Pular para o conteúdo

Como funciona o F1 Sprint? O formato explicado antes de seu retorno neste fim de semana no Brasil

O formato F1 Sprint está de volta neste fim de semana no Grande Prêmio de São Paulo, mas caso você tenha perdido os outros eventos de Sprint nesta temporada, há alguns ajustes – incluindo um novo sistema de pontos – de como foi realizado no ano passado. Aqui está o seu balcão único sobre o que esperar, desde a qualificação de sexta-feira até o evento principal – o Grande Prêmio – no domingo à tarde…

Onde veremos o F1 Sprint este ano?

Após uma revisão dos três eventos de Sprint no ano passado, a FIA disse que foi decidido manter o mesmo número para 2022, devido às pressões sobre as equipes com a introdução de mudanças radicais nas regras aerodinâmicas.

No entanto, houve uma mudança nos locais, com Imola e o Red Bull Ring executando o formato nesta temporada.

LEIA MAIS: Os segredos de design que diferenciam o RB18 da Red Bull de seus rivais da F1

E neste fim de semana o Grande Prêmio de São Paulo recebe sua segunda ajuda do F1 Sprint, depois que Interlagos recebeu a impressionante volta de Lewis Hamilton que viu o heptacampeão mundial conquistar 15 lugares em apenas 24 voltas (assista abaixo).

Na próxima temporada, o calendário da F1 está definido para apresentar seis eventos de Sprint .Reproduzir vídeoDestaques do Sprint de F1: GP de São Paulo 2021

Qual é o formato?

Como foi o caso no ano passado, o F1 Sprint será uma corrida de 100 km sem pit stops obrigatórios e pilotos correndo até a bandeira quadriculada.

No entanto, haverá muito mais em jogo este ano, com pontos sendo concedidos aos oito melhores pilotos (anteriormente eram os três primeiros).

IMPERDÍVEL: Obtenha todos os ângulos enquanto a McLaren acerta o primeiro pit stop de menos de dois segundos de 2022

O piloto que ficar em P1 agora receberá oito pontos mais lucrativos, em vez de três, com uma escala móvel até um ponto para o oitavo lugar. Esses pontos serão aplicados em campeonatos de pilotos e construtores.

A ordem de chegada do F1 Sprint continuará a definir o grid para o evento final de domingo – o Grande Prêmio, onde o formato tradicional permanece inalterado.

GettyImages-1234027849.jpg
O vencedor do Sprint receberá oito pontos em vez de três pontos como no ano passado

Quem é premiado com a pole position?

No ano passado, o piloto que venceu o Sprint recebeu a honra da pole position.

No entanto, este ano, o piloto que fizer o melhor tempo na qualificação – que nos fins de semana de Sprint acontece na sexta-feira – receberá o prêmio.

O piloto que conquistar a pole position na sexta-feira começará o Sprint na primeira posição. O piloto que vencer o Sprint largará em P1 no Grande Prêmio de domingo.

LEIA MAIS:
Domenicali diz: A falta de confronto pelo título de 2022 não afetará os negócios da F1

GettyImages-1239852750(1).jpg
As equipes terão menos tempo para ajustar seus carros em um fim de semana de Sprint

E quanto aos Treinos?

Haverá apenas duas sessões de treinos nos fins de semana de Sprint, dando às equipes menos tempo para ajustar suas máquinas para a qualificação e a corrida.

A primeira acontecerá na sexta-feira antes da qualificação, com a segunda antes do Sprint no sábado.

Fonte: F1.com

Deixe uma resposta