Data da Corrida | 23 de Junho |
Nome do Circuito | Circuit di Catalunya Real Automobil Club de Catalunya (Montemelo) |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1991 |
Quantidade de voltas | 66 |
Extensão do circuito | 4,655 km |
Extensão da Corrida | 307,104 km |
Recorde da pista | 1:16.330 Max Verstappen (2023) |
Recorde de pole positions | Michael Schumacher 7 |
Recorde de Pódios | Michael Schumacher 12 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher e Hamilton 6 |
Recorde de pontos | Sebastian Vettel 137 |
Recorde de voltas rápidas | Michael Schumacher 7 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 8 |
Site Oficial: www.circuitcat.com |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Lando Norris | McLaren |
3 | Lewis Hamilton | Mercedes |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
6 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
7 | Oscar Piastri | McLaren |
8 | Sérgio Perez | Red Bull |
9 | Pierre Gasly | Alpine |
10 | Esteban Ocon | Alphine |
11 | Nico Hulkenberg | Haas |
12 | Fernando Alonso | Aston Martin |
13 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
14 | Lance Stroll | Aston Matin |
15 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
16 | Kevin Magnussen | Haas |
17 | Alexander Albon | Williams |
18 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1991 | Nigel Mansell | Williams FW14 | 65 |
1992 | Nigel Mansell | Williams FW14B | 65 |
1993 | Alain Prost | Williams FW16 | 65 |
1994 | Damon Hill | Williams FW 17 | 65 |
1995 | Michael Schumacher | Benetton B195 | 65 |
1996 | Michael Schumacher | Ferrari F310 | 65 |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams FW19 | 64 |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-13 | 65 |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-14 | 65 |
2000 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-15 | 65 |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari F2001 | 65 |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari F2002 | 65 |
2003 | Michael Schumacher | Ferrari F2003-GA | 65 |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari | 66 |
2005 | Kimi Raikkonen | McLaren Mercedes | 66 |
2006 | Fernando Alonso | Renault | 66 |
2007 | Felipe Massa | Ferrari | 67 |
2008 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 66 |
2009 | Jenson Button | Brawn GP Mercedes | 66 |
2010 | Mark Webber | Red Bull Racing Renault | 66 |
2011 | Jenson Button | McLaren Mercedes | 66 |
2012 | Pastor Maldonado | Williams Mercedes | 66 |
2013 | Fernando Alonso | Ferrari | 66 |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 66 |
2015 | Nico Rosberg | Mercedes GP | 66 |
2016 | Max Verstappen | Mercedes GP | 66 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 66 |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes | 66 |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes | 57 |
2021 | Lewis Hamilton | Mercedes | 66 |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes | 66 |
2022 | Max Verstappen | Red Bull | 66 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 66 |
2024 | Max Verstappen | Red Bull | 66 |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Lando Norris | McLaren |
2 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
3 | Charles Leclerc | Ferrari |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes |
5 | George Russell | Mercedes |
Desde 1951, o GP da Espanha faz parte do calendário da Fórmula 1. Porém, Catalunha passou a sediar corridas a partir de 1991, substituindo o circuito de Jerez de la Frontera.
O Circuito da Catalunha é caracterizado por uma grande reta, com a extensão de 4665m, que já foi a mais extensa de todas as pistas da F1 por muitos anos. Além da reta dos boxes, a pista é caracterizada pela boa mistura de curvas de alta e baixa velocidade.
Além do mais, o circuito da Catalunha é o mais usado nos testes pré-temporada, tornando-o especial e o mais familiarizado entre pilotos e equipes.
Nos últimos anos, a pista do GP da Espanha sofreu diversas alterações no traçado do 3º setor, tornando-o ele mais desafiador, porém mais travado, fazendo ele fosse muito criticado pelo público.
Além do mais, um vídeo fala mais do que mil palavras. Veja abaixo a veloz volta virtual que preparamos exclusivamente para você, no ponto de vista do piloto. Veja o quão desafiador é Catalunha, agora:
O primeiro vencedor do circuito de Catalunha, no GP da Espanha de F1, foi Nigel Mansell, Williams, e o último foi Max Verstappen da Red Bull
A equipe mais bem-sucedida neste circuito de Catalunha, nos últimos anos, foi a Ferrari com 8 vitórias. Nos anos 90 a Williams foi a equipe que mais venceu no circuito e hoje ela é a terceira equipe com mais vitórias. (veja a lista de “os vencedores”).
No primeiro GP da Espanha de F1, no circuito de Catalunha, parecia que a McLaren seria a primeira vencedora. Gerhard Berger largou na pole e se manteve na liderança, Senna estava na 2ª posição. Mas Berger abandonou a corrida por problemas elétricos e Senna foi ultrapassado por Nigel Mansell. O piloto da Williams se manteve na liderança e assim venceu a corrida inaugural.
