Michael Schumacher de naturalidade alemã, nasceu no dia 3 de janeiro de 1969. Passou por cinco equipes de Fórmula 1 e foi sete vezes campeão.
Michael é o maior piloto de todos os tempos, quase todo mundo sabe disso. Mas como foi sua trajetória pré-Fórmula 1 até sua aposentadoria? Como foi seu retorno? É o que veremos a seguir, nesta matéria especial, sobre Michael Schumacher!
Assim como a maioria dos pilotos, Michael Schumacher começou no Kart. Mesmo criança, mostrava grande talento para guiar carros. Com quatro anos ganhou seu primeiro kart de seu pai. Mesmo querendo ser jogador de futebol, ele seguiu a carreira de piloto profissional aos vinte e dois anos.
Em qualquer categoria de automobilismo que passava, Michael conseguia ótimos resultados, como por exemplo, em 1989, foi vice-campeão da F3 alemã e no ano seguinte consagrou-se campeão da categoria.
Além da F3, ele participou também da Fórmula König, Fórmula Ford, Fórmula de protótipos, DTM Alemã e Fórmula 3000 japonesa.
Em 1991, torna-se campeão no Japão, para a Mercedes em WSPC e 2º lugar na F3000 em Sugo, Japão.
A montadora de carros Mercedes-Benz, havia criado um fundo de investimentos para financiar jovens pilotos promissores. Por mostrar ser um jovem talentoso a montadora financiou sua carreira de piloto, o qual possibilitou Michael Schumacher, ingressar na F1.
Para a maioria dos pilotos, seu desejo, é conseguir pilotar um carro de Fórmula 1. Michael Schumacher conseguiu isso em 1991.
Neste ano, a equipe Jordan, tinha como seus pilotos o belga Bertrand Gachot e Andrea de Cesaris. Gachot se envolveu num acidente de transito e o tirou das pistas. Assim a equipe ficou com um lugar vago.
Mas para que Michael Schumacher pudesse ocupar este posto na equipe na F1, era necessário que ele conhecesse o circuito. Será que ele conhecia o circuito da Bélgica? Não! Ele nunca teve a oportunidade de correr lá. Talvez você esteja se perguntando: Como é que ele fez então? Ele cidadão, simplesmente mentiu. Ele disse que conhecia a pista, mas conhecia coisa nenhuma!
Para dizer que ele não conhecia nada, Michael Schumacher anos depois, afirmou que havia dado uma volta pelo circuito de bicicleta numa corrida de ciclismo. Pois bem, o fato é que na classificação, Schumacher conseguiu o sétimo tempo! 'Perfeito' para quem nunca tinha andando em um carro de F1. Mesmo largando em sétimo, ele não completou a corrida com problemas na embreagem.
Mesmo assim, isso foi suficiente para um dos chefes da equipe Benetton, Flavio Briatore, que com um golpe de mestre (talvez o primeiro), conseguiu levar o jovem para sua equipe logo no GP seguinte, no Grande Premio da Itália de F1. Na Benetton, Michael Schumacher teria como companheiro, o tricampeão de F1, Nelson Piquet.
Mesmo conhecendo o circuito italiano, o fato é que Michael Schumacher largou na frente de Piquet e terminou também na frente do seu colega. Ele largou em 7º e terminou a corrida em 5º, marcando, portanto, seus primeiros pontos na F1.
Com mais um 5º lugar posterior, ele terminou o campeonato com 4 pontos na 14º posição. O que dizer do ano seguinte?
É provável que Michael Schumacher tenha aprendido muitas coisas com Piquet, mas o brasileiro se aposentou no final da temporada de 1991. Com isso, Michael Schumacher se tornou o piloto principal da Benetton. Seu novo companheiro de equipe foi o experiente Martin Brundle.
Seu primeiro ano completo na Fórmula 1 foi fantástico. É verdade que ele não terminou 4 corridas, entretanto, sempre largava entre os seis primeiros e sua pior colocação foi um sétimo lugar no GP de Portugal. Assim, de 16 corridas da temporada, ele subiu ao pódio 8 vezes!
Algo interessante, é que justamente uma das corridas que ele não terminou, foi no GP da França, o qual ele forçou uma ultrapassagem em Ayrton Senna. Os dois se tocaram e abandonaram a corrida. Senna ficou nervoso e após terem saído dos carros, deu uma boa bronca em Michael Schumacher.
Seu primeiro 2º lugar aconteceu no GP da Espanha de F1, debaixo de muita chuva. Mansell foi o vencedor daquela corrida. Desde então Michael Schumacher, mostrou ao mundo, um grande talento em guiar o carro, em pista molhada.
