Data da Corrida | 23 de Março |
Nome do Circuito | Shanghai International Circuit |
Ano que entrou no calendário da F1 | 2004 |
Quantidade de voltas | 56 |
Extensão do circuito | 5,451 km |
Extensão da Corrida | 305,066 km |
Recorde da pista | Michael Schumacher (2004) 1:32.238 |
Recorde de pole positions | Lewis Hamilton 6 |
Recorde de Pódios | Lewis Hamilton 9 |
Recorde de vitórias | Lewis Hamilton 6 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 213 |
Recorde de voltas rápidas | Lewis Hamilton 4 |
Equipe que mais venceu | Mercedes 6 |
Site Oficial: www.f1.f1china.com.cn |
Pos. | Piloto | Equipe |
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1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Mercedes |
4 | ![]() |
Red Bull Racing |
5 | ![]() |
Haas |
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Mercedes |
7 | ![]() |
Williams |
8 | ![]() |
Williams |
9 | ![]() |
Haas |
10 | ![]() |
Aston Matin |
11 | ![]() |
Race Bull |
12 | ![]() |
Red Bull Racing |
13 | ![]() |
Alpine |
14 | ![]() |
Kick Sauber |
15 | ![]() |
Kick Sauber |
16 | ![]() |
Race Bull |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
2004 | ![]() |
Ferrari F2004 | 56 |
2005 | ![]() |
Renault | 56 |
2006 | ![]() |
Ferrari F2006 | 56 |
2007 | ![]() |
Ferrari | 56 |
2008 | ![]() |
McLaren | 56 |
2009 | ![]() |
Red Bull Racing | 56 |
2010 | ![]() |
McLaren | 56 |
2011 | ![]() |
McLaren | 56 |
2012 | ![]() |
Ferrari | 56 |
2013 | ![]() |
Ferrari | 56 |
2014 | ![]() |
Mercedes | 54 |
2015 | ![]() |
Mercedes | 54 |
2016 | ![]() |
Mercedes | 54 |
2017 | ![]() |
Mercedes | 54 |
2018 | ![]() |
RedBull | 56 |
2019 | ![]() |
Mercedes | 57 |
2024 | ![]() |
Red Bull | 56 |
2025 | ![]() |
McLaren | 56 |
Treinos Livres 1 - Sexta-feira - 23:30 h | ![]() |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | ![]() |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | ![]() |
Classificação - Sábado - 3 h | ![]() |
Corrida - Domingo - 2 h | ![]() |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Mercedes |
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Red Bull Racing |
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Haas |
Em abril de 2003, um pântano no distrito de Jiading, em Xangai, foi destinado à grandeza da Fórmula 1. Dezoito meses e cerca de US $ 450 milhões depois, o Shanghai International Circuit de última geração estava finalizado .
O circuito do GP da China é destacado pela longa reta oposta, uma das mais longas da F1 moderna, onde os carros podem alcançar os 340 km/h seguido de uma curva de 90º onde os pilotos precisam frear bruscamente à menos de 100 km/h.
Outro grande desafio peculiar deste circuito são as curvas 1 e 2 onde os pilotos fazem um giro de quase 380 graus! O traçado foi inspirado em um caractere chinês para "cima". Por isso a ideia do projetista era que este caractere chines fosse lembrado sempre que o circuito fosse visto em uma tomada aérea.
Em conclusão, que tal você assistir a volta virtual que preparamos especialmente para você no circuito de Shangai?
O GP da China de F1 entrou no calendário em 2004. Rubens Barrichello foi o primeiro piloto a vencer no circuito de Xangai. Esta vitória também foi a última de Barrichello pilotando a Ferrari.
No GP da China de 2007 de F1, Lewis Hamilton estava para vencer facilmente e seria campeão caso isso acontecesse. Mas um fato incomum aconteceu. A equipe chamou tarde demais o piloto para trocar os pneus de chuva os quais estavam excessivamente gastos. Ao entrar nos boxes, Hamilton não conseguiu fazer a curva e bateu na entrada, quebrando a suspensão e assim abandonando a corrida.
Muitos se perguntavam: Como uma equipe como a McLaren, permitiu que um erro tão grotesco acontecesse? De qualquer forma, este erro abriu caminho para o primeiro e único titulo de campeão da F1 de Kimi Raikkonen que venceu o GP da China e em seguida o GP do Brasil.
