Pular para o conteúdo

Verstappen conquista a pole com Red Bull marcando 1-2 na última sessão de qualificação da temporada em Yas Marina

Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, levando a melhor sobre o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, e o rival da Ferrari, Charles Leclerc, quando o sol se pôs e a ação na pista aumentou durante a qualificação no Circuito Yas Marina.

Verstappen liderou com o tempo de 1m 23,988s após as primeiras corridas do Q3 e melhorou para 1m 23,824s em sua última volta, terminando dois décimos à frente de Perez, com Leclerc meio décimo atrás em terceiro.

Carlos Sainz seguiu o companheiro de equipe Leclerc em quarto, enquanto Lewis Hamilton e George Russell colocaram seus carros Mercedes em P5 e P6, respectivamente, para garantir que as três primeiras equipes de 2022 comecem a última corrida da temporada em formação.

Lando Norris foi uma das estrelas da classificação ao terminar em sétimo em sua McLaren, à frente do rival alpino Esteban Ocon – as duas equipes definidas para um duelo sobre o P4 na classificação de construtores .

Outro homem que provocou aplausos nas arquibancadas foi o piloto da Aston Martin, Sebastian Vettel, que subiu para o nono durante sua última sessão de qualificação para a F1, enquanto Daniel Ricciardo (McLaren) fechou o top 10, embora com uma penalidade de três posições no grid por causar uma colisão com Kevin Magnussen no Brasil.

FÓRMULA 1 ETIHAD AIRWAYS ABU DHABI GRANDE PRÊMIO 2022

Resultados de qualificação

POSIÇÃOTEMPO
1  Max VERSTAPPENRED Bull Racing1:23.824
2  Sergio PÉREZ Red Bull Racing1:24.052
3  Charles LECLERC Ferrari1:24.092
4  Carlos SAINZ Ferrari1:24.242
5  Lewis HAMILTONMERCEDES _1:24.508

VER RESULTADOS COMPLETOS

Fernando Alonso não conseguiu seguir o companheiro de equipe Ocon no Q3, pois ele caiu alguns milésimos durante o Q2, terminando em P11 e logo à frente de Yuki Tsunoda, que liderou o ataque de AlphaTauri com uma sessão sólida para encerrar a temporada.

Mick Schumacher encerrou sua última qualificação para a F1 com a Haas em 13º, enquanto a espera continua para descobrir para onde ele irá a seguir, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, e Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, se juntaram a ele como eliminados do Q2.

O Q1 e a fase eliminatória de abertura viram Magnussen voltar à terra com um solavanco após sua espetacular pole position em meio a condições mutáveis ​​em São Paulo – o dinamarquês foi o primeiro piloto a perder o corte do Q2 em P16.

Ele foi acompanhado por Pierre Gasly e Valtteri Bottas nas outras máquinas AlphaTauri e Alfa Romeo, com os pilotos da Williams Alex Albon e Nicholas Latifi – este último também se despedindo do esporte – fechando a retaguarda.Reproduzir vídeoDestaques da qualificação: Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2022

COMO ACONTECEU

Q1 – Magnussen vai da pole para a saída do Q1

Houve muita intriga sobre a ordem de chegada em Yas Marina depois que Verstappen e Red Bull lideraram a segunda sessão de treinos da noite de sexta-feira , à frente da Mercedes de Russell e da Ferrari de Leclerc – embora com o holandês usando mais pneus macios do que seus rivais.

Quando os carros saíram do pit lane para o início do Q1, em meio a condições semelhantes às experimentadas no TL2, foi Verstappen quem estabeleceu o ritmo inicial com 1m 24.754s, colocando-o a pouco mais de meio décimo do companheiro de equipe Perez e três décimos acima da Ferrari de Sainz.

Com a dupla da Mercedes, Russell e Hamilton, na maior parte do segundo à deriva, dividida por Norris em sua McLaren, a única preocupação de Verstappen neste ponto era seu apoio de cabeça, enquanto ele comunicou pelo rádio a parede do box da Red Bull para relatar que “acho que está quebrado” e para solicitar cheques.

Quando os pilotos ressurgiram para as voltas finais, não houve mudanças no final das tabelas de tempos, com Verstappen – que voltou aos boxes em vez de completar sua segunda tentativa – segurando o P1 à frente de Perez, dupla da Ferrari Sainz e Leclerc e Norris.

1442776906
Verstappen iluminou imediatamente as telas de cronometragem – e a pista – quando a qualificação começou

Mais atrás, Vettel estava na zona de rebaixamento e corria o risco de ser eliminado no Q1 em sua última aparição na qualificação da F1, mas fez uma volta final inspirada para pular para o sexto lugar, superando os carros Mercedes de Russell e Hamilton, enquanto Zhou e Tsunoda completavam os 10 primeiros.

