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Verstappen conquista a primeira vitória no GP da Austrália em 2023

Max Verstappen conquistou a vitória durante um Grande Prêmio da Austrália repleto de ação, superando batalhas com os pilotos da Mercedes, vários Safety Cars e três bandeiras vermelhas para levar para casa Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

Verstappen perdeu para George Russell e Hamilton no início da corrida original, antes do Safety Car fazer duas aparições em rápida sucessão devido a Charles Leclerc desistir de uma colisão com Lance Stroll e Alex Albon cair fortemente.

COMO ACONTECEU: Acompanhe toda a ação do Grande Prêmio da Austrália de 2023

Uma bandeira vermelha subsequente para o incidente de Albon trouxe o campo de volta aos boxes, com Hamilton liderando Verstappen e Alonso, aproveitando o infortúnio de Russell e Carlos Sainz, que eram os dois primeiros colocados a usar pneus novos pouco antes da paralisação.

Com uma escolha livre de pneus para o reinício, Hamilton inicialmente manteve a liderança de Verstappen, mas o piloto da Red Bull logo ficou dentro do alcance do DRS e voltou para o P1, momentos antes da miséria de Russell ser agravada por uma aparente falha no motor.

GRANDE PRÊMIO DA AUSTRALIANA DE FÓRMULA 1 ROLEX 2023

Resultados da corrida

POSIÇÃOTEMPOPONTOS
1  Max VERSTAPPENRED Bull Racing2:32:38.37125
2  Lewis HAMILTONMERCEDES _+0,179s18
3  Fernando ALONSO Aston Martin+0,769s15
4  Lance STROLL Aston Martin+3,082s12
5  Sergio PÉREZ Red Bull Racing+3,320s11

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Verstappen minimizou o drama inicial para assumir uma liderança confortável à medida que a corrida se desenvolvia, enquanto Hamilton manteve o segundo lugar e começou a administrar a diferença para Alonso, que se juntou aos recuperadores Sainz e Pierre Gasly em uma luta pelas posições do pódio.

Mas assim que a ordem parecia estar fechada, outro Safety Car, e depois outra bandeira vermelha, foi acionado no final, quando Kevin Magnussen bateu na parede saindo da Curva 2, perdeu a roda traseira direita e espalhou destroços de seu Haas sobre a corrida. linha.

Isso significou uma terceira largada e a perspectiva de uma disputa de duas voltas com pneus macios, mas apenas uma questão de segundos se passou antes de mais contato e drama quando Sainz derrubou o espanhol Alonso em um giro no gargalo da Curva 1.

Atrás, Gasly evitou e colidiu com o companheiro de equipe Alpine Esteban Ocon quando ele voltou ao circuito, colocando os dois pilotos fora do local, enquanto Logan Sargeant colidiu com Nyck de Vries e Sergio Perez – que havia saído do box pista – e Stroll teve excursões separadas fora da pista.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - 02 DE ABRIL: George Russell da Grã-Bretanha dirigindo o (63) Mercedes AMG
Foi um começo dramático e algumas voltas iniciais em Melbourne na tarde de domingo

Depois de alguma confusão sobre como a corrida iria decorrer e os resultados seriam determinados, os procedimentos foram retomados – e finalmente resolvidos – atrás do Safety Car na ordem da largada anterior, menos os carros que haviam sido eliminados.

Uma largada contínua levou o campo para a bandeira quadriculada, com Verstappen cruzando a linha para sua primeira vitória na Austrália, com Hamilton e Alonso completando o pódio à frente de Sainz, Stroll, Perez e Lando Norris.

No entanto, Sainz foi atingido com uma penalidade de cinco segundos por seu confronto com Alonso, promovendo todos atrás dele enquanto Nico Hulkenberg levou P7, do favorito da casa Oscar Piastri, Zhou Guanyu, Yuki Tsunoda – herdando o ponto final – e Valtteri Bottas.

De Vries, Sargeant, Magnussen, Russell, Albon e Leclerc assistiram à última volta do lado de fora, enquanto o sol se punha em um dia extremamente dramático no Albert Park Circuit.Reproduzir vídeoGrande Prêmio da Austrália de 2023: Verstappen cruza a linha de chegada e conquista sua segunda vitória da temporada em Albert Park

COMO ACONTECEU

Depois de condições mistas nos treinos e na qualificação, o céu azul e as temperaturas agradáveis ​​saudaram o paddock para o dia da corrida, com pneus slick na ordem da tarde e uma estratégia de uma paragem a opção mais rápida – desde que não houvesse incidentes ou períodos de Safety Car…

Na preparação para a corrida, houve uma mudança no grid, já que Perez – que saiu do Q1 na qualificação – e Bottas – o mais lento dos pilotos a registrar um tempo de qualificação – trocaram suas posições iniciais pelo pit lane, tendo fez várias mudanças de carro em condições de parque fechado.

