Sergio Perez conquistou a primeira vitória na corrida Sprint da temporada no Baku City Circuit na tarde de sábado, batendo Charles Leclerc e Max Verstappen na bandeira quadriculada para o máximo de oito pontos em oferta.
Com o formato Sprint da F1 sendo revisado para 2023, uma nova sessão de qualificação ‘Shootout’ definiu o grid para a corrida de 17 voltas, que ocorreu em condições climáticas agradáveis e contou com ação do início ao fim.
Um piloto que não participou foi o estreante na F1 Logan Sargeant, que caiu no tiroteio e foi retirado da corrida de 100 quilômetros devido aos danos significativos que seu carro Williams sofreu no incidente.
Enquanto isso, o grid estava com outro carro mais leve depois que a Alpine fez mudanças na suspensão do carro de Esteban Ocon em condições de parque fechado, com a equipe passando por um fim de semana particularmente desafiador nas margens do Mar Cáspio.PUBLICIDADE
Quando as luzes de largada acenderam uma a uma e finalmente apagaram – com todos os pilotos com pneus médios, exceto Lando Norris e Valtteri Bottas – o pole position Leclerc saltou de sua vaga no grid para manter a liderança na Curva 1, com Perez segurando P2.
Atrás, uma disputa incrível aconteceu entre Verstappen e o rápido George Russell, com os dois indo lado a lado na sequência de abertura de curvas antes que a Mercedes passasse à frente da Red Bull na curva 3.
Verstappen não foi um homem feliz depois de ceder a posição, levando ao rádio e acusando Russell de abrir caminho – replays confirmando que o bicampeão mundial em título bateu na parede.
Assim como Verstappen iluminou as ondas do rádio e solicitou uma investigação da FIA, um incidente peculiar viu Yuki Tsunoda de AlphaTauri subvirar na parede na saída da curva 13, espalhando detritos – e seu pneu traseiro direito – sobre o circuito.
Com o Safety Car virtual implantado, Leclerc segurou o P1 de Perez, Russell, Verstappen e companheiro de equipe Carlos Sainz, com Fernando Alonso limpando Alex Albon da Williams para colocar seu Aston Martin na cauda da Mercedes de Lewis Hamilton.
Apesar de perder uma roda, Tsunoda voltou mancando para os boxes e os mecânicos tentaram fazer os reparos. No entanto, ficou claro assim que ele voltou à pista que o dano era terminal, forçando o Safety Car completo a aparecer, sob o qual Ocon optou por uma parada barata e mudou para os macios.
Com os pilotos circulando atrás de Bernd Maylander, a Red Bull comunicou Verstappen pelo rádio para confirmar os danos ao piso. “Como?” Verstappen respondeu. Seu engenheiro então respondeu: “O que você acha?” Isso gerou mais frustração de Verstappen, que acrescentou: “Cara, não entendo como ele consegue manter a posição e está danificando meu carro…”
Na frente, houve preocupação com o líder Leclerc que relatou um “corte” no rádio, mas o monegasco rapidamente teve que voltar suas atenções para o reinício da corrida, com o Safety Car entrando nos boxes e a ação da bandeira verde retomando no final da Volta 5.
Leclerc dominou o reinício para manter sua vantagem na curva 1, com Perez novamente segurando o segundo lugar, enquanto Verstappen compensou sua decepção na primeira volta encontrando uma maneira de passar por Russell para o pódio final como as coisas estavam.
Sainz fez uma defesa robusta para manter o quinto lugar, enquanto Alonso aproveitou Hamilton para ganhar outra posição e subir para o sexto. Alguns carros atrás, Albon manteve-se na posição final de pagamento de pontos, com Stroll e Norris como companhia.
Logo após o reinício da corrida, Perez chegou ao alcance do DRS de Leclerc e fez uma ultrapassagem limpa ao longo da longa reta de largada/chegada enquanto a dupla avançava para a volta 8, com Verstappen sentado um segundo e meio atrás.
Perez largou Leclerc enquanto ele se movia para o ar limpo, com todos os olhos voltados para Verstappen em terceiro, que deu uma volta significativamente mais rápida que Leclerc e pressionou o bicampeão deste fim de semana.
Mais atrás, Oscar Piastri passou sobre o companheiro de equipe da McLaren, Norris, para subir para 10º, com a aposta de Norris para começar a corrida com pneus macios logo sendo descartada em favor de uma segunda passagem com pneus médios – Ocon logo seguindo o exemplo com uma segunda parada , e Bottas relatando que sua borracha marcada de vermelho estava “começando a derreter”.
Quando a corrida entrou em seus estágios finais, Stroll encontrou uma maneira de ultrapassar Albon na curva 1 para obter provisoriamente o último ponto oferecido, enquanto Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg causaram ainda mais emoção ao lutar pela 11ª posição nas duas máquinas Haas.
Perez manteve a compostura na frente enquanto as voltas finais passavam, finalmente levando a bandeira quadriculada quase cinco segundos à frente de Leclerc, que conseguiu manter Verstappen afastado para o segundo lugar.
Russell e Sainz seguiram em quarto e quinto, respectivamente, com Alonso, Hamilton e Stroll garantindo os pontos finais em oferta, negando Albon e Piastri – que seguiram esse pelotão de perto na linha.Reproduzir vídeo2023 Azerbaijão GP Sprint: Russell salta Verstappen para P3 enquanto Leclerc mantém a liderança no início em Baku
Magnussen acabou liderando o ataque de Haas em 11º, com Hulkenberg caindo para 15º no final em meio a lutas com os pneus. Isso permitiu que Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, e os carros Alpine e AlphaTauri em recuperação de Pierre Gasly e Nyck de Vries avançassem.
Bottas optou por não mudar de macios para médios e registrou um distante 16º lugar, seguido pelos finalistas Norris e Ocon, enquanto Tsunoda assistia do lado de fora após seu acidente inicial.
Fonte: F1.com
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