Data da Corrida | 19 de Maio |
Nome do Circuito | Autodromo Enzo e Dino Ferrari |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1980 |
Quantidade de voltas | 63 |
Extensão do circuito | 4,909 km |
Extensão da Corrida | 309,049 km |
Recorde da pista | 1:15.484 Lewis Hamilton (2020) |
Recorde de pole positions | Ayrton Senna 8 |
Recorde de Pódios | Michael Schumacher 12 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher 7 |
Recorde de pontos | Michael Schumacher 102 |
Recorde de voltas rápidas | Michael Schumacher 5 |
Equipe que mais venceu | Williams 8 |
Site Oficial: www.autodromoimola.it |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Lando Norris | McLaren |
3 | Charles Leclerc | Ferrari |
4 | Oscar Piastri | McLaren |
5 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
6 | Lewis Hamilton | Mercedes |
7 | George Russell | Mercedes |
8 | Sérgio Perez | Red Bull |
9 | Lance Stroll | Aston Matin |
10 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
11 | Nico Hulkenberg | Haas |
12 | Kevin Magnussen | Haas |
13 | Esteban Ocon | Alphine |
14 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
15 | Pierre Gasly | Alpine |
16 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
17 | Fernando Alonso | Aston Martin |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes | 63 |
2021 | Max Verstappen | Red Bull | 63 |
2022 | Max Verstappen | Red Bull | 57 |
2024 | Max Verstappen | Red Bull | 57 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
O Circuito de Ímola fica situado próximo a cidade de Ímola na qual fica dentro da região de Emília Romanha, província de Bolonha e cerca de 80 km da sede da Ferrari em Maranelo.
Atualmente seu traçado possui uma extensão de 4,909 km por volta e a corrida terá uma extensão de 309,049 km em 63 voltas.
Além disso, os pilotos que mais venceram foram Michael Schumacher com 7 vitórias e Ayrton Senna e Alan Prost com 3 vitórias cada.
O circuito de Ímola por tudo o que já aconteceu se tornou uma pista icônica para a Fórmula 1, tanto pelas tragédias, tanto pelo desafio de pilotar lá.
Por exemplo, para Pierry Gasly que testou seu carro de 2020 Alpha Tauri, considerou a experiência de pilotar nessa pista como uma das melhores que ele já teve na Fórmula 1.
Já seu colega Danil Kyviat comentou, dizendo: “Pilotar o F1 naquelas curvas como a Acque Minerali que é uma curva de alta velocidade, é tão legal que isso realmente te dá muita adrenalina!”
Certamente, o circuito de Ímola é um circuito emocionante e desafiador. Porém, um vídeo vale mais do que mil palavras, não é verdade? Assista nossa volta virtual especial com o carro de 2020 da Fórmula 1 no ponto de vista do piloto:
Uma imagem valem mais do que mil palavras! Por isso, a melhor forma de você conhecer o traçado do circuito Enzo e Dino Ferrari é por meio de um vídeo. Veja abaixo um vídeo especial, do ponto de vista do piloto, como é o circuito do GP Emília Romanha:
O circuito de Ímola foi construído nos anos de 1950 e teve sua primeira corrida de Fórmula 1 extra oficial em 1963 com vitória de Jim Clark com sua Lotus Climax.
Posteriormente só haveria uma nova corrida, também extra oficial, de Fórmula 1 no autódromo apenas em 1979, vitória de Niki Lauda com sua Brabham-Alfa Romeo.
Como resultado dessas duas corridas, concluiu-se que a pista era muito veloz e muito perigosa para os carros de Fórmula 1 e assim ela passou por diversas reformas, nas quais incluíram-se várias chincanes, para poder finalmente sediar corridas oficiais de Fórmula 1 a partir dos anos 80.
Mais tarde, já em 1980, a Fórmula 1 finalmente estreou oficialmente na pista como GP de San Marino e com a vitória de Nelson Piquet com sua Brabham-Ford.
Desde então, o circuito se tornou permanente no calendário oficial da Fórmula 1 até 2006, sendo Michael Schumacher o vencedor.
Apesar de ter sido construído em 1952, foi apenas em 1988 que os organizadores e diretores do circuito, homenagearam os patriarcas da tradicional família Ferrari, dando o nome de Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
São muitas as histórias que marcaram a Fórmula 1 do GP de San Marino. Por exemplo, foi no GP de 1982 que surgiu uma das mais acirradas e mortais rixas entre pilotos: Gilles Villeneuve e Didier Pironi, ambos da Ferrari.
Gilles Villeneuve liderava a corrida e Pironi era o 2º colocado. A equipe ordenou por rádio que era para os pilotos manterem suas posições, mas Pirone desobedeceu a ordem e ultrapassou Villeneuve no final da corrida e vencendo o GP. Villeneuve e Pirone antes amigos, agora se tornaram rivais ferrenhos!
