Primeira Temporada 1986 |
Último Grande Prêmio GP do Japão de 2001 |
Anos que permaneceu na Fórmula 1: 16 anos |
Fundador(es) Luciano Benetton |
Últimos Pilotos Giancarlo Fisichella | Jenson Button |
Melhor Classificação da Equipe no Campeonato 1º em 1995 |
A equipe Benetton F1 começou como patrocinadora da Fórmula 1 e se converteu numa vitoriosa equipe com 2 títulos mundiais.
De grife de roupas à equipe vitoriosa na Fórmula 1: Esta foi a trajetória da Benetton. O empresário italiano Lucciano Benetton sempre viu na Fórmula 1 um grande veículo para a divulgação de sua marca pelo mundo, e começou a investir na categoria no princípio dos Anos 80, inicialmente patrocinando a equipe Tyrrell, depois a Alfa Romeo, até chegar à Toleman, em 1985.
Desta forma, Lucciano decidiu comprar a Toleman F1, uma equipe do pelotão intermediário, mas com potencial de crescimento dentro da Fórmula 1.
A ideia de Benetton era montar um time de primeira linha já em 1986, por isso foram recrutados os serviços de Gerhard Berger para compor a dupla de pilotos (jovem piloto que despontava na época) e Peter Collins para o comando técnico do time (ex-piloto que trabalhava como diretor na Williams). Além disso, foi fechado um acordo com a BMW para a fornecimento de motores turbo.
Todos os esforços foram recompensados com uma bela vitória de Berger no GP do México de F1, no final da temporada. Sem motores para 1987, visto que a BMW tinha deixado a Fórmula 1, a equipe associou-se à Ford. Desgastado com a equipe, Peter Collins saiu no final de 1988, cedendo lugar a Flavio Briatore.
E o administrador de confecções Briatore, que antes nunca havia tido maior contato com automobilismo, assumiu a chefia da Benetton F1 e imprimiu a ela um novo ritmo.
Foi sob seu comando que a Benetton F1 conheceu mais uma vitória, em 1989, com Alessandro Nannini.
Para a temporada de 1990 de F1, o Briatore decidiu trazer Nelson Piquet, um piloto experiente, tricampeão, que seria fundamental na caminhada rumo ao grupo das principais equipes da Fórmula 1.
A participação de Piquet foi mesmo de extrema importância, com o brasileiro conquistando duas vitórias consecutivas nos GP do Japão e no GP da Austrália e ajudando a desenvolver o B191: carro que deu origem aos B194 e B195 bicampeões da F1 de pilotos e depois nos construtores.
Mas o primeiro salto da Benetton na F1 rumo às suas primeiras conquistas, ocorreu em 1991, quando Lucciano Benetton trouxe para seu staff o escocês Tom Walkinshaw, diretor esportivo campeão de marcas pela Jaguar, para gerenciar a parte esportiva da equipe.
Num golpe de mestre bastante discutível, Tom Walkinshaw e Flavio Briatore tiraram o novato Michael Schumacher da Jordan e mandando para fora do time de piloto, o brasileiro Roberto Moreno . Ao mesmo tempo, trouxeram o projetista Ross Brawn para acompanhar Rory Byrne e substituir John Barnard.
O grupo foi amadurecendo, sendo a Benetton a 2ª e 3ª potência das temporadas de 1992 e 1993 e em 1994 emergiu como grande força da Fórmula 1, dando o primeiro título mundial a Michael Schumacher.
Foi uma temporada conturbada e cheia de artimanhas de Briatore, que sofreu diversas acusações de irregularidades em seus carros, as quais nem todas jamais comprovadas oficialmente. No ano seguinte, Briatore e Walkinshaw compraram a equipe Ligier e, desta forma, conseguiram trazer o contrato da Renault para a Benetton F1. Agora contando com o melhor motor da época e o melhor piloto, a Benetton dominou a temporada de 1995 de F1 com certa facilidade, conquistando seu primeiro título de construtores, além de dar a Schumacher o bicampeonato mundial de pilotos da F1.
O incêndio no carro de Jos Verstappen 1994 ao reabastecer foi uma das piores tragédias, envolvendo a Benetton F1. Foi descoberto mais tarde que a causa foi um dispositivo proibido, para que o tanque fosse enchido mais rápido. Essa artimanha proíbida foi fundamental para a vitória de Schumacher no GP do Brasil.
A partir de 1996, a Benetton F1 começou a esvaziar-se, quando Michael Schumacher levou para a Ferrari o projetista Rory Byrne, e também mais tarde Ross Brawn. Walkinshaw a esta época já tinha administrado a Ligier, e estava prestes a comprar a Arrows, deixando de lado a Benetton F1. Jean Alesi e Gerhard Berger foram chamados para substituir o piloto alemão, mas nenhum deles correspondeu. Daí se seguiu uma impressionante derrocada da Benetton, que viu sua última vitória no GP da Alemanha de 1997, com Gerhard Berger.
No final daquele ano, tanto a Renault , quanto Flavio Briatore deixaram a Fórmula 1. Os motores ficaram por conta da Supertec, subsidiária da Renault, e a direção da Benetton F1 coube a David Richards, campeão mundial de Rali.
Como a reFórmulação era geral, foram trazidos dois pilotos jovens e promissores: Giancarlo Fisichella e Alexander Wurz. No entanto, nenhum deles mostrou todo o seu potencial por causa dos sucessivos fracassos tanto dos carros quanto dos motores. Richards saiu no final de 1998 e o bastão passou para Rocco Benetton, jovem sobrinho de Lucciano Benetton.
Para a temporada de 2000 de F1, havia encontrado o bode expiatório: o projetista Nick Wirth (ex-Andrea Andrea Moda e Simtek). Nick Wirth foi demitido e todo o projeto do B200 ficou por conta de Pat Symonds. A dupla de pilotos permanecia pela terceira temporada seguida, assim como os motores Supertec batizados de Playlife (grife esportiva da Benetton). Desta forma, a Benetton F1 não conseguiu alcançar resultados bons e assim terminou o campeonato em 4º nos construtores, porém, muito longe dos pontos das potências da época: Ferrari e McLaren. Vale lembrar que a temporada de 1999 de F1 era a até então a pior desde o início da sua história em 1986.
A Benetton F1 continuou em declínio em 2001 na Fórmula 1. Com a Renault comprando todas as ações da equipe e voltando a F1 como equipe majoritária em 2002, Benetton fez sua pior temporada, terminando o campeonato em 6º com 10 pontos marcado nos construtores e sem grandes patrocinadores estampados em seus carros. Um final melancólico para uma potência que foi a Benetton nos anos 90 na F1!
Benetton F1 Playlife foi uma das equipes que mais se destacaram na Fórmula 1, não apenas em resultados, mas também as belas combinações de cores em todos os seus carros.
Continue lendo a história da Benetton quando ela se transformou em Renault
Grandes Prêmios 260 | Pontos consquistados na F1 851.50 |
Melhores Voltas 36 | Maior tempo de equipe Michael Schumacher |
Pole Positions 15 | Mais fez Poles Michael Schumacher |
Vitórias 27 | Quem mais venceu Michael Schumacher |
Pódios 102 | Mais chegou ao pódio Michael Schumacher |
Titulos 1 | Mais conquistou titulos Michael Schumacher |