Pular para o conteúdo

Verstappen chega à vitória em Abu Dhabi, com Leclerc selando o Vice-Campeonato na sobre Perez

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2022 de maneira confortável – mas Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em segundo lugar para terminar à frente de Sergio Perez pelo segundo lugar no campeonato.

Verstappen evitou Perez na curva 1 e trocou seus médios por duros na volta 20, com o holandês usando pneus duros até o final para obter sua 15ª vitória recorde na temporada.

Quanto a Perez e Leclerc, que estavam empatados em P2 no campeonato antes desta corrida, eles produziram uma batalha acirrada. Perez parou cedo nas duas paradas, enquanto Leclerc reagiu estendendo seu segundo stint e garantindo uma estratégia de uma parada. O piloto da Red Bull se aproximou da Ferrari a quatro voltas do fim, mas não conseguiu passar para o P2 e, portanto, terminou em terceiro e caiu para terceiro no campeonato, atrás de Leclerc.

Carlos Sainz terminou em quarto para a Ferrari, enquanto Lewis Hamilton – que lutou com o espanhol antes, mas foi forçado a devolver o quarto lugar para a Ferrari depois de ter se afastado na curva 6 na volta 1 – tentou uma estratégia de uma parada, mas desistiu nos boxes três voltas antes o fim. Isso deixou Russell em um quinto lugar solitário para a Mercedes.

FÓRMULA 1 ETIHAD AIRWAYS ABU DHABI GRANDE PRÊMIO 2022

resultados da corrida

POSIÇÃOTEMPOPONTOS
1  Max VERSTAPPENRED Bull Racing1:27:45.91425
2  Charles LECLERC Ferrari+8,771s18
3  Sergio PÉREZ Red Bull Racing+10.093s15
4  Carlos SAINZ Ferrari+24.892s12
5  George RUSSEL Mercedes+35.888s10

VER RESULTADOS COMPLETOS

A aposentadoria de Hamilton promoveu Lando Norris ao sexto lugar para a McLaren, enquanto Esteban Ocon foi P7 para a Alpine, que terminou em quarto lugar na classificação de construtores, apesar da desistência de Fernando Alonso em sua última corrida pela Alpine. A estratégia de duas paradas de Lance Stroll o levou a terminar em oitavo.

A estratégia de uma parada de Daniel Ricciardo o levou a terminar em nono e apenas seis décimos à frente do aposentado Sebastian Vettel, que não conseguiu passar da McLaren e conquistou um único ponto para deixar a Aston Martin empatada em pontos com a Alfa Romeo, mas atrás da Sauber- correr equipe na classificação.

Yuki Tsunoda perdeu pontos com uma passagem final em macios não compensando, enquanto Alex Albon teve uma largada sólida e ficou em 12º à frente de Zhou Guanyu e Pierre Gasly – que começou a corrida com macios.

Valtteri Bottas terminou em 15º à frente de Mick Schumacher, que terminou em 16º em sua última aparição pela Haas depois de receber uma penalidade de cinco segundos por bater em Nicholas Latifi (que mais tarde se aposentou). Kevin Magnussen foi 17º, pois sua estratégia de uma parada não deu certo.

Verstappen, Leclerc, Perez e Vettel encerraram a corrida de domingo com alguns donuts comemorativos quando a temporada de Fórmula 1 de 2022 chegou ao fim em Abu Dhabi – e o tetracampeão saiu da F1 com estilo.

COMO ACONTECEU

Yas Marina sempre hospeda um final de temporada emocionante – mas a aposentadoria de Sebastian Vettel trouxe uma camada extra de pungência para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2022. O tetracampeão recebeu guarda de honra após a execução do hino nacional nos Emirados Árabes Unidos. Daniel Ricciardo, da McLaren, Mick Schumacher, da Haas, e Nicholas Latifi, da Williams, também se despediram do grid.

Depois, houve as lendas que o automobilismo perdeu ao longo do caminho em 2022, entre elas o cofundador da Red Bull Dietrich Mateschitz, o lendário engenheiro da Ferrari Mauro Forghieri, o seis vezes vencedor do Grande Prêmio Tony Brooks – e muitos outros colegas e amigos que farão muita falta. por aqueles no paddock e além.

Das pontas soltas que precisavam ser amarradas na pista, a batalha de Charles Leclerc com Sergio Perez pelo segundo lugar no campeonato ocupou o centro do palco, com a dupla empatada em pontos antes da corrida de domingo. Mercedes e McLaren precisavam de uma grande mudança de pontos para superar seus respectivos rivais, Ferrari e Alpine, enquanto Alfa Romeo e Aston Martin se enfrentavam em sexto, e Haas e AlphaTauri em oitavo.

A luz do dia deu lugar aos holofotes e os pneus médios foram escolhidos por todos, exceto Kevin Magnussen e Valtteri Bottas – que optaram pelos duros – e o macio Pierre Gasly.