O piloto de saída da Haas, Schumacher, chegou ao Q2 na 11ª posição, seguido por Ocon, Stroll e Ricciardo, enquanto Alonso se espremeu depois de se recuperar de uma primeira tentativa desalinhada, que o levou a escorregar na curva 9.

Após a pole da última vez em Interlagos, Magnussen foi eliminado no Q1, junto com Gasly, Bottas – o Alfa Romeo xingando no caminho de volta aos boxes enquanto lamentava que seus pneus “não funcionaram” – e Williams emparelha Albon e Latifi.

Nocauteado: Magnussen, Gasly, Bottas, Albon, Latifi

1442523912
A pole de Magnussen no Brasil parecia muito tempo atrás quando ele saiu no primeiro trimestre

Q2 – Perez na liderança enquanto Vettel garante uma vaga no Q3

A Red Bull novamente liderou o caminho no Q2, mas desta vez foi Perez sentado bem no topo das telas de cronometragem, já que ele cortou cerca de três décimos do esforço de Q1 de Verstappen, a caminho de 1m 24,419s.

Depois de um início discreto, a Ferrari aumentou o ritmo com o Q2 empatando perto do segundo e terceiro lugar com Leclerc e Sainz, respectivamente – a dupla separada por apenas 0,004s, com Verstappen se contentando com o P4, um décimo atrás.

Hamilton ficou confuso com a diferença de 0,355s da Mercedes para a frente do pelotão ao terminar em quinto, com Norris mais uma vez dividindo as flechas de prata ao ultrapassar Russell para fechar as seis primeiras posições.

Vettel produziu outro atordoante no final do Q2 para agarrar o P8 e chegar à disputa da pole position, apesar das frustrações com o tráfego, com Ocon e Ricciardo – sua penalidade no grid de lado – também progredindo.

Alonso não conseguiu se juntar ao companheiro de equipe Ocon no terceiro trimestre no outro Alpine, já que perdeu por pouco no P11, com Tsunoda, Schumacher, Stroll e Zhou os outros pilotos caindo no segundo obstáculo.

Nocauteado: Alonso, Tsunoda, Schumacher, Stroll, Zhou

1442770698
Vettel produziu algumas voltas impressionantes para chegar à disputa da pole position em seu fim de semana de despedida

Q3 – Verstappen e Red Bull deixam sua marca

A Red Bull foi mais uma vez rápida no terceiro trimestre, com Verstappen bombeando em 1m 23,988s em sua primeira corrida para liderar o caminho de Sainz, Perez e Leclerc, com Hamilton – que relatou problemas no freio – e Russell assistindo em P5 e P6 respectivamente.

E quando os pilotos voltaram para seus esforços finais, Verstappen apenas reforçou sua vantagem marcando 1m23.824s, enquanto Perez deu o salto sobre as Ferraris para dar à Red Bull um bloqueio na primeira linha.

Enquanto dois décimos separavam Verstappen e Perez, havia apenas meio décimo entre o mexicano em P2 e Leclerc em P3, com Sainz, Hamilton e Russell à deriva na batalha pela pole durante as voltas decisivas.

Como as três primeiras equipes ocuparam as seis primeiras posições, Norris e McLaren ficaram com o lugar de ‘melhor do resto’ em P7, seguido pelo Alpine de Ocon, o igualmente impressionante Aston Martin de Vettel e o segundo McLaren de Ricciardo.

A penalidade de três posições no grid de Ricciardo para a corrida de domingo à noite significa que ele cairá para 13º em sua largada final com a equipe de Woking, promovendo Alonso, Tsunoda e Schumacher no processo.

1442778542
Depois de flashes de Ferrari e Mercedes, a classificação foi de Verstappen e Red Bull

Citação chave

“Foi uma classificação de altos e baixos. Começou muito bem. O Q2 foi um pouco mais confuso. Não sei por que, mas com aquele conjunto de pneus não consegui manter a aderência – então, no Q3, tudo parecia um pouco mais normal. Depois tivemos um pequeno susto, o carro desligou antes da primeira volta, então tivemos que reiniciar tudo”, disse o pole position Verstappen.

“Saímos e as duas voltas foram boas. Estou muito satisfeito por isso, mas também muito feliz por ambos os carros estarem na primeira linha, porque… é claro que queremos vencer a corrida, mas também queremos terminar em segundo com Checo no campeonato, então isso é definitivamente um ótimo começo para amanhã.”

Fonte: F1.com