Data da Corrida | 17 de setembro |
Nome do Circuito | Marina Bay Street Circuit |
Ano que entrou no calendário da F1 | 2008 |
Quantidade de voltas | 61 |
Extensão do circuito | 5,065 km |
Extensão da Corrida | 308,828 km |
Recorde da pista | Lewis Hamilton (2023) 1:35.867 |
Recorde de pole positions | Hamilton e Vettel 4 |
Recorde de Pódios | Sebastian Vettel 8 |
Recorde de vitórias | Sebastian Vettel 5 |
Recorde de pontos | Sebastian Vettel 199 |
Recorde de voltas rápidas | Lewis Hamilton 3 |
Equipe que mais venceu | Red Bull e Mercedes 4 |
Site Oficial: www.singaporegp.sg |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | Lando Norris | McLaren |
2 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
3 | Oscar Piastri | McLaren |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
6 | Lewis Hamilton | Mercedes |
7 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari |
8 | Fernando Alonso | Aston Martin |
9 | Nico Hulkenberg | Haas |
10 | Sérgio Perez | Red Bull |
11 | Franco Colapinto | Williams |
12 | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri |
13 | Esteban Ocon | Alphine |
14 | Lance Stroll | Aston Matin |
15 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo |
16 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo |
17 | Pierre Gasly | Alpine |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
2008 | Fernando Alonso | Renault | 61 |
2009 | Lewis Hamilton | McLaren | 61 |
2010 | Fernando Alonso | Ferrari | 61 |
2011 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 61 |
2012 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 59 |
2013 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing | 61 |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes | 60 |
2015 | Sebastian Vettel | Ferrari | 61 |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes | 61 |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes | 58 |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes | 61 |
2022 | Sergio Perez | Red Bull | 59 |
2023 | Carlos Sainz | Red Bull | 62 |
2024 | Lando Norris | McLaren | 62 |
Treinos Livres 1 - Quinta-feira - 23:30 h | |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 3:00 h | |
Treinos Livres 3 - Sábado - 23:30 h | |
Classificação - Sábado - 3:00 h | |
Corrida - Domingo - 3:00 h |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing |
2 | Esteban Ocon | Alphine |
3 | Pierre Gasly | Alpine |
4 | George Russell | Mercedes |
5 | Charles Leclerc | Ferrari |
Em 2008 foi inaugurado o moderno circuito de Cingapura, Marina Bay.
O GP de Cingapura foi uma das novidades mais esperadas do ano de 2008 para a Fórmula 1. Pois além de ser um circuito de rua, foi o primeiro GP a ser disputado a noite na Fórmula 1.
Corridas noturnas no automobilismo, não é novidade. Em outras categorias como Fórmula Indy e Nascar, já existem muitas corridas noturnas. Sem contar com as corridas de 24 horas e corridas de Ralí que são dominadas pela escuridão da noite.
Assim, para que o GP de Cingapura funcioanasse, os organizadores precisaram investir muito na infraestrutura, para trazer a máxima visibilidade possível, tanto para os pilotos, como para os espectadores. Para se ter uma ideia, o circuito de Marina Bay conta com mais de 1500 lampadas para que ele fique toda iluminado sem haver pontos cegos para os pilotos.
De qualquer forma, o GP de Cingapura é um grande desafio para pilotos e equipes, visto que a temperatura ambiente e da pista são totalmente diferentes de corridas disputadas durante o dia. Além do mais, as corridas noturnas requer muita resistência física por parte dos pilotos!
O circuito de Marina Bay, Cingapura, fascina pela beleza e pela tecnologia, entretanto, nos primeiros anos, os pilotos se queixavam muito do asfalto e das ondulações. Desde então, muitos ajustes foram realizados e praticamente não há mais reclamações técnicas por parte dos pilotos e equipes.
O circuito de Marina Bay, sede do GP da Cingapura com seus 5 quilômetros de extensão, possui um dos traçados mais desafiadores do ano. Visto que uma imagem vale mais do que mil palavras, conheça o traçado do circuito de Cingapura com esta volta virtual do ponto de vista do piloto que gravamos especialmente para você! Assista:
No GP de Cingapura na temporada de 2008 da F1, Alonso tinha tudo para largar entre os primeiros, porém durante a Sessão de Classificação, houve alguns imprevistos fazendo com que ele largasse em 15º colocado. No ínterim Felipe Massa, largou na pole e tinha uma vitória quase certa, entretanto, uma batida de Piquet Jr. forçou a entrada do safety car na pista, fez com que a equipe a Ferrari chamasse ele para uma parada nos boxes.
Durante a parada, a equipe se atrapalhou com as mudanças e na modernização do procedimento cometendo assim um erro grave, tirando qualquer possibilidade de Massa lutar pela vitória. Isso contribuiu para que, mais tarde, perdesse seu título de campeão, no GP do Brasil.
