Data da Corrida | 1 de Setembro |
Nome do Circuito | Autodromo Nazionale di Monza - Parco Monza |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1950 |
Quantidade de voltas | 53 |
Extensão do circuito | 5,793 km |
Extensão da Corrida | 306,72 km |
Recorde da pista | Rubens Barrichello (2004) 1:21.046 |
Recorde de pole positions | Lewis Hamilton 7 |
Recorde de Pódios | M.Schumacher e Hamilton 8 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher 5 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 200 |
Recorde de voltas rápidas | Lewis Hamilton 7 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 19 |
Site Oficial: sites.google.com/monzanet.it |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Charles Leclerc | Ferrari |
2 | Oscar Piastri | McLaren |
3 | Lando Norris | McLaren |
4 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
5 | Lewis Hamilton | Mercedes |
6 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
7 | George Russell | Mercedes |
8 | Sérgio Perez | Red Bull |
9 | Alexander Albon | Williams |
10 | Kevin Magnussen | Haas |
11 | Fernando Alonso | Aston Martin |
12 | Esteban Ocon | Alphine |
13 | Pierre Gasly | Alpine |
14 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
15 | Nico Hulkenberg | Haas |
16 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
17 | Lance Stroll | Aston Matin |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1950 | Nino Farina | Alfa Romeo 159 | 80 |
1951 | Alberto Ascari | Ferrari 375 | 80 |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari 500 | 80 |
1953 | Juan Manuel Fangio | Maserati A6GCM-53 | 80 |
1954 | Juan Manuel Fangio | Mercedes W196 | 80 |
1955 | Juan Manuel Fangio | Mercedes W196 | 50 |
1956 | Stirling Moss | Maserati 250F | 50 |
1957 | Stirling Moss | Vanwall | 87 |
1958 | Tony Brooks | Vanwall | 70 |
1959 | Stirling Moss | Cooper T51 | 72 |
1960 | Phil Hill | Ferrari 246 | 50 |
1961 | Phil Hill | Ferrari 156 | 43 |
1962 | Graham Hill | BRM P57 | 86 |
1963 | Jim Clark | Lotus 25 | 86 |
1964 | John Surtees | Ferrari 158 | 78 |
1965 | Jackie Stewart | BRM P261 | 76 |
1966 | Ludovico Scarfiotti | Ferrari 312 | 68 |
1967 | John Surtees | Honda RA300 | 68 |
1968 | Denny Hulme | McLaren M7A | 68 |
1969 | Jackie Stewart | Matra MS80 | 68 |
1970 | Clay Regazzoni | Ferrari 312B | 68 |
1971 | Peter Gethin | BRM P160 | 55 |
1972 | Emerson Fittipaldi | Lotus 72D | 55 |
1973 | Ronnie Peterson | Lotus 72E | 55 |
1974 | Ronnie Peterson | Lotus 72E | 52 |
1975 | Clay Regazzoni | Ferrari 312T | 52 |
1976 | Ronnie Peterson | March 761 | 52 |
1977 | Mario Andretti | Lotus 78 | 52 |
1978 | Niki Lauda | Brabham BT46 | 40 |
1979 | Jody Scheckter | Ferrari 312T4 | 50 |
1981 | Alain Prost | Renault RE30 | 52 |
1982 | René Arnoux | Renault RE30B | 52 |
1983 | Nelson Piquet | Brabham BT52B | 52 |
1984 | Niki Lauda | McLaren MP4-2 | 51 |
1985 | Alain Prost | McLaren MP4-2B | 51 |
1986 | Nelson Piquet | Williams FW11 | 51 |
1987 | Nelson Piquet | Williams FW11B | 50 |
1988 | Gerhard Berger | Ferrari F1/87-88C | 51 |
1989 | Alain Prost | McLaren MP4-5 | 53 |
1990 | Ayrton Senna | McLaren MP4-5B | 53 |
1991 | Nigel Mansell | Williams FW14 | 53 |
1992 | Ayrton Senna | McLaren MP4-7A | 53 |
1993 | Damon Hill | Williams FW15C | 53 |
1994 | Damon Hill | Williams FW16B | 53 |
1995 | Johnny Herbert | Benetton B195 | 53 |
1996 | Michael Schumacher | Ferrari F310 | 53 |
1997 | David Coulthard | McLaren MP4-12 | 53 |
1998 | Michael Schumacher | Ferrari F300 | 53 |
1999 | Heiz Harald Frentzen | Jordan 199 | 53 |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari F1-2000 | 53 |
2001 | Juan Pablo Montoya | Williams FW23 | 53 |
2002 | Rubens Barrichello | Ferrari F2002 | 53 |
2003 | Michael Schumacher | Ferrari F2003-GA | 53 |
2004 | Rubens Barrichello | Ferrari | 53 |
2005 | Juan Pablo Montoya | McLaren | 53 |
2006 | Michael Schumacher | Ferrari | 53 |
2007 | Fernando Alonso | McLaren | 53 |
2008 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2009 | Rubens Barrichello | Brawn GP | 53 |
2010 | Fernando Alonso | Ferrari | 53 |
2011 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2012 | Lewis Hamilton | McLaren Mercedes | 53 |
2013 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | 53 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2019 | Charles Lerclec | Ferrari | 53 |
2020 | Pierry Gasly | Alpha Tauri | 53 |
2021 | Daniel Ricciardo | McLaren | 53 |
2022 | Max Verstappen | Red Bull | 53 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 53 |
2024 | Charles Leclerc | Ferrari | 53 |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Lando Norris | McLaren |
2 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
3 | Charles Leclerc | Ferrari |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes |
5 | George Russell | Mercedes |
GP da Itália, em Monza é o circuito onde teve mais participação no calendário da F1.
