Data da Corrida | 15 de Junho |
Nome do Circuito | Gilles Villeneuve (Montreal) |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1978 |
Quantidade de voltas | 70 |
Extensão do circuito | 4,361 km |
Extensão da Corrida | 305,27 km |
Recorde da pista | 1:13.078 Valtteri Bottas (2019) |
Recorde de pole positions | Michael Schumacher e Hamilton 6 |
Recorde de Pódios | Michael Schumacher 12 |
Recorde de vitórias | M Schumacher e Hamilton 7 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 226 |
Recorde de voltas rápidas | Michael Schumacher e Kimi Raikkonen 4 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 11 |
Site Oficial: www.circuitgillesvilleneuve.ca |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | ![]() |
Red Bull Racing |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Mercedes |
4 | ![]() |
Ferrari |
5 | ![]() |
McLaren |
6 | ![]() |
Aston Martin |
7 | ![]() |
Aston Matin |
8 | ![]() |
Alpine |
9 | ![]() |
Kick Sauber |
10 | ![]() |
Race Bull |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1978 | ![]() |
Ferrari 312T3 | 70 |
1979 | ![]() |
Williams FW07 | 70 |
1980 | ![]() |
Williams FW07B | 70 |
1981 | ![]() |
Ligier JS17 | 63 |
1982 | ![]() |
Brabham BT50 | 70 |
1983 | ![]() |
Ferrari 126C2B | 70 |
1984 | ![]() |
Brabham BT53 | 70 |
1985 | ![]() |
Ferrari 156/85 | 70 |
1986 | ![]() |
Williams FW11 | 69 |
1988 | ![]() |
McLaren MP4-4 | 69 |
1989 | ![]() |
Williams FW12C | 69 |
1990 | ![]() |
McLaren MP4-5B | 70 |
1991 | ![]() |
Benetton B191 | 69 |
1992 | ![]() |
McLaren MP4-7A | 69 |
1993 | ![]() |
Williams Renault | 69 |
1994 | ![]() |
Benetton Ford B194 | 69 |
1995 | ![]() |
Ferrari 412T2 | 68 |
1996 | ![]() |
Williams FW18 | 69 |
1997 | ![]() |
Ferrari F310B | 54 |
1998 | ![]() |
Ferrari F300 | 69 |
1999 | ![]() |
McLaren MP4-14 | 69 |
2000 | ![]() |
Ferrari F1-2000 | 69 |
2001 | ![]() |
Williams FW23 | 69 |
2002 | ![]() |
Ferrari F2002 | 70 |
2003 | ![]() |
Ferrari F2003-GA | 70 |
2004 | ![]() |
Ferrari | 70 |
2005 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2006 | ![]() |
Renault | 70 |
2007 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2008 | ![]() |
BMW Sauber | 70 |
2010 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2011 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2012 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2013 | ![]() |
Red Bull Racing Renault | 70 |
2014 | ![]() |
Red Bull Racing Renault | 70 |
2015 | ![]() |
Mercedes | 70 |
2016 | ![]() |
Mercedes | 70 |
2017 | ![]() |
Mercedes | 70 |
2018 | ![]() |
Ferrari | 72 |
2019 | ![]() |
Mercedes | 70 |
2022 | ![]() |
Red Bull | 70 |
2023 | ![]() |
Red Bull | 70 |
2024 | ![]() |
Red Bull | 70 |
Treinos Livres 1 - Sexta-feira - 23:30 h | ![]() |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | ![]() |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | ![]() |
Classificação - Sábado - 3 h | ![]() |
Corrida - Domingo - 2 h | ![]() |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Mercedes |
4 | ![]() |
Red Bull Racing |
5 | ![]() |
Haas |
O circuito Gilles Villeneuve é sede do GP do Canadá de F1 desde 1978. Este circuito localiza-se na Ilha de Notre Dame, na cidade de Montreal, maior cidade da província de Quebec.
O circuito Gilles Villeneuve é considerado uma pista de alta velocidade. O ponto mais rápido é a reta do Cassino, aonde os carros podem passar dos 340 Km/h. O ponto mais lento é a curva do Senna onde os carros passam próximos aos 100 Km/h. Assim sendo o circuito possui 4,361 km de extensão e é uma das corridas mais interessantes do calendário.
Além do mais, um vídeo fala mais do que mil palavras. Veja abaixo a veloz volta virtual que preparamos exclusivamente para você, no ponto de vista do piloto. Veja o quão desafiador é o circuito Gilles Villeneuve, agora:
O primeiro piloto a vencer o GP do Canadá de F1 no circuito Gilles Villeneuve, foi o próprio Gilles Villeneuve do Canadá. O nome do circuito foi uma homenagem à ele após sua morte em 1982, durante o GP da Bélgica.
O GP do Canadá foi especial para alguns pilotos nascidos no Brasil. Além das vitórias de Ayrton Senna neste circuito, o brasileiro Nelson Piquet conquistou sua última vitória na Fórmula 1 em 1991, após a quebra e abandonos de seus principais oponentes, incluindo o próprio Ayrton Senna.
