Data da Corrida | 3 de Agosto |
Nome do Circuito | Hungaroring Sport RT |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1986 |
Quantidade de voltas | 70 |
Extensão do circuito | 4,381 km |
Extensão da Corrida | 306,63 km |
Recorde da pista | 1:16.627 Lewis Hamilton (2020) |
Recorde de pole positions | Lewis Hamilton 9 |
Recorde de Pódios | Lewis Hamilton 12 |
Recorde de vitórias | Lewis Hamilton 8 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 286 |
Recorde de voltas rápidas | Michael Schumacher e Raikkonen 4 |
Equipe que mais venceu | McLaren 12 |
Site Oficial: www.hungaroring.hu |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Ferrari |
4 | ![]() |
Ferrari |
5 | ![]() |
Red Bull Racing |
6 | ![]() |
Williams |
7 | ![]() |
Mercedes |
8 | ![]() |
Aston Matin |
9 | ![]() |
Race Bull |
10 | ![]() |
Aston Martin |
11 | ![]() |
Kick Sauber |
12 | ![]() |
Williams |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1986 | ![]() |
Williams FW11 | 76 |
1987 | ![]() |
Williams FW11B | 76 |
1988 | ![]() |
McLaren MP4-4 | 76 |
1989 | ![]() |
Ferrari 640 | 77 |
1990 | ![]() |
Williams FW13B | 77 |
1991 | ![]() |
McLaren MP4-6 | 77 |
1992 | ![]() |
McLaren MP4-7A | 77 |
1993 | ![]() |
Williams Renault FW15C | 77 |
1994 | ![]() |
Benetton Ford B194 B194 | 77 |
1995 | ![]() |
Williams FW17 | 77 |
1996 | ![]() |
Williams FW18 | 77 |
1997 | ![]() |
Williams FW19 | 776 |
1998 | ![]() |
Ferrari F300 | 77 |
1999 | ![]() |
McLaren MP4-14 | 77 |
2000 | ![]() |
McLaren MP4-15 | 77 |
2001 | ![]() |
Ferrari F2001 | 77 |
2002 | ![]() |
Ferrari F2002 | 77 |
2003 | ![]() |
Renault R23B | 70 |
2004 | ![]() |
Ferrari | 70 |
2005 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2006 | ![]() |
Honda | 70 |
2007 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2008 | ![]() |
Mclaren Mercedes | 70 |
2009 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2010 | ![]() |
Red Bull Racing | 70 |
2011 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2012 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2013 | ![]() |
McLaren Mercedes | 70 |
2014 | ![]() |
Red Bull Racing | 70 |
2015 | ![]() |
Ferrari | 70 |
2016 | ![]() |
Mercedes | 70 |
2017 | ![]() |
Ferrari | 70 |
2018 | ![]() |
Mercedes | 70 |
2019 | ![]() |
Mercedes | 71 |
2020 | ![]() |
Mercedes | 70 |
Treinos Livres 1 - Sexta-feira - 23:30 h | ![]() |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | ![]() |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | ![]() |
Classificação - Sábado - 3 h | ![]() |
Corrida - Domingo - 2 h | ![]() |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Mercedes |
4 | ![]() |
Red Bull Racing |
5 | ![]() |
Haas |
O circuito do GP Hungria ficou conhecido como um dos mais monótonos da temporada! Seu traçado de 4.381 metros não contribuí para as ultrapassagem. Se o piloto não conseguir ultrapassar nos boxes dificilmente conseguirá na pista.
De qualquer umas das curiosidades do GP Hungria de F1 é que foi apenas em 2006 houve a primeira corrida com chuva. Desde 1986, tirando os atuais circuitos do oriente médio, Hungaroring era o único circuito que nunca havia caído uma gota de água durante uma corrida de Fórmula 1.
Durante as eras, o circuito foi submetido a várias reformas no traçado para acompanhar a evolução dos carros e da Fórmula 1, entretanto, nem mesmo com todas estas mudanças, fez com que houvesse corridas mais interessantes. O traçado original havia mais curvas. Ao contrário da maioria dos circuitos, algumas curvas foram extintas dando lugar a pequenas retas, inclusive a reta dos boxes ficou alguns metros maior, porém, na prática, a ideia surtiu pouco efeito.
Uma imagem valem mais do que mil palavras! Por isso, a melhor forma de você conhecer o traçado do circuito de Hungaroring é por meio de um vídeo. Veja abaixo um vídeo especial, do ponto de vista do piloto, como é o circuito do GP da Hungria:
O ano de estreia do GP Hungria talvez tenha sido o melhor de todos. A ultrapassagem que Nelson Piquet (Williams) fez em Ayrton Senna (Lotus), é considerada, por muitos a manobra mais bonita da história da Fórmula 1. Tempos depois, o tricampeão Jack Stewart, disse que essa ultrapassagem "foi como fazer um looping com um boeing 747... [esta é] a manobra mais bonita que já vi na Fórmula 1!"
