As cores dos carros era um espetáculo a parte, o grid de 1993 foi um dos mais bonitos da história recente da Fórmula 1. As cores da Ferrari, Williams, McLaren e Benetton, deixavam as disputas ainda mais bonitas.
O circuito da África do Sul seria o primeiro GP da F1 do ano. A primeira corrida do ano, dizia em partes como seria o restante da temporada: O poderoso carro da Williams FW-15, pilotado por Alain Prost seria o carro que teria mais chances de alcançar o título.
Ayrton Senna teria um carro problemático, nem mesmo pôde fazer testes de pré-temporada. Mas seu talento lhe permitia disputar as primeiras posições das corridas. Michael Schumacher, não tinha um bom carro em mãos, mas o seu talento lhe permitia também estar entre os primeiros.
Este ano foi especial para Rubens Barrichello, estreante na categoria. A primeira corrida mostrou como seria a carreira deste piloto: Carro quebrando, explicações do por que das quebras e, quando dava tudo certo, corridas magistrais!
A segunda corrida dele na F1 por exemplo foi memorável, no circuito de Donnington Park. Em pista molhada, enquanto Senna dava um show, ultrapassando 5 carros em uma só volta, Barrichello largava na 11º posição e no final da volta já estava na 4º posição e, no meio da corrida, fez uma bela ultrapassagem em Alain Prost, assumindo a 2ª posição na corrida. Seria o seu 1º pódio. Mas, seu carro não aguentou, e ele abandonou a corrida. Anos depois ele revelou que o problema foi falta de combústivel!
Esse excelente desempenho sem dúvidas lhe rendeu propostas das grandes equipes, como por exemplo, a Benetton e a McLaren. Porém, ambas equipes não estavam dispostas a pagar o valor da multa que a Jordan exigia pela transferência.
No decorrer da temporada, Senna fez o que pôde, mas seu carro não ajudava. Após as duas belas vitórias debaixo de chuva em Donnington e Interlagos, só venceria em Mônaco e depois no final da temporada: Japão e Austrália, o que facilitou a vida de Prost rumo ao título.
Schumacher sempre andou forte, contudo, inconstante. Errava muito. Conquistou apenas uma vitória, no disputado GP de Portugal, uma vitória merecida, pois foi ele precisou aguentar o Alain Prost em sua cola, praticamente toda a corrida.
Interessante que, faltando duas corridas antes do início de Schumacher se tornar o maior piloto da história, (pelo menos em número) o comentarista da corrida concluiu: “Schumacher não é tudo que dizem não, ele está muito longe de ser um grande piloto”. Este comentarista nem imaginava que pelo menos nos 10 anos seguintes este piloto dominaria os campeonatos da Fórmula 1.
Alain Prost se tornou tetracampeão bem antes do fim do campeonato e se aposentaria no fim do ano. Todos estavam animados, pois isto abriu as portas para o Senna correr pela equipe Williams a partir da temporada de 1994 na F1. Ninguém esperava que o contrato que ele assinara, por assim dizer, lhe custou a vida no ano seguinte.
O “vovô” Riccardo Patrese estava para se aposentar com um recorde de mais de 200 GP´s disputados, marca que o Barrichello só conseguiu ultrapassar em 2008. Damon Hill com seu carro 0, conquistou sua primeira vitória no GP da Hungria e repetiu no GP da Bélgica. Contudo, estava longe de andar no ritmo de Prost, mas sua contribuição foi importante para a conquista do título da Williams no campeonato de construtores. Assim também se deu com os colegas de equipe de Schumacher e Senna. O segundo piloto da McLaren, Michael Andretti, só dava prejuízos. A situação melhorou quando Mika Hakkinen o substituiu (e como melhorou!).
No GP do Japão, Senna conquistou sua penúltima vitória de sua vida (na Fórmula 1) e Rubens marcou seu tão merecido 1º ponto. A McLaren evidentemente progrediu no fim da temporada. Isso permitiu que Senna vencesse, portanto, os dois últimos GP´s, com certa medida de facilidade. Estes resultados foram importantes para a conquista do vice-campeonato, como consolo. A temporada de 1994 atingiria todas as expectativas? Seria tão emocionante como em1993? As novas regras dariam mais emoção para as corridas?
Relembrando a temporada da F1 de 1994
Resultado final dos cinco primeiros bem colocados do Mundial da F1 de 1993 |
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P. | Piloto | Equipe | Pts. | |
1 | Alain Prost | Williams | 99 | |
2 | Ayrton Senna | McLaren | 73 | |
3 | Damon Hill | Williams | 69 | |
4 | Michael Schumacher | Benetton | 52 | |
5 | Riccardo Patrese | Benetton | 20 |