Pular para o conteúdo

Verstappen conquista a primeira pole de 2023 em Melbourne

Max Verstappen empatou com Fernando Alonso ao conquistar sua 22ª pole position na carreira na qualificação para o Grande Prêmio da Austrália de 2023 – enquanto George Russell, da Mercedes, se classificou em segundo e Sergio Perez terminou em 20º após uma queda no primeiro trimestre.

Verstappen estabeleceu o tempo de 1m 16,732s para conquistar sua primeira pole position no Grande Prêmio da Austrália, à frente de Russell, que estava a 0,236s do Q3. Lewis Hamilton, da Mercedes, terminou em terceiro no grid, a 0,372s do ritmo, enquanto Fernando Alonso ficou a 0,407s do ritmo em P4.

COMO ACONTECEU: Siga toda a ação da qualificação para o Grande Prêmio da Austrália

Carlos Sainz se classificou em quinto para a Ferrari na frente de Lance Stroll, da Aston Martin, enquanto Charles Leclerc lutou no caminho para o P7.

Alex Albon conseguiu um P8 estelar para a Williams, deixando Pierre Gasly da Alpine em nono e Nico Hulkenberg em 10º para a Haas.

Bandeiras amarelas voaram no Q1 – onde o risco oficial de chuva era de 90% – quando Logan Sargeant saiu da pista, pouco antes de Perez trazer bandeiras vermelhas ao travar e encalhar seu Red Bull na cascalho da Curva 3 depois de ter lutado durante o TL3 . As condições permaneceram secas e Verstappen estabeleceu o tempo mais rápido no Q1, à frente de George Russell e Lewis Hamilton.

GRANDE PRÊMIO DA AUSTRALIANA DE FÓRMULA 1 ROLEX 2023

resultados de qualificação

POSIÇÃOTEMPO
1  Max VERSTAPPENRED Bull Racing1:16.732
2  George RUSSEL Mercedes1:16.968
3  Lewis HAMILTONMERCEDES _1:17.104
4  Fernando ALONSO Aston Martin1:17.139
5  Carlos SAINZ Ferrari1:17.270

VER RESULTADOS COMPLETOS

No Q2, Verstappen continuou sua corrida para liderar a sessão à frente de Alonso, que montou um Q3 de roer as unhas, onde Verstappen conquistou a pole provisória no Q3, mas relatou problemas de câmbio. Apesar disso, ele melhorou para cimentar a pole com um esforço intenso.

Esteban Ocon, da Alpine, foi pego no trânsito e eliminado do Q2 em P11, 0,08s atrás do safety, enquanto Yuki Tsunoda estava visivelmente irritado por ter sido retido na ponte de pesagem do pit lane antes de ser eliminado em P12 para AlphaTauri.

LEIA MAIS: ‘Temos que lutar pela vitória’ – Russell e Hamilton refletem sobre o ‘sonho’ da qualificação em Melbourne enquanto olham para a vitória

Lando Norris, da McLaren, cometeu dois erros no Q2 e terminou em 13º, à frente de Kevin Magnuseen, da Haas, enquanto Nyck de Vries terminou em 15º na qualificação para AlphaTauri.

O herói da casa, Oscar Piastri, ficou a 0,047s do safety no Q1, com o piloto da McLaren se classificando em 16º, à frente de Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, e Sargeant, da Williams, em 18º. Valtteri Bottas pegou tráfego no Q1 e se classificou em 19º, deixando Perez em 20º após sua excursão no Q1.Reproduzir vídeoDestaques da qualificação: Grande Prêmio da Austrália de 2023

COMO ACONTECEU

Q1 – Perez trava e sai enquanto Verstappen é o mais rápido

Os fãs vestiram ponchos quando a luz verde acendeu para a classificação com o risco oficial de chuva em 90%, mas os pilotos surgiram com pneus slick para aproveitar as condições secas no início do Q1. Com apenas seis minutos de sessão, Logan Sargeant, da Williams, trouxe uma bandeira amarela ao sair da pista na curva 13 e, um minuto depois, Sergio Perez, da Red Bull, travou na curva 3 e encalhou seu carro no cascalho que o aguardava.

“Precisamos resolver o problema”, disse Perez, que lutou com seu carro no TL3. “Foi o mesmo problema de merda de novo.”

O relógio parou com 11 minutos e 44 segundos restantes do Q1, com Nico Hulkenberg no topo da tabela de tempos e 10 pilotos ainda sem fazer uma volta rápida. Quando a sessão recomeçou, as voltas foram densas e rápidas com os pilotos abastecidos para várias voltas enquanto seus pneus macios aguentavam as condições frias.

