Data de Nascimento: 7 de janeiro de 1985 |
Idade: 37 |
Ano de estreia na Fórmula 1: 2007 |
Equipe Atual: Ferrari |
Equipes Anteriores: McLaren, Mercedes |
Site Oficial www.lewishamilton.com |
Twitter Oficial LewisHamilton |
Instagram Oficial lewishamilton |
Lewis Hamilton iniciou sua carreira no Kart, como todo bom piloto. Em todas as categorias que ele passou fez muito sucesso, inclusive a GP2 (atual F2) em 2006 onde foi campeão.
Em 2007 Lewis Hamilton estreou na F1 e quase se tornou o piloto mais jovem a conseguir um título mundial e ainda em sua estreia, mas por não saber controlar suas emoções adequadamente, perdeu o campeonato para Kimi Raikonnen, Ferrari, mas isso era de se esperar de alguém tão jovem.
O campeonato de 2008 de F1 foi bem equilibrado. Este foi decidido na última curva do GP do Brasil de F1, Interlagos, último da temporada. Ao ultrapassar Timo Glock, ele terminou a corrida em 5º lugar e tirou o título das mãos de Felipe Massa, que havia vencido a corrida e era campeão até antes desta ultrapassagem. Assim, Hamilton havia se tornado o piloto mais jovem a conquistar um campeonato na Fórmula 1!
No início da temporada de 2009 ele se meteu em mais polêmicas e punições. O título de “fenômeno” já nem é dele mais. O carro não foi bem adequado às novas regras. A McLaren teve um dos piores começos de ano de sua história e assim Lewis Hamilton encerrou o campeonato na 5ª posição.
Em 2010, Lewis Hamilton e a McLaren estavam mais fortes e ele foi um dos principais protagonistas da temporada de 2010. Valente e arrojado tinha chances de conquistar o bicampeonato, mas alguns erros no meio da temporada, o colocou numa situação difícil, encerrando aquela temporada no 4º lugar.
Em 2011, Lewis Hamilton passou por um momento difícil em sua carreira e sua vida pessoal. Hamilton perdeu o foco. Envolveu-se em vários acidentes, principalmente com Felipe Massa e mais uma vez terminou o campeonato em 5º lugar no mundial, com 3 vitórias e 6 pódios.
No campeonato de 2012 de F1, Lewis Hamilton se recuperou mentalmente, mas a McLaren iniciava seu declínio. Mesmo conquistando 4 vitórias, Hamilton abandonou 6 corridas de 19 daquela temporada. Assim, Lewis Hamilton terminou o campeonato na 4ª posição.
Após alguns desentendimentos, Hamilton abandonou a equipe a Mclaren e tentou vida nova na Mercedes na temporada de 2013, ao lado de Nico Rosberg. Para muitos sua carreira estava acabada, visto que até então, a Mercedes não passava de uma equipe mediana.
Numa temporada dominada pela Red Bull de Sebastian Vettel, Hamilton apenas venceu uma corrida, sendo que Nico Rosberg venceu duas corridas. Apesar de tudo, Hamilton fechou novamente o campeonato de F1 de 2013 em 4º lugar.
Em 2014, a Fórmula 1 foi remodelada. Os barulhentos motores V8 aspirados foram trocados pelo quase silenciosa Unidade de Potência, ou Motores Híbridos Turbo V6.
A RedBull Renault deixou de ser a potência dominante. A partir de então, a parceria, a Mercedes renovada, com o motivado Lewis Hamilton, se tornou imbatível!
Em 2014 ele foi bicampeão, após grandes duelos durante a temporada toda com seu colega de equipe, Nico Rosberg.
Em 2015 Lewis Hamilton nunca havia pilotando tão bem como nesta temporada. Superou a marca de vitórias de Ayrton Senna e se tornou tricampeão por antecipação.
Em 2016, Lewis Hamilton continuou superando as marcas de Senna, mas foi vice-campeão, perdendo para seu colega Nico Rosberg. Com o título, Rosberg abandonou a Fórmula 1 e em seu lugar ficou Valteri Bottas.
Sem um colega de equipe tão competitivo como Rosberg, a situação de Lewis Hamilton ficou um pouco mais sossegada e assim, conquistou o tetracampeonato novamente por antecipação em 2017.
O início de 2018 do campeonato de F1 para Lewis Hamilton não foi tão bom assim, mas ele foi crescendo no campeonato e com a ajuda de alguns tropeços de seu principal rival, Sebastian Vettel, Ferrari, e a ajuda do seu fiel escudeiro, o piloto britânico se tornou pentacampeão novamente por antecipação.
Em 2020 Hamilton está para alcançar e ultrapassar todos os recordes de Schumacher. Ele alcançou e ultrapassou o número de pole positions do alemão e o número de vitórias. Agora é apenas questão de tempo para igualar a quantidade de títulos de campeão. Apenas esperar o final da temporada de 2020!
Apesar na temporada alucinante de 2021, Hamilton acabou deixando o título escapar na última prova em Abu Dhabi.
Para alguns a diretoria da corrida favoreceu o concorrente, Max Verstappen, para outros foi apenas uma sucessão de coincidências no final da corrida que ajudou Verstappen superar o inglês.
De qualquer forma, a perda do título afetou o veterano Lewis Hamilton que ao final da temporada ameaçou até mesmo encerrar sua carreira na Fórmula 1.
Apesar de ter decidido continuar, vimos em 2022 um Lewis Hamilton abatido, muito abaixo do nível de outrora que, além de perder até mesmo do colega de equipe, encerrou o campeonato em um melancólico 6º lugar, sendo seu pior desempenho desde que entrou na Fórmula 1 em 2007!
Mesmo fazendo uma temporada muito abaixo do que todos estão acostumados a ver, o seu talento muito acima da média, seu carisma e até mesmo por a defesa em causas políticas e sociais, Hamilton conquistou uma legião de fãs no Brasil e no mundo todo!
Em 2023, Para você mostrar ao mundo o quanto você é fã do Lewis Hamiton, veja abaixo alguns produtos personalizados, como camisetas e miniaturas dos carros que ele já pilotou:
Miniatura do carro do Hamilton de 2022, Bburago, Escala 1:43;
Miniatura do carro do Hamilton de 2021, Bburago, Escala 1:43;
Grandes Prêmios 365 | Pontos na Carreira 4828 |
Poles 104 | Temporadadas na F1 18 |
Pódios 204 | Melhores Voltas 68 |
Vitórias 105 | Pior momento da carreira Sem Informação |
Titulos 7 | Piloto Favorito Ayrton Senna |