Data da Corrida | 7 de julho |
Nome do Circuito | Silverstone Circuit |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1950 |
Quantidade de voltas | 52 |
Extensão do circuito | 5,891 km |
Extensão da Corrida | 306,198 km |
Recorde da pista | 1:27.097 Max Verstappen (2020) |
Recorde de pole positions | Lewis Hamilton 7 |
Recorde de Pódios | Lewis Hamilton 13 |
Recorde de vitórias | Lewis Hamilton 9 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 317 |
Recorde de voltas rápidas | Nigel Mansell e Hamilton 6 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 13 |
Site Oficial: www.silverstone.co.uk |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
3 | Lando Norris | McLaren |
4 | Oscar Piastri | McLaren |
5 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
6 | Nico Hulkenberg | Haas |
7 | Lance Stroll | Aston Matin |
8 | Fernando Alonso | Aston Martin |
9 | Alexander Albon | Williams |
10 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
11 | Kevin Magnussen | Haas |
12 | Charles Leclerc | Ferrari |
13 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
14 | Esteban Ocon | Alphine |
15 | Sérgio Perez | Red Bull |
16 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1950 | Nino Farina | Alfa Romeo 158 | 70 |
1951 | José Fróilan Gonzalez | Ferrari 375 | 90 |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari 500 | 85 |
1953 | Alberto Ascari | Ferrari 500 | 90 |
1954 | José Fróilan Gonzalez | Ferrari 625 | 90 |
1956 | Juan Manuel Fangio | Ferrari D50 | 101 |
1958 | Peter Collins | Ferrari 246 | 75 |
1960 | Jack Brabham | Cooper T53 | 77 |
1963 | Jim Clark | Lotus 25 | 82 |
1965 | Jim Clark | Lotus 33 | 80 |
1967 | Jim Clark | Lotus 49 | 80 |
1969 | Jackie Stewart | Matra MS80 | 84 |
1971 | Jackie Stewart | Tyrrell 003 | 68 |
1973 | Peter Revson | McLaren M23 | 67 |
1975 | Emerson Fittipaldi | McLaren M23 | 56 |
1977 | James Hunt | McLaren M26 | 68 |
1979 | Clay Regazzoni | Williams FW07 | 68 |
1981 | John Watson | McLaren MP4-1 | 68 |
1983 | Alain Prost | Renault RE40 | 67 |
1985 | Alain Prost | McLaren MP4-2B | 65 |
1987 | Nigel Mansell | Williams FW11B | 65 |
1988 | Ayrton Senna | McLaren MP4-4 | 65 |
1989 | Alain Prost | McLaren MP4-5 | 64 |
1990 | Alain Prost | Ferrari F1-90-2 | 59 |
1991 | Nigel Mansell | Williams FW14 | 59 |
1992 | Nigel Mansell | Williams FW14B | 59 |
1993 | Alain Prost | Williams FW15C | 59 |
1994 | Damon Hill | Williams FW 16 | 60 |
1995 | Johnny Herbert | Benetton B195 | 61 |
1996 | Jacques Villeneuve | Williams FW18 | 61 |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams FW19 | 59 |
1998 | Michael Schumacher | Ferrari F300 | 60 |
1999 | David Coulthard | McLaren MP4-14 | 60 |
2000 | David Coulthard | McLaren MP4-15 | 60 |
2001 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-16 | 60 |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari F2002 | 60 |
2003 | Rubens Barrichello | Ferrari F2003-GA | 60 |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari | 60 |
2005 | Juan Pablo Montoya | McLaren Mercedes | 60 |
2006 | Fernando Alonso | Renault | 60 |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 60 |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren Mercedes | 60 |
2009 | Sebastian Vettel | Renault | 60 |
2010 | Mark Webber | Red Bull Racing | 52 |
2011 | Fernando Alonso | Ferrari | 52 |
2012 | Mark Webber | Red Bull Racing | 52 |
2013 | Nico Rosberg | Renault | 52 |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2016 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2018 | Sebastian Vettel | Ferrari | 52 |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2021 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
2022 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | 52 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 52 |
2024 | Lewis Hamilton | Mercedes | 52 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
Sem dúvida, o GP da Inglaterra em Silverstone é o circuito um dos mais emocionantes da Fórmula 1 por ser um de alta velocidade. O GP da Inglaterra em Silverstone é considerado pela grande maioria dos fãs um templo do automobilismo e um dos circuitos mais importantes da F1 por sediar a categoria desde 1950.
O GP da Inglaterra em Silverstone de 2009 parecia ser a última corrida no circuito, visto que ele não mais atendia o alto padrão estabelecido pela FIA.
Contudo, depois de muitas controvérsias, a entidade máxima do automobilismo, decidiu oficialmente que o Silverstone permaneceria no calendário na temporada de 2010.
Fizeram um contrato que deverá durar 17 anos, desde que fossem feito as reformas necessárias até 2011. O traçado sofreu uma alteração significativa no trecho final da volta, cerca de 800m mais longo do que a antiga versão e a área dos boxes foi transferida para outro trecho do circuito. Mas pelo menos em 2019, Silverstone está sendo ameaçado à abandonar a F1 por razões políticias.
