Oi! Eu sou o Danilo!
Como muitas pessoas estão de férias e como essa época do ano há poucas matérias sobre a Formula 1, acho que esse artigo vai passar seu tempo e usar um pouco sua imaginação. Talvez você vai gostar de ler! =)
Eu já li e assisti muitas teorias como seria a Formula 1 se Senna não tivesse morrido naquele acidente em 1994.
Todas são bem interessantes e válidas e outras um pouco tendenciosas. Mas isso é normal. É muito difícil criar um quadro ou uma realidade alternativa alterando o passado. Uma simples mudança, poderia mudar completamente o presente e o futuro.
Uma explicação extrema sobre o que pode acontecer se alterar algo na linha do tempo, uma pequena alteração no passado, uma simples árvore plantada, onde originalmente não havia, poderia causar uma mudança catastrófica no futuro do universo inteiro. (hehehe).
Mas falando sério, a explicação acima faz sentido. Vamos pensar no caso do Ayrton Senna. Se alterássemos o passado para que o Senna sobrevivesse o acidente naquele 1 de maio de 1994 seria completamente diferente não só para ele, mas para as pessoas que estavam assistindo a corrida, para sua família e para as pessoas que estavam ligadas diretamente à ele, pilotos, ex-pilotos, mecânicos, engenheiros, médicos, jornalistas, etc. Alterando a rotina dessas pessoas, alteraria a rotina de um segundo grupo de pessoas ligadas ao primeiro grupo, alterando o terceiro grupo causando uma reação em cadeia descontrolada. Portanto, não tem como imaginar exatamente como seria o mundo se o Senna estivesse vivo hoje.
Mas, para não complicar muito, vamos deixar de lado a Ciência Quântica e vamos nos concentrar apenas em alguns fatos ligados à F-1 que aconteceram e poderiam acontecer com a presença do Senna após o dia 1 de maio de 1994. As variáveis seriam imensas, mas vamos escolher algumas. Vou tentar ser imparcial. Não quero puxar saco de nenhum piloto. A linha do tempo que vou seguir é se o Senna tivesse batido naquela curva, mas tivesse sobrevivido, certo? Para o texto não ficar muito longo, eu vou dividir ele em duas partes.
Para a maioria dos torcedores e para os especialistas Senna seria tetracampeão em 1994.
É uma ideia lógica, já que Hill, também piloto da Williams daquele ano, disputou o título do campeonato até a última corrida contra Schumacher. Se Damon Hill, mesmo sendo, como piloto, inferior ao Senna e ainda sim levou a disputa até a última corrida, quanto mais o Senna teria vencido facilmente o Schumacher.
Além disso, Schumacher só venceu porque além da ausência de Senna, tinha vários supostos cambalachos proibidos no carro (Até hoje nem tudo foi comprovado) e ainda foi necessária uma atitude antidesportiva por parte dele. Na última corrida do ano, ele bateu sozinho no muro e quebrou o carro. Assim que o Hill iria ultrapassa-lo, Schumacher jogou seu carro para cima do carro de Hill que fez com que este abandonasse a corrida. Ambos abandonaram a corrida e a combinação de resultados deu o título ao alemão.
Em 1995, acredita-se que ele seria campeão novamente já que a Williams estava mais equilibrada. Em 1996 Hill foi campeão com a Williams e 1997 Jaques Villeneuve. Obviamente nenhum deles seria campeão com o Senna presente na Williams. Nessa linha de raciocínio, Senna seria o maior campeão da história, com 8 títulos e Schumacher com 4 títulos.
Mas como dissemos no início, uma pequena mudança no passado muda todo o futuro. O que vou apresentar é uma ideia mais ampla do que poderia ter acontecido....
Lembre-se que em 1994, havia apenas 16 corridas e o sistema de pontos era de 10, 6, 4, 3, 2, 1. Senna iria para o 4º GP do ano sem marcar nenhum ponto. Senna tinha abandonado as 3 primeiras edições. Schumacher por outro lado teria 30 pontos de vantagem.
Para piorar a situação, é possível que Senna não conseguia ser mais o mesmo de antes e a pressão que havia sobre ele, para conseguir alcançar os resultados que se esperava-se dele, aumentava cada vez mais.
A Williams de Senna era muito instável. No braço ele conseguia sempre fazer o melhor tempo na Classificação para o Grid, mas o carro de Schumacher era mais rápido em corrida. O que aconteceu no GP de Interlagos, serve de parâmetro o que aconteceria pelo menos em boa parte da temporada.
Schumacher com trapaça ou não, venceria a maioria das corridas do mesmo jeito ou então ficaria em segundo ou em terceiro. Portanto, não seria tão simples assim para o Senna alcançar o Schumacher.
Com o Senna, Schumacher dificilmente levaria as suspensões que o deixou fora de duas ou três corridas. Lembrando que essas suspensões que facilitou a vida do Hill. Muito provavelmente a FIA decidiu punir não só pelas irregularidades, mas também para equilibrar o campeonato dominado por Schumacher.
Com um rival à altura, Schumacher precisaria dar mais de si e se o carro tivesse cambalacho, teria que ter mais cambalachos para vencer aquele campeonato.
Sendo assim, eu acredito que, Schumacher seria o campeão daquela temporada.
Com as manobras de Flavio Briatori, o carro da Benetton em 1995 estava muito forte com os motores Renault e tinha um piloto mais confiante. Schumacher venceu aquela temporada com relativa facilidade.
A Williams estava também mais confiável, comparado ao carro de 1994. Parte do problema foi incompetência de seus dois pilotos. Com um piloto como Ayrton Senna, acredito que Senna levaria o troféu do ano. Sem dúvida!
E o que dizer de 1996 e 1997? Seria mesmo Senna campeão com a Williams? Lembra do início do artigo, quando eu disse que quando uma coisa muda, muda todo o resto? Então! O que facilitou a vida do Hill e do Villeneuve foi a contratação do Schumacher pela Ferrari, um carro que ainda estava se desenvolvendo para se tornar campeão.
Mas pense bem: Se Schumacher não tivesse vencido aqueles dois campeonatos, dificilmente ele seria contratado pela Ferrari em 1996. Senna queria encerrar sua carreira na Ferrari e a Ferrari precisaria do melhor piloto do momento. E ao invés do Schumacher, e se fosse o Senna o contratado pela equipe da italiana? Novamente surgem outras possibilidades....
Quem levaria o título em 1996 e 1997? Essa pergunta eu vou responder no próximo artigo!
Se por acaso você gostou mesmo, tem como fazer a gentileza de clicar no “curtir” (ou “joinha”, sei lá o nome) do Facebook e do G+1 do Google e contribuir na divulgação desta magnifica obra de arte e do meu site? Hehehe
Obrigado e até a próxima amiguinhos. O que você achou do texto? Gostaria de ouvir sua opnião! Só não vai me xingar em? :)