Eventualmente, Max Verstappen manteve o primeiro lugar com um esforço de 1m 17,384s, enquanto George Russell estava a 0,270s do P2 e o companheiro de equipe da Mercedes, Lewis Hamilton, terceiro por 0,305s. Esteban Ocon deu um salto tardio para o quarto lugar da Alpine, a 0,386s, deixando o Aston Martins em quinto e sexto com Fernando Alonso à frente de Lance Stroll.

Carlos Sainz ficou em 7º na frente de Alex Albon, que estava no ritmo em sua Williams, enquanto Hulkenberg melhorou e ficou em 9º na frente do companheiro de equipe da Haas, Kevin Magnussen.

Charles Leclerc cometeu um erro tardio e o piloto da Ferrari terminou em 11º, à frente de Lando Norris, da McLaren, e Pierre Gasly, da Alpine. Ambos os AlphaTauris chegaram ao Q2 com Nyck de Vries à frente de Yuki Tsunoda entre os 15 primeiros divididos por 1,087s.

O herói da casa, Oscar Piastri, foi o primeiro na zona de rebaixamento, a 0,047s do safety em P16, enquanto Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, saiu por pouco em P17 e Sargeant, da Williams, não muito atrás, em P18. Valtteri Bottas lutou com o trânsito e terminou em 19º para deixar Perez em 20º.

Eliminados: Piastri, Zhou, Sargeant, Bottas, Perez

Q2 – Verstappen lidera Alonso no Q2 apertado

As salvas iniciais viram Verstappen liderar Alonso por 0,064s e Leclerc ir para o terceiro por 0,341s, enquanto os pilotos continuaram suas constantes voltas com pneus macios para aproveitar as condições em rápida evolução. Enquanto isso, Magnussen, De Vries, Norris – que foi para o cascalho na curva 3 – Ocon e Gasly corriam o risco de serem eliminados do Q2.

Um dilema começou a surgir, pois os motoristas tinham que decidir se continuariam com seus macios usados, que pareciam estar servindo bem, ou arriscariam ir aos boxes e investir tempo esfregando um conjunto de novos macios para colocá-los na janela certa. para uma corrida de qualificação.

Verstappen vestiu um novo conjunto de macios e melhorou um décimo com uma volta de 1m 17,056s, desviando de um pássaro no processo, mas Alonso se recusou a fazer o mesmo e manteve o segundo lugar. Sainz ficou em 3º, 0,293s atrás, à frente do companheiro de equipe Leclerc – enquanto Hulkenberg voltou a impressionar com o 5º.

Albon foi o último piloto em segurança, estabelecendo o setor mais rápido e conquistando o P10 às custas de Ocon – que estava a 0,08s do safety em P11. Furioso por ter sido retido na estação de pesagem durante o Q2, Tsunoda foi 12º, enquanto Norris pegou uma pequena faixa de cascalho na curva 11 e terminou em 13º no Q2. Magnussen ficou em 14º e De Vries completou a classificação do Q2 em P15.

Eliminados: Ocon, Tsunoda, Norris, Magnussen, De Vries

Q3 – Verstappen dá um show enquanto Russell brilha na primeira fila

Verstappen precisou de duas voltas para fazer uma volta representativa no Q3 e, a cinco minutos do fim, ele o fez, conquistando a pole provisória com o tempo de 1m 17,262s – deixando Hamilton a 0,009s e Alonso a 0,041s atrás no P3. A chuva estava em jogo, com os pilotos esperando que caísse no final da qualificação.

Verstappen pode ter sido o melhor, mas relatou problemas de câmbio e bateria após seu esforço de voo. Teríamos um não-Red Bull na pole position pela primeira vez desde São Paulo 2022, ou o holandês conseguiria igualar Alonso e conquistar sua 22ª pole na carreira?

O piloto da Red Bull ligou devidamente os pós-combustores, estabelecendo os tempos mais rápidos nos Setores 1 e 3 para melhorar para 1m 16.732s e conquistar sua primeira pole position na Austrália, também empatando com Alonso com sua 22ª pole position na F1.

Enquanto isso, Russell terminou a apenas 0,236s do ritmo em P2 à frente de Hamilton em P3, enquanto Alonso teve que se contentar com o quarto lugar à frente do compatriota Sainz.

Stroll dividiu as Ferraris em sexto à frente de Leclerc, enquanto Albon ficou em oitavo para a Williams, Gasly em nono para a Alpine e Hulkenberg em décimo para a Haas – 1,003s atrás.