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10 mudanças de regras que você precisa conhecer para a temporada 2023 da F1

Embora as regras da F1 permaneçam praticamente as mesmas em 2023 após a grande redefinição do ano passado, ainda há mudanças técnicas e esportivas importantes para a campanha que se aproxima, como explicamos em nosso resumo da pré-temporada…

1. Altura do percurso e difusores ajustados

Com algumas equipes se deparando com a chegada dos novos carros da F1 no ano passado, que apresentam aerodinâmica de efeito de solo, um conjunto de medidas de monitoramento e flexibilidade baseadas no piso chegou para a segunda metade da temporada de 2022, e mais foram delineadas para 2023.

Em suma, quatro mudanças adicionais entrarão em vigor este ano: as bordas do piso foram aumentadas em 15 mm; a altura da garganta do difusor foi aumentada; a rigidez da borda do difusor foi aumentada; e um sensor adicional foi mandatado para monitorar de forma mais eficaz o fenômeno da toninha.

Esses ajustes devem, em teoria, tornar as toninhas significativas uma coisa do passado e, como tal, manter o foco na ação emocionante que a redefinição das regras da F1 proporcionou .

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Houve muita atenção nos pisos dos carros em meio à redefinição das regras da F1 em 2022

2. Aros de rolagem mais fortes após a queda de Zhou

Juntamente com as mudanças destinadas a porpois, há ajustes nos padrões de segurança para aros de carro de F1 após o acidente assustador de Zhou Guanyu no início do Grande Prêmio da Inglaterra de 2022, que envolveu seu Alfa Romeo deslizando ao longo da pista de cabeça para baixo.

O Regulamento Técnico 2023 passou a estipular a obrigatoriedade de topo arredondado no arco de rolagem, o que reduzirá a chance de ele se enterrar no solo em caso de acidente, além de garantir uma altura mínima para o ponto de aplicação do teste de homologação.

Além disso, haverá um novo teste de homologação física em que a carga empurra o aro para frente.

3. Uma redução no peso mínimo do carro

O peso do carro de F1 foi um grande ponto de discussão antes da temporada de 2022, com as equipes lutando para chegar o mais próximo possível do limite de 798 kg (sem combustível) em meio a uma das maiores mudanças regulatórias da história do esporte.

À medida que a nova era da F1 se desenvolve, uma redução de 2kg – para 796kg – está sendo implementada para 2023, o que significa que os projetistas tentarão reduzir ainda mais o peso de seus últimos adversários.

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O assustador acidente de Zhou em Silverstone levou a mudanças no aro

4. Espelhos revisados ​​para melhorar a visibilidade do motorista

Em uma tentativa de aumentar a visibilidade do piloto, haverá uma mudança nos espelhos retrovisores dos carros da F1 com especificações de 2023, com a largura da superfície reflexiva aumentando em 50 mm, de 150 mm para 200 mm.

Após os testes da Red Bull e da Mercedes na Hungria e na Bélgica, respectivamente, na última temporada, todo o grid se envolveu no Grande Prêmio da Holanda, e as mudanças agora foram escritas nos regulamentos.

5. Dobre o número de eventos de Sprint

Um desenvolvimento emocionante para 2023 vê o número de eventos Sprint dobrado de três para seis . Azerbaijão (Baku), Áustria (Red Bull Ring), Bélgica (Spa-Francorchamps), Catar (Lusail), Estados Unidos (Circuito das Américas) e São Paulo (Interlagos) são as sedes escolhidas, após extensa pesquisa sobre sua adequação.

Enquanto isso, o subsídio de dano por acidente de Sprint agora será um valor fixo por equipe, para cada fim de semana de corrida que inclua uma sessão de Sprint. O valor do subsídio de perda para cada Sprint dobrará para $ 300k a partir de 2023, enquanto todos os outros subsídios de dano do Sprint serão removidos.

Paralelamente, as regras do parque fechado nos fins de semana do Sprint estão sob revisão para 2023, com o objetivo de simplificar o processo de bloqueio de configuração, depois que a FIA citou um “aumento significativo nos pedidos de parque fechado” entre a sessão de qualificação de sexta-feira e o Sprint de sábado.

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Os eventos Sprint da F1 trouxeram muita ação e drama novamente na última temporada

6. Redução do horário de trabalho no paddock

O número de horas trabalhadas pelos membros da equipe de F1 nos fins de semana de corrida será reduzido nas próximas temporadas, com o terceiro dos três períodos restritos (a partir das sextas-feiras) começando uma hora no início deste ano e outra hora marcada para ser eliminada em 2024.