Para os mais aficionados, o circuito de Monza é um templo do automobilismo, assim como Mônaco, Silverstone e Indianápolis.
O circuito Autodromo Nazionale di Monza foi construído em 1922. Originalmente, havia um perigoso e traiçoeiro circuito oval dentro do traçado.
Devido aos altos índices de acidentes e os carros cada vez mais velozes, a partir dos anos 70, este trecho do circuito de Monza foi sendo abandonado gradativamente até que por fim ele nunca mais foi usado.
A maioria dos pilotos e torcedores gostam deste circuito, visto que ele é caracterizado por longas retas com vários pontos de ultrapassagens.
Desde 1947, este circuito é usado interruptamente em corridas, mas oficialmente pela Fórmula 1, em 1950. Apenas em 1980 o GP da Itália foi realizado em Imola.
De 1976 para cá, o circuito de Monza passou por poucas modificações em seu traçado, com adição de chincanes para diminuir um pouco a velocidade dos carros.
Uma imagem valem mais do que mil palavras! Por isso, a melhor forma de você conhecer o traçado do circuito de Monza do GP da Itália é por meio de um vídeo. Mas para você sentir o desafio que é pilotar o F1 no circuito, gravamos esta volta virtual do ponto de vista do piloto. Assista:
Em 1972, Emerson Fittipaldi, após um final de semana o qual tudo que dava para dar errado aconteceu, ele alcançou a vitória e se consagrou campeão daquela temporada.
Em 1979, Jody Scheckter após largar em 3º, venceu a corrida e se tornou campeão da temporada. Enquanto isso, Emerson Fittipaldi mesmo tendo problemas, com a equipe que levava seu nome, largou em 13º, teve problemas na largada e mesmo assim fez uma prova de recuperação e alcançou um excelente 7º lugar.
Em 1983, Piquet disputava o título contra Prost e Arnoux. Patrese foi quem conseguiu a pole, mas nas voltas iniciais, Patrese teve problemas e contando com o abandono também de Prost, venceu a corrida e se aproximou ainda mais ao título de campeão.
No GP da Itália de de 1987, Nelson Piquet confirmou o bom momento conseguindo a pole. Mansell foi o 2º e Senna saiu em 3º com a Lotus.
Na corrida, Mansell tomou a liderança, mas um erro numa troca de marchas fez com que perdesse a posição para Piquet. Após as trocas de pneus de quase todos os pilotos, Senna aparecia na liderança apostando numa tática de não parar para troca de compostos.
Pelo visto a estratégia de Senna daria certo, mas a poucas voltas do fim ele errou a freada da Parabólica , ao tentar ultrapassar um retardatário e viu a liderança cair no colo de Piquet, vencendo o GP da Itália, a última vitória dele na temporada.
Nos anos seguintes, Senna continuara a ter problemas no GP da Itália. Em 1988, ele encontrou Jean-Louis Schlesser e viu outro triunfo dar adeus perto da chegada. - Amigos da Velocidade
Em 1989, a duas voltas da chegada o motor abriu o bico mais uma vez na Parabólica . Isso rendeu uma vitória de mãos beijadas do GP da Itália, para seu rival, Alain Prost.
Depois de tantos problemas, finalmente em 1990 ele venceu o GP da Itália, não dando chance à Alain Prost e Gerhard Berger, que completaram o pódio. - Amigos da Velocidade
Em 1992, a Williams era a única favorita para a vitória. Porém Nigel Mansell teve problemas e tudo indicava que Ricardo Patrese seria o vencedor, mas na parte final da corrida, este também teve problemas e Ayrton Senna conquistou mais uma vitória em Monza, GP da Itália.
Em 1995, Damon Hill jogou sua corrida fora ao tentar fazer uma ultrapassagem sem cabimento em Schumacher, enquanto abriam passagem à um retardatário. Houve uma pequena colisão e ambos abandonaram a corrida.
Em 2000, ao conquistar a vitória no GP da Itália, Michael Schumacher igualou ao record de 41 vitórias de Ayrton Senna .
Em 2003 o GP da Itália ficou marcado pela disputa entre Montoya e Schumacher, o qual Montoya fez de tudo para alcançar Schumacher, mas, seus esforços foram em vão e foi preciso se conformar com o segundo lugar, vitória que só foi conquistada em 2005 correndo pela McLaren.
Em 2007, o grande destaque ficou mais uma vez com Lewis Hamilton, na bela ultrapassagem que fez em Raikkonen, na freada no fim da reta dos boxes.