Senna e Piquet foram os grandes protagonistas deste GP, sendo Senna largando na pole e Piquet em 2º. Logo após a largada, Mansell teve problemas e Piquet voltava para a 2ª posição e não muito tempo depois ultrapassou Ayrton, assumindo a liderança.
Após as paradas nos boxes para a troca de pneus, Senna novamente se tornou o líder da corrida e Piquet o 2º. Algum tempo depois, na volta 54, Piquet se aproximou de Senna para realizar a ultrapassagem na pequena reta dos boxes. Para proteger sua posição, Senna fechou Piquet, mas Piquet não se deu por vencido e deixou para frear dentro da curva. Seu carro deu uma leve escapada. Embora ele tenha ultrapassado seu rival, Senna entrou melhor na curva e logo retomou a posição.
Duas voltas depois, Piquet fez nova tentativa, que culminou com uma das manobras mais espetaculares da história da Fórmula 1. Piquet ameaçou emparelhar por dentro e Senna, mais uma vez, jogou o carro para a direita, ficando no meio da pista. Piquet deu então seu golpe de mestre: puxou o carro para o traçado externo e deixou para frear o mais tarde que sua sanidade mental e instinto de preservação permitiriam fazê-lo. Ainda na reta, Senna tentou voltar para o traçado externo, mas Piquet já estava a seu lado e o piloto da Lotus ficou onde estava, certo de que recuperaria a posição ao entrar por dentro na curva. (Pandini / GPTotal).
Embora Nigel Mansell tenha feito a pole position no GP Hungria de 1987, a vitória ficou com Nelson Piquet. Alain Prost e Senna completaram o pódio.
Em 1993, Damon Hill conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Alain Prost era o favorito, mas por problemas no carro, a vitória caiu no colo de Hill.
Em 1997, pilotando a modesta Arrows, Hill era o líder da corrida. Estava com uma boa distância de Jaques Villeneuve que estava em 2º. Venceria a corrida se o motor de seu carro não ficasse sem gasolina. Na última volta o motor começou falhar. Hill "lutou" contra o carro para chegar até o fim. Seria uma vitória heroica. Talvez a melhor do piloto inglês na Fórmula 1. Mas não teve jeito. Pelo menos, como consolo, terminou em 2º lugar, conquistando o melhor resultado de corrida para a Arrows.
Em 2003, pilotando a Renault, Fernando Alonso conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Venceu de ponta a ponta e ainda abriu uma volta em nada mais, nada menos do que Michael Schumacher. Com esta vitória, ele se tornou o piloto mais novo a vencer uma corrida de F1.
Junto com a primeira vitória, veio a primeira de muitas polêmicas envolvendo o piloto. Os comissários da corrida descobriram que os pneus dianteiros do carro estavam 1 cm mais largo do que o permitido. Alonso contestou afirmando que não sabia disso. Mais tarde, a Michelin informou a FIA que aquela dilatação foi causada pela temperatura do asfalto. A FIA aceitou o argumento e confirmou a vitória de Fernando Alonso.
Em 2006, conforme mencionado, o GP Hungria teve sua primeira corrida com chuva. Foi uma corrida interessante, talvez a melhor desde 1986. Com esta adversidade, Jenson Button, pilotando sua equipe Honda, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 e a primeira de muitas corridas com chuva.
Em 2008, Felipe Massa largando em 3º fez uma largada fantástica ultrapassando Kovalainen e, em seguida, no final da reta ultrapassou Hamilton por fora, a estilo Piquet 86. Após este pelo início de prova, ele liderou a corrida inteira. Mas na última volta o motor de sua Ferrari o deixou na mão. Ele encostou o carro no muro que separa a pista do pitlane e ali permaneceu por algum tempo desolado. Com este abandono, Heikki Kovalainen conquistou sua única vitória na F1.
Em 2012, os destaques da corrida do GP Hungria foram a vitória de Lewis Hamilton, o impressionante 7º lugar de Bruno Senna e as trapalhadas do veterano Michael Schumacher.
Em 2014 a prova foi marcada pela primeira vitória de Daniel Ricciardo na Fórmula 1. Uma bela vitória, por sinal!
Em 2015 a vitória ficou com Vettel e foi marcada por belos duelos entre Ricciardo e Hamilton e Ricciardo e Rosberg. Em ambos ele se deu bem. Já Felipe Massa com problemas de acerto no carro e abatido pela morte de seu colega Jules Biache, fez uma corrida apagada, terminando em 12º.