No GP da China de 2008, Massa precisava desesperadamente da vitória! Desde a estreia do circuito, a maior parte dos pilotos que venceram, guiavam a Ferrari. Por isso, imaginava-se que Felipe teria alguma vantagem, pois o título de campeão da F1 estava em jogo e precisava muito desta vitória. Na pior das hipóteses, precisava ficar à frente de Hamilton, seu principal concorrente. Foi uma corrida muito empolgante, mas não deu para a Ferrari. A vitória ficou mesmo com Lewis Hamilton.
No ano seguinte a chuva foi o maior destaque do GP da China. Mesmo com esta adversidade, o jovem piloto da equipe Red Bull, Sebastian Vettel, surpreendeu o mundo mais uma vez vencendo de ponta-a-ponta. Esta foi sua segunda vitória na F1, sendo as duas em condições de pista molhada!
No GP da China de 2010 choveu novamente, mas dessa vez Jenson Button, numa corrida precisa, conquistou a vitória. Vettel que havia vencido no ano anterior e que largou na pole position ficou apenas em 6º.
Em 2011 Hamilton venceu conseguiu vencer o GP da China com ajuda de uma boa estratégia. Felipe Massa fez o que pôde e garantiu o 6º lugar e Barrichello fechou a corrida em 13º.
Em 2013 Massa e Alonso fizeram um início de corrida muito forte, dando esperanças de um ano de alto nível para o time. Mas, Massa fez uma corrida muito fraca, após sua primeira parada nos boxes. Por outro lado, a estratégia adotada para o Alonso deu certo e ele venceu o GP da China de 2013.
Nos anos seguintes o GP da China foi completamente dominado pela Mercedes, sendo 3 vitórias de Hamilton e 1 vitória de Nico Rosberg. A hemegemonia foi quebrada em 2018 por Daniel Ricciardo da Red Bull.
Em 2019 o GP da China será marcado pelo Grande Prêmio da Fórmula 1 de número 1000, um feito histórico para o automobilismo!
Em 2020, o mundo enfrentou a pandemia de COVID-19, que afetou significativamente o esporte mundial. O GP da China, inicialmente programado para abril, foi um dos primeiros eventos a serem adiados e posteriormente cancelados, visando a segurança de todos os envolvidos.
Nos anos seguintes, de 2021 a 2023, apesar dos esforços para retomar a corrida, o GP da China continuou fora do calendário oficial da Fórmula 1. As restrições de viagens e medidas sanitárias rigorosas na China dificultaram a realização do evento, levando a cancelamentos sucessivos.
Após quatro anos de ausência, o GP da China retornou ao calendário da Fórmula 1 em 2024. A corrida foi realizada em 21 de abril e marcou a quinta etapa da temporada. Os fãs chineses puderam finalmente assistir às disputas emocionantes no circuito de Xangai.
O destaque da corrida foi a vitória do piloto holandês Max Verstappen, que demonstrou domínio ao longo do fim de semana. Sua performance sólida consolidou sua posição no campeonato e trouxe alegria aos fãs que aguardavam ansiosamente o retorno da F1 ao país.
Em dezembro de 2024, os organizadores do GP da China anunciaram a extensão do contrato com a Fórmula 1 até 2030. Essa decisão reforça a importância do mercado chinês para o esporte e assegura a presença da corrida no calendário pelos próximos anos.
Stefano Domenicali, diretor da Fórmula 1, comentou sobre a renovação: "Nosso retorno à China pela primeira vez desde 2019 foi um momento fantástico para a nossa modalidade. É incrível ver o apoio crescente que temos ano após ano. Xangai é uma grande cidade e o circuito é ótimo. Por isso, estou feliz que a nossa parceria continuará por mais cinco anos".
Com a renovação do contrato e o retorno bem-sucedido em 2024, as expectativas para as próximas edições do GP da China são altas. As equipes e pilotos estão ansiosos para competir no desafiador circuito de Xangai, e os fãs podem esperar por mais momentos emocionantes nas futuras corridas.
Programação sobre o evento, informações sobre compra de ingressos, hotéis disponíveis, guia turístico e outras informações sobre a história deste belo circuito, você poderá encontrar no site oficial da Fórmula 1.
Estatísticas completas sobre o GP do China, você poderá acompanhar no site F1 Stats.