Um ano depois, foi descoberto que, Alonso se beneficiou de uma grande farça liderada pelo diretor da equipe Renault. A equipe havia traçado uma estratégia no qual Piquet Jr. teria que provocar um acidente num ponto da pista que o safety car seria forçado a entrar.
Já preparado para isso, Alonso recuperou diversas posições quando o carro de segurança entrou e os outros aproveitaram para fazer a troca de pneus e reabastecimento.
Quem levantou essa acusação que mais tarde foi comprovada, foi o comentárista da Rede Globo, Reginaldo Leme e essa história ficou conhecida como Cingapuragate.
- O acidente do Nelsinho teria sido premeditado para que houvesse a entrada do carro de segurança em Cingapura. Ele bateu de uma forma muito estranha. Recentemente, conversando com o Felipe Massa, ele me chamou a atenção disso. E o Felipe foi ao Briatore e disse: "Essa batida não está certa, aconteceu porque vocês quiseram". Outros pilotos levantaram esta hipótese na época e agora isso vem à tona por causa da investigação que a FIA está fazendo. (globoesporte.com)
O tempo passou e nem tudo aconteceu como deveria acontecer. Em 2010 Alonso voltava a vencer no GP de Cingapura.
Na temporada de 2011 da F1, Vettel venceu o GP de Cingapura sem dar chances para seus adversários. Jenson Button conseguiu terminar a corrida em 2º.
Enquanto isso, um pouco mais para trás, Felipe Massa e Lewis Hamilton disputavam posições e numa tentativa forçada de ultrapassagem, os dois se tocaram, prejudicando totalmente a corrida do piloto da Ferrari.
Após a corrida, o clima entre os dois ficou mais pesado. Hamilton estava dando uma entrevista, Massa passou por trás e lhe deu uns tapinhas no ombro. Hamilton respondeu com um leve empurrão e lhe disse: "Não me toque".
No GP de Cingapura de 2017, Sebastian Vettel era o favoritissimo para a vitória mas se envolveu em um acidente antes da primeira curva com Kimi Raikkonen e Max Verstappen. Quem agradeceu a tudo isso foi Lewis Hamilton que se beneficiou da bagunça toda. Largou em 5º e venceu a corrida.
Em 2018, tivemos uma corrida emocionante, com a vitória de Lewis Hamilton, que largou na pole position e liderou de ponta a ponta. O britânico da Mercedes ampliou sua vantagem na liderança do campeonato sobre Sebastian Vettel, que chegou em terceiro, atrás de Max Verstappen. A corrida teve duas entradas do safety car, por causa de acidentes envolvendo Esteban Ocon, Sergio Pérez e Sergey Sirotkin.
Em 2019, a Ferrari surpreendeu e fez dobradinha, com Sebastian Vettel em primeiro e Charles Leclerc em segundo. O alemão quebrou um jejum de 13 meses sem vitórias e se aproveitou de uma estratégia favorável da equipe, que o chamou antes para o pit stop e o colocou à frente de Leclerc, que havia largado na pole. Max Verstappen completou o pódio, enquanto Lewis Hamilton foi apenas o quarto colocado. A corrida também teve duas intervenções do safety car, por conta de batidas de George Russell e Romain Grosjean.
Em 2020 e 2021, o GP de Singapura foi cancelado por causa da pandemia de COVID-19, que impediu a realização da prova no circuito urbano de Marina Bay. Foi a primeira vez desde 2008 que a corrida noturna ficou fora do calendário da Fórmula 1.
Em 2022, o GP de Singapura voltou ao calendário e teve uma surpresa: a vitória de Sergio Pérez, da Red Bull. O mexicano largou em quinto e se beneficiou de uma confusão na largada, que tirou Max Verstappen e Lewis Hamilton da disputa. Verstappen bateu na traseira de Hamilton e os dois abandonaram a corrida. Pérez assumiu a liderança após a primeira parada nos boxes e resistiu à pressão de Charles Leclerc, que chegou em segundo. Carlos Sainz Jr. completou o pódio com a outra Ferrari. A corrida foi marcada por três períodos de safety car e uma bandeira vermelha.
Vendas de ingressos, hotéis, informações históricas sobre a cidade e o circuito de Marina Bay, além da programação do evento, você encontrará no site oficial da Fórmula 1
Estatísticas completas sobre o GP de Cingapura, você poderá acompanhar no site F1 Stats.
* Nota sobre a palavra Cingapura - De acordo com a Acadêmia Brasileira de Letras, não há um consenso sobre a grafia referente a palavra "Cingapura", se é escrita com "C" ou "S". Assim, sendo, tanto "Cingapura", como "Cingapura", podem ser consideradas corretas. Se desejar obter mais informações, consulte o site oficial da Acadêmia Brasileira de Letras.