Oi! Eu sou o Danilo!
Há quem diga que o Bernie Ecclestone tenha chamado a atenção da Rede, visto que eles nunca mencionavam em suas transmissões o nome Red Bull e Toro Rosso. Desde então pelo menos um dos participantes das transmissões falava corretamente o nome destas equipes.
Mas isso não acontece só nos canais RGT ou no Sportv. O portal globoesporte.com, também usa estas mesmas siglas.
Mesmo eu confiando na credibilidade do portal globoesporte.com, o portal não só utiliza as siglas já citadas ao se referir a Red Bull ou a Toro Rosso, mas também alteram até mesmo os dizeres dos pilotos, quando os nomes destas equipes estão citados por eles na matéria. Ou seja, eles não escrevem exatamente o que o piloto diz. Houve ocasiões em que eles trocaram o nome Red Bull por “a marca do energético”.
Lembrando que fazem o mesmo com o time de futebol Red Bull Brasil. Ao invés de falar o nome correto, chamam o time de RB Brasil.
Não sei exatamente os reais motivos que a Rede faz isso. Talvez a empresa ligada a Red Bull não quis fazer nenhum acordo comercial com a Globo para usarem o nome do produto (e da equipe) durante as transmissões.
Outro motivo que ouvi dizer é que, por não se tratar de uma marca que não é ligada ao automobilismo, eles não pronunciam o nome assim como fazer com as outras equipes. Mas fiquei pensando: E o que dizer da equipe Benetton? A Benetton é uma grife que não tinha nada a ver com automobilismo. Nunca esta marca foi censurada.
A equipe Toro Rosso faz parte do grupo ligada a Red Bull. Parece que Scuderia Toro Rosso nada mais é que Red Bull Racing em italiano. Já a extinta equipe Virgin é uma produtora de filmes e de alguns jogos eletrônicos.
Eu particularmente fico incomodado com isso, especialmente ao ler as falas dos pilotos no site globoesporte.com e ver na cara dura a censura que o redator é obrigado a fazer. Por esta razão, às vezes, escondo o nome Globo por “A Rede”, “ Rede Transmissora”, ou simplesmente RGT (Rede Globo de Televisão) em meus textos.
Na maioria das vezes, prefiro procurar as informações no site oficial, formula1.com, ou no site autosport.pt. E você se importa com isso, ou tanto faz?