Christian Horner admitiu que está em discussão uma oferta para Daniel Ricciardo voltar à Red Bull em 2023, como parte de uma função que o levaria a apoiar os pilotos em tempo integral Max Verstappen e Sergio Perez.
Ricciardo deixará o grid da F1 no final da temporada após dois anos desafiadores com a McLaren, mas o australiano afirmou recentemente que deseja manter os vínculos com o esporte antes de um possível retorno em 2024 .
Na sexta-feira, em Abu Dhabi, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, deu a entender à Sky Germany que Ricciardo retornaria à equipe como terceiro piloto na temporada de 2023, enquanto assumiria funções de exibição e marketing.
LEIA MAIS: 5 coisas que aprendemos nos treinos de sexta-feira no Grande Prêmio de Abu Dhabi
Questionado sobre os comentários de Marko e a perspectiva de Ricciardo voltar à Red Bull, Horner disse: “Ainda não assinamos nada, mas Helmut, em seu entusiasmo, obviamente anunciou! Acho que isso significa que Daniel se juntará a nós, a menos, é claro, que ele opte por não assinar!
“Daniel é um grande personagem. Foi decepcionante ver seu desempenho este ano; Acho que ele queria muito mais da temporada. Mas ele ainda é um dos maiores nomes e personagens da F1 e obviamente tem um histórico de ser um Red Bull junior.
“Apenas com as demandas que estão sobre os pilotos hoje em dia, apenas do ponto de vista do marketing… somos muito ativos como equipe, fazemos muitas, muitas provas e eventos, e ter um piloto com o perfil e a história de Daniel com a equipa, dentro do grupo, é só uma mais-valia para nós.
“Isso significa que ele mantém contato com a F1 e obviamente o usaremos no simulador também, e ele provavelmente participará de alguns eventos – claro, se ele assinar o contrato! Mas tenho certeza que tudo ficará claro caso ele assine um contrato.”
No entanto, Horner minimizou a perspectiva de Ricciardo retornar a uma vaga de corrida com a Red Bull, colocando sua fé na atual formação de pilotos de Verstappen e Perez – já que a equipe tenta superar a controvérsia das ordens de equipe do GP de São Paulo .
“Não. O contrato de Daniel é muito específico, por um motivo específico. Temos um contrato com Checo pelos próximos dois anos”, disse Horner, quando perguntado se Ricciardo poderia se tornar uma opção de promoção a longo prazo.
“O que a parceria de Max e Checo produziu foi fenomenal para nós. As cinco dobradinhas até agora este ano, o campeonato de construtores que não ganhávamos há oito anos, é uma conquista fenomenal e, obviamente, a combinação da contribuição de pontos de ambos os pilotos.
LEIA MAIS: ‘Nunca fui um mau companheiro de equipe para ninguém’, afirma Verstappen após disputa de pedidos da equipe brasileira
GP de Abu Dhabi F1 2022: Quais os horários do GP?
Qual é a previsão do tempo para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2022?
“Os dois pilotos têm um bom relacionamento, correram bem pela equipe e não temos motivos para ver isso diferente amanhã ou durante o compromisso contratual com a equipe a partir de então.”
Fonte: F1.com
Descubra mais sobre Super Danilo F1 Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.