A temporada de Fórmula 1 de 2025 introduziu diversas mudanças nos regulamentos técnicos e esportivos visando aprimorar a competição e a segurança dos pilotos. Abaixo, destacam-se as principais alterações:
A Fórmula 1 está sempre em evolução, e 2025 não é exceção! Este ano, a categoria trouxe mudanças que prometem revolucionar as pistas, aumentar a competitividade e garantir ainda mais segurança para os heróis que pilotam essas máquinas incríveis. Vamos mergulhar nas principais novidades que vão deixar os fãs de olhos brilhando!
Lembra daquela emoção de ver quem faria a volta mais rápida para garantir um ponto extra? Pois é, essa regra, que vinha desde 2019, foi aposentada em 2025. A decisão veio após muita discussão sobre o impacto estratégico nas corridas. Agora, a luta é ainda mais focada no pódio!
Fonte: REUTERS.COM
Os carros ganharam um pouco mais de peso, chegando a 800 kg, e os pilotos também tiveram um ajuste de 2 kg no peso mínimo. Mas a grande novidade são os sistemas de resfriamento! Agora, os pilotos podem enfrentar as temperaturas extremas com mais conforto, garantindo que o calor não atrapalhe a performance nas pistas.
Fonte: MOTORSPORT.UOL.COM.BR
O DRS, aquele aliado dos ultrapasses espetaculares, teve suas regras apertadas. A abertura máxima foi reduzida, e as asas traseiras passaram por testes de flexibilidade mais rigorosos. A FIA quer garantir que todos joguem limpo, sem truques aerodinâmicos!
Fonte: EN.WIKIPEDIA.ORG
O circuito mais icônico do calendário ganhou uma nova regra: agora, cada piloto precisa fazer pelo menos dois pit stops durante a corrida, usando três compostos de pneus diferentes (a menos que a chuva apareça). A estratégia vai ficar ainda mais emocionante nas ruas de Monte Carlo!
Fonte: GE.GLOBO.COM
As equipes agora são obrigadas a dar duas sessões de treinos livres por carro para pilotos novatos durante a temporada. Isso significa o dobro de oportunidades para as jovens promessas mostrarem seu talento. Quem será o próximo grande nome da F1?
Fonte: AUTORACING.COM.BR
Os testes com carros antigos foram limitados a 20 dias por equipe no ano, com cada piloto podendo participar de apenas quatro dias e rodar no máximo 1.000 km. A ideia é equilibrar a preparação sem perder o foco nas inovações do presente.
Fonte: BAND.UOL.COM.BR
A FIA está de olho no comportamento dos pilotos. Linguagem ofensiva e atitudes inadequadas podem custar caro: multas de até €120.000 e suspensões de até um mês. O esporte quer manter a emoção, mas com respeito e fair play!
Fonte: AS.COM
A Fórmula 1 de 2025 está mais emocionante do que nunca! Com essas mudanças, a categoria reforça seu compromisso com a segurança, a justiça e, claro, com os fãs, que são o coração desse esporte incrível. Preparem-se para mais adrenalina, mais estratégia e muito mais emoção nas pistas!
Abaixo as regras e exigências que entraram em vigor desde 2014:
Os antigos motores V8 aspirados foram trocados por motores de 1.6 litros V6 turbo que deverão alcançar 600cv. O piloto poderá usar no máximo 5 motores por temporada.
A nova relação de marchas deverá possuir 8 tempos. O piloto precisa usar a mesma caixa de marchas por 6 GP´s consecutivos. Caso ele precise fazer uma troca antes do tempo permitido, ele perderá 5 posições no grid.
O Energy Recovery Systems, ERS, ou Sistema de Recuperação de Energia substituíra o antigo KERS. Além do calor dos freios, este novo sistema aproveita o calor do turbo compressor do motor. O ERS dará um ganho de potência extra ao motor de 180cv por até 33 segundos por volta.
O tanque de combustível de cada carro deverá comportar 100 kg de combustível. Até 2013 o máximo permitido era de 160 kg.
A partir de 2014 o carro poderá ter apenas 1 saída de escape. Este deverá ser inclinado para cima para que os fluxos não influenciem na aerodinâmica.
A partir de 2014 a altura do nariz, ou bico do carro, deverá ser reduzida por segurança. A altura máxima não pode ultrapassar os 185 mm.
A largura da asa dianteira passará a ter 1650 mm. Já a asa traseira não poderá mais possuir viga interior. O Slot do DRS deverá ser maior do que a do ano de 2013.
Os testes poderão ser novamente realizados, porém, com algumas restrições. Cada equipe poderá realizar até quatro sessões de testes com no máximo dois dias consecutivos.
Cada piloto poderá escolher seu número favorito que será estampado no carro. Assim, cada um poderá escolher o número de 2 a 99. O número 1 será exclusivo para o campeão da temporada passada.
Cada infração que o piloto receber será marcado como "ponto" em sua super licença. Se ele exceder durante o ano 12 pontos ele deverá ser suspenso por 1 corrida. Infrações menores poderão ser pagas com perda de 5 segundos.
Os diretores de prova tem o poder de aplicar punições a qualquer piloto que desrespeite regras de conduta que inclui “queimar largada”, causar um acidente, bloquear a passagem de outro piloto, cortar caminho, entre outros.
