Pular para o conteúdo

Alonso é punido e perde o P3

A alegria de Fernando Alonso em conquistar seu 100º pódio na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Arábia Saudita azedou na noite de domingo, depois que ele recebeu uma penalidade de 10 segundos após a corrida por cumprir incorretamente uma penalidade anterior de cinco segundos.

Alonso saltou para a liderança da corrida no Jeddah Corniche Circuit de P2 no grid – tendo sido promovido a essa posição por uma penalidade de grid para Charles Leclerc da Ferrari – mas mais tarde foi considerado fora de posição no grid e entregou um penalidade de cinco segundos.

Alonso fora do Colchete de largada

Essa penalidade foi cumprida – sob um Safety Car trazido para limpar o carro do companheiro de equipe Lance Stroll, que ele foi forçado a parar na pista – Alonso então fez uma corrida determinada para segurar a Mercedes de George Russell e levar o que estava no papel foi seu 100º pódio no esporte, atrás das Red Bulls do vencedor Sergio Perez e Max Verstappen.

JEDDAH, ARÁBIA SAUDITA - 19 DE MARÇO: George Russell da Grã-Bretanha dirigindo o (63) Mercedes AMG
Alonso perdeu seu P3 para George Russell

No entanto, com os aplausos dos mecânicos de seu Aston Martin ainda tocando após as comemorações do pódio, os comissários de olhos de águia determinaram que, ao cumprir sua penalidade de cinco segundos, o macaco traseiro para levantar o carro de Alonso para a próxima troca de pneus havia feito contato com o AMR23 antes que a penalidade de cinco segundos fosse cumprida.

Com um precedente estabelecido exatamente pela mesma coisa acontecendo com Esteban Ocon no Bahrein há duas semanas, os comissários foram rápidos em aplicar uma penalidade adicional de 10 segundos após a corrida, deixando Alonso para P4 – e dando assim a Russell e Mercedes seu primeiro pódio. da campanha.

Fonte: F1.com