Muitas pessoas estão curiosas em saber o que é a Fórmula 1? Por que a Fórmula 1 se chama assim? O que significa a Fórmula 1? Onde assistir a Fórmula 1? Essas e outras perguntas serão respondidas nessa matéria especial sobre Introdução a Fórmula 1!
"A Fórmula 1 é política, [e] é muito dinheiro!"
As palavras acima foram ditas por Ayrton Senna nos anos 80. Por ser a principal competição internacional de automobilismo, muitos empresários viram neste esporte como um grande negócio e desde então a guerra de interesses tem aumentado a cada ano.
A Fórmula 1, começou oficialmente durante a década de 50 e atualmente é disputada em 22 Grandes Prêmios.
Clique aqui para ver o calendário da temporada de 2024 e a data das corridas.
De lá pra cá, evidentemente, houve diversas mudanças em todos os campos desta categoria de esporte motor, como por exemplo no projeto de carros e pistas, evoluindo a cada ano no quesito confiabilidade, segurança e tecnologia.
Atualmente a Fórmula 1 faz corridas em mais de 20 países.
Veja aqui no link a página do calendário da temporada de 2024 clicando aqui.
Os brasileiros de maiores destaques na categoria são: Ayrton Senna tricampeão (1988, 1990 e 1991), Emerson Fittipaldi, que foi o pioneiro dos brasileiros na F-1, conquistou os campeonatos de 1972 e 1974 e Nelson Piquet que conquistou os campeonatos de 1981, 1983 e 1987.
Depois de décadas sendo transmitida pela Rede Globo para todo o Brasil, a Fórmula 1 voltou para a Band e a partir de 2021 ela será transmitida tanto pela Band como a Band Sports (canal por assinatura).
Mas fica a pergunta, por que a Fórmula 1 se chama assim?
Apesar desta informação não ser encontrada no site oficial, a Fórmula 1 se chama assim, por 2 motivos básicos: 1 – Por ser a categoria principal e mais cobiçada do automobilismo e 2 – Foi o primeiro campeonato organizado de corridas de carro.
Mas talvez você ainda esteja querendo saber: Por que “Fórmula”?
O número 1 conforme dito acima, significa que este campeonato foi o primeiro campeonato oficial de carros de corrida e por atualmente ser a principal categoria, ou como é conhecida em Portugal, a categoria rainha do automobilismo.
Por outro lado, o termo “Fórmula”, significa que é um campeonato organizado com regras pré-estabelecidas e padronizadas.
Além disso, os carros monopostos, aqueles que não possui espaço para passageiros e que o piloto está com parte do corpo exposto, também são conhecidos como “Fórmula”.
Ao longo das guerras, pilotos destemidos encontraram refúgio nos Estados Unidos, onde participaram de emocionantes corridas. Indianápolis, um renomado circuito no mundo automobilístico, foi palco de algumas dessas competições.
Entretanto, foi após o término da Segunda Guerra Mundial que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tomou uma decisão crucial para a história do automobilismo. Sentindo a necessidade de unir as corridas de alto nível realizadas em diversos países europeus, a FIA concebeu um campeonato abrangente que incorporaria os principais Grandes Prêmios do continente. Esse marco no mundo das corridas recebeu o nome de Fórmula 1.
Atualmente você pode assistir a Fórmula 1 no canal da Band.
Além da Band, a emissora transmite parte das sessões no canal Band Sport.
Já na internet, a Band transmite as corridas pelo site UOL. Mais informações clique nesta matéria especial.
A Fórmula 1 deixou de ser transmitida na rede Globo por conta da falta de interesse da emissora no esporte e assim que o contrato com a F1 terminou no fim de 2020, os direitos de transmissão da emissora carioca cessaram.
Assim, aproveitando a oportunidade, a Band faltando algumas semanas para o início da temporada de 2021, conseguiu comprar os direitos de transmissão e este foi renovado até 2025.
Agora já sabe o básico do básico, vamos para o conhecimento intermediário sobre a Fórmula 1:
O atual sistema de pontuação da Fórmula 1 beneficia os 10 primeiros colocados que terminam a corrida.
Além disso, desde 2019, o piloto que termina a corrida com a melhor volta recebe 1 ponto extra.
Por fim, desde 2021, a F1 introduziu as corridas Sprints.
As corridas sprints são corridas curtas que antecedem a corrida principal.
Além de pontuar os 8 primeiros colocados, a corrida define o grid de largada da corrida principal.
