Oi! Eu sou o Danilo!
Essa matéria já ficou meio passada, mas como esse assunto e o próprio nome do Ayrton Senna gera curiosidade em muitas pessoas, resolvi escrever este artigo.
Em meados de 2015, surgiu um vídeo na internet, onde mostram evidências que Senna teria sido alvejado por um atirador durante a corrida do GP San Marino em 1994.
Vou deixar o vídeo aqui caso queira assisti-lo:
Após este vídeo surgiram outros afirmando e confirmando a mesma coisa. Senna foi morto por um tiro certeiro na cabeça durante a corrida. Inclusive há um vídeo em inglês, de um “maluco” com jeito de terrorista, afirma que é possível sim um atirador experiente conseguir tal façanha.
Mas antes de falar sobre o que eu penso sobre o assunto, precisamos levar em conta pelo menos 2 coisas questionáveis no vídeo: Inverdades e falta de provas. Primeiro eu vou falar sobre pelo menos 2 inverdades. Depois vou falar sobre a falta de provas.
É verdade que há muitos mistérios em torno desse acidente. Uma as coisas mais esquisitas foi a destruição a marteladas da tal caixa-preta no qual marcava toda a atividade do carro e piloto no momento do acidente. Isso foi citado no vídeo. Mas há pelo menos duas coisas que não é verdade, mas foi citada no vídeo:
1 – Senna passou reto na curva: Quando se diz que Senna passou reto na curva, dá a entender que ele nem chegou a contorna-la. Existe esta afirmação neste vídeo. Mas Ayrton contornou metade da curva antes de perder o controle.
2 – Senna não reagiu ao perder o controle. Isso é mentira. De acordo com a perícia e os dados oficiais, Senna reduziu a velocidade do carro de quase 300 km/h para uns 216 km/h. Em câmera lenta, dá para perceber uma leve fumaça saindo dos pneus. Há também marcas de frenagem ali indicando que Senna tentou parar o carro. Segundo o autor do vídeo, Senna não teve qualquer reação.
3 – Senna sabia que ia morrer. De acordo com o vídeo e com muitas outras teorias, Senna sabia que ia morrer. O que levanta essa teoria é as imagens dele extremamente pensativo, abatido e preocupado. Senna realmente estava desse jeito. Mas não porque tinha certeza que ia morrer.
Em primeiro lugar, o ser humano tem a capacidade de prever possíveis perigos, mas não adivinhar. As vezes a gente imagina algo, mas nem sempre acontece.
Em segundo lugar, Senna estava preocupado com toda a situação que girava em torno dele. Além do mais, a ideia do Schumacher estar trapaceando, o acidente do Rubinho e a morte do Ratzenberger na pista deixou ele emocionalmente perturbado, além de outros problemas de sua vida pessoal.
É verdade que nas imagens do vídeo aparece alguns clarões e umas coisas estranhas em câmera lenta que chegam até ser nítidas. Mas isso não serve de provas convincentes.
Por exemplo, um investigador de acidentes aéreos quando se levanta uma teoria de uma possível causa do acidente, ele investiga tudo que pode estar envolvido para confirmar sua teoria.
Da mesma forma, embora tenhamos aquelas imagens, falta muita coisa para provar essa teoria. Por exemplo: Que arma que foi usada? Qual calibre? Qual a espessura da bala? Foi realizado algum teste balístico para provar que realmente é possível um atirador acertar um piloto em um carro em movimento?
Algo muito relevante sobre essa teoria, foi o que aconteceu com Felipe Massa em 2009. Uma mola que saiu do carro do Rubinho, atingiu em cheio o capacete de Massa e ele perdeu a consciência. Entre o momento da perda da consciência e a batida no muro, os dados mostram que seus pés ficaram sobre os dois pedais, o acelerador e o freio. Da mesma forma, se Senna tivesse perdido a consciência ao contornar a Tamburello, a posição dos pés nos pedais deveria ser a mesma que a do Felipe Massa, não é mesmo?
Eu não quero desmerecer essa teoria. Mas eu acho ela um pouco questionável. Enquanto eu assistia a este vídeo, foram essas perguntas citadas acima que me vieram a mente.
Eu não tenho como provar que é impossível isso acontecer, mas eu acho muito difícil. Por mais que Senna estivesse supostamente dando trabalho para os magnatas da F1, ele era a atração principal da época. Milhares de dólares foram investidos nele. Era o “patinho de ouro”. O fim dele, seria um grande prejuízo para todo mundo: Patrocinadores, para o público, para as transmissoras de TV.
Ano após ano, a F1 está perdendo audiência e o interesse das pessoas. E tudo começou exatamente após a morte do Senna.
Para alguém fazer isso, só se odiasse a Formula 1 e quisesse o fim dela eu acho, atingindo a principal atração.
Sobre facilitar a vida do Schumacher, a F1 já tinha preparado tudo. Acredito que a diretoria tinha liberado de propósito estes tais controles eletrônicos no carro de Schumacher para poder enfrentar o Senna, visto que a expectativa era que este se tornasse invencível pilotando a Williams. Se há alguma conspiração contra o Senna por parte dos dirigentes da F1, acredito que só essa “liberação” pode ser que tenha acontecido mesmo.
Assim, alguém dentro da F1 encomendar a morte do Senna eu acho muito difícil, quase impossível. Essa teoria pode até despertar a nossa imaginação, mas na minha opinião é uma ideia muito questionável. A quebra da barra de direção continua sendo para mim o principal motivo.
E você o que acha disso?