O campeonato de 1996 foi um ano histórico para a Fórmula 1. Foi nesta temporada que a F1 passou a ter os moldes atuais: o sinal verde foi extinto do procedimento de largada, sendo substituído pelas luzes vermelhas que se apagam, e os carros passaram a possuir aquela proteção extra usada até hoje.
A Ferrari trocou seus dois pilotos, Gerhard Berger e Jean Alesi, por Michael Schumacher, levando consigo seus engenheiros da Benetton, sendo um deles o renomado Ross Brawn. Assim, iniciava-se uma das alianças mais vitoriosas da história da Fórmula 1.
Sem Michael Schumacher, a Benetton não conseguiu manter o mesmo desempenho de antes. Gerhard Berger, por exemplo, abandonou 10 das 16 corridas, sofrendo uma derrota esmagadora para seu colega Alesi. A equipe não venceu nenhuma corrida e terminou em 3º no campeonato.
A Williams trocou David Coulthard pelo campeão da Fórmula Indy, Jacques Villeneuve. Mesmo estreando, Villeneuve demonstrou ser um piloto muito rápido e competitivo logo na primeira corrida. Ele venceu 4 provas ao longo da temporada.
Rubens Barrichello continuou na Jordan. Documentos confidenciais revelados posteriormente constataram que a Ferrari estava muito interessada no promissor jovem brasileiro, mas o principal patrocinador da equipe preferiu Eddie Irvine, colega de Rubinho no ano anterior. Barrichello terminou o campeonato com 11 pontos.
Damon Hill, da Williams, parecia outro piloto. Diferente dos anos anteriores, Hill mostrou-se mais calmo e assertivo. Errava ocasionalmente, mas dominou o campeonato do começo ao fim, consagrando-se campeão com quase 30 pontos de diferença sobre o vice, seu colega Villeneuve. Embora tenha vencido de forma merecida, é preciso reconhecer que ele não teve adversários à altura.
No fim da temporada, a poderosa Renault anunciou sua retirada da Fórmula 1 após o término do campeonato de 1997.
Outro anúncio surpreendente foi a demissão de Damon Hill, mesmo sendo o campeão de 1996 pela Williams. Vários pilotos foram cogitados para sucedê-lo, inclusive Rubens Barrichello, que fazia uma boa temporada pela Jordan, mas o escolhido logo foi anunciado: o alemão Heinz-Harald Frentzen.
Enquanto isso, na Ferrari, Michael Schumacher sofria com várias quebras no carro. Contudo, sua incrível vitória debaixo de um temporal no GP da Espanha mostrou que a equipe havia feito a escolha certa. Schumacher venceu 3 corridas naquele ano, um desempenho acima das expectativas projetadas!
Assim, a temporada de 1996 teve várias reviravoltas, e o campeonato de 1997 foi muito aguardado, especialmente na Ferrari. Como seria a F1 em 1997?
(Volte para a temporada de 1995)
Resultado final dos seis primeiros bem colocados do Mundial de 1996 |
||||
P. | Piloto | Equipe | Pts. | |
1 | D Hill | Williams | 97 | ![]() |
2 | J Villeneuve | Williams | 78 | ![]() |
3 | M Schumacher | Ferrari | 59 | ![]() |
4 | J Alesi | Benetton | 47 | ![]() |
5 | M Hakkinen | McLaren | 31 | ![]() |
6 | G Berger | Benetton | 21 | ![]() |