Quanto às opções de pneus iniciais, a maioria dos pilotos optou pelo composto médio, mas os Alpines e Alfa Romeos escolheram os macios, enquanto o AlphaTauri de De Vries, o Williams de Sargeant e o Red Bull de Perez usaram os duros para um primeiro stint mais longo.

Quando as luzes se apagaram em Down Under na frente de uma multidão lotada, houve ação imediata quando Russell saiu da linha e conseguiu uma corrida em Verstappen na curva 1, que ele converteu com alguma frenagem tardia e posicionamento inteligente do carro.Reproduzir vídeoGrande Prêmio da Austrália de 2023: Russell e Hamilton pulam o pole-sitter Verstappen enquanto Leclerc gira no início da corrida

Com a saída de Verstappen comprometida, o holandês foi pressionado por Hamilton, que prontamente fez uma dobradinha para a Mercedes ao abrir caminho na curva 3 – Verstappen reclamando no rádio que “ele me empurrou para fora da pista”.

Logo atrás, houve mais drama quando Aston Martins e Ferraris entraram roda a roda na Curva 3, resultando em contato entre Stroll e Leclerc na frenagem que mandou o último para o cascalho e fora da corrida. Uma rápida investigação dos comissários decidiu que não haveria mais nenhuma ação.

Com o Safety Car acionado e os procedimentos frenéticos pausados ​​brevemente, uma série de pilotos fizeram algumas trocas de pneus: Ocon, Zhou e Bottas vieram para trocar seus macios por duros, enquanto Sargeant e Perez trocaram seus duros por médios.

Quando a ação recomeçou no final da volta 3, Russell manteve a liderança do companheiro de equipe Hamilton, a recuperação de Verstappen, Sainz, Alonso e o rápido Albon, mas apenas três voltas depois, o homem da Williams bateu nas barreiras na curva 7 e sinalizou outro Safety Car.Reproduzir vídeoGrande Prêmio da Austrália de 2023: Grande acidente para Albon traz as bandeiras vermelhas em Albert Park

Russell, que havia começado a sofrer pressão de Hamilton e reclamou pelo rádio que a Mercedes estava “pedindo para eu administrar e estou sendo atacado”, saiu do P1 sob o alerta de trocar os pneus macios pelos duros, movimento espelhado por Sainz – ambos os pilotos que procuram se beneficiar do acidente de Albon.

Em resposta a essas paradas, Hamilton lamentou que a situação tivesse “me colocado em grande desvantagem”, mas logo mudaria a seu favor quando a bandeira vermelha fosse lançada devido aos detritos e cascalho na pista, o que significa que todos os pilotos voltaram para a pista. pit lane e poderiam trocar seus pneus.

Com a corrida paralisada, Hamilton manteve a liderança, à frente de Verstappen, Alonso, Stroll e Gasly, enquanto Hulkenberg, Russell – que comunicou a Mercedes pelo rádio para enfatizar que as posições perdidas “não foram sua culpa” – Tsunoda, Norris e Piastri completaram a liderança. 10 posições.

Como Russell, Sainz perdeu sua parada pouco antes da bandeira vermelha e caiu para P11, gritando “não!” pelo rádio várias vezes, mas pelo menos ainda estava na corrida, ao contrário do companheiro de equipe Leclerc e Albon, ambos ilesos em seus respectivos incidentes.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - 02 DE ABRIL: Lewis Hamilton da Grã-Bretanha e Mercedes se prepara para dirigir
Hamilton manteve a liderança quando a corrida foi interrompida pela primeira vez

Após o atraso, o Safety Car liderou o campo para fora dos boxes e de volta ao grid para o reinício, com Hamilton liderando uma volta de formação particularmente lenta – o efeito indireto sendo vários quase erros na parte traseira do campo como carros backup.

Com todos os pilotos com pneus duros, exceto De Vries e Sargeant, que escolheram os médios, Hamilton saiu bem para manter a liderança de Verstappen na Curva 1, com Alonso segurando o terceiro na frente de Gasly, Russell, Stroll, Hulkenberg e Tsunoda.

