Pular para o conteúdo

‘Ele é um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos’ – Horner destaca a temporada em que Vettel atingiu um ‘nível diferente’

Christian Horner prestou homenagem a Sebastian Vettel após a aposentadoria do alemão da F1, descrevendo-o como um “personagem brilhante” fora da pista e “ainda mais brilhante” nela.

Vettel encerrou sua carreira na F1 no recente Grande Prêmio de Abu Dhabi, após duas temporadas desafiadoras com a Aston Martin, tendo anteriormente conquistado quatro títulos mundiais, 53 vitórias em corridas e 57 pole position.

LEIA MAIS: Vettel pede que outros pilotos continuem seu legado após se aposentar da F1

Horner foi o chefe da equipe de Vettel na Red Bull em todas as vitórias do campeonato e compartilhou algumas memórias de seu tempo trabalhando juntos enquanto o piloto de 35 anos segue para seu próximo capítulo longe de um cockpit de F1.

“Ele é apenas um profissional consumado. Ele veio até nós como um jovem garoto com um colete e um corte de cabelo engraçado, e ele cresceu naquele tempo como um Red Bull júnior “

Cristian Horner

“Ele tem uma personalidade cativante; ele aparecia com chocolates para a recepcionista e as secretárias e tornava-se querido por todos. Ele tinha a habilidade de imitar e personificar tantos sotaques diferentes, da gíria do Nigel Mansell até do seu Jean Todt!

“[Ele é] apenas um personagem brilhante, brilhante, e um piloto ainda mais brilhante. Quero dizer, o que conquistamos juntos, os quatro Campeonatos Mundiais consecutivos, a maneira como ele chegou à corrida final [em Abu Dhabi] em 2010 e no Brasil em 2012… memórias fenomenais, fenomenais.

“Obviamente, os últimos dois anos [com a Aston Martin] foram mais desafiadores para ele, mas não deve diminuir nada do que ele fez e conquistou como um dos maiores pilotos da Fórmula 1.”

Como Horner mencionou, as vitórias do título de Vettel em 2010 e 2012 envolveram decisões dramáticas na rodada final, quando ele recuperou para conquistar o campeonato de 10 em Yas Marina e se recuperou de um incidente no início da corrida em Interlagos em 12 para garantir a coroa.

Ambos os lados desses títulos foram exibições dominantes em 2011 e 2013, com a última temporada incluindo um recorde de 13 vitórias e incríveis nove consecutivas para encerrar a campanha – dando a ele a maior margem de vitória no campeonato na história da F1 (155 pontos ).

Questionado sobre o que ele acha que foi a melhor temporada de Vettel, Horner acrescentou: “Bem, ele ficou cada vez melhor. Quero dizer, 2010, foi ao limite; 2011, ele foi verdadeiramente dominante; Em 2012, ele nunca desistiu e deu certo – ele venceu quatro corridas críticas em 2012. Ele venceu uma corrida antes de deixarmos a Europa naquele ano e depois teve um desempenho incrível depois que deixamos a Europa.

“Então, em 2013, ele estava em um nível diferente. Essas nove vitórias consecutivas foram insanas, e o nível de intensidade que ele teve que entregar foi excelente.”

Fonte: F1.com

Veja também:
A biografia de Sebastian Vettel na F1
As estatísticas incríveis por trás da campanha vencedora do título de Verstappen em 2022

Mais sobre Sebastian Vettel