Data da Corrida | 7 de Abril |
Nome do Circuito | Suzuka International Racing Course 7992 Ino-Cho |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1987 |
Quantidade de voltas | 53 |
Extensão do circuito | 5,807 km |
Extensão da Corrida | 307,471 km |
Recorde da pista | 1:30.983 Lewis Hamilton (2019) |
Recorde de pole positions | Michael Schumacher 8 |
Recorde de Pódios | Michael Schumacher 9 |
Recorde de vitórias | Michael Schumacher 6 |
Recorde de pontos | Lewis Hamilton 189 |
Recorde de voltas rápidas | Michael Schumacher 4 |
Equipe que mais venceu | McLaren 9 |
Site Oficial: www.d1gp.co.jp |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Sérgio Perez | Red Bull |
3 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
4 | Charles Leclerc | Ferrari |
5 | Lando Norris | McLaren |
6 | Fernando Alonso | Aston Martin |
7 | George Russell | Mercedes |
8 | Oscar Piastri | McLaren |
9 | Lewis Hamilton | Mercedes |
10 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
11 | Nico Hulkenberg | Haas |
12 | Lance Stroll | Aston Matin |
13 | Kevin Magnussen | Haas |
14 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
15 | Esteban Ocon | Alphine |
16 | Pierre Gasly | Alpine |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
1987 | Gerhard Berger | Ferrari F1-87 | 53 |
1988 | Ayrton Senna | McLaren MP4-4 | 53 |
1989 | Alexandro Nannini | Benetton B189 | 53 |
1990 | Nelson Piquet | Benetton B190 | 53 |
1991 | Gerhard Berger | McLaren MP4-6 | 53 |
1992 | Riccardo Patrese | Williams FW14B | 53 |
1993 | Ayrton Senna | McLaren MP4-8 | 53 |
1994 | Damon Hill | Williams FW16B | 53 |
1995 | Michael Schumacher | Benetton B195 | 53 |
1996 | Damon Hill | Williams FW18 | 53 |
1997 | Michael Schumacher | Ferrari F310B | 53 |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-13 | 53 |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren MP4-14 | 53 |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari F1-2000 | 53 |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari F2001 | 53 |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari F2002 | 53 |
2003 | Rubens Barrichello | Ferrari F2003-GA | 53 |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari | 53 |
2005 | Kimi Raikkonen | McLaren | 53 |
2006 | Fernando Alonso | Renault | 53 |
2008 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2009 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2010 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2011 | Jenson Button | McLaren Mercedes | 53 |
2012 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2013 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 53 |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | 53 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 |
2019 | Valteri Bottas | Mercedes | 52 |
2022 | Max Verstappen | Red Bull | 28 |
2023 | Max Verstappen | Red Bull | 28 |
2024 | Max Verstappen | Red Bull | 53 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
O GP do Japão é o mais esperado do ano pelos japoneses e por torcedores no mundo todo. Eles ficam tão animados com a ideia de uma corrida de Fórmula 1 que o evento é como se fosse uma festa para eles. O circuito de Suzuka é um dos circuitos mais interessantes do calendário. Além do seu traçado técnico e desafiador, Suzuka, GP do Japão, um dos mais emocionantes, visto que o resultado da corrida pode definir o campeão da temporada.
O circuito de Suzuka possui uma extensão de 5,807 km com curvas de todos os estilos e a longa reta do 3º setor, seguido pela famosa chincane que antedece a reta dos boxes, curva que ficou famosa após o enrrosco entre Senna e Prost em 1989!
Visto que uma imagem vale mais do que mil palavras, conheça o traçado do circuito do GP do Japão, com esta volta virtual do ponto de vista do piloto que gravamos especialmente para você! Assista:
Desde sua estreia na F1 em 1987, o GP do Japão em Suzuka foi disputado em todos anos até o ano de 2006
Em 2007 Suzuka foi trocado pelo circuito de Fuji, por questões políticas entre as equipes Honda e Toyota. Por alguns anos, O GP do Japão foi feito um rodízio entre Suzuka e Fuji. Com a saída das duas equipes, todos os Grande Prêmio do Japão voltaram a ser em Suzuka.
A edição de 2012 do GP do Japão foi muito importante para Felipe Massa que finalmente voltou a subir ao pódio após um jejum de dois anos e meio. Além dos tropeços dos adversários, o piloto da Ferrari fez uma corrida precisa o que lhe resultou o 2º lugar na corrida. Resultado muito comerado por ele!
