Apesar do automobilismo ser amado e aclamado no mundo todo através de gerações, este esporte é realmente muito perigoso e ceifou centenas de vidas através da história nos mais variados tipos de circuitos e traçados ao redor do mundo.
Mas você sabe quais são os circuitos mais perigosos do mundo?
Neste artigo vamos mencionar 5 dos circuitos mais perigosos e fatais da história do automobilismo mundial!
O automobilismo, além de ser emocionante, é um desafio constante para pilotos e carros. Entre as pistas, algumas se destacam pelos desafios únicos que oferecem e pela história que carregam, incluindo tragédias e triunfos.
O Circuito de Nürburgring, situado na bela e florestada região de Eifel, Alemanha, é reverenciado como uma das pistas mais lendárias e desafiadoras do mundo.
Desde sua inauguração em 1927, o circuito original, conhecido também como Nordschleife, tem desafiado pilotos com suas curvas sinuosas e mudanças drásticas de elevação.
Com seus 20,8 km, foi palco de corridas lendárias, incluindo o prestigioso Grande Prêmio da Alemanha. Ao longo dos anos, transformações, como a versão GP-Strecke para eventos de Fórmula 1, foram implementadas.
Porém, devido ao grave acidente de Nick Lauda em 1976, a Fórmula 1 deixou de usar o traçado original e só voltou a utilizar um circuito totalmente novo a partir de 1985 como GP da Europa, inclusive vencido por Nelson Piquet.
Apesar dos desafios apresentados pelo percurso, a preocupação com a segurança levou a modificações ao longo do tempo.
No entanto, a essência da Nordschleife original permanece intacta, sendo um ícone adorado por entusiastas automotivos e pilotos amadores.
Ao decorrer dos anos o circuito original continua sendo utilizado até hoje em corridas de GT e entusiastas que simplesmente querem conhecer de perto o lendário circuito pagando apenas por uma entrada.
Mesmo assim, ao todo Nordschleife ou Nurburgring, registrou 28 fatalidades incluindo figuras notáveis como Giuseppe Campari e Michael Christensen.
Portanto, Nürburgring além de destacar pela tradição, desafios técnicos e pela deslumbrante paisagem natural que o cerca ele é um dos 5 circuitos mais fatais da história do automobilismo!
Se você pensou que ele era o mais perigoso, você errou feio! Há outros circuitos ainda mais perigosos que Nordschleife. Quais são eles?
O circuito de Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos, é um marco histórico no automobilismo.
Desde sua abertura em 1909, o circuito, originalmente pavimentado com tijolos, recebeu o apelido de "The Brickyard".
Sede da renomada corrida das 500 Milhas de Indianápolis desde 1911, o oval de 2,5 milhas tornou-se sinônimo de tradição e desafio.
Ao longo dos anos, transformações e modernizações moldaram o circuito, mas a essência da corrida das 500 Milhas permaneceu intocada.
O GP das 500 milhas de Indianapolis é hoje o principal evento automobilístico onde muitos pilotos ainda querem deixar seus nomes registrados na história como “o vencedor das 500 milhas de Indianapolis”, como exemplo os pilotos brasileiros Tony Kanaã, Helio Castro Neves e Emerson Fittipaldi.
Porém, o circuito de Indianapolis foi conhecido também por ser o "Círculo da Morte”.
Apesar da simplicidade do traçado comparado a Nordschleife, Indianapolis é o circuito com os registros de mais alta velocidades em uma corrida oficial.
Aliado com a alta velocidade e precariedade do asfalto no início da sua história o circuito ficou marcado por 31 acidentes fatais incluindo pilotos notáveis como Bill Vukovich e Dan Wheldon.
Por essas e outras, a Fórmula 1 removeu Indianapolis nos anos 60. Mas, apesar das mudanças e dos desafios enfrentados ao longo dos anos, o Circuito de Indianapolis mantém sua posição de destaque, preservando uma rica tradição e contribuindo significativamente para a história do automobilismo.
Mas se Indianapolis e Nordschleife, não foi ainda um dos circuitos mais perigosos, você vai ficar impressionado com o Top3, isso porque ele é um dos principais e icônicos circuitos da Fórmula 1 até hoje:
O Circuito de Spa-Francorchamps, situado nas deslumbrantes Ardenas belgas, é uma das pistas mais emocionantes e desafiadoras do automobilismo.
Com uma história que remonta às corridas de motocicletas nas estradas públicas dos anos 1920, o circuito foi expandido em 1924 para incluir competições de carros, tornando-se um local icônico para eventos automobilísticos.
No passado, o circuito era tão longo quanto Nordschleife com uma extensão de 15 km. Para você ter uma ideia, o traçado utilizava duas rodovias nas quais ligavam as duas cidades vizinhas Spa e Francorchamps.
Contudo, com o passar dos anos, o circuito foi passando por diversas reformas no seu traçado e atualmente ele é ainda conhecido por suas curvas técnicas, variações dramáticas de elevação e uma extensão de aproximadamente 7 km!