PS: O nome correto para este GP seria Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Contudo, como aqui no Brasil ele é mais conhecido como Grande Prêmio da Inglaterra, usaremos apenas a nome Inglaterra para se referir ao GP.
Quer conhecer todas as emoções de pilotar no circuito de Silversone?
Assista o vídeo especial que preparamos para você! Veja o desafio do piloto com a volta virtual abaixo:
Um dos maiores vencedores de Silverstone, foi Ayrton Senna, mas não na Fórmula 1 e sim na Fórmula 3 inglesa.
Até mesmo ele recebeu uma homenagem, por chamar o circuito de "Silvastone", pois até então ele era conhecido com Ayrton Silva.
Em 1977, Gilles Villeneuve, um piloto muito promissor, estreava sua carreira na F1 neste circuito de Silverstone, pilotando uma McLaren-Ford.
Ele largou em 9º e terminou a corrida em 11º, duas voltas atrás de James Hunt, também da McLaren.
Em 1983, um jovem desconhecido, que se tornaria uma lenda mais tarde, até então conhecido como Ayrton Silva, fez um dos seus primeiros testes com carros de F1 no mesmo circuito de Silverstone.
No dia 25 de outubro do mesmo ano, Senna testou a McLaren e a Toleman deixando todos muito surpresos, inclusive o dono da McLaren, Ron Dennis.
Apesar de Senna ter sido mais rápido que todos os outros candidatos e conquistado o 5º melhor tempo no circuito, incluindo tempos dos pilotos oficiais, ele fechou contrato para pilotar a Toleman a partir de 1984.
Com o incidente envolvendo Michael Schumacher no GP da Inglaterra em Silverstone de 1994 a FIA adotou como padrão, a punição do famoso Stop/go, sendo este um dos primeiros da Fórmula 1. Michael Schumacher havia feito uma ultrapassagem proibida antes da largada.
Em seu site oficial, Schumacher se defende dizendo que fez esta ultrapassagem sem querer. Ele viu o carro mais lento do que o normal e assim o ultrapassou. Por não cumprir a punição Schumacher recebeu bandeira preta, que significa desclassificação imediata da corrida .
Em 1995, Damon Hill cometeu muitos erros infantis para um piloto de uma equipe de ponta de Fórmula 1. Um desses foi no GP da Inglaterra em Silverstone.
Schumacher liderava e fazia uma corrida tranquila. Contudo, Damon Hill o alcançou e tentou forçar uma ultrapassagem onde não existia espaço.
Houve um toque entre os dois carros e ambos abandonaram a corrida. Desta forma, Johnny Herbert, colega de equipe de Schumacher, venceu sua primeira corrida.
Em 1996, Damon Hill, largou na pole position e acreditava que conseguiria sua segunda vitória em sua terra natal. Porém, ele foi traído por seu próprio carro e ele foi forçado a abandonar a corrida.
Com o abandono de Hill e de Schumacher, o estreante Jaques Villeneuve conquistou sua segunda vitória na Fórmula 1!
Em 1997, Villeneuve de Williams venceu novamente. Por outro lado, o grande destaque da corrida foi o 6º lugar de Damon Hill, agora pilotando a modesta equipe Arrows. Resultado muito comemorado por Damon Hill!
A vitória de Michael Schumacher em 1998 foi uma das mais polêmicas da história. Schumacher venceu dentro dos boxes, por receber uma punição (Stop/go).
Enquanto isso, Mika Hakkinen passou ele e teoricamente seria o vencedor.
Contudo, a posição da garagem da Ferrari, onde Schumacher cumpriria sua punição, era após a linha de chegada.
Assim, Schumacher venceu a corrida e depois pagou sua punição. Como não havia precedentes, a FIA decretou oficialmente que o vencedor do GP da Inglaterra foi mesmo de Michael Schumacher.
No GP da Inglaterra de 1999, no início da corrida, Schumacher tentou forçar uma ultrapassagem que poderia ter lhe custado sua vida!
Por ter freado muito próximo da curva, seu carro não teve tração para tangê-la e assim ele passou reto a bateu na proteção de pneus a mais de 300 km/h.
Para sua felicidade, a proteção de pneus absorveu a maior parte da força do impacto e ele apenas teve as pernas quebradas. Ele só pôde voltar no finalzinho da temporada.
Sem Schumacher e sem Hakkinen no caminho, pois um dos pneus de seu carro saiu sozinho, Coulthard venceu a corrida.
O GP da Inglaterra em Silverstone, era um dos preferidos de Barrichello.
Em 2000, Barrichello largava na pole position e todos os torcedores brasileiros e de Senna depositavam fé em sua tão sonhada primeira vitória. Mas, na metade da prova, inexplicavelmente seu carro começou a rodopiar.
