O campeonato de 1996 foi um ano histórico para a Fórmula 1. Foi nesta temporada que a F1 passou a ter os moldes atuais: O sinal verde foi extinto do procedimento da largada, sendo ele trocado pelas luzes vermelhas se apagando e os carros passou a possuir aquela proteção extra usada até hoje.
A Ferrari trocou seus dois pilotos, Gerhard Berger e Jean Alesi, por Michael Schumacher, levando consigo seus engenheiros da Benetton, sendo um deles o chamado Ross Brawn, iniciando, portanto, uma das alianças mais vitoriosas da história da Fórmula 1.
Sem Michael Schumacher, a Benetton não conseguia ser mais a mesma de antes. Gerhard Berger por exemplo, abandonou 10 de 16 corridas, tendo uma derrota esmagadora de seu colega Alesi. O time não venceu nenhuma corrida terminando em 3º no campeonato.
A Williams trocou David Coulthard pelo campeão da Fórmula Indy, Jaques Villeneuve. Mesmo estreando, Villeneuve logo na primeira corrida mostrava ser um piloto muito rápido e competitivo. Ele venceu 4 corridas.
Rubens Barrichello continuou na Jordan. Documentos confidenciais que foram revelados posteriormente, constataram que a Ferrari estava muito interessada no jovem promissor brasileiro, mas o patrocinador principal da equipe, preferiu Eddie Irvine, colega de Rubinho no ano anterior. Barrichello terminou o campeonato com 11 pontos.
Damon Hill, Williams, parecia ser outro piloto. Diferente de anos anteriores, Hill passou a ser um piloto calmo e assertivo. Errava de vez em quando, mas dominou o campeonato do começo ao fim e se consagrou campeão com quase 30 pontos de diferença do vice, seu colega Villeneuve. Embora ele tenha vencido de forma merecida, é preciso reconhecer que ele não teve adversários.
No fim da temporada, a poderosa Renault anunciou sua retirada da Fórmula 1 após o término do campeonato de 1997.
Outro anúncio surpreendente foi a demissão de Damon Hill, mesmo sendo ele o campeão de 1996 pela Williams. Vários pilotos entraram na lista para sucedê-lo, inclusive Rubens Barrichello que fazia uma boa temporada pela Jordan, mas o escolhido logo foi anunciado: o alemão Heinz-Harald Frentzen.
Enquanto isso na Ferrari, Michael Schumacher sofria muito com as várias quebras de seu carro, mas a sua incrível vitória debaixo de um temporal no GP da Espanha mostrou que a equipe fez a escolha certa. Schumacher venceu 3 corridas naquele ano, performance acima da meta projetada!
Assim, a temporada de 1996 sofrera várias reviravoltas e o campeonato de 1997 seria muito aguardado, especialmente na Ferrari. Como seria a F1 em 1997?
(Volte para a temporada de 1995)
Resultado final dos seis primeiros bem colocados do Mundial de 1996 |
||||
P. | Piloto | Equipe | Pts. | |
1 | D Hill | Williams | 97 | |
2 | J Villeneuve | Williams | 78 | |
3 | M Schumacher | Ferrari | 59 | |
4 | J Alesi | Benetton | 47 | |
5 | M Hakkinen | McLaren | 31 | |
6 | G Berger | Benetton | 21 |