Sua primeira vitória na F1 foi exatamente no circuito da Bélgica. Com esta vitória e todo seu bom desempenho na temporada, ele terminou o mundial em 3º lugar. O companheiro de equipe de Michael Schumacher ficou bem atrás, na sexta colocação.
Resultado final dos cinco primeiros bem colocados do Mundial de 1992 de F1 |
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P. | Piloto | Equipe | Pts. | |
1 | Nigel Mansell | Williams | 108 | |
2 | Riccardo Patrese | Williams | 56 | |
3 | Michael Schumacher | Benetton | 53 | |
4 | Ayrton Senna | McLaren | 50 | |
5 | Gehard Berger | McLaren | 49 | |
6 | Martin Brundle | Benetton | 38 |
Em 1993, o alemão Michael Schumacher, fez mais uma temporada fantástica! Durante praticamente o campeonato inteiro ele estava no "bolo" entre o "lendário" Senna, Alain Prost e Damon Hill com suas poderosas Williams. Por exemplo. No GP do Brasil, em Interlagos, depois de uma tempestade, Senna e Schumacher foram os destaques da corrida. Ambos conseguiram se manter dentro da pista debaixo de muita chuva. E logo depois da chuva, Senna superou Hill numa ultrapassagem incrível. Schumacher estava em 7º e começou ‘voar’, volta após volta. Ora era Ayrton Senna que fazia a melhor volta, ora era Michael Schumacher. Senna por fim ganhou a corrida e Schumacher terminou em 3º.
Algo curioso deste GP é que Schumacher adotou um cachorro que apareceu dentro do autódromo!
Mesmo com este grande potencial, sua segunda vitória, só aconteceu na parte final do campeonato, no GP de Portugal. O duelo estava entre ele, Senna, Prost, Hill e o também novato Mika Hakkinen. Senna e Hakkinen abandonaram a corrida. Na parte final da corrida, Schumacher travou um belo duelo com Prost. Nem mesmo o “temível” Prost foi capaz de derrotá-lo.
Na classificação geral do mundial, Michael Schumacher terminou na 4º posição. Seu companheiro, o veterano Riccardo Patrese, ficou na quinta colocação. Porém, a diferença entre pontos foi gigantesca. Observe na tabela abaixo:
Resultado final dos cinco primeiros bem colocados do Mundial de F1 em 1993 |
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P. | Piloto | Equipe | Pts. | |
1 | Alain Prost | Williams | 99 | |
2 | Ayrton Senna | McLaren | 73 | |
3 | Damon Hill | Williams | 69 | |
4 | Michael Schumacher | Benetton | 52 | |
5 | Riccardo Patrese | Benetton | 20 |
Em 1994, a Benetton estava muito forte. Alias, apenas o carro de Schumacher é que estava muito forte. Tudo indicava que ele travaria grandes duelos entre Ayrton Senna. Mas a morte do brasileiro deixou o caminho livre para ele.
No ínterim, muita polêmica havia entre Michael Schumacher e sua equipe. Há rumores que ele usou os equipamentos eletrônicos banidos pela FIA. Até mesmo Ayrton Senna estava desconfiando e recentemente Jos Vertappen garantiu que ele usou. Mas isso nunca foi comprovado. Mas nem todas supostas trapaças, nunca foram comprovadas.
Este ano pode ser comparado ao jogo Monopólio ou Banco Imobiliário. Schumacher estava com "sorte" por assim dizer, por não ter rival a sua altura. Depois, na “sorte” ou “revés”, conseguiu "sorte" de novo, pois fez ultrapassagens na volta de formação (conhecida como apresentação e aquecimento de pneus). Isso não pode Schumacher! Mas logo veio o "revés", a FIA o puniu. Ele deveria pagar, entrando nos boxes e deveria ficar 5 segundos ali parado. Em seu site oficial ele explicou: “...ele estava muito lento, eu teria que brecar forte e não fiz isso”.
Na corrida do GP da França, na “sorte” ou “revés” ele mais uma vez ganhou “sorte” por avançar em sinal vermelho sem ninguém perceber! Ele “queimou” a largada, ou seja, largou antes de dar sinal verde. Venceu a corrida! Semanas depois veio o “revés” por ser desclassificado.
Schumacher recebeu várias suspensões. Se não fosse isso ele teria sido campeão com várias corridas antecipadas. Assim, ele disputou a título na última corrida contra Damon Hill. Na última corrida, ele estava em primeiro quando passou direto numa curva, bateu, mas voltou para pista. Quando Hill estava para ultrapassá-lo ele deu uma fechada, Hill se desviou e por fim Schumacher jogou seu carro para cima do piloto da Williams. Schumacher abandonou a corrida e Hill também, pois a batida destruiu a suspensão de seu carro. Desta maneira Schumacher foi campeão pela primeira vez. Uma grande façanha também para a equipe que usava motores Ford.