Quando as cinco luzes vermelhas acenderam pela última vez em 2022, Max Verstappen partiu da pole position e, enquanto seu companheiro de equipe Perez teve uma fuga melhor, o holandês manteve a liderança na curva 1. Leclerc tentou passar Perez na curva 5 mas teve a porta fechada depois que Lewis Hamilton ultrapassou a outra Ferrari de Carlos Sainz do lado de fora da Curva 1.

Fh77G18WYAAVpfx.jpg
O grid para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2022

Hamilton foi então espremido para fora da estrada e brevemente voou sobre o meio-fio nas curvas 6-7, mas manteve o lugar, com Sainz reclamando: “Ele fez exatamente o mesmo no ano passado com Verstappen”. Mais tarde, Hamilton devolveria o P4 para Sainz na volta 4, já que os comissários não tomaram nenhuma providência.

Hamilton foi novamente e entrou nas curvas 6-7 logo atrás de Sainz na volta 5 – o piloto da Mercedes passou na curva 8 logo depois. Enquanto isso, George Russell havia perdido uma posição para Lando Norris na largada, mas voltou ao P6 às custas da McLaren.

Outros motores na largada incluíram Schumacher, que caiu de 12º para 16º na volta 5, enquanto Albon saltou de 19º para 15º. A jogada de pneus macios de Gasly parecia estar falhando, pois ele permaneceu em 17º, à frente do Haas de Magnussen, depois de Latifi da Williams e Bottas de calçado duro na parte de trás.

Na volta 9, Sainz retomou o 4º lugar de Hamilton e Russell, em seguida, passou por seu companheiro de equipe para o 5º lugar na Curva 9, após ser informado de que estava “livre para correr”, enquanto Hamilton reclamava que estava “perdendo potência” ao logo caiu fora do alcance do DRS. Esteban Ocon, da Alpine, e Vettel, da Aston Martin, também brigaram na mesma curva, mas o francês manteve a oitava colocação.

Vettel tentou novamente, mas não conseguiu fazer o movimento no stick Ocon fora da curva 9, e no final da volta 10 os 10 primeiros estavam de volta à estaca zero, com Verstappen 3,5s à frente de Perez.Reproduzir vídeoGrande Prêmio de Abu Dhabi 2022: o pole Verstappen lidera de Pérez na largada da corrida no Circuito Yas Marina

A batalha pelo 8º lugar continuou acirrada com Vettel tentando outra passagem na curva 9, mas Ocon manteve-se firme no setor final na volta 12, o que permitiu a Fernando Alonso se aproximar do Aston Martin. Essa batalha estava permitindo que Norris esticasse as pernas no P7, o britânico desfrutando de um buffer de 3,5s.

Alguns segundos à frente, Hamilton começou a lutar, relatando que havia “algo acontecendo com o carro” ao cair três décimos por volta para Russell à frente.

De 13º, Stroll abriu a janela do box no final de sua 13ª volta – um pit stop inicial para pneus duros para disputar o top 10. Ocon foi o próximo a entrar nos boxes na volta 15 junto com Yuki Tsnuoda, Schumacher , e Gasly, todos os quais trocaram para hard.

Verstappen continuou na frente, agora com uma vantagem de sete segundos sobre Perez – que tinha Leclerc em seu encalço na volta 16. O mexicano, portanto, parou para pneus duros, com Russell e Norris seguindo o exemplo, todos os três trocando por duros – e a parada de Russell durou 5,2 segundos graças a uma lenta troca de pneu traseiro que o soltou no caminho de Norris.

1442982947
Hamilton lutou em sua primeira passagem depois de sair da pista

Perez emergiu dos boxes no meio da batalha Alonso-Vettel e, enquanto o piloto da Red Bull conseguiu passar à frente de Vettel na curva 6, Vettel voltou à frente brevemente e retardou o progresso de Perez.

Sainz parou na volta 18, mas saiu 2,3s à frente de Russell, cujo undercut não funcionou muito bem, enquanto Hamilton então parou na volta 19 e saiu cinco segundos atrás de seu companheiro de equipe, suspeitando que seu piso havia sido quebrado em sua briga na volta 1 com Sainz.

Vettel então teve Sainz em seu encalço na volta 20, quando Alonso interpretou isso como uma deixa para parar, com Ricciardo seguindo o exemplo. Verstappen parou no box no final daquela volta, Leclerc seguiu o exemplo na turnê seguinte para cobrir o líder da corrida e emergir em terceiro, tendo demorado mais que Perez.

Vettel, ainda em seu set inicial, continuou a rodar nos médios e caiu para o oitavo lugar depois de ser ultrapassado por Norris. O tetracampeão disse que era um “pato fácil”, mas foi incentivado por sua equipe a continuar e transformar esta corrida em uma parada. Ele acabaria indo para o pit hard na volta 26 em uma troca que levou 4,1s e o liberou em P19, atrás de Magnussen e Gasly.

Enquanto isso, Russell teve uma penalidade de cinco segundos para cumprir após uma liberação insegura em sua troca na volta 16 por duros.