Além do mais, em 1995, Rubens Barrichello voltava a subir ao pódio, sendo que a última vez foi no GP em Aida, Japão, em 1994. Pódio muito comemorado por Barrichello e por sua equipe, a Jordan, visto que Eddie Irvine, também da Jordan, terminou a corrida em 3º lugar. O vencedor da corrida foi Jean Alesi, única vitória de sua carreira e ainda com direito a carona de Michael Schumacher, visto que seu carro parou no meio da pista, quando ele o levava para os boxes ao fim da corrida.
Alguns anos mais tarde em 2003 Michael Schumacher venceu sem grandes dificuldades (como sempre), dando dobradinha dos irmãos Schumacher no pódio.
No GP do Canadá de 2007, a corrida foi muito bagunçada. A pista suja, além do espetacular acidente de Kubica e as atrapalhadas de Lewis Hamilton e da Ferrari nos boxes, fez a corrida ser bem movimentada. Lewis Hamilton, por exemplo, foi punido por avançar no sinal vermelho dos boxes. Mesmo assim, a vitória ficou com o próprio Lewis Hamilton, Nick Heidfeld da BMW Sauber em 2º e Heikki Kovalainen da McLaren em 3º lugar.
Já no GP do Canadá de 2008, Felipe Massa foi um dos destaques da corrida, mas foi vítima das trapalhadas da Ferrari durante o reabastecimento e troca de pneus. Com tudo isso, o vencedor foi Robert Kubica, sua única vitória na Fórmula 1. Nick Heidfeld, BWM Sauber e David Coulthard, Red Bull, completaram o pódio. Felipe Massa ficou em 5º lugar e Rubens Barrichello, Honda, na 7ª colocação.
No GP do Canadá de 2011, a chuva surpreendeu a todos e tornou a corrida bem interessante. Felipe Massa tinha boas chances de pelo menos subir ao pódio, mas se atrapalhou por causa de um retardatário. Michael Schumacher, Mercedes, fez uma de suas melhores corridas, desde seu retorno e a vitória ficou com Jenson Button, McLaren, com todos os méritos.
Em 2019, a corrida foi marcada pela polemica manobra envolvendo Lewis Hamilton de Mercedes e Sebastian Vettel da Ferrari. Apesar das explicações e das controvérsias, a vitória foi dada a Hamilton mesmo que Vettel foi quem cruzou a linha de chegada primeiro.
Posteriormente em 2020 o evento foi cancelado devido a pandemia do Novo Corona Vírus!
Assim, o GP do Canadá é sem dúvida um dos eventos mais aguardados do calendário da Fórmula 1, visto que nos últimos anos, a corrida reservou grandes surpresas e emoções.
Durante a corrida do GP do Canadá de 1997, Olivier Panis bateu entre as curvas 03 e 05. O carro tocou levemente no muro, e desgovernado, bateu em cheio na barreira de pneus do lado oposto da pista.
Ele fraturou as pernas e só pode voltar a pilotar nove corridas depois, no GP de Luxemburgo. Existem rumores que, Panis nunca mais foi o mesmo depois deste acidente.
Em 1998, logo na largada, vários carros se envolveram num acidente e Alexander Wurz, pilotando a Benetton, decola e capota por várias vezes, até seu carro parar de cabeça para baixo. Para sua própria felicidade, de nada sofreu, apenas o susto.
Este acidente foi o suficiente para que a corrida fosse interrompida e para que houvesse uma nova largada o qual houve mais alguns pequenos acidentes.
No GP do Canadá de 2007 foi uma corrida marcada principalmente pelo violento acidente, do até então novato, Robert Kubica. Foi um acidente pavoroso, considerado, pelos especialistas, um dos piores desde Roland Ratzenberger em 1994. O carro escapou da pista, bateu no muro com muita violência, capotou, se arrastou até o outro lado, capotou novamente e parou lentamente depois de se arrastar ainda por alguns metros.
Basicamente apenas sobrou o cockpit do carro. Observe (na foto) que os pés de Kubica ficaram para fora do carro, de tão forte que foi o impacto! Contudo, o mais impressionante que o próprio acidente, foi o Kubica sair disso com alguns leves ferimentos. Curioso que no GP do Canadá de 2008, ele venceu pela primeira vez na carreira, no mesmo circuito que quase morreu no ano anterior.
A Fórmula 1 tentava se recuperar da morte de Gilles Villeneuve, alguns meses antes quando outro acidente fez a categoria se aprofundar numa grande crise de segurança oferecida aos pilotos.
No início da corrida, o carro de Didier Pironi, Ferrari, ficou parado no grid. Porém, alguns carros que vinham atrás, não conseguiram desviar, inclusive o piloto italiano Riccardo Paletti, Osella Ford.
Paletti bateu na traseira do carro de Pironi, a 150 km/h. Mesmo que a velocidade em termos de Fórmula 1 tenha sido baixa, foi o suficiente para lhe causar ferimentos graves no tórax.
Para piorar ainda mais a situação, enquanto ele era retirado do cockpit, seu carro foi tomado pelo fogo. Com um pouco de dificuldade, as chamas foram contidas. Logo após dar entrada no hospital, Paletti foi dado como morto, devido aos ferimentos causados pela batida.
Esta morte na pista, seria a última daquela geração. Apenas em 1994, a F1 teria uma nova crise na área da segurança.
Venda de ingressos, hotéis e programação do evento, você poderá encontrar no site oficial da Fórmula 1 ou no site oficial do GP do Canadá.
Estatísticas completas sobre o GP do Canadá, você poderá acompanhar no site F1 Stats.