As duas formas mais comuns de cumprir uma penalização é o drive-through o qual o piloto deve passar pela área dos boxes respeitando o limite de velocidade e o stop-go o qual piloto precisa entrar em seu pit-lane e deverá permanecer ali parado por 5 segundos.
O piloto punido terá no máximo três voltas para cumprir o castigo. Caso exceda este limite ele poderá receber bandeira preta e assim ser excluído do GP. No entanto, se ele estiver a cinco voltas do fim da corrida, ele não precisará cumprir nenhuma das penalizações acima, porém, 20 ou 30 segundos serão incluídos no seu tempo total de corrida.
Na sessão de Classificação, no Q1, se o piloto fizer um tempo muito abaixo, em comparação ao melhor tempo da sessão, este será desclassificado para a corrida. Apenas em casos especiais a regra será desconsiderada.
A ordem de equipe foi liberada para a alegria das equipes. Estas não precisam fazer mais isto “debaixo dos panos”.
Os dois carros de cada equipe deverão ter o mesmo padrão de cores e formato. Qualquer alteração, precisa ser autorizada pela FIA.
A numeração deverá ficar bem visível em ambos os carros. Para facilitar a identificação, a câmera on-board terá duas cores diferentes: No carro 1, a câmera será vermelha; No carro 2, a câmera será amarela. Ambas as cores serão fluorecente.
A empresa de pneus Pirelli continuará sendo a única fornecedora oficial da F1. Ao invés de 10, o piloto poderá usar 13 conjuntos novos durante todo o fim de semana. Apenas no Q3 ele será obrigado apenas a usar 1 conjunto novo. Se descumprir a regra, ele receberá uma punição de 30 segundos adicionados ao seu tempo de corrida.
Haverá testes mais severos de colisão lateral. Todos os carros recém-projetados devem passar pela inspeção da FIA para poderem ser testados na pista.
Caso a corrida seja interrompida, por exemplo na volta 60, o resultado final será de acordo com as posições da volta 58.
As equipes poderão trocar de pilotos durante o campeonato, no máximo 4 vezes. Durante as sessões de treinos, a equipe poderá usar seus pilotos de teste.
Porém, qualquer alteração deverá ser previamente avisada e estes devem usar o mesmo equipamento (pneus, caixa de câmbios, etc) do piloto original.
Nos treinos de sexta-feira, as equipes estão livres para utilizar qualquer um de seus pilotos ou algum piloto adicional que seja habilitado com a “Super Licença”. Contudo, a equipe precisa informar com antecedência aos diretores de prova para que os mesmos façam uma pré-avaliação do piloto.
As equipes estão proibidas de tentar de melhorar a aderência dos carros em seu espaço para o pit-stop. Ela só podem secar ou manter limpo.
Nas sessões de Treinos, o reabastecimento só poderá ser feito dentro da garagem da equipe e com o motor do carro desligado.
Durante a Sessão de Classificação as equipes poderão tirar ou colocar combustível no carro, a seu critério e durante a corrida o reabastecimento continua proibido.
Antes de cada corrida, a equipe precisa alinhar seus carros no grid com 30 minutos de antecedência.
O Pit-Lane será fechado 15 minutos antes da Volta de Formação (conhecida como Volta de Apresentação). Assim, o piloto que não conseguir sair da garagem, antes dos 15 minutos, poderá apenas largar dos boxes.
Nos 10 minutos que antecedem a Volta de Formação, apenas os pilotos, organizadores e mecânicos poderão permanecer na pista. Nos 3 minutos, o carro deve estar com todo o equipamento pronto.
Caso isso não aconteça, o piloto receberá 10 segundos como penalidade, adicionado ao seu tempo de corrida. No último minuto todos os carros deverão estar com seus motores ligados. Apenas os pilotos, dentro de seus carros, poderão permanecer na pista.
Antes da largada, os pilotos deverão dar uma volta completa dentro do circuito, para se alinhar no grid. Durante esta volta, eles estão proibidos de realizar ultrapassagens, exceto se um carro tiver algum problema técnico. Se este conseguir resolver antes dos carros chegar ao grid, poderá voltar para sua posição original.
Após todos os carros se alinharem, de maneira segura, para realizar a largada, está ocorrerá em 5 segundos, após todas as luzes sinalizadas se apagarem. Se um piloto tiver problema em seu carro, ele deverá imediatamente erguer o braço, para sinalizar o problema. Assim, a largada será abortada.
Se começar a chover antes do início da largada, ela será suspensa por 10 minutos, para que as equipes possam trocar para os pneus mais adequados. Se a chuva for muito forte, o diretor da corrida, pode optar em iniciar a prova, com safety car.
Os carros não poderão ultrapassá-lo. Isso será permitido apenas aos retardatários. Para isso haverá uma luz verde indicando que o piloto poderá ultrapassá-lo.
O safety-car poderá entrar na corrida, em caso de acidentes maiores ou mau tempo. Enquanto ele estiver na pista, as equipes estão liberadas para fazer seus pit-stop.
Fonte: F1.com (em inglês) / Super DaniloF1Page