1442991850
Russell recebeu uma penalidade de cinco segundos por um lançamento inseguro

Na volta 28, a última corrida de Alonso pela Alpine acabou nos boxes quando ele se tornou o primeiro abandono da corrida da P10 com suspeita de vazamento de água de seu A522.

Na metade da corrida, Verstappen liderava Perez por dois segundos e Leclerc estava a mais 2,5s de seu rival – com Perez reclamando que estava sendo “atrasado” por seu companheiro de equipe.

Vettel forneceu a ação para acordar a calmaria do meio da corrida ao passar Magnussen – que então passou dos duros para os médios – e Gasly para P16 na corrida para a curva 9. Na curva 6 na volta 31, Vettel facilitou o trabalho de Bottas, que em seguida, mudou de seu conjunto inicial de duros para médios.

Perez tentou outro corte inferior, parando na volta 34 para outro conjunto de duros – algumas voltas antes da abertura da janela do segundo box. Ele saiu em P6, com ar limpo entre ele e a dupla da Mercedes.

Verstappen, Leclerc e Sainz tiveram que escolher entre parar novamente ou se comprometer com uma estratégia de parada única; Perez teve que ultrapassar Hamilton, Russell, Sainz e Leclerc para ficar em segundo lugar no campeonato.

1442982928
A segunda parada de Perez veio antes do esperado e forçou seu companheiro de equipe, mais a Ferrari, a tomar uma decisão

Vettel continuou a obter ganhos e estava em P12 na volta 40, quando Schumacher colocou Latifi em um giro na curva 5 bem no final do campo. O motorista Haas que estava saindo recebeu uma penalidade de cinco segundos; quatro voltas depois, seu compatriota Vettel voltou ao top 10 com um passe sobre Zhou.

Bem na frente, Verstappen estava mais de sete segundos à frente de Leclerc, enquanto a Mercedes também estava brigando, com Hamilton avançando sobre Russell, que parou para os médios na volta 40 e saiu em oitavo, mas ganhou duas posições atrás quando Ocon e Norris fizeram suas segundas paradas. .

Perez estava em pé de guerra e na volta 45 ele travou brevemente ao passar Hamilton pelas curvas 6-7 para retornar aos lugares do pódio. Mas apenas brevemente, já que Hamilton usou o DRS para recuperar o lugar na curva 9. Perez fez um movimento semelhante para arrancar o último lugar do pódio de Hamilton na curva 9 na volta 46.

Com 10 voltas restantes, Verstappen ainda estava sete segundos à frente de Leclerc, cuja vantagem de oito segundos sobre Perez parecia frágil – assim como a vantagem de 10 segundos de Hamilton sobre Sainz. O heptacampeão parecia lamentar sua estratégia de uma parada, ao contrário de Verstappen. Quanto a Leclerc, resta saber se ele conseguirá se manter em segundo lugar.

Vettel, que caiu do top 10 após ser ultrapassado por seu companheiro de equipe na volta 50, também lamentou a aposta de uma parada.

1443001215
Apesar de um primeiro stint rápido, a aposta de uma parada de Vettel não estava valendo a pena no final da corrida

A distância entre Leclerc e Perez estava diminuindo drasticamente, mas era o suficiente? O mexicano foi informado de que a batalha pelo segundo lugar na classificação chegaria à última volta, com marcadores como Gasly e Albon dando a ele DRS – mas diminuindo a velocidade – duas voltas para o final.

Quando o relógio chegou à volta 56 de 58, a Mercedes teve sua primeira falha mecânica da temporada e a primeira temporada sem vitórias de Hamilton na F1 terminou com ele rastejando para os boxes preso na sétima marcha.

Os fogos de artifício voaram, devidamente, quando Verstappen cruzou para a vitória por 8,7s sobre Leclerc – estabelecendo uma nova referência em uma temporada. Leclerc acabou se segurando e conquistou o segundo lugar no campeonato, com Perez em terceiro e incapaz de alcançar e ultrapassar o piloto da Ferrari.

Sainz selou o quarto lugar, sem o terceiro colocado Perez nem o quinto colocado Russell à vista da Ferrari, enquanto Norris terminou em sexto na estrada à frente de Ocon – consolidando o quarto lugar da Alpine no campeonato.

CITAÇÃO CHAVE

“Foi uma boa corrida – foi tudo sobre gerenciamento de pneus. Acho que cuidamos muito bem dos médios e, em seguida, com pneus duros, consegui literalmente da primeira volta até o fim. Incrível vencer novamente aqui e a 15ª vitória da temporada é inacreditável.

“Tem sido muito prazeroso trabalhar com toda a equipe e conseguir algo assim este ano. Sei que vai ser difícil replicar algo assim, mas também é uma motivação para tentar fazer bem novamente no próximo ano”

– Max Verstappen, Red Bull

Fonte: F1.com

Veja Como ficou a Classificação Final do Mundial de 2022