Mais atrás, Ocon e De Vries tiveram um encontro que colocou brevemente o novato no ar, mas os dois pilotos continuaram em seu caminho e garantiram que – por enquanto – não houvesse acréscimos a Leclerc e Albon na lista de aposentadoria.

Nas voltas seguintes, Sainz usou o ritmo de sua Ferrari para recuperar rapidamente o terreno perdido e voltar às posições de pontuação, despachando os pilotos da McLaren antes de fazer movimentos em Tsunoda, Hulkenberg e Stroll para P6.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - 02 DE ABRIL: Carlos Sainz da Espanha dirigindo (55) a Ferrari SF-23 lidera Lance
Sainz atacou quando a corrida recomeçou, compensando seu infortúnio com a bandeira vermelha

Na frente, depois de inicialmente ganhar tempo quando a corrida reiniciou, Verstappen se aproximou da Mercedes de Hamilton, ficou dentro do alcance do DRS e recuperou a liderança da corrida ao ultrapassar seu rival pelo título de 2021 na reta final.

Enquanto isso, Russell liberou Gasly para P4 com um movimento impressionante do lado de fora da Curva 11, quando chegaram notícias de que não haveria mais investigações sobre o contato entre Ocon e De Vries na Curva 3, nem o procedimento de reinício após a lenta volta de formação de Hamilton. .

Depois de revisar Hamilton e passar para o ar limpo, Verstappen liberou todo o ritmo de seu Red Bull e abriu três segundos de vantagem, enquanto o atual campeão mundial procurava assumir o controle da corrida e conquistar sua primeira vitória no Grande Prêmio da Austrália.

Na volta 18 houve ainda mais drama quando Russell parou na reta de largada/chegada com chamas saindo da traseira de seu Mercedes, trazendo um Safety Car virtual e mais uma vez estabilizando as lacunas entre os carros para cima e para baixo na ordem.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - ABRIL 02: Max Verstappen da Holanda dirigindo o (1) Oracle Red Bull
Não demorou muito para Verstappen ultrapassar Hamilton e voltar à liderança

Com o carro de Russell liberado, as condições da bandeira verde foram retomadas e Verstappen voltou ao primeiro lugar, liderando Hamilton por uma margem ligeiramente reduzida de 2,5 segundos, com Alonso em terceiro na frente de Gasly, Sainz, Stroll, Hulkenberg, Norris, Tsunoda e Piastri.

Em uma carga no P11 estava o companheiro de equipe de Verstappen, Perez, que havia subido na ordem em meio ao drama e se viu batendo na porta dos pontos, que ele devidamente mudou com um movimento em Piastri na curva 9, antes de saltar Tsunoda.

À medida que a corrida se aproximava da meia distância, Hamilton expressou preocupação sobre se seus pneus duros fariam a bandeira quadriculada, com Verstappen continuando a se afastar e parecendo cada vez mais confortável na liderança com uma série de voltas mais rápidas.

Atrás, Sainz ultrapassou Gasly para P4 com movimento inteligente, puxando um manequim da esquerda para a direita na curva 3, enquanto Tsunoda caiu fora dos pontos depois de perder para Ocon e Piastri.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - 01 DE ABRIL: Faíscas voam atrás de Sergio Perez, do México, dirigindo o (11) Oracle
Perez foi do pit lane para os pontos quando a corrida atingiu a marca da metade

Na volta 31, Verstappen ficou mais de oito segundos à frente de Hamilton, mas a batalha pelo P2 estava muito mais próxima, com Alonso mantendo seu Aston Martin a uma distância de toque da Mercedes, enquanto Sainz continuava sua investida e levava Gasly e Stroll com ele.

A essa altura, Hamilton foi informado de que “Alonso continua tentando pressioná-lo para que você use seus pneus, então não vamos cair nessa”, antes que o heptacampeão mundial questionasse que “eles não podem estar na mesma estratégia que nós”.

Com o passar das voltas, as diferenças entre Hamilton, Alonso e Sainz permaneceram constantes, com a única mudança na frente sendo a vantagem de Verstappen, que se estendeu para a marca de 10 segundos na volta 41.

No outro Red Bull, Perez achou a McLaren de Norris um obstáculo mais desafiador para pular, mas ele finalmente conseguiu fazê-lo com o DRS na reta final, antes de fazer um movimento rápido em Hulkenberg na curva 11.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - 02 DE ABRIL: Lewis Hamilton da Grã-Bretanha dirigindo o (44) Mercedes AMG
Hamilton e Alonso estiveram muito próximos no segundo stint da corrida

Hulkenberg então caiu nas garras de Norris, que tentou uma ultrapassagem em várias ocasiões antes de passar à frente com uma jogada saindo da curva 11, explorando a saída lenta de Hulkenberg e avançando quando o alemão correu ao lado na curva seguinte.

