A Ferrari anunciou que Mattia Binotto deixará seu cargo de chefe de equipe da Ferrari no final do ano, pondo fim a semanas de especulação.
Binotto, que originalmente ingressou na equipe como engenheiro de motores em 1995, assumiu sua função atual – abrangendo o departamento de Gestione Sportiva – antes da campanha de 2019.
Depois de desafiar as temporadas de 2020 e 2021, a Ferrari explorou a chegada dos novos regulamentos da F1 para emergir como uma força de ponta – conquistando uma dobradinha com os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz na abertura de 2022 no Bahrein.
No entanto, depois de mais algum sucesso no início da temporada, os desafios do título de Leclerc e Ferrari foram prejudicados por uma combinação de falta de confiabilidade, confusões de estratégia e erros de piloto – junto com a implacabilidade da rival Red Bull.
Relatos iniciais de uma mudança estrutural na mídia italiana foram negados pela Ferrari , mas mais especulações surgiram após o final da temporada de Abu Dhabi e a Scuderia divulgou um comunicado na manhã de terça-feira para confirmar que Binotto havia renunciado.
A equipe acrescentou que “o processo está em andamento para identificar o novo chefe de equipe da Scuderia Ferrari e deve ser finalizado no ano novo”.
“Com o pesar que isso acarreta, decidi encerrar minha colaboração com a Ferrari”, disse Binotto.
“Saio de uma empresa que adoro, da qual faço parte há 28 anos, com a serenidade que advém da convicção de ter feito todos os esforços para atingir os objetivos traçados.
“Deixo uma equipa unida e em crescimento. Uma equipa forte, pronta, estou certo, para atingir os objetivos mais elevados, aos quais desejo as maiores felicidades para o futuro. Acho que é certo dar este passo neste momento tão difícil quanto esta decisão foi para mim.
“Gostaria de agradecer a todas as pessoas da Gestione Sportiva que partilharam comigo este percurso, feito de dificuldades mas também de muita satisfação.”
O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, acrescentou: “Gostaria de agradecer a Mattia por suas grandes contribuições ao longo de 28 anos com a Ferrari e, particularmente, por levar a equipe de volta a uma posição de competitividade durante o ano passado.
“Como resultado, estamos em uma posição forte para renovar nosso desafio, acima de tudo para nossos incríveis fãs ao redor do mundo, para ganhar o prêmio máximo do automobilismo.
“Todos aqui na Scuderia e na comunidade Ferrari em geral desejam a Mattia o melhor para o futuro.”
Portanto, esse é o fim da era Binotto na F1. Apesar das especulações achamos melhor que primeiro viesse a notícia oficial para publicar em nosso blog.
Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.