Sua corrida foi comprometida e ele recolheu para os boxes. Mais tarde, a explicação oficial da Ferrari foi que o carro sofreu pane hidráulica.
Três anos mais tarde, o GP da Inglaterra de 2003, teve uma das corridas mais emocionantes da década com a tão esperada vitória de Barrichello.
Nesta mesma corrida houve um acontecimento raro: Um padre católico irlandês entrou no circuito, correndo contra os carros no meio da corrida. Os fiscais tiveram dificuldade em retirar o padre católico de dentro da pista.
Mas não só foi isso que agitou a corrida. Vários pilotos passaram pela liderança da corrida entre eles Kimi Raikkonen, Ralf Schumacher, Jarno Trulli e até mesmo o estreante brasileiro Cristiano Da Matta, Toyota. Cristiano Da Matta com sua modesta Toyota liderou a corrida por cerca de 20 voltas.
Para Rubinho assumir a liderança novamente, o piloto da Ferrari precisou de muita técnica, habilidade e arrojo. Barrichello fez uma de sua melhores corridas de sua carreira na F1 e sem dúvida foi uma grande corrida aquele GP da Inglaterra de 2003. Com essa vitória, Rubinho conquistava sua 3ª vitória!
Em 2008 a corrida do GP da Inglaterra foi debaixo de muita chuva. Ao contrário da Ferrari e de Felipe Massa, que rodopiava como um peão, Rubens Barrichello e sua modesta equipe Honda, brilhou em Silverstone.
O brasileiro se deu muito bem no circuito encharcado e teve grandes chances de vencer a corrida.
Mas, uma entrada nos boxes tirou a chance de se reencontrar com a vitória, mesmo assim, Rubens, conseguiu voltar ao pódio desde 2005. Ele conseguiu essa façanha mesmo largando na 16º posição! Lewis Hamilton, McLaren, foi o vencedor e Nick Heidfeld, Bmw Sauber, completou o pódio.
Em 2009, Barrichello, pilotando a equipe Brawn, conseguiu subir mais uma vez no pódio em 3º lugar. O vencedor da corrida foi o piloto ascendente Sebastian Vettel da Red Bull.
O ano de 2010 foi marcante para o GP da Inglaterra em Silverstone. Como havíamos dito no início do artigo, a F1 só continuaria sediando provas no circuito, se a Inglaterra cumprisse todas as exigência da FIA e da própria F1. Portanto, a partir de 2010, o circuito de Silverstone passou por uma grande reforma e reestruturação.
O traçado de Silverstone para a F1 foi completamente alterado entre o final do 2º setor e o início do 3º setor. Até hoje, essa mudança não agrada a todos. De qualquer forma o primeiro vencedor neste novo formato não foi nem Button, nem Hamilton, ambos da McLaren e campeões do mundo.
O vitorioso da corrida foi o australiano Mark Webber da equipe Red Bull. Lewis Hamilton, McLaren e Nico Rosberg da Mercedes, completaram o pódio.
Por outro lado, a pole position ficou com Sebastian Vettel da RedBull e a melhor volta com Fernando Alonso da Ferrari.
Com este novo formato, Fernando Alonso foi o detentor da volta mais rápida de 1:30.874 até 2017 quando Lewis Hamilton com sua imbatível Mercedes, o superou com o tempo de 1:30.621!
Com a conclusão das reformas, o GP da Inglaterra de 2011 apresentou novas modificações no traçado do circuito. Agora a reta dos boxes e a linha de chegada seria após a curva conhecida como Club. No formato que conhecemos hoje, Fernando Alonso conquistou a única vitória da Ferrari durante aquela temporada.
No ano seguinte, em 2012, Alonso amargou o 2º lugar, sendo Webber novamente o vencedor do GP da Inglaterra mas foi sua única vitória na temporada e em 2013. Nico Rosberg venceu a 3ª corrida de sua carreira na F1, uma corrida marcada por diversos estouros de pneus.
Em 2020 por conta da pandemia, o circuito de Silverstone recebeu 2 corridas, sendo um deles nomeado como GP dos 70 anos.
Neste mesmo ano, Lewis Hamilton alcançou uma vitória considerada histórica por receber a bandeirada final com um dos pneus estourados.
Em 2021 a Formula 1 aproveitará o histórico do GP da Inglaterra para testar um novo formato de Sessão de Classificação, o chamado Sprint Race, que seria uma mini-corrida.
Assim sendo, o resultado da Sprint Race vai definir o grid da largada para a corrida de domingo. Se isso funcionar, a FIA deverá utilizar esse formato nas demais corridas em breve.
Informações sobre ingressos, programação do evento e informações históricas sobre a cidade, consulte o site oficial da Fórmula 1, sobre o GP da Inglaterra.
No site oficial do circuito de Silverstone, você poderá também encontrar informações sobre ingressos, hoteis entre outros produtos e serviços.
Estatísticas completas sobre o GP da Inglaterra, você poderá acompanhar no site Stats F1.
Você pode também conhecer a história de Rubens Barrichello neste link e a história de Michael Schumacher neste link.