A característica mais desafiadora é a famosa sequência de curvas conhecida como Eau Rouge, uma ascensão rápida e sinuosa que testa a coragem e a habilidade dos pilotos.
Mas apesar de todo o Glamour, o circuito de Spa-Francorchamps registrou 32 fatalidades registradas, incluindo nomes como Jim Clark, e recentemente um jovem piloto holandês, Dilano van 't Hoff, em uma corrida de Fórmula Regional Europeia em 2023 e o francês Anthoine Hubert em uma corrida de Fórmula 2 em condições de chuva.
O acidente de ambos os pilotos ocorreu após a variação de curvas Eau-Rouge e Radillon, acidente nos quais chocou toda uma geração da comunidade do automobilismo!
Mas a próxima pista ceifou diversos pilotos corajosos, mesmo assim é ainda a prova mais glamourosa do automobilismo:
A corrida de 24 Horas de Le Mans é uma das provas mais prestigiosas e desafiadoras do automobilismo de resistência.
Realizada no Circuito de La Sarthe, próximo à cidade de Le Mans, na França, a corrida teve sua primeira edição em 1923.
O formato de 24 horas consecutivas testa não apenas a velocidade dos carros, mas também a durabilidade, estratégia e resistência dos pilotos e das equipes.
O circuito de Le Mans apresenta uma combinação única de retas longas, curvas rápidas e trechos técnicos, incluindo a famosa Mulsanne Straight, onde os carros atingem velocidades impressionantes.
A pista desafia os competidores com suas características variadas e demanda ajustes nos carros para lidar com diferentes condições.
A corrida atrai equipes e pilotos de renome mundial, competindo em diversas categorias, como Protótipos (LMP1 e LMP2) e carros de produção (GT).
Ao longo dos anos, Le Mans testemunhou momentos históricos, rivalidades intensas e vitórias inesquecíveis entre pilotos e montadoras, tornando-se uma parte essencial do calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Assim como em Indianapolis, a busca pela vitória em Le Mans é um feito altamente cobiçado no automobilismo, e as equipes investem significativamente em tecnologia e estratégia para enfrentar os desafios únicos da corrida.
Contudo, as 24 horas de Le Mans também testemunhou tragédias, com 36 fatalidades registradas ao longo dos anos, destacando os riscos envolvidos nessa busca pela glória.
Voltando para a Fórmula 1, vamos para o circuito mais perigoso da toda a história e que também é um templo do automobilismo:
O Circuito de Monza, conhecido como o "Templo da Velocidade", localizado na Itália, tem uma rica história que remonta ao início do século XX.
Inaugurado em 1922, o circuito é reconhecido por suas longas retas e curvas de alta velocidade, oferecendo um desafio único aos pilotos.
Além do seu traçado atual, Monza já abrigou no passado um icônico traçado oval. Nos primeiros anos de sua existência, o circuito incluía uma seção oval que contribuiu significativamente para a reputação de alta velocidade de Monza.
No entanto, com o tempo, mudanças foram feitas para melhorar a segurança, e o traçado oval foi abandonado.
Monza foi palco de inúmeras batalhas épicas e momentos históricos no automobilismo.
No entanto, sua reputação de alta velocidade e limitadas áreas de escape também o tornou cenário de tragédias. Sabe quantos acidentes fatais ocorreram nesse circuito?
O circuito de Monza, desde o início da história, registrou 45 fatalidades, incluindo pilotos lendários como Alberto Ascari, Lorenzo Bandini e Ronnie Peterson.
Com tantos acidentes fatais, o circuito passou por diversas reformas e assim nunca mais foram registrados acidentes fatais em corridas oficiais desde 1961. Por outro lado, em 2000 um fiscal de pista veio a falecer após partes do carro de uma batida entre Alexander Wurs e Jarno Trulli o atingir.
De qualquer forma, a corrida anual de Fórmula 1 em Monza, o Grande Prêmio da Itália, é uma das mais aguardadas e assistidas do calendário, atraindo fãs apaixonados de todo o mundo.
E assim como Indianapolis, Monza continua a ser uma joia no automobilismo, onde a história da velocidade, as tragédias e as transformações do circuito ao longo dos anos se entrelaçam na busca pela glória nas pistas italianas.
De qualquer forma, apesar dos apesares, e do choque de realidade quando há acidentes fatais, em última análise, Nurburgring, Spa-Francorchamps, Indianapolis, 24 de Le Mans e Monza não são apenas pistas; são monumentos vivos da história do automobilismo.
Assim, enquanto admiramos a velocidade e a destreza dos pilotos, devemos também reconhecer a bravura necessária para domar esses desafios.
Portanto, nos corações dos fãs e nas memórias das corridas, esses circuitos continuam a escrever suas próprias lendas, perpetuando a magia do automobilismo para as gerações vindouras.