Data da Corrida | 3 de Novembro |
Nome do Circuito | Autódromo José Carlos Pace, Interlagos, São Paulo |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1973 |
Quantidade de voltas | 71 |
Extensão do circuito | 4,309 km |
Extensão da Corrida | 305.909 km |
Recorde da pista | 1:10.540 Valtteri Bottas (2018) |
Recorde de pole positions | Senna, Massa, Barrichello, Hakkinen e Hamilton 3 |
Recorde de Pódios | Michael Schumacher 10 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher 4 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 179 |
Recorde de voltas rápidas | Michael Schumacher 5 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 9 |
Site Oficial: www.gpbrasil.com.br |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | George Russell | Mercedes |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes |
3 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
4 | Charles Leclerc | Ferrari |
5 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
6 | Lando Norris | McLaren |
7 | Oscar Piastri | McLaren |
8 | Nico Hulkenberg | Haas |
9 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
10 | Sérgio Perez | Red Bull |
11 | Fernando Alonso | Aston Martin |
12 | Kevin Magnussen | Haas |
13 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
14 | Franco Colapinto | Williams |
15 | Lance Stroll | Aston Matin |
16 | Lian Lawson | Alfa Tauri |
17 | Esteban Ocon | Alphine |
18 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1973 | Emerson Fittipaldi | Lotus 72D | 40 |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren M23 | 40 |
1975 | Carlos Pace | Brabham BT44B | 40 |
1976 | Niki Lauda | Ferrari 312T | 40 |
1977 | Carlos Reutemann | Ferrari 312T2 | 40 |
1979 | Jacques Laffite | Ligier JS11 | 40 |
1980 | René Arnoux | Renault RE20 | 40 |
1990 | Alain Prost | Ferrari F1-90 | 71 |
1991 | Ayrton Senna | McLaren MP4-6 | 71 |
1992 | Nigel Mansell | Williams FW14B | 71 |
1993 | Ayrton Senna | McLaren MP4-8 | 71 |
1994 | Michael Schumacher | Benetton B194 | 71 |
1995 | Michael Schumacher | Benetton B195 | 71 |
1996 | Damon Hill | Williams FW18 | 71 |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams FW19 | 72 |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-13 | 72 |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-14 | 72 |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari F1-2000 | 71 |
2001 | David Coulthard | McLaren MP4-16 | 71 |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari F2002 | 71 |
2003 | Gian Carlo Fisichella | Jordan EJ13 | 54 |
2004 | Juan Pablo Montoya | Williams FW26 | 71 |
2005 | Juan Pablo Montoya | McLaren MP4-20 | 71 |
2006 | Felipe Massa | Ferrari 248 F1 | 71 |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 71 |
2008 | Felipe Massa | Ferrari | 71 |
2009 | Mark Webber | Red Bull Racing | 71 |
2010 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 71 |
2011 | Mark Webber | Red Bull Racing | 71 |
2012 | Jenson Button | McLaren | 71 |
2013 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 71 |
2014 | Nico Rosberg | Mercedes | 71 |
2015 | Nico Rosberg | Mercedes | 71 |
2016 | Lewis Hamilton | Mercedes | 71 |
2017 | Sebastian Vettel | Ferrari | 71 |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes | 71 |
2019 | Max Verstappen | Red Bull | 71 |
2021 | Lewis Hamilton | Mercedes | 73 |
2021 | Lewis Hamilton | Mercedes | 73 |
2022 | George Russell | Mercedes | 71 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 71 |
2024 | Max Verstappen | Red Bull | 69 |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Lando Norris | McLaren |
2 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
3 | Charles Leclerc | Ferrari |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes |
5 | George Russell | Mercedes |
O circuito de Interlagos, localiza-se na zona sul da capital de São Paulo, São Paulo, e atualmente possui uma extensão de 4,3 km repleto de curvas de alta velocida, uma longa reta em subida e um miolo desafiador.
Além do mais, um vídeo fala mais do que mil palavras. Veja abaixo a veloz volta virtual que preparamos exclusivamente para você, no ponto de vista do piloto. Veja o quão desafiador é Interlagos, agora:
O GP do Brasil, ou GP de São Paulo, de F1 é um dos mais aguardados do ano. O nome oficial do circuito de Interlagos, onde ocorre o GP do Brasil de F1, é Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao talentoso piloto dos anos 70 que faleceu em um desastre aéreo. Desde 1985, o Autódromo Internacional de Interlagos passou a ter esse nome em sua memória.