Abaixo veja a tabela da atual pontuação da Fórmula 1:
Novo sistema de Pontos | |
1º | 25 pontos |
2º | 18 pontos |
3º | 15 pontos |
4º | 12 pontos |
5º | 10 pontos |
6º | 8 pontos |
7º | 6 pontos |
8º | 4 pontos |
9º | 2 pontos |
10º | 1 ponto |
Por fim, vejamos o significado de algumas siglas comuns que você praticamente ouvirá em todas as transmissões de Fórmula 1:
FIA: Federation Internationale I´Automobile (Federação Internacional de Automobilismo). Este é o órgão jurídico máximo na Fórmula 1. É a FIA que edita e regulamenta normas para as corridas, para a Fórmula 1 e para outras categorias, como o Rally WRC e a GP2;
GPDA: Grand Prix Driver´s Association (Associação de Pilotos de Grandes Prêmios) ou conhecida apenas como Associação de pilotos. Esta associação foi estabelecida pelos próprios pilotos para com o objetivo de reunir os pilotos com o objetivo principal discutirem normas de segurança, visando melhor segurança para eles próprios. Ela foi fundada em 1961, porém deixou de existir no ano seguinte. Em 1994 após a morte de Roland Ratzemberger, Senna como líder reativou a Associação. Mas esta liderança durou poucas horas, pois no dia seguinte ele mesmo morreu num grave acidente em Imola.
O objetivo desta associação era apenas para discutirem os melhores interesses para todos os pilotos dentro da pista, mas houve muitos relatos que alguns estavam promovendo interesses pessoais e até políticos.
FOTA: Fórmula One Teams Association (Associação das Equipes de Fórmula 1). Esta foi fundada em 2008 por Luca de Montezello (presidente da Ferrari) e é composta pelos dirigentes de algumas equipes atuais da Fórmula 1. Junto a FIA ela discute e propõe regulamentos para determinada temporada, visando o interesse de todos. Esta entidade ficou bem conhecida em 2009, por ameaçar a FIA a boicotar a temporada de 2010 por não inscrever as equipes participantes desta entidade para o campeonato de 2010 e criar uma ramificação da Fórmula 1!
Safety Car, ou carro de segurança que entra na pista após um acidente que poderia trazer risco para os outros pilotos. Quando este entra na pista, todos os competidores são obrigados a ficar atrás dele em fila indiana o que limita a velocidade de todos os carros.
Pole Position – É o piloto que conquistou o melhor, ou primeiro tempo, na sessão de Classificação. A sigla que muitas usam para Pole Position é PP
P1 a P20 – A letra P(osition) seguida por um número refere-se a posição anterior, ou atual, ou a posição que ele termina tanto a corrida como qualquer uma das sessões de treinos ou de classificação.
Além do mais, como a Fórmula 1 tem apenas 20 pilotos no grid, então a numeração será de P1 a P20.
Por exemplo o piloto largou em 6º colocado, caiu para último e depois venceu a corrida, podemos dizer assim:
“O piloto largou em p6, caiu para p20 mas conquistou o p1 ao final da corrida”
Grid – Antes da largada, os carros ficam alinhados em posições de acordo com seus tempos, do tempo mais rápido ao mais lento, conquistado pelos pilotos durante a Sessão de Classificação. Algumas vezes esta expressão é usada ao se referir as posições que os pilotos normalmente ficam durante todas as corridas da temporada. Por exemplo: “O piloto 2, ficou apenas entre as últimas posições no grid da temporada de 2013”.
GP: Sigla de Grande Prêmio. É comum esta sigla ser usada ao se referir ao evento inteiro (sessões de treinos, classificatório e corrida) sediado no país. Ex: GP do Brasil.
Sessão de Treinos Livres –Também chamado de Sessão de Treinos (em inglês Free Practice - Sigla FP), atualmente é dividida em 3 sessões de 1 hora a 1 e meia cada. Estas sessões são usadas pelos pilotos e equipes para encontrar o melhor ajuste para a Sessão Classificatória e para corrida. Óbviamente os pilotos usam também para se adaptar à pista e muitas vezes ao carro.
Sessão de Classificação – Em inglês é chamada de Qualify. No Brasil é comum usar a expressão "Treinos Classificatórios". Esta sessão tem como objetivo de definir a ordem de largada dos pilotos na corrida em uma prova contra o relógio, por ordem do melhor tempo de volta ao pior tempo de volta. Apenas a melhor volta de cada um é registrada. A Sessão de Classificação é dividida em 3 partes: Q1, Q2 e Q3. Apenas os mais rápidos podem chegar ao Q3 e disputar a Pole Position.
Para informações sobre a Fórmula 1 fique a vontade para navegar livremente por nosso site Super Danilo F1 Page. Assim você terá mais conhecimentos avançados sobre a impressionante história desta fascinante categoria de esporte automotor, a Fórmula 1!