A edição de 2014 do GP do Japão, foi marcada não só pela chuva e o risco do super tufão, mas pelo grave acidente de Jules Biachi no final da corrida. Seu carro aquaplanou, perdeu o controle e se chocou violentamente contra um trator que retirava o carro de Adrian Sutil que bateu levemente no muro momentos antes. Bianchi foi levado inconciênte para o hospital. Hamilton, Rosberg e Vettel completaram o pódio. Não houve "festa do champanhe" por respeito ao piloto acidentado.
No ano de 2015, o circuito japonês testemunhou a maestria de Lewis Hamilton, da Mercedes. Ele liderou de ponta a ponta, consolidando seu caminho para o terceiro título mundial. A pole position ficou com Nico Rosberg, mas Hamilton conquistou a vitória, seguido por Sebastian Vettel, da Ferrari.
Em 2016, Nico Rosberg deu o troco e venceu o GP do Japão. O alemão não deu chances aos adversários, enquanto Hamilton teve problemas na largada. Max Verstappen, da Red Bull, conquistou o segundo lugar, e Hamilton se recuperou para terminar em terceiro.
O ano de 2017 marcou a conquista do tetracampeonato por Lewis Hamilton. Ele venceu novamente no Japão, aproveitando o abandono de Sebastian Vettel. Hamilton teve uma temporada dominante, e Max Verstappen e Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, completaram o pódio.
Em 2018, Hamilton venceu mais uma vez, aproximando-se do pentacampeonato. Ele liderou de forma impecável, com Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, segurando Vettel em segundo lugar. Um incidente na largada tirou as chances de Vettel.
O GP do Japão em 2019 foi marcado pela surpreendente vitória de Valtteri Bottas. O tufão Hagibis adiou a classificação para o domingo. Bottas largou em terceiro e pulou para a liderança. Hamilton foi segundo, e Vettel completou o pódio.
Tanto em 2020 quanto em 2021, o GP do Japão não aconteceu devido à pandemia de COVID-19 e às restrições sanitárias. A F1 tentou encontrar datas alternativas, mas sem sucesso.
No retorno em 2022, Max Verstappen venceu o GP do Japão e conquistou seu segundo título mundial. Foi uma corrida emocionante, com Verstappen dominando. Charles Leclerc, da Ferrari, chegou em segundo após uma penalização.
As corridas que mais se destacaram em Suzuka, GP do Japão, foi a de 1989 e 1990.
Em 1989, Senna disputava a liderança com Prost. Quem ficasse na frente seria o campeão da temporada.
Senna forçou a ultrapassagem na entrada da curva "Casio Triangle" e os dois escapou da pista, indo direto para a caixa de brita. Prost abandonou a corrida, mas Senna não desistiu. Voltou para a pista, fez os reparos necessários nos boxes. Se recuperou e venceria uma corrida memorável, se os diretores de prova não o tivesse desclassificado.
A explicação oficial é que Senna deixou o motor apagar após a colisão.
Anos mais tarde, descobriu que aquela desclassificação polêmica, foi justamente para beneficiar Alain Prost.
Senna sabia que os motivos foram políticos e fez graves denúncias sobre o que aconteciam por baixo dos panos entre os altos da F1. Ele ameaçou inclusive abandonar a categoria.
O piloto decidiu permanecer na categoria, porém, foi forçado a desmentir todas suas declarações em público.
No ano seguinte, Senna disputava novamente o título com Prost (pilotando a Ferrari).
Prost entrava por for fora na curva 1. Senna vinha logo atrás por dentro. Ao entrarem na curva os carros se colidiram e ambos abandonaram o GP do Japão. Com esse resultado, Senna se tornou bicampeão mundial.
Houve muita controvérsia nesta manobra. Para muitos, Senna simplesmente tentou uma ultrapassagem que não deu certo. Outros acreditam que ele fez de propósito, para vingar o que aconteceu no ano anterior. (Consulte o blog 4.bp para uma explicação mais detalhada sobre este acidente)
No GP do Japão de 1991, Senna largou na pole. Ao tentar segurar o Mansell, Berger o ultrapassa. Enquanto Berger distanciava cada vez mais, Mansell pressionou Senna por várias voltas até que o "leão sucumbiu" ao cometer um erro, escapar da pista e abandonar a corrida.
Após Mansell fora do seu caminho, Senna pôde comemorar o seu tricampeonato. Mesmo com o título garantido, ele alcançou Berger e o ultrapassou. Mas no final ele entregou a vitória para seu colega, permitindo a ultrapassagem.
Anos mais tarde Berger admitiu que não gostou da atitude de Senna e ficou até ressentido por um tempo com aquela atitude.
Você poderá obter maiores informações sobre a compra de ingressos, hotéis, geografia, história da cidade e programação do Grande Prêmio, ou no site oficial da Fórmula 1 ou no site oficial do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1.
Estatísticas completas sobre o GP do Japão, você poderá acompanhar no site Stats F1.