Em 2008, o GP da Itália foi marcado pela incrível vitória do então novato Sebastian Vettel, Toro Rosso, que largou na pole position e venceu a corrida debaixo de muita chuva. A pole que ele conquistou também foi debaixo de muita chuva.
Com essa vitória o jovem alemão, se tornou o piloto mais novo a conquistar uma vitória na categoria.
Em 2009, Rubens Barrichello realizou uma excelente vitória que uniu talento, determinação e uma boa estratégia da equipe. Essa vitória no GP da Itália, foi a última de sua carreira.
Em 2010, Fernando Alonso venceu a corrida e igualou o número de 25 vitórias de Nelson Piquet.
Em 2011 Vettel venceu sem grandes dificuldades e Button e Alonso fecharam o pódio do GP. Bruno Senna marcou seus primeiros dois pontos na categoria ao terminar a corrida em 9º.
Os melhores momentos da corrida foi a bela ultrapassagem de Vettel em Alonso, quando este liderava a corrida e o duelo entre Schumacher e Hamilton.
Nos últimos anos o circuito de Monza passou por modificações que não agradou muito os torcedores. Visando a segurança, a área de escape da famosa curva Parabólica foi substituída por asfalto, assim como vem sendo feito na maioria dos circuitos da temporada. Anteriormente a área de escape era de areia e cascalho. Caso o piloto cometesse o menor erro na tangência daquela curva, provavelmente era fim de prova para ele. Com a nova modificação o piloto pode facilmente voltar para a pista em caso de erros.
Em 2016 o circuito deveria ter passado por uma mudança muito importante no traçado. A reta dos boxes seria prolongada e a chincane que havia próximo do fim da reta foi feita dentro da "Grande Curva". Uma moficação interessante!
O traçado até hoje não sofreu alterações há não ser algumas zebras conhecidas como "salsichas" foram inclusas na lateral externa da curva parabólica para os pilotos não ultrapassarem os limites da pista, "salsichas" tais que provocaram um acidente espetacular (não fatal) com um piloto da Fórmula 3.
Em 2019 o vitorioso foi Charles Lerclec da Ferrari para o delírio dos Tifosis, contudo, o GP da Itália de 2019 teve o seu maior destaque a fase final do Q3 quando vários pilotos saíram dos boxes ao mesmo tempo e nenhum deles conseguiu dar a volta final facilitando a vida do Charles Leclerc que ficou com a pole.
Muitos acidentes também marcaram a história do GP da Itália, Monza, entre eles, o acidente de Rony Paterson que morreu em 1978.
Neste GP, a F1 estava estreando o sistema usado atualmente, com luzes, no procedimento de largada. O diretor de prova se atrapalhou e mesmo antes dos carros se posicionarem corretamente no grid, a luz verde foi acionada, confundindo os pilotos. Ronnie havia largado em 5º.
Devido a essa confusão, os carros de tráz do grid estavam mais rápidos e ficaram muito próximos dos da frente, ao fim da reta. Pelo menos 11 carros se tocaram e um destes toques lançou o carro de Peterson direto ao muro. Após a violenta batida o carro pegou fogo. Ele foi levado para o hospital com vida, mas após uma cirurgia ele sofreu uma embolia devido a resíduos de tecido que ficaram na sua corrente sanguínea, entrou em coma e faleceu no dia seguinte.
Em 1990 Darik Warwick bateu violentamente na saída da parabólica. Ao bater no muro, seu carro ricocheteou de volta para a pista e por pouco os carros que vinham atrás não bateram nele.
Em 1993, na parte final da corrida do GP da Itália, os dois carros da Minardi, Pierluigi Martini e Christian Fittipaldi, se tocaram. O carro de Fittipaldi decolou, deu uma pirueta de 360º e caiu de volta a pista. Felizmente o carro caiu de volta à pista na posição certa, e nada mais grave aconteceu com o Fittipaldi.
Em 2000, na 1ª volta, Jarno Trulli atropelou o carro de Couthard e estes atropelaram os carros a frente, num acidente que envolveu vários carros, inclusive Rubens Barrichello. Por pouco o Rubens não foi atingido em cheio pelo carro de Pedro de la Rosa, que vinha capotando.
O carro de Pedro ficou completamente destruído. Para a felicidade de todos os pilotos envolvidos, nada de mais grave aconteceu com eles. Contudo, um dos destroços do acidente atingiu um dos fiscais. O ferimento resultou em sua morte.
Em 2011, logo na largada, Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de seu carro, deslizou pela grama e atingiu vários outros carros como o de Rubens Barrichello, Vitaly Petrov e Nico Rosberg.
Este acidente poderia ter proporções maiores. Foi semelhante ao acidente de 2000. Mas para a felicidade de todos, nada mais grave aconteceu.
Você poderá obter maiores informações sobre a compra de ingressos, hotéis, geografia, história da cidade e programação do evento, ou no site oficial da Fórmula 1 ou no site oficial do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1.
Veja também uma volta especial virtual no antigo circuito!
Estatísticas completas sobre o GP da Itália, você poderá acompanhar no site Stats F1.