Michael Schumacher se sentia injustiçado. Depois de um erro louco, Damon Hill o ultrapassou. No entanto, Schumacher descaradamente jogou seu carro para "cima" do carro de Hill.
Em 1995, Michael Schumacher foi bicampeão sem grandes dificuldades, com sua Benetton de motores Renault. Destaque para o GP da Bélgica que mesmo largando em décimo quinto lugar, ele conseguiu vencer, com pista molhada.
Em 1996, Michael Schumacher partiu para outro desafio, pilotar na Scuderia Italiana Ferrari e recuperar todo o prestígio que a equipe havia perdido. Schumacher não tinha um carro muito competitivo, por isso não conseguiu alcançar o título mundial daquele ano. Conseguiu sua primeira vitória com a Ferrari, no GP da Espanha, debaixo de muita chuva. Depois voltou a vencer no GP da Bélgica e no GP da Itália.
Em 1997, com a Ferrari bem mais competitiva, disputou o título de campeão da F1 com Jacques Villeneuve, Williams, até a última corrida da temporada, mas novamente não deu para Schumacher.
Vale lembrar que neste ano na corrida de Jerez na Espanha, GP da Europa, ele "jogou" seu carro para cima de Villeneuve, mas desta vez ele saiu perdendo. A FIA o desclassificou por esta atitude antidesportiva. Nem vice-campeão Schumacher foi considerado. Seus pontos, no entanto, não foram descartados.
Em 1998, Michael Schumacher teve um novo rival, considerado o mais forte de todos: Mika Hakkinen, pilotando a McLaren. Schumacher disputou o título até o último GP, contudo, ele teve problemas com o carro e Hakkinen foi o campeão da temporada.
Lembrando que neste ano ele fez das suas também. Por exemplo. No GP da Inglaterra, recebeu punição por fazer uma ultrapassagem durante bandeira amarela, chovia muito durante a corrida. Ele deveria cumpri-la por ficar parado nos boxes por 10 segundos. Michael Schumacher até que fez isso, mas ele só entrou nos boxes no final da última volta. Ele ganhou a corrida, pagou a punição logo depois que recebeu a bandeira quadriculada.
Em 1999, ele tinha tudo para ser tricampeão de F1, mas no GP da Inglaterra, logo no início, passou reto numa curva e se chocou violentamente na barreira de pneus. Talvez tenha sido o pior momento de sua carreira. Lembrando que Senna e Ratzenberger passou direto também numa curva, 5 anos antes e, ambos morreram. A diferença é que a batida de Schumacher foi amortecida pela barreira de pneus. Ele quebrou a perna, foi hospitalizado e só voltou a correr no final da temporada.
De 2000 a 2004, agora com Rubens Barrichello como companheiro, Michael Schumacher "dominou" a F1. Ainda em 2000 ele teve um pouco mais dificuldade ao disputar com Mika Hakkinen, mas nos anos seguintes, principalmente em 2002, ganhou os campeonatos dos respectivos anos com relativa facilidade. Barrichello contribuiu muito para conseguir estes quatro títulos de F1.
Daí em diante, Michael Schumacher superou recordes atrás de recordes. A maioria deles era até então de Ayrton Senna.
Com um carro mal-adaptado às novas regras, o ano de 2005 de F1 não foi tão bom assim para Michael Schumacher. Ele sofreu com o equipamento, vencendo apenas o conturbado GP dos Estados Unidos. Em 2005 o campeão da F1 foi Fernando Alonso.
A temporada de 2006 da F1 foi marcada pela aposentadoria de Michael Schumacher. Ele disputou o título com Fernando Alonso até o último GP do Brasil, o último daquela temporada. "Eu queria me divertir" disse Schumacher em uma entrevista. De fato! Ele largou na segunda fila. Logo no início, seu carro tocou em outro. Schumacher precisou entrar nos boxes para trocar a peça quebrada. Daí por diante ele "voava" no circuito. Na metade da corrida, Felipe Massa que estava em 1º, estava quase abrindo uma volta em Schumacher. Algumas voltas depois ele já estava em 4º colocado!
Michael Schumacher se aposentou sendo o maior piloto de todos os tempos. Superou todos os recordes possíveis, e foi o piloto que mais marcou pontos na história da F1.
É claro que ninguém sabe se ele teria esse título se Senna estivesse vivo. Ele mesmo admite isto. Mesmo sem tantos recordes como os conquistados por Michael Schumacher, para a maioria das pessoas, Ayrton Senna ainda é o melhor piloto da história da F1.