Em 1992, mesmo debaixo de muita chuva, Mansell venceu novamente o GP da Espanha e Michael Schumacher, Benetton, conquistou seu 1º pódio da carreira e o 1º de 12 pódios neste circuito.
Em 1993, Alain Prost com sua insuperável Williams, venceu o GP da Espanha sem grandes dificuldades de ponta-a-ponta. Ayrton Senna mesmo não tendo um bom carro, conseguiu terminar em 2º. Damon Hill que havia largado em 2º teve problemas, o que facilitou a vida de Senna.
Em 1994, o mundo automobilístico, especialmente na Fórmula 1, ainda tentava superar as tragédias do GP de San Marino e no GP de Mônaco, quando se deparou com mais um susto nos treinos, que abalou definitivamente a Fórmula 1! Durante a sessão de classificação, Andrea Montermini, Simtek, passou reto na curva que antecede a reta principal e bateu no muro a 240 km/h. Este substituía Roland Ratzenberger, que havia morrido no GP de San Marino.
Montermini foi levado para o hospital inconsciente com suspeitas de traumatismo craniano. Mas felizmente para ele e para a Fórmula 1, Montermini sobreviveu.
Este acidente levou os organizadores a adotar medidas drásticas para reduzir a velocidade deste, e de outros circuitos. Entre a curva 9 e 10, na reta oposta, montaram uma chincane improvisada com pneus. Ideia considerada patética para a maioria e um tanto perigosa para os pilotos. Apesar disso, Damon Hill venceu, quebrando a invencibilidade de Schumacher, que venceu todas as corridas anteriores.
Em 1995 Schumacher deu o troco e venceu de ponta-a-ponta a corrida do GP da Espanha. Venceu também no ano seguinte, agora pilotando a Ferrari, debaixo de muita chuva. Esta vitória foi muito importante por 2 motivos: (1) A última vitória da Ferrari havia sido em 1994, com Gerhard Berger no GP da Alemanha. (2) Foi a primeira tão esperada vitória de Michael Schumacher na Ferrari.
Em 1997 o GP da Espanha foi vencido por Jaques Villeneuve, Williams, seguido por Frentzen, Williams e David Coulthard, McLaren. De 1998 a 2000 foi a vez de Mika Hakkinen, McLaren, dominar o GP da Espanha, vencendo todas elas consecutivamente!
Em 2001 o GP da Espanha, foi marcado pela quebra do carro de Mika Hakkinen na parte final da corrida. Hakkinen venceria novamente. Mas por causa do carro, a vitória caiu nos braços de Michael Schumacher, quebrando assim a "hegemonia" de 3 anos de Hakkinen no circuito.
A partir daí, a hegemonia do GP da Espanha passou a ser de Michael Schumacher da Ferrari. Ele venceu consecutivamente de 2001 a 2004. Em 2005 e 2006, Kimi Raikkonen, McLaren e Fernando Alonso, piloto da casa, foram os vencedores.
Em 2007, Felipe Massa, Ferrari, após uma manobra ousada, ultrapassou Fernando Alonso, McLaren, na primeira curva, após a largada, forçando o piloto da casa, jogar o carro para fora da pista. Massa venceu a corrida de ponta-a-ponta.
Em 2009, Rubens Barrichello, Brawn GP, fez uma excelente ultrapassagem em seu colega de equipe, Jenson Button, logo na primeira curva da corrida, mas a estratégia da equipe prejudicou o brasileiro, fazendo com que Jenson Button fosse o vencedor do GP da Espanha.
Em 2010, Mark Webber também venceu a corrida de ponta-a-ponta. Visto que o carro de Vettel quebrou por problemas mecânicos, a equipe Red Bull perdeu a chance de fazer uma dobradinha.
O GP da Espanha de 2012 foi marcante para a Williams, pois o seu improvável piloto, Pastor Maldonado, com a ajuda de alguns tropeços, conquistou a última vitória do time inglês. Ainda de quebra, foi herói por 1 dia ao resgatar uma criança da garagem da Williams que foi pego por um pequeno princípio incêndio logo após a corrida.
Em 2013, Alonso voltou a vencer em casa e foi sua última vitória na Fórmula 1. Massa, Ferrari, foi punido e precisou fazer uma corrida de recuperação. Seu desempenho foi excelente e ele terminou a corrida em 3º lugar.
A partir da era dos motores turbo híbridos em 2014, a equipe Mercedes dominou o GP da Espanha. O time alemão venceu todas as corridas do GP da Espanha, exceto a corrida de 2016, vencida pelo jovem Max Verstappen, Red Bull, sendo sua primeira vitória na carreira.
No site oficial da Fórmula 1, você poderá encontrar mais informações sobre turismo, história, programação e compras de ingressos para o GP da Espanha deste ano.
No site oficial do autodromo de Catalunha, você poderá também encontrar informações sobre ingressos, hoteis entre outros produtos e serviços.
Estatísticas completas sobre o GP da Espanha, você poderá acompanhar no site Stats F1.