Um travamento de Verstappen na curva 13 durante os estágios finais levantou algumas sobrancelhas na parede do box da Red Bull, com sua passagem pela grama trazendo uma vantagem de 10 segundos sobre Hamilton para 7,5s – criando algum risco tardio.

Esse perigo assumiu uma nova forma algumas voltas depois, quando Magnussen bateu na parede saindo da Curva 2, que removeu a roda traseira direita de seu Haas e trouxe um Safety Car atrasado, devido aos destroços deixados no circuito.

O Race Control optou por uma segunda bandeira vermelha para permitir que os comissários limpassem a superfície da pista e permitissem uma chegada sob condições de bandeira verde – o que significa uma disputa de duas voltas pela vitória sem DRS.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - 02 DE ABRIL: Fernando Alonso da Espanha dirigindo o (14) Aston Martin AMR23
Alonso e Sainz disputaram roda a roda na largada e na relargada, chegando a se desentender na última delas

No entanto, o tiroteio acabou em uma corrida, com Verstappen defendendo de Hamilton na curva 1, mas Sainz fazendo Alonso girar, causando caos para trás enquanto vários pilotos tentavam fazer uma ação evasiva.

Um desses pilotos foi Gasly, que escorregou na saída da grama, mas pegou o companheiro de equipe Ocon quando ele voltou para a pista, mandando os dois pilotos para fora da corrida com danos significativos.

Enquanto isso, Sargeant atingiu De Vries, Perez saiu na Curva 1 e caiu para trás, e Stroll freou sozinho na Curva 3 para fazer uma viagem pelo cascalho, com a bandeira vermelha mostrada novamente para limpar mais bagunça.

Foi então confirmado que o Safety Car lideraria o pelotão mais uma vez para encerrar oficialmente a corrida, com Verstappen compensando sua aposentadoria em 2022 aqui para tirar a vitória de Hamilton, Alonso, Stroll, Perez e Norris – o pênalti de Sainz o derrubou. para P12.Reproduzir vídeoGrande Prêmio da Austrália de 2023: caos e várias quedas no segundo reinício fazem com que a corrida seja imediatamente interrompida novamente

Hulkenberg aproveitou o problema ao seu redor no penúltimo reinício para emergir em quarto, mas a reorganização da ordem para o que seria a corrida final para a linha significou que ele teve que se contentar com o sétimo, já que Piastri conseguiu uma pontuação dupla para a McLaren em solo doméstico.

Zhou e Tsunoda também se beneficiaram dos últimos incidentes para fechar os pontos, com Bottas e Sainz sendo os últimos finalistas do dia após as desistências de Gasly, Ocon, De Vries, Sargeant, Magnussen, Russell, Albon e Leclerc.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA - ABRIL 02: Max Verstappen da Holanda dirigindo o (1) Oracle Red Bull
Depois de todo o drama, foi Verstappen quem conquistou a vitória em Albert Park

CITAÇÃO CHAVE

“É ótimo vencer aqui, minha primeira vitória também”, disse Victor Verstappen. “Tem sido um tempo para o time também, mas muito, muito feliz, mas também, ainda é ótimo ver que os torcedores estão se divertindo até agora. Eles tiveram uma longa espera durante todo o dia, então vou dizer um grande obrigado a eles também por ficarem por aqui.

“Tivemos uma largada muito ruim e depois a primeira volta, fui cuidadoso porque tinha muito a perder e eles tinham muito a ganhar. Depois disso, acho que o ritmo do carro foi rápido, dava para perceber logo, estávamos sempre lá esperando o DRS abrir, ter chance de passar.

“Mas com essas bandeiras vermelhas, a primeira talvez você consiga, mas acho que a segunda eu realmente não entendo. Foi um pouco confuso, mas sobrevivemos a tudo, tivemos bom ritmo com o carro hoje novamente e vencemos, o que obviamente é o mais importante.

QUAL É O PRÓXIMO?

A F1 agora fará uma pausa de quase um mês antes de se reunir novamente no Circuito da Cidade de Baku, de 28 a 30 de abril, para o Grande Prêmio do Azerbaijão de 2023 – que verá o formato Sprint fazer sua primeira aparição na temporada.

Fonte F1.com


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