Oi! Eu sou o Danilo!
Em nosso site eu já fiz alguns artigos falando sobre quais foram as causas do acidente de Ayrton Senna, sendo que dois deles foram em formato de matéria especial e o outro foi sobre minha opinião sobre as teorias da conspiração sobre as causas do acidente.
Desde então eu vi outros vídeos e outros conteúdos que me faz acreditar que isso foi realmente a causa do acidente do Ayrton Senna.
Sendo assim, o que será que provavelmente aconteceu? Antes de responder a esta pergunta principal, vamos falar brevemente sobre como e que ano Ayrton Senna morreu.
Como a maioria das pessoas sabem, Ayrton Senna morreu no dia 1 de maio de 1994 e na época ele tinha 34 anos de idade.
Senna liderava o GP de San Marino quando na 7ª volta escapou da pista e se chocou violentamente no muro.
Após a batida, o golpe fatal foi a barra da suspensão que se desprendeu do carro e acertou precisamente sua cabeça.
Por conta dos ferimentos, Senna chegou a dar entrada no hospital, mas poucas horas depois anunciaram a sua morte.
Mas o que provavelmente provocou o acidente do Senna? Visto que fizemos 3 artigos sobre o assunto, vou falar em poucas linhas os dois primeiros e depois vou delongar sobre o que eu acho que deve ter realmente acontecido.
Em um artigo anterior (que você clicar nele aqui), mencionei várias teorias da conspiração em que alguém malvado queria ver Senna morto e contratou um snipper para matar ele na pista, durante a corrida. (hoje isso é motivo de piada).
Teorias da Conspiração – Ayrton Senna Assassinado, é possível?
Isso é muito plausível, visto que nas imagens dá a impressão que Senna estava virando o volante e mesmo assim o carro não respondia.
No entanto, para não delongar esse tema, veja por favor as outras matérias no meu site que fiz sobre esse assunto.
Na realidade a versão oficial as causas do acidente do Ayrton Senna foi exatamente isso: “Erro do piloto”.
É importante salientar que o erro que estou falando não é um erro grotesco, ou erros que ele mesmo cometeu antes como no GP do Brasil do mesmo ano de 1994 que ele rodou sozinho, ou das rodopiadas que ele deu também durantes os treinos do GP de San Marino.
Visando o esclarecimento, eu digo isso porque para muitos fãs era impossível Senna errar, mas de qualquer forma os pilotos de alto nível como ele muitas vezes cometem “erros” por levar seu equipamento ao limite!
Sendo assim, de acordo com a perícia, supostamente falando, Senna estava com o carro muito “baixo” para compensar a instabilidade e falta de downforce devido ao projeto do carro mesmo.
E por conta de um acidente e um safety car logo no início da corrida, os pneus que não estavam nem na temperatura e nem a pressão ideal, o carro ficou mais baixo e mais instável.
E por conta de tudo, ele tentou compensar todos esses problemas com suas habilidades que realmente eram acima da média.
Em contrapartida, para piorar, o asfalto do circuito de Imola na época havia muitos remendos e ondulações, fazendo com que o carro raspasse facilmente no chão.
Essa cascata de eventos catastróficos resultou em que, na 7ª volta seu carro raspasse violentamente em um dos remendos do asfalto (a ponto de “rasgar o asfalto da pista”).
Por sua vez essa raspada fez com que o carro em algumas frações de segundo perdesse a estabilidade traseira. Mas Senna corrigiu o problema, mas ao corrigir, a frente do carro que se desestabilizou.
Foi quando o carro se “perdeu” e foi em direção ao muro.
Essa portanto é a versão oficial das causas do acidente.
Mas talvez você possa me perguntar: Mas Danilo, você sempre acreditou que foi a barra de direção que quebrou, por que você mudou de ideia?
Como eu havia dito, eu comecei a acreditar que possivelmente foi um erro do Senna por 2 motivos básicos:
Abaixo eu vou postar o replay do acidente no Youtube a 120 FPS, o outro vídeo mostrando-o mencionando aos seus mecânicos a instabilidade do carro, na qual provavelmente aconteceu na Tamburello e a análise de um colega que na minha opinião é muito plausível:
Vídeo com a reconstituição oficial do acidente, BBC (eu achei de novo):
Observe que nesse vídeo, também conta o que Damom Hill (colega de equipe do Senna) falou sobre o assunto e algo que eu não sabia: Havia um acordo entre os pilotos, naquela corrida, para tirar o pé na Tamburello. Interessante né?
Muita gente dizia que todos os mistérios e as perguntas sem respostas em torno do acidente, fazia muita gente acreditar que a Williams estaria escondendo a possível quebra na barra de direção antes da batida…. isso também criou as teorias da conspiração que eu mencionei no começo.
Mas o acidente do Senna aconteceu há quase 30 anos. Além disso, muita gente foi testemunha ocular, muita gente estava ali no momento do acidente e trabalhava para a Williams.
Eu acho impossível que no meio de tantas pessoas e depois de tanto tempo, não tivesse algo para revelar, seja por consciência ou seja por dinheiro.
Assim, eu acredito que é muito possível mesmo que o carro do Senna bateu por conta de todas as instabilidades que mencionamos nesse texto.
Mas pode ser que a barra de direção quebrou? Pode, claro que pode! Mas o Senna ter errado e batido também não é impossível!
Mas por que que esconderam a caixa preta, a telemetria e as imagens da batida? Eu realmente não sei.
Pode até ser que a razão seja para que de alguma forma pudesse continuar a corrida sem problemas com a justiça italiana. Mas isso já seria uma outra história, não é?
De qualquer forma, parte de todos esses supostos mistérios podem ter sido supostamente provocados por aquela aura” de forças sobre-humanas que foram criadas pelo próprio Ayrton Senna, tanto quanto pela mídia durante toda a carreira do piloto.
Nessa visão, seria impossível o Senna errar e seria impossível morrer ou que o universo conspirou contra ele ou como muitos dizem, Deus que o “chamou”.
De qualquer forma, Ayrton Senna marcou a minha infância e essa perda é dolorosa até hoje para mim e para a maioria dos fãs da Fórmula 1 do mundo todo e até hoje o seu nível de pilotagem é admirado por todos!
E até hoje muitos associam garra, superação e dedicação com Ayrton Senna, inclusive Lewis Hamilton e Michael Schumacher, os maiores ganhadores da Fórmula 1, se inspiraram no piloto brasileiro.
Assim, independente das causas do acidente de Ayrton Senna, seja a barra de direção, seja erro humano ou qualquer outra coisa, o que todos nós gostariamos ter visto é ele ter sobrevivido aquele acidente.
E você, o que acha desse novo olhar sobre as causas do acidente do Ayrton Senna? Gostaria de ouvir sua opinião desde que seja sempre com respeito ?!