Embora o atual circuito do GP do Brasil de F1 tenha sediado algumas corridas amistosas e oficiais nos anos 70, foi apenas em 1990 que entrou definitivamente para o calendário da Fórmula 1. Até 1989, o GP do Brasil de F1 acontecia em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Até 2017, foram realizados 44 Grandes Prêmios no Brasil, sendo 34 em Interlagos e 10 em Jacarepaguá.
No fim dos anos 80, o interesse da categoria por Jacarepaguá e pelo GP do Brasil de F1 estava diminuindo. Para que o Brasil continuasse recebendo corridas de Fórmula 1, a última esperança era o autódromo de Interlagos, em São Paulo, que se encontrava em estado de abandono. Era necessário realizar grandes reformas para viabilizar seu retorno.
O traçado original de Interlagos tinha 7.873 metros, quase o dobro do que é hoje.
Após um período de esquecimento, as atenções voltaram para o circuito. Embora ainda recebesse corridas nacionais, o autódromo estava em estado de abandono, com mato alto, e havia até mesmo planos de demolição para a construção de moradias populares.
O administrador Chico Rosa conseguiu apoio da prefeitura de São Paulo e sugeriu que a revitalização do circuito fosse condicionada ao retorno da Fórmula 1.
Bernie Ecclestone, então chefe da categoria, visitou o local e ficou insatisfeito com o que viu. O autódromo não atendia aos padrões de segurança e interesses comerciais da Fórmula 1.
Chico Rosa aceitou as mudanças exigidas, o que implicou no sacrifício do antigo traçado. Para acalmar os ânimos, Ayrton Senna foi convidado a participar do desenvolvimento do novo desenho do circuito.
O antigo traçado era considerado um dos mais desafiadores, formando muitos pilotos locais da época. Segundo o administrador, as curvas do novo traçado tornaram o circuito menos seletivo, diminuindo sua qualidade.
As reformas foram concluídas e, no ano seguinte, a F1 retornou a Interlagos. Desde 1990, o GP do Brasil de F1 ocorre anualmente sem interrupções.
A principal concorrente da Fórmula 1 por muito tempo foi a Fórmula Indy, que crescia especialmente no Brasil no início dos anos 90. Bernie Ecclestone quis garantir que o novo traçado de Interlagos não atraísse a Indy, e isso foi feito.
Para isso, foi criado o famoso "S do Senna", no fim da reta dos boxes, selando a entrada da Curva 1 e eliminando a área externa. Outras modificações no interior do traçado também alteraram definitivamente o traçado original de Interlagos.
Para muitos, a segunda corrida no novo traçado de Interlagos foi a mais inesquecível de todas. Após liderar de ponta a ponta, o câmbio do carro de Ayrton Senna apresentou problemas, restando apenas a 6ª marcha nas últimas voltas. Mesmo assim, Senna manteve a liderança e conquistou uma das vitórias mais heroicas da história do automobilismo. O esforço foi tanto que ele mal conseguiu segurar o troféu no pódio.
Em 1993, Senna, largando em 3º, superou os carros da Williams e, sob forte chuva, venceu com uma ultrapassagem marcante sobre Damon Hill. A torcida invadiu a pista para celebrar sua vitória.
No GP de 1994, pilotando uma Williams, Senna largou na pole e liderou até ser superado por Schumacher após as paradas nos boxes. Tentando se recuperar, Senna rodou e abandonou a corrida. Schumacher venceu o GP daquele ano.
Em 1996, Rubens Barrichello se destacou com sua modesta Jordan, mas abandonou a corrida na 4ª posição após um erro. Em 1999, com a Stewart, Barrichello chegou a liderar brevemente, mas abandonou após falha no motor.
Em 2003, Barrichello abandonou novamente, desta vez por pane seca. Em 2006, Felipe Massa, pela Ferrari, conquistou a vitória em Interlagos. A corrida marcou a despedida de Michael Schumacher, que, mesmo com problemas, terminou em 4º, enquanto Fernando Alonso se sagrou bicampeão.
Em 2007, Kimi Raikkonen conquistou o título de campeão com a ajuda de Felipe Massa, que abriu mão da vitória. Em 2008, Felipe Massa liderou e venceu, mas Lewis Hamilton, em uma virada dramática, ultrapassou Timo Glock na última curva e garantiu o título.
Em 2009, Barrichello obteve a pole, mas teve problemas e terminou fora do pódio. Em 2010, Nico Hulkenberg conquistou a pole e Sebastian Vettel venceu.
Em 2016, Felipe Massa foi homenageado pela torcida após abandonar devido à chuva, e em 2017, Sebastian Vettel venceu, com Massa, em sua última corrida em casa, terminando em 7º e celebrando com seus filhos no pódio.
