francorchamps, por várias vezes foi ameaçado à extinção da Fórmula 1 por motivos políticos e sociais. Em 2003, por exemplo, o GP da Bélgica, não fez parte do calendário da temporada, visto que a União Europeia criou sansões as quais proíbam os esportes divulgarem marcas de tabaco.
Em 2006 ele novamente não entrou no calendário, visto que passava por reformas, para atender os novos padrões da Fórmula 1. "É muito decepcionante ver isso acontecer, mesmo que seja por apenas esta temporada. É uma pista única, rápida. Spa certamente está entre as três pistas favoritas de qualquer piloto", disse David Coulthard, em entrevista.
De 2007 para cá, o GP da Bélgica nunca mais ficou de fora do calendário da Fórmula 1.
O circuito de Spa-Francorchamps, GP da Bélgica, talvez seja o mais querido para Michael Schumacher. Ele é o recordista de poles, pontos e pódios. Foi também o circuito onde ele começou a correr pela Jordan. Mesmo sem nunca ter corrida na Fórmula 1, o jovem conseguiu conquistar terminar 6º lugar.
Em certa entrevista, Schumacher, disse: "...Disputei minha primeira corrida de Fórmula 1 aqui, 20 anos atrás... Muita coisa mudou neste período, mas uma não: o circuito continua sensacional. Adoro a natureza e a localização da pista, com as subidas e descidas...".
Além de sua estreia e seu primeiro ponto, Schumacher conquistou tambem sua 1ª na carreira, no circuito de Spa-Francorchamps.
Sebastian Vettel é outro piloto que admira este circuito. "O circuito de Spa-Francorchamps tem tudo que um piloto sonha: curvas inacreditavelmente rápidas, chicanes lentas e a prova pode ser cheia de surpresas devido ao tempo. Pode chover e um minuto depois o sol pode estar brilhando logo na próxima curva".
Depois de Michael Schumacher, pilotos tais como: Ayrton Senna, Jim Clark e Kimi Raikkonen, estão entre os pilotos que mais venceram no circuito de Spa-Francorchamps.
Em 1992, durante as sessões preliminares do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, Eric Comas, piloto francês bateu forte e, ao presenciar a cena, Ayrton Senna parou e saiu [do carro] desesperadamente para ajudá-lo. Eric Comas sobreviveu e agradece a Senna até hoje por isso!
Em 1993, Damon Hill, piloto da Williams, venceu sua primeira corrida na Fórmula 1.
Em 1994, Rubens Barrichello com sua limitada equipe Jordan, conseguiu uma espantosa pole position, sua primeira da carreira! Ele se aproveitou das condições adversas do Classificatório. Durante a corrida, porém, sua alegria durou pouco. Logo após a largada, Michael Schumacher o ultrapassou facilmente. Não muito tempo depois, ele abandonou a corrida por problemas mecânicos.
Em 1995, Schumacher e Hill travaram um de seus maiores duelos da Fórmula 1, que seguiu por várias voltas. Hill parecia que venceria, mas a chuva e o talento de Schumacher se sobressaíram e ele foi o vitorioso do GP da Bélgica.
Em 1998 quando na largada 20 carros bateram logo depois da primeira curva, sob uma forte chuva. Depois de tudo voltar a normalidade, David Coulthard bateu em Michael Schumacher, fazendo com que Hill reencontrasse com a vitória correndo na Jordan. Esta foi a última vitória de Hill.
Em 1999 nesse circuito foi "testado" a resistência e a segurança de um Fórmula 1, quando os dois carros da estreante British American Racing, a BAR, (Villeneuve/Zonta), na Sessão de Classificação, saíram da pista ao contornarem a curva mais rápida do circuito, Eou Rouge, batendo violentamente no muro. Dos carros, não sobraram nada, no entanto, Villeneuve, depois Zonta, saíram ilesos.
Em 2008, Felipe Massa foi considerado vencedor horas depois que o GP se encerrou. Lewis havia ganhado, mas a FIA considerou uma ultrapassagem proibida o qual deveria ter devolvido a posição que ele conquistou. Assim ele foi punido com 10 segundos de atraso. Com isso Felipe que havia ficado em 2º lugar na corrida, foi nomeado vitorioso, gerando muita polêmica.
Em 2009 o Kimi Raikkonen, venceu o GP da Bélgica de maneira incontestável e Fisichella fez história com sua Force India , por liderar uma boa parte da corrida e a terminando num brilhante 2º lugar!
Assim, esses são apenas algumas boas lembranças do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, que sem dúvida, é um dos melhores GP´s do automobilismo mundial, onde brilharam Ayrton Senna, Michael Schumacher entre outros. E você lembra de mais algum?
Além de alguns dos acidentes no circuito de Spa-Francorchamps, GP da Bélgica, que citamos acima, outros acidentes, nos anos recentes, tiveram maiores proporções, como por exemplo o de Jaques Villeneuve em 1997 e Luciano Burti em 2001.
Luciano, pilotando a antiga equipe Prost , tentava ultrapassar Eddie Irvine, pilotando a Jaguar. Ao forçar a ultrapassagem, próximo a curva Blachimont, seus carros se tocaram e Luciano sai da pista batendo violentamente no muro de proteção. Burti sobreviveu, mas passou vários dias em coma no hospital.
Numa matéria especial sobre o assunto, sendo entrevistado pela Rede Globo, Burti explicou que ao se tocarem, a suspensão do carro se quebrou. Não havia mais controle nem da direção, nem dos freios. Por isso, seu carro passou reto e bateu violentamente contra a proteção de pneus. Segundo o próprio piloto, seu carro estava por volta dos 270 km/h! Burti explicou que ao se recuperar, pensou nos pais e na família e preferiu abandonar a F1.
Outro grande susto ocorreu após a largada do GP de 2012. Romain Grosjean tentou ultrapassar vários carros antes da curva La Source e ao fazer isso bateu em outros carros. Sem controle, seu carro decolou e passou por poucos centímetros da cabeça de Fernando Alonso, que obviamente foi envolvido no acidente.
Mesmo com tantas baixas, o circuito de Spa-Francorchamps, GP da Bélgica, é a edição da F1 mais aguardada por todos, tanto por pilotos, como por torcedores.
Portanto, de 63 Grandes Prêmios na Bélgica de F1, 50 edições foi em Spa-Fracorchamps, 10 em Zolder e 2 em Nivelli!
Informações sobre ingressos, programação sobre o evento, informações históricas sobre a cidade, consulte o site oficial da Fórmula 1, sobre o GP da Bélgica.
Estatísticas completas sobre o GP da Bélgica, você poderá acompanhar no site F1 Stats.