Além deles a maior rivalidade da Fórmula 1, a saber, Senna e Prost, ambos da McLaren, também se tornou evidente a partir do GP de San Marino de 1989.
Igualmente como no caso de Villeneuve e Pirone, Senna desobedeceu a um acordo interno de manterem as posições de largada com Alan Prost. Da mesma forma, Senna ultrapassou seu colega em uma “brecha”, em um imprevisto, e venceu a corrida e Prost em 2º. Desde então a rixa entre os dois se tornou pública e insustentável!
Além das brigas internas mencionadas acima, podemos destacar também as incríveis corridas de 2005 e 2006 com as belas disputas entre Fernando Alonso da Renault e Michael Schumacher na Ferrari. Como resultado da brilhante corrida e disputa por posições entre os dois, Alonso levou a melhor em 2005 e Schumacher levou a melhor em 2006.
Foi também em 2006 no GP de San Marino foi marcado pelo tosco acidente provocado pelo japonês Yuji Ide da Super Aguri. O piloto foi considerado perigoso e nas semanas seguintes ele perdeu a super licença e não pôde mais ser um piloto de Fórmula 1.
No entanto, apesar das rivalidades e dos “pegas” históricos, o GP de San Marino foi marcado pelas tragédias e pelos graves acidentes que resultaram em mortes dentro de uma corrida de Fórmula 1.
Os acidentes marcantes do GP de Marino de F1 foram os de Nelson Piquet em 987, Gerhard Berger em 1989, Michelle Alboreto em 1991, Ricardo Patrese em 1992, Rubens Barrichello e por fim a morte de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em 1994.
Em 1987, Nelson Piquet de Williams, sofreu um acidente nos treinos na curva Tamburello que o tirou da corrida. Piquet sobreviveu, mas a lesão que sofreu afetou seu nível de pilotagem. Ele se tornou tricampeão daquela temporada, mas ele mesmo reconheceu que nunca mais conseguiu pilotar como antes.
Posteriormente em 1989, Gerhard Berger de Ferrari, também se acidentou na mesma curva, na Tamburello.
Após uma falha mecânica, seu carro passou reto na curva e ele se chocou no muro a quase 300 km/h. O forte impacto resultou numa explosão e em chamas. Apesar de Berger sofrer com queimaduras de segundo grau nas mãos e uma costela trincada, ele sobreviveu e logo pôde voltar a pilotar.
De forma parecida, Michele Alboreto, piloto italiano, estava testando o carro que ele guiaria em 1991, a Footwork Porsche no circuito quando a asa dianteira do carro quebrou bem no meio da curva. Como resultado, seu carro passou reto e se espatifou no muro. Apesar disso, Alboreto não se machucou muito e pôde sair sozinho do carro.
Por fim, o primeiro acidente que resultou em morte no circuito foi no dia 30 de abril de 1994 na Sessão de Classificação de Sexta-feira após a asa dianteira da Simtek de Roland Ratzenberger se soltar. O piloto perdeu o controle e passou reto na curva Villeneuve, uma curva após a Tamburello. Ratzenberger passou direto e morreu ao bater o carro no muro.
Em seguida, 2 dias depois, foi a vez do tricampeão Ayrton Senna de Williams passar reto na curva Tamburello e bater fatalmente. Até hoje as causas do acidente do Senna é um mistério. Para mais informações sobre os acidentes do GP de San Marino de 1994 temos essa matéria especial.
Por causa de todos esses acidentes, já para o GP de San Marino de 1995, os organizadores fizeram algumas reformas no traçado do circuito, incluindo uma chincane na curva Tamburello e outra na curva Villeneuve. Desde então, nunca mais ouve acidentes tão graves no circuito como os que mencionamos acima.
Apesar de tudo isso, não foi por isso que a Fórmula 1 deixou de ter corridas no circuito. A pista não conseguia mais seguir os exigentes padrões da F1 e assim desde 2006 ela deixou de fazer parte do calendário oficial.
Porém, no início da década de 2010 o circuito novamente passou por novas reformas e modernizações e com a pandemia do Corona Vírus a FIA homologou o circuito e encaixou no calendário de 2020 como GP de Emília Romanha ao invés de San Marino. Talvez com esse nome os organizadores quiseram se desenvincilhar com as terríveis lembranças do GP de San Marino.
A Compra de ingressos, hotéis disponíveis, você poderá encontrar no site oficial do circuito de Ímola.
Programação sobre o evento, informações sobre compra de ingressos, hotéis disponíveis, guia turístico e outras informações sobre a história este circuito, você poderá encontrar no site oficial da Fórmula 1.