Em 2016 Hamilton venceu novamente na Hungria, assumindo a liderança do campeonato mundial de pilotos. Ele largou em segundo, mas ultrapassou seu companheiro de equipe Nico Rosberg na primeira curva e manteve a posição até o final da corrida. Este foi um passo crucial em sua campanha para o título de 2016.
Já em 2017 Vettel da Ferrari conquistou outra vitória na Hungria, apesar de problemas no volante que afetaram sua corrida. Ele foi seguido de perto pelo companheiro de equipe Kimi Räikkönen, que desempenhou um papel de apoio crucial ao segurar os carros da Mercedes. Este foi um momento importante na luta pelo título entre Vettel e Hamilton.
Em 2018 Lewis Hamilton dominou o GP da Hungria de 2018, saindo da pole position e liderando a maior parte da corrida. Sua vitória foi crucial na disputa pelo campeonato contra Sebastian Vettel, que terminou em segundo lugar. A performance de Hamilton consolidou sua liderança no campeonato.
No entanto em 2019, em uma das corridas mais estratégicas, Hamilton venceu após uma emocionante batalha com Max Verstappen. A Mercedes tomou uma decisão estratégica de parar Hamilton pela segunda vez, dando-lhe pneus novos para perseguir e ultrapassar Verstappen nas voltas finais, garantindo a vitória.
Mesmo em 2020, Hamilton continuou seu domínio na Hungria com uma performance impecável, conquistando sua oitava vitória no circuito. Ele liderou de ponta a ponta e ainda fez a volta mais rápida da corrida, ampliando sua liderança no campeonato de 2020.
Por fim, e com todas as incertezas da Covid-19, em uma corrida caótica marcada por um grande acidente na primeira volta e uma bandeira vermelha, Esteban Ocon conquistou sua primeira vitória na F1. A estratégia e a execução impecáveis da Alpine, combinadas com a defesa brilhante de Fernando Alonso contra Lewis Hamilton, foram cruciais para o triunfo de Ocon.
Já em Max Verstappen venceu o GP da Hungria de 2022 após uma corrida brilhante, apesar de ter começado em décimo lugar no grid devido a problemas durante a classificação. Verstappen ultrapassou seus rivais com uma combinação de ritmo e estratégia, consolidando ainda mais sua liderança no campeonato.
Em 2024 o GP da Hungria foi marcado pela histórica e polêmica vitória de Oscar Piastri e da dobradinha da McLaren, feito que a equipe não conseguia desde 2021!
O motor do carro quebrar bem na última volta, foi apenas uma pequena parte das infelicidades que estavam por vir. Em 2009, durante a sessão de classificação, uma pequena mola escapou do carro Barrichello. Massa estava apenas alguns metros atrás e a mola o atingiu em cheio.
Embora tenha sido amortecida por seu capacete, a mola conseguiu atingir Felipe e ele perdeu a consciência. Seu carro seguiu desgovernado até passar reto pela curva 4 e só parou quando bateu na proteção de pneus.
Ele foi levado para o hospital inconsciente. Havia certo risco de morte. Os tristes dias do >GP de Imola em 1994 voltaram à tona. Mas para sua felicidade, Massa se recuperou e no ano seguinte voltou a correr.
Em 2010, Rubens Barrichello realizou uma das melhores ultrapassagens de sua carreira na Fórmula 1. Durante a corrida, Barrichello (Williams) pressionou Schumacher (Mercedes GP) por várias voltas até que finalmente chegou a hora de realizar a ultrapassagem.
Schumacher foi fechando Barrichello a ponto de quase fazer o piloto da a Williams ser espremer no muro. Barrichello ficou a poucos centímetros de encostar as rodas direitas no muro. Mesmo assim, ele usou a pequena área de escape asfaltada e realizou a ultrapassagem.
Após sair dos boxes, uma parte do carro de Nick Heidfeld pegou fogo. Antes que o fogo aumentasse, Nick parou o carro e deu um salto e foi para bem longe das chamas. Os comissários tiveram um pouco de dificuldade, mas o incêndio foi contido.
A chuva fraca que caiu durante a corrida do GP Hungria deixou-a um pouco mais agitada. O piloto que mais uma vez se beneficiou desta adversidade, foi Jenson Button, vencendo, portanto, a edição 2011 do GP Hungria.
No site oficial da Fórmula 1, você poderá encontrar mais informações sobre turismo, história, programação e compras de ingressos para o GP. No site oficial do autodromo de Hungaroring, você poderá também encontrar informações sobre ingressos, hoteis entre outros produtos e serviços.
Estatísticas completas sobre o GP Hungria, você poderá acompanhar no site F1 Stats.