Em 2021, a disputa entre Verstappen e Hamilton foi intensa, com Hamilton vencendo após largar no final do grid. A torcida brasileira vibrou com sua performance e homenagem à bandeira nacional.
Em 2022, George Russell, da Mercedes, venceu sua primeira corrida de F1, com Hamilton em segundo e Sainz completando o pódio. Em 2023, Verstappen venceu com tranquilidade, mas a disputa pela 3ª posição entre Pérez e Alonso foi acirrada até o fim.
Essa corrida entrou para a história pela performance de Hamilton e pelo entusiasmo da torcida, que o aclamou após ele levantar a bandeira do Brasil, assim como Ayrton Senna costumava fazer. Hamilton foi homenageado com o título de cidadão honorário do Brasil em uma sessão solene da Câmara dos Deputados em 7 de novembro de 2022, proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE).
Além disso, a edição de 2021 foi marcada não apenas pela pandemia e as disputas na pista, mas também por uma intensa batalha política entre o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ex-governador de São Paulo, João Doria.
Com o contrato entre a Liberty e Interlagos próximo do vencimento, Jair Bolsonaro patrocinou a ideia de um novo e moderno autódromo no Rio de Janeiro. No entanto, sua proposta não foi adiante, e com muita luta, o Autódromo José Carlos Pace garantiu sua continuidade pelo menos até 2030.
Devido à forte polarização política da época, os organizadores do GP do Brasil e o ex-governador de São Paulo decidiram mudar o nome tradicional "GP do Brasil" para "GP de São Paulo". Segundo Doria, manter a Fórmula 1 em Interlagos era uma vitória do estado de São Paulo.
Portanto, o Grande Prêmio do Brasil, de 2021 a 2030, passou a ser oficialmente denominado Grande Prêmio de São Paulo, por razões políticas.
Em 1993, durante o GP do Brasil, um cachorro invadiu o circuito e Michael Schumacher, com pena do animal, acabou adotando-o.
No GP de 2001, placas de propaganda de cigarro caíram no meio da corrida. Além disso, câmeras de TV despencaram nos boxes da Jaguar, e alguns membros da equipe foram assaltados nas ruas de São Paulo.
Em 2002, uma pipa caiu na pista e ficou presa ao carro de Montoya. Nesse mesmo GP, Pelé foi convidado para dar a bandeirada final, mas, distraído, não percebeu a passagem dos carros.
Assaltos a membros da Fórmula 1 eram uma ocorrência quase anual nos arredores do circuito. "O mais triste é que estou na F1 há dez anos, e todos os anos, pelo menos, alguém do paddock se torna uma vítima", declarou Hamilton. Em 2016, integrantes da equipe Mercedes foram assaltados em um semáforo próximo ao circuito, na sexta-feira após os treinos livres.
Como mencionado, no GP de 2017, Felipe Massa e seu filho subiram ao pódio após a festa oficial dos vencedores, mesmo terminando na sétima posição.
Nem tudo são momentos de alegria. Houve muitos acidentes marcantes nesses 20 anos de GPs em Interlagos, alguns com sérias proporções.
Em 1999, Ricardo Zonta perdeu o controle do carro nos treinos livres e colidiu na Curva do Laranjinha, ficando afastado por um período.
No GP de 2003, um dos mais caóticos da história, a corrida ocorreu sob forte chuva. A grande quantidade de água na pista fazia os carros aquaplanarem em vários pontos. Muitos colidiram contra os muros.
A 17 voltas do fim, Mark Webber perdeu o controle na Curva do Café e bateu violentamente na barreira de pneus. Os destroços se espalharam pela pista. Fernando Alonso, logo atrás, não conseguiu desviar e também colidiu com força, ricocheteando para o lado oposto. Por pouco, uma grande tragédia foi evitada.
A corrida foi interrompida, e Giancarlo Fisichella, então piloto da Jordan, foi declarado vencedor.
Anos depois, três acidentes fatais em categorias nacionais marcaram tragicamente a história da Curva do Café em Interlagos.
No entanto, o autódromo tem evoluído constantemente, com melhorias significativas em tecnologia e organização, prometendo continuar entre os circuitos mais modernos do calendário.
Ingressos, hotéis e programação do GP do Brasil, poderá encontrar no site oficial da Fórmula 1 ou no site oficial do GP de São Paulo. Informações detalhadas sobre as estatisticas do Grande Prêmio do Brasil, acesse o F1 Stats.