Senna Realmente fazia coisas incríveis dentro da pista. Mas Schumacher também fazia. É verdade que Schumacher fez algumas trapaças, mesmo assim Schumacher e Senna são os melhores pilotos de F1 que já existiu. Essa "briga" é semelhante à de Pelé Vs. Maradona.
Michael Schumacher e Rubens Barrichello fizeram “a dupla dinâmica” da Ferrari. O interessante, de 1994 à 1999, Schumacher teve os mesmos companheiros de equipe que Barrichello. Schumacher teve como companheiro, Verstappen em 1994, Herbert em 1995 e Irvine em 1996 à 1999. Barrichello teve como companheiro Irvine em 1994 e 1995, Vestappen em 1998 e Herbert em 1999. Apenas não coincidiu Mark Brundell em 1996 (Schumacher teve um companheiro com nome parecido Martin Blundle) e Magnussen em 1997, que correu junto a Barrichello na Jordan e Stewart.
A temporada de 1999 seria muito promissora para a Ferrari e Michael Schumacher na Fórmula 1. No entanto, no início do GP da Inglaterra, 8ª rodada do campeonato, Schumacher ao tentar ultrapassar seu colega de equipe, Eddie Irvine, escapou da pista e bateu em cheio na barreira de proteção de pneus.
Apesar do susto e da gravidade do acidente, o piloto da Alemanha, fraturou as pernas e precisou ficar fora das corridas por um bom tempo. Só retornou na penultima prova do ano, conquistando o 2º lugar na corrida. O vencedor da corrida foi seu colega Eddie Irvine e o título da temporada ficou com Mika Hakkinen.
Devido ao grave acidente de Felipe em 2009, Michael Schumacher se dispôs a substituir seu amigo na Ferrari. Porém, sua condição física não o permitiu que voltasse.
No ano seguinte, ele decidiu se aliar novamente ao seu velho chefe, Ross Brawn e a nova equipe Mercedes GP.
Esperava-se muito dele, contudo, Schumacher fez uma péssima temporada. Seu melhor resultado foi dois 4º lugares, sendo que seu parceiro de equipe subiu por mais de uma vez no pódio. Pela 1ª vez na história, Michael Schumacher, obteve um desempenho abaixo do que o outro piloto da equipe.
Além de não conseguir de adaptar aos novos padrões da F1, o tipo de pneu que foi usado neste ano, não favoreceu seu estilo de pilotagem o que prejudicou ainda mais. De qualquer forma, em todas as entrevistas, ele mesmo não muito contente com seu desempenho, disse que estava "feliz" e se "divertindo".
Em 2012, Michael Schumacher teve sua última chance de mostrar o que ele foi um dia. Teve um início promissor nos primeiros GP´s sendo muito rápido nos Classificatórios. Mas não tinha consistências nas corridas. No GP de Mônaco conseguiu ser o mais rápido do Q3, mas por ter se envolvido num acidente na corrida passada, não conseguiu largar na pole.
Seu resultado mais expressivo foi apenas um 3º lugar. Por fim, Michael Schumacher foi trocado por Lewis Hamilton para temporada seguinte. Ao contrário de 2006, o veterano piloto encerrou definitivamente sua carreira de modo melancólico.
Michael Schumacher teve uma carreira vitoriosa na F1. Passou por muitos acidentes graves e outros nem tanto assim, mas se recuperou de todos.
Porém, em 2014, Michael Schumacher sofreu um grave acidente, enquanto fazia uma das coisas que mais gostavam na vida, esquiar. Schumacher bateu forte a cabeça em uma pedra, mas foi levado consciente ao hospital. Porém, seu estado de saúde foi piorando e os médicos o colocaram em coma induzido, do qual nunca mais acordou.
Sua família optou por não desligar os aparelhos e hoje ele está casa em estado vegetativo aos cuidados de sua família, especialmente aos cuidados de sua esposa Corinna Schumacher. Desde então existem rumores ou que ele está se recuperando ou que ele morreu, mas nenhuma dessas notícias são exatamente confirmadas por sua família.
Assim, mesmo que Michael Schumacher seja amado por alguns e odiado por outros, ninguém pode negar a brilhante carreira que ele obteve no automobilismo e que ele é uma lenda da F1. O video abaixo, do Youtube, é uma homenagem que um fã fez e uma ótima forma de resumir e encerrar esta matéria especial:
Grandes Prêmios 308 | Pontos na Carreira1566 |
Poles 68 | Anos de F1 17 |
Pódios 155 | Entrada na F11991 (Gp Bélgica) |
Vitórias 91 | Pior momento da carreiraInglaterra 1999 |
Titulos 7 | Piloto FavoritoAyrton Senna |