Para complementar a mudança, o número de toques de recolher permitidos para o primeiro (quarta-feira) e segundo (quinta-feira) períodos restritos também será reduzido pela metade, de oito para quatro e seis para três, respectivamente, novamente com outro corte planejado para o próximo ano.

7. Formato de qualificação e ensaios DRS

Um ‘Formato Qualificado Revisado’ (RQF) ocorrerá em até dois eventos em 2023 “com o objetivo de avaliar se as revisões são adequadas para campeonatos subsequentes” – de acordo com os regulamentos atualizados.

Isso fará com que os compostos de pneus sejam obrigatórios para cada etapa da habitual sessão de qualificação de três partes da F1: pneus duros apenas no Q1; pneus médios apenas no Q2; e, finalmente, pneus macios apenas no Q3. Intermediários e chuva serão permitidos se as sessões RQF forem declaradas pista molhada.

Nos eventos RQF, cada piloto pode usar no máximo 11 jogos de pneus para seco, quatro jogos de pneus intermediários e três jogos de pneus para chuva. Isso se compara à permissão normal de fim de semana de 13 jogos de pneus para seco, quatro jogos de pneus intermediários e três jogos de pneus para chuva.

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A F1 realizará testes de qualificação com foco em pneus em dois eventos este ano

Quanto ao DRS, também será avaliada a sua ativação após a largada, reinício da corrida ou reinício do Safety Car, com a Comissão da F1 explorando a possibilidade de antecipá-lo em uma volta no início de uma corrida ou Sprint ou reinício do Safety Car.

“Isso será testado durante cada sessão de Sprint em 2023 com o objetivo de introduzi-lo em todas as corridas em 2024”, afirmou a FIA.

8. Ajustes nas mudanças da caixa de câmbio

Enquanto as alterações nas caixas de câmbio homologadas das equipes só eram permitidas “para resolver problemas de confiabilidade” ou “para economia de custos, no início de cada temporada”, as modificações agora são permitidas “no caso de materiais, processos ou peças proprietárias ficarem indisponíveis”.

No entanto, a documentação clara que justifique a alteração deve ser fornecida em todos os casos, a aprovação prévia deve ser obtida da FIA e a modificação não deve oferecer nenhuma vantagem de desempenho. Um resumo da modificação será distribuído a todas as equipes pela FIA.

Campeonato Mundial de Fórmula 1
O DRS foi introduzido em 2011 e acrescentou ao espetáculo da F1

9. Uma jogada para esclarecer a confusão de penalidades

As penalidades de grid ficaram sob os holofotes no Grande Prêmio da Itália do ano passado , onde uma série de pilotos sofreram quedas relacionadas à unidade de potência e caixa de câmbio e viraram a ordem de cabeça para baixo. Após alguma confusão sobre como estes foram aplicados, a redação dos regulamentos foi atualizada.

A seção relevante agora diz: “Pilotos classificados que acumularam mais de 15 penalidades cumulativas de posições no grid, ou que foram penalizados por largar no final do grid, largarão atrás de qualquer outro piloto classificado. A sua posição relativa será determinada de acordo com a sua classificação de qualificação.”

10. Mais flexibilidade para resfriar o combustível

Uma pequena mudança no papel pode ter impacto na confiabilidade em 2023, principalmente em corridas mais quentes, com alguma liberdade extra sendo dada às equipes em relação ao resfriamento do combustível.

Para 2023, o combustível em um carro não deve estar mais frio do que o mínimo de 10 graus centígrados abaixo da temperatura ambiente ou 10 graus centígrados (sendo cortado de 20 graus), a qualquer momento quando o carro estiver funcionando após sair da garagem designada do competidor área.

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Não deve mais haver dúvidas sobre onde um piloto se alinhará no grid em caso de penalidades

O que mais poderia acontecer em 2024?

Além dessas 10 mudanças feitas antes da temporada de 2023, também há muitas iniciativas em andamento – ou pelo menos sendo consideradas – para 2024 em diante…

Uma “revisão significativa” dos testes de segurança está prevista para o próximo ano, novamente após o forte acidente de Zhou, com o objetivo de os futuros carros de F1 serem capazes de resistir a cargas mais significativas.

As discussões sobre as penalidades no grid também continuarão, enquanto a Comissão da F1 adiou as negociações finais – até julho de 2023 – sobre a possível remoção de cobertores de pneus para 2024.

As alterações regulamentares estão sujeitas à aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo.

Fonte: F1.com