Oi! Eu sou o Danilo!
GP da Alemanha De F1, será um dos principais eventos esportivos desta semana.
Como de costume, eu estava gravando a típica volta virtual que faço sempre na semana da corrida e pensei em escrever este artigo, sobre o GP da Alemanha e o Circuito de Hockenheimring.
Relatando brevemente a história, Hockenheimring passou a ser usado pela F1 desde os anos 70 e seu longo traçado lembrava muito o dedão (das mãos) esticado. Ao longo dos anos, o circuito sofreu poucas modificações, sendo acrescentado apenas algumas chicanes.
No entanto, a F1 aprovou mais uma das “façanhas” do projetista Hermann Tilke e o circuito passou por uma completa reforma nos anos 2000. Em 2002, o circuito foi reinaugurado com o novo traçado.
Na minha opinião o circuito foi estragado e mutilado. Tilke destruiu o circuito! Na minha opinião foi uma das piores coisas que a F1 fez nos últimos anos!
De acordo com as pesquisas que eu fiz, a razão para o novo desenho, do Circuito de Hockenheimring, foi para que o complexo fosse usado para outros eventos além do GP da Alemanha de Formula 1. Outra razão foi por motivos de segurança. No traçado anterior, segundo eles, era muito difícil chegar rapidamente em todos os pontos do circuito em caso de acidente.
Mas sinceramente eu não acredito nisso. Da mesma forma que destruíram a floresta para fazer o novo desenho, poderiam fazer vários pontos de ligação no meio dela por exemplo. É tão difícil o acesso que em 2000, no GP da Alemanha de F1, um sujeito apareceu do nada e ficou correndo na pista no meio dos carros.
O antigo traçado, do Circuito de Hockenheimring, era um dos mais diferenciados, desafiadores e bonitos da F1. Aquela pista dependia muito do motor e da ousadia dos pilotos. Por exemplo, em 2000, Rubinho foi ousado em optar por não trocar os pneus de pista seca, já que estava chovendo em apenas 1 ponto da pista. Sua decisão foi fundamental para a sua primeira vitória na Formula 1.
Os anos de 1994 e 1997, Gerhard Berger obteve suas últimas vitórias na Formula 1. Só não venceu também em 1996 porque na última volta o motor não aguentou.
Mas de 2002 em diante a pista de Hockenheimring passou a ser comum e praticamente igual a todas as outras pistas do calendário. Alias, ele se tornou uma pista curta e travada!
Para quem acompanha a F1 desde aquela época e vê o que fizeram com aquela lendária pista, deve ter mais ou menos o mesmo pensamento que eu. Eu não sou contra deixar o esporte mais seguro. Ninguém quer assistir pilotos morrerem, mas detonarem o circuito como foi feito foi algo que não dá par se conformar!
E você o que acha do "Tilkering" (novo Circuito de Hockenheimring) do GP da Alemanha e quais razões você acha que foi para fazerem tamanha modificação? Escreva nos comentários abaixo! =D
Ahh!... não deixe de compartilhar essa matéria com seus amigos para ajudar a gente a crescer!