Pular para o conteúdo

TL2 do GP da Austrália: Alonso é o mais rápido para a Aston Martin antes da chuva cair

Fernando Alonso, da Aston Martin, estabeleceu o tempo mais rápido no TL2 antes da chuva cair sobre Albert Park, deixando Charles Leclerc em segundo para a Ferrari e Max Verstappen em terceiro para a Red Bull.

O primeiro treino para o Grande Prêmio da Austrália de 2023 viu Verstappen definir o ritmo na frente de Lewis Hamilton e Sergio Perez sob o céu nublado em Melbourne. Mas a sessão de abertura também foi interrompida por uma bandeira vermelha acionada por falta de GPS, antes que a Williams de Logan Sargeant parasse e trouxesse a segunda paralisação daquela hora.

DESTAQUES: Assista à ação de uma primeira sessão de treinos repleta de incidentes em Melbourne

Após 20 minutos do TL2, Alonso liderava a tabela de tempos com uma volta de 1m 18,887s. Leclerc estava a 0,445s atrás em P2 e Verstappen estava a 0,615s de Alonso em P3. Carlos Sainz (P5) e Leclerc quebraram o silêncio – todos os pilotos de volta aos boxes devido à chuva – com algumas corridas de avistamento em macios, mas confirmaram que a pista estava muito molhada para rodar com slick.

Pouco depois das Ferraris enfrentarem a pista com pneus macios na chuva, Esteban Ocon (P6) e Hamilton (P13) da Alpine surgiram com pneus intermediários e o resto do pelotão fez o mesmo. Embora o pelotão tenha permanecido inalterado, os pilotos gostaram de suas primeiras corridas nos carros de 2023 em condições úmidas e a pista estava repleta de atividade para a segunda metade do FP2.

GRANDE PRÊMIO DA AUSTRALIANA DE FÓRMULA 1 ROLEX 2023

Pratique 2 resultados

POSIÇÃOTEMPO
1  Fernando ALONSO Aston Martin1:18.887
2  Charles LECLERC Ferrari+0,445s
3  Max VERSTAPPENRED Bull Racing+0,615s
4  George RUSSEL Mercedes+0,785s
5  Carlos SAINZ Ferrari+0,808s

VER RESULTADOS COMPLETOS

George Russell, da Mercedes, ficou em 4º, 0,785s atrás do ritmo – embora com a ressalva de que não houve simulações de qualificação representativas no FP2 – enquanto Sainz foi o já mencionado P5 com 0,808s entre ele e o primeiro lugar. Esteban Ocon ficou a apenas 0,030s da Ferrari em sexto, enquanto Perez ficou em sétimo lugar na outra Red Bull como o primeiro piloto a um segundo do tempo da frente.

Lando Norris levantou as sobrancelhas com uma saída lateral de sua garagem da McLaren para iniciar a sessão, e 20 minutos depois ele fez uma curta viagem pela grama da Curva 1 antes de terminar em 8º à frente de Nico Hulkenberg da Haas, enquanto Pierre Gasly completou o top 10 para Alpino.

LEIA MAIS: ‘É a equipe primeiro’ – Perez e Verstappen ‘conhecem as regras de engajamento’ insiste o chefe da Red Bull, Horner

Yuki Tsunoda levou a segunda das quatro caixas de câmbio alocadas antes do FP2, e o piloto japonês terminou em 11º, à frente do 12º colocado da Alfa Romeo, Valtteri Bottas.

Atrás do 13º colocado Hamilton estava o herói da casa, Oscar Piastri, que recebeu outra recepção calorosa da multidão lotada na sexta-feira, enquanto Zhou Guanyu foi 15º no outro Alfa Romeo.

O piloto britânico da McLaren, Lando Norris, se recupera após sair da pista durante o segundo treino
Lando Norris coletou grande parte do cascalho na curva 1

Lance Stroll ultrapassou as barreiras na corrida de alta velocidade para as curvas 9-10 com cerca de 20 minutos no relógio, e o piloto da Aston Martin quase bateu nas paredes da curva 10 mais tarde na sessão, quando rodou com pneus intermediários. Ele terminou em 16º na frente de Nyck de Vries da AlphaTauri.

LEIA MAIS: O chefe da equipe Alpine, Szafnauer, confirma que teve discussões com Ricciardo sobre a corrida de 2023

Alex Albon terminou em 18º, mas seu companheiro de equipe Sargeant não completou uma volta no FP2 depois que uma suspeita de problema elétrico interrompeu sua Williams no FP1. Entre as Williams estava Kevin Magnussen da Haas em P19.

O terceiro treino e a qualificação devem ser secos e quentes no sábado. Junte-se a nós para o FP3 às 12:30.

Fonte: F1